Brasil sofre com escassez de engenheiros

Autor Mensagem
Quase nada
Veterano
# dez/09
· votar

ahn, q mentira, tenho um monte de amigo procurando estágio, e só recebem não na cara.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar

Engenharia é um curso foda. Se hoje em dia muitos dos Engenheiros que se formam saem do curso e fazem cagadas monstras como o buraco do Metrô e a queda da viga do Rodoanel, imaginem se forem promover um incentivo à formação de Engenheiros.

Não vejo outra forma de formar mais Engenheiros a não ser coxeando os cursos, o que tende a formar mais Engenheiros com menos qualidade. Neste sentido, acho que investir em cursos tecnológicos é uma boa. Aliás, eu acho que existe uma subestimação da capacidade dos técnicos. Eles são profissionais bem formados, mas eles mesmos se subestimam e sismam que fazendo Engenharia eles se tornarão mais bem sucedidos, o que as vezes não é verdade.

Arveny
Veterano
# dez/09 · Editado por: Arveny
· votar

Bom dia pessoal,

Não sou engenheira mas vou me intrometer na conversa de vocês.

Meu namorado acabou de se formar em engenharia elétrica na federal de Juíz de Fora. Ele é super inteligente, manda muito bem, fala inglês e tem todos os requisitos de um ótimo profissional e está procurando trabalho incansávelmente a seis meses.

Ja mandou currículo pra tudo quanto é empresa de engenharia elétrica...ele liga para as empresas, enfim, ta correndo atrás mesmo! E NADA ATÉ AGORA.

Qual é o problema então?

Depois de quanto tempo formados conseguiram emprego?

Será que é a área dele que é mais complicado?
Ta bem difícil.

Ah, se alguém souber de alguma vaga em engenharia elétrica e puder me informar eu agradeceria muito!

Abraço.

lula_molusco
Veterano
# dez/09
· votar

Os engenheiros bons descobrem que trabalhar em banco dá mais dinheiro.
Aí sobram alguns bons que gostam mesmo de engenharia e são disputados pelas empresas.
E os outros são os que fizeram engenharia por que o pai e o avô são engenheiros, mas não tem nenhuma empresa pra herdar. Esses são os que abrem lojinha de informática.

_Raulzito_
Veterano
# dez/09
· votar

Quem vc prefere contratar? Um pedreiro com 30 anos de experiência, que já levantou inúmeras casas? Ou um engenheiro que se formou na Unip e no ensino médio só ficava de recuperação?

Como assim? Pedreiro levantando casa sem projeto? CREA neles. :D

Agora o negócio da Unip é engraçado. Tem um colega meu que garante que um piazão, que estudava com ele no ensino médio e não sabia nem fazer uma regra de três direito, passa em cálculo tranquilo em uma particular aqui da cidade. Sei lá.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar

_Raulzito_
Tem um colega meu que garante que um piazão, que estudava com ele no ensino médio e não sabia nem fazer uma regra de três direito, passa em cálculo tranquilo em uma particular aqui da cidade. Sei lá.
Como diria o Metallica, sad but true.

lucas_in
Veterano
# dez/09 · Editado por: lucas_in
· votar

Brasil tem bastante engenheiro, a cada ano se formam centenas..

O problema é que a profissão não é bem remunerada, o que leva aos engenheiros optarem por outras fontes de renda, ou gastarem horrores com especializações e trabalhos fora do brasil...

O curso de Engenharia é muito complexo, coisa de nerd mesmo. O cara se sacrifica anos da sua vida pra depois ganha as mil pratas por mes q geralmente oferecem por ai, ou quando é autonomo sofre com a concorrencia dos novatos que se formam aos montes todo ano, vejo colegas reclamando direto com isso, engenharia de produção pelo é assim aqui na região...

Meu tio é pintor de parede, meu pai foi bastante tempo tbm, e tiravam na faixa de 2.500 por mês.

ps. Meu tio é analfabeto e paga x pro meu pai pra faze os orçamento pra ele.

Guto EADG
Veterano
# dez/09
· votar

eh.. falta engenheiro mas conheco um monte de eng desempregado.

e nao me venham com esse papo de sair da facul despreperado e blablabla tipico OT extreme nerd style

Guto EADG
Veterano
# dez/09
· votar

Ainda assim, o Ministério da Educação tem dificuldade em incentivar novos cursos.

EXISTEM MILHOES DE CURSOS DE ENGENHARIA, ALGUNS PATÉTICOS QUE O GOVERNO AUTORIZA. ATUALMENTE EXISTEM 234 HABILITACOES EM ENGENHARIA NO PAIS, ALGUNS NEM PODERIAM SE CHAMAR ASSIM PELA GRADE CURRICULAR E O MEC AUTORIZA.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Brasil sofre com escassez de engenheiros