Dicas para quem quer ser Programador

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


O loco bixo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Negocio deve ser casca grossa mesmo...

Só pros Nerds!

heAUAEAEHAUEhAEUaeuaEhae

vampirinha
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

faço fatec ^^ analise e desenvolvimento de sistemas
estou aprendendo a programar e c++, eh dificil e eu tenho mta dificuldade com a logica ^^

Nao sabia fazer esse exercicio, procurei na internet.
E mesmo procurando eh dificil, encontrei varias soluções, algumas nem consegui entender.
Acabei encontrrando essa de um modo totalmente diferente e consegui entende-la (acho que estava escrito em C que eh um pokinho diferente ^^)
mudei algumas coisas e coloquei pra rodar e foi, so que ficou com esses erros e eu fiquei tentando resolver, ufa!

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


vampirinha

Já ouvi falar na Fatec, e entro no site de vez em quando
sobre a Lógica é natural, eu tambem nao tenho muita logica ainda não, isso se pega com o tempo...

Voce esta em qual semestre da faculdade ? E me diz, cai muito cálculo e é dificil as coisas que é passada ai na faculdade ? Voce tem muita aula prática ?

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Mas viu, você PODE aprender a programar bem antes de se formar. Não necessariamente vai aprender NA faculdade. Depende muito da sua dedicação lá dentro, de como você vai fazer trabalhos, de estágios, etc.

Voce fez mais alguma coisa depois de ter formado em CC ?

Fiz sim. Mestrado e doutorado.

Qual linguagem que voce programa...?

Conheci gente que, ao se formar, tinha certificação Java, e gente que trabalhava com linguagens de mainframe. Eu mexi um tanto com Java, mas o meu arroz-com-feijão é C e C++, desde a faculdade. Sou um cara de baixo nível, hehehe.

Headstock invertido

Mas hein, na verdade você dificilmente precisaria "programar" direto em bytecode. Linguagem assembler normalmente é traduzível diretamente para bytecode, e fazer um interpretador para isso é relativamente simples.

Normalmente, não se programa mais em assembler. Quando eu mexi com coisas de baixo nível (firmware para DSP), usava um subconjunto de C, e assembler só para certas funções que precisavam rodar MUITO rápido.

O objetivo de aprender representações binárias tem mais a ver com a representação dos DADOS do que do programa. Aí, pode ser bem importante mesmo. Por exemplo, sem entender profundamente a representação dos dados, ninguém faz um decoder de MP3, muito menos inventa um formato como este...

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

Entendi cara, é isso aí.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk "arroz com feijão" hAEUAHEUAEHAUhAE eu até ri aqui!

Quero aprender programar em Java, dizem que pagam bem demais da conta. To vendo que programação é bixo doido mesmo, parece que tu faz "o que quiser" se dominar essa parada!!

Voce sabe programar em POO também ? Pode todos dizem que é mais dificil ?

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
To vendo que programação é bixo doido mesmo, parece que tu faz "o que quiser" se dominar essa parada!!

Mais ou menos cara. Existe uma diferença entre "programação" e "desenvolvimento". É como a diferença entre saber dirigir e saber para onde ir. ;)

Voce sabe programar em POO também ? Pode todos dizem que é mais dificil ?

Orientação a objeto hoje em dia é arroz-com-feijão também. É apenas uma camada extra de abstração sobre a programação imperativa (estrudurada/tradicional). É mais ou menos como um jeito muito esperto de agrupar e conectar pedaços de código imperativo. Tem a ver não só com programação, mas com o próprio projeto do programa, também.

Não sei por que algumas pessoas acham difícil. É um jeito natural de se pensar. Talvez seja só porque se acostumaram com programinhas pequenos em C ou coisa do tipo. Ou talvez seja simplesmente porque tem mais conceitos para se aprender.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Procure se informar sobre a linguagem Ada. Ouvi falar que programadores desta linguagem ganham pacas.

izzystradlin
Veterano
# dez/09
· votar


eu ia postar uma resposta...desisti lendo o tópico..

às vezes certos users podiam ficar quieto do que querer opinar em tudo por aqui...

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

To entendendo cara, muito legal mesmo. Geralmente muitos que começam nessa área só pegam POO depois de um certo tempo, quando tiver dominando mas a linguagens em que está programando.

Eu vejo muitos códigos em POO em JavaScript, e fico querendo aprender também, mas é um nivel muito pelo ainda para mim, nem muita lógica eu tenho, entao fica mais dificil...

erico.ascencao

Linguagen Ada ? Nunca ouvi falar não.

izzystradlin

Fala aí Izzy, dê sua opnião também.

=D

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
http://projecteuler.net/

Acho esse probleminhas muito bons pra desenvolver sua capacidade de criar algoritmos.

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Linguagem Ada. Não sei se é uma ciosa mais específica de Engenheiros mesmo, mas de qualquer forma exige um programador.

Rizzo
Veterano
# dez/09
· votar


Estuda Phyton e vá trabalhar no Google.

