Preço de LP's - Crise, escassez, demanda ou exploração mesmo?

    Autor Mensagem
    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15


    Boa noite.

    Quem gosta de discos de vinil sabe o quanto é difícil achar LP's por preços bons e justos.

    Como exemplo, em minha cidade há um "sebo" que tem a pachorra de cobrar 50 dilmas por um vinil do Michael Jackson, Thriller, nacional e todo ferrado, sob alegação de que "é raridade cara, tá com um preço ótimo, esse é pra colecionador..."

    No caso das bandas que gosto, como Queen, também vejo preços altos na internet e em alguns sebos.

    O que acham que acontece?

    Di$$ertem!

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    acontece que há um mercado de gente ensandecida que paga pequenas fortunas por embalagens, papelão e o que mais for de lixo que foi empregado para distribuir a cultura lixo do século XX e isso inclui vinil, papel, CDs e cartuchos de videogame dos anos 80

    acho que até o urinol único de Duchamp tem mais valor que todas essas bugigangas inúteis

    Snakepit
    Veterano
    # set/15
    · votar


    pianoid
    De todos trolls que já apareceram por aqui vc consegue ser um dos mais toscos.

    LeandroP
    Moderador
    # set/15
    · votar


    Leo Zanon

    É pura viagem do cara. Deixe o vinil lá. Ninguém vai pagar o que ele tá pedindo. Conheço algumas feiras e eventos onde ocorrem trocas, vendas. Álbuns em ótimo estado e por $15, $20 dá pra pegar muita coisa boa. É óbvio que tem álbuns bem mais caros, mas que justificam de verdade o preço. Vendi um duplo do Maiden por $350.

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Tente vender. Aí tu vê a exploração nua e crua

    Fidel Castro
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Leo Zanon

    o problema do mercado de qualquer produto 'vintage' no Brasil é que até início dos anos 90, o mercado era muito restrito aqui, e quase inexistente para importados.

    brechós ainda se salvam, pois haviam muitas confecções boas no Brasil (muitas delas morreram com a abertura, não se mantiveram competitivas pois era defasadas na organização de produção, elevando o preço, mas o produto era bom e o design idem).

    Mas guitarras ou carros por exemplo, era muito raro você ver malandro de Fender, mesmo entre os grandes nomes. Pepeu Gomes passou boa parte dos Novos Baianos tocando numa Giannini plugada no primo Tremendão. As massas tinham Tonantes. Carros também, quase impossível achar à venda um Mustang que seja, que foi um dos carros mais vendidos na época mundão afora. E quando acha, custa um apartamento.

    LPs segue a mesma regra, toca-discos não era exatamente acessível e manter uma coleção ampla de vinis também. Era um mercado pequeno. Então, salvo importações, a bacia é pequena o que eleva o preço. E o mercado também, no geral quem compra vinil hoje é um público com mais seletividade e disposta a pagar por isso, ou seja, pagam o que cobram.

    Hawklord
    Veterano
    # set/15
    · votar


    Disco de jazz é bem barato. Música clássica também.
    É com disco de rock e essas coisa mais modinha que os dono de sebo gostam de explorar no preço.
    Já achei disco do Led Zeppelin por 50 reais do lado de um disco de jazz por 15.
    Nota: o disco de Led Zeppelin tava mais ferrado, riscado e com a capa toda feia.

    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15
    · votar


    pianoid
    Há quem goste. Respeite o interesse alheio e livre-se deste espírito hater-revoltado. Lamentável...

    LeandroP
    Entendo. O pior que alguns compram sim. Infelizmente, onde moro, o jeito é comprar pela internet ou torcer para aparecer algo bom.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    há quem goste de comer coco. devo respeitar qualquer interesse alheio ou é seletivo?

    eu já fui colecionador. Me cercava de bugigangas inúteis. mas a coleção é incidental: não me empenhei em forma-la, eram apenas resultado do consumismo de coisas da época. Já é difícil achar um cd player hoje e ainda é mais algo como uma vitrola. Que tipo de prazer doentio leva uma pessoa hoje a buscar uma mídia antiga e toda arranhada e ainda pagar caro nisso? Certamente não é pra ouvir a música, que hoje é acessível de qualquer celular por uma quantia módica.

    mas enfim, cada louco com sua tara nesse mundo insano

    Leo Zanon
    Veterano
    # set/15 · Editado por: Leo Zanon
    · votar


    pianoid
    há quem goste de comer coco.

    Não há problema algum. Coco é uma fruta bastante popular no país. Já cocô (com acento), a história é outra.

    Que tipo de prazer doentio leva uma pessoa hoje a buscar uma mídia antiga e toda arranhada e ainda pagar caro nisso?

    O prazer está em ouvir as músicas na forma como foram gravadas originalmente. Quem é fã de algumas bandas (como eu) gosta de ter material original lançado na época. Trata-se do charme de se ouvir uma peça de quarente anos e compreender como as pessoas ouviam as canções. Hoje é fácil ter acesso às músicas em mídias muito mais avançadas. E quem disse que as abandono? É claro que ouço música em mp3.


    eu já fui colecionador. Me cercava de bugigangas inúteis. mas a coleção é incidental: não me empenhei em forma-la,

    Ter uma coleção e formá-la (com acento, novamente), é algo subjetivo. Você tem todo direito de não gostar, mas não tem direito de ofender ou chamar de "louco" aqueles que gostam de LP's.

    sallqantay
    Veterano
    # set/15
    · votar


    No futuro vai existir um emulados de LP, que vai adicionar ruído vintage nos MP3

    LeandroP
    Moderador
    # set/15
    · votar


    sallqantay

    Já tem cd rolando por aí que os caras gravam direto do vinil, com direito ao ruído de areia.

    pianoid
    Veterano
    # set/15
    · votar


    acentuar em celular é um saco. se já não vem acentuada, não me incomodo em faze-lo

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    No futuro vai existir um emulados de LP, que vai adicionar ruído vintage nos MP3

    Praticamente toda mixagem moderna tem na cadeia um simulador de fita pra esquentar até ruir.

    distrito09
    Veterano
    # set/15
    · votar


    entrei no pótico pois achei que falava do preço de Les Paul's

    vlw flw

    Black Fire
    Gato OT 2011
    # set/15
    · votar


    Sei lá, quem compra vinil é só pra aparecer mesmo.

    Insufferable Bear
    Membro
    # set/15
    · votar


    Sei lá, pode ser nostalgia também, mas o som é lixo.

    FELIZ NATAL
    Veterano
    # set/15
    · votar


    distrito09
    entrei no pótico pois achei que falava do preço de Les Paul's


    idem

    Wade
    Membro Novato
    # set/15
    · votar


    Eu comprei um vinil porque a capa é bem maior que um CD. Eu gostei da banda, gostei da capa e queria ter o disco pra guardar, então comprei o maior possível, tipo um poster. Natural.

    Nem comprei com intenção de ouvir, até porque não tenho vitrola. Tenho tudo da banda em mp3.

    Fidel Castro
    Veterano
    # set/15 · Editado por: Fidel Castro
    · votar


    Black Fire

    Pra quem curte som ou grava, é bom ter vinil de banda que gravou pensando em colocar no vinil, pra sacar os paranauê na mixagem

    Revolver dos Beatles por exemplo, foi mixado pra Vinil mono e tem um som bem diferente do CD ou MP3. Especifico esse disco em especial, pois ele foi um ponto de virada em técnicas de gravação, altos experimentalismos que deram certos, alguns usados até hoje (microfonar amplificadores diretamente e individualmente, faixa a faixa e mais de uma faixa por) e outras gimmicks como microfonar voz plugada num Leslie. Os timbres foram feitos todos na mesa, a distorção emblemática de And Your Bird can Sing por exemplo.

    Beatles foi uma grande banda no sentido de profissionalizar a gravação musical. Antes dos caras o padrão era aquelas gravações da Chess e mesmo Jazz era gravado ambiente.

    É um estudo bom pra quem grava. E no geral é essa galera que compra mesmo vinil, quem de alguma forma tá envolvido com produção musical.

    E os audiófilos de plantão que detectam qualquer nuance.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Preço de LP's - Crise, escassez, demanda ou exploração mesmo?