Abraços.[By Rotta]

Adrianodevil
Veterano
# dez/09
· votar


Brother Jesus! Esse peidinho é mais cabaço do que eu pensei...

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Adrianodevil

Voce se referiu a quem amigo ?

And the meek shall inherit the earth

Vou dar uma olhada sim, brigadão =)

erico.ascencao

Vou ler a respeito dessa linguagem, brigado cara.

Bog
Veterano
# dez/09 · Editado por: Bog
· votar


guilherme_90
erico.ascencao

Para constar: não sei exatamente a posição de Ada no mercado, mas sei que é de pequena escala. Tinha uma professora que adorava esta linguagem, acho que é usada pelo exército americano ou coisa do tipo. Existem várias linguagens de uso bastante restrito, e que por isso são dominadas por pouca gente. A demanda por gente que trabalhe com essas linguagens é pequena, a dificuldade de arrumar um emprego pode ser alta, mas quando o cara arruma, recebe um bom pagamento.

O oposto vale para linguagens como C#, que são muito disseminadas: por serem mais populares e conhecidas, a demanda por programadores é muito maior, mas ao mesmo tempo, você encontra um programador desses em cada esquina, o que reduz os salários.

Enfim, é como a diferença entre um (bom) mecânico de caminhões e um (bom) mecânico de tanques de guerra, heeheh. O primeiro encontra trabalho em qualquer canto, mas o segundo, quando empregado, ganha mais.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

Nesse ponto é verdade, eu nao conheço ninguém que programa em ADA. tenho parentes que programam em C/C++ e ganham bem, apesar de terem muitos anos de experiencia na área.

O primeiro emprego depois de formado, o salário costuma ser baixo, pelo baixo nivel de experiencia ?

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
O primeiro emprego depois de formado, o salário costuma ser baixo, pelo baixo nivel de experiencia ?

No caso dos meus colegas, a maioria começava como escraviário e era efetivado, um pouco antes ou depois de se formar. Mas não eram programadores - a maior parte começou como desenvolvedor, analista ou administrador de redes ou bancos de dados. Eu também nunca fui programador, sempre fui pesquisador. Além disso, isso tudo aconteceu lá por 2002, e como estou longe do Brasil há quase 5 anos, não faço a menor idéia de como anda o salário para um programador por aí... Aliás, eu nem sei quantos reais é um "salário baixo"... O.o

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

Entendi, caraio onde tu mora bixo, em caverna ?

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

To zuando, mais onde voce está morando ?

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Salário baixo é de 600 até 1,000 reais.

O salário mínimo aqui está 505,00 Reais

Sam
Moderador
# dez/09
· votar


Bog
bicho, ce podia mandar uma estimativa de salários de TI aí no Japão hein? Ia ser legal pra gente ter idéia por aqui...

Em dólares americanos se possível =)

[ ]s

erico.ascencao
Veterano
# dez/09
· votar


Bog
Agora que eu vi, Ada é uma linguagem de programação para sistemas de controle de aviões, submarinos, etc. Tenho um colega da faculdade que quer fazer mestrado nesta área de controle de submarinos e correlatos, se pans ele mexerá com isso.

Villts
Veterano
# dez/09
· votar


thiaguinhu
1-entrada de dados
2-lógica (ver se é par ou não)
3-saída (mensagem para o usuário) ..


Eu fazia coisas mais arriscadas num .bat no Win98 <o>

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


\o

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Cara, sou iniciante na área também. Estudo Análise e Desenvolvimento de Sistemas e terminei o 2 º período agora.

Eu, pra te falar a verdade, estudo programação mesmo em casa, a faculdade dá uma base, mas na minha opinião programação é algo que se aprende e se adquire experiência de verdade na prática. Como no momento não tenho essa oportunidade, faço o que posso para aprender com aposilas sozinho mesmo.

Mas acho essencial estudar o máximo possível a linguagem de programação que você se interessa em aprofundar, adquirindo conhecimento sobre ela e os recursos que ela pode te oferecer pra trabalhar. Acho que você deve fazer o máximo para ter o melhor domínio possível da linguagem em questão.

E também é melhor você programar em uma linguagem apenas e programar bem, do que aprender uma coisinha de uma, uma coisinha de outra e fazer como muita gente que adora chegar e dizer: "Eu programo em Java, C#, Delphi, Php e em não sei mais o que", mas na verdade a pessoa não domina nenhuma dessas linguagens de verdade.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Rhoads

Entao cara, meu foco é fazer esse faculdade aí, esta pra sair por aqui ano que vem, aguardando o MEC.

Mas então como voce disse, programação é realmente só na prática, é claro que a teoria também ajuda, voce tem que estudar o que cada comando faz, essas coisas, mas para entender o que cada comando faz, só na prática vai entender.

E me diz cara, o que voce achou do 1º e 2º semestre ? cai muito cálculo, etc ?
Quais linguagens voce já aprendeu, e que vai aprender, correspondente a sua grade curricular ?

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
E me diz cara, o que voce achou do 1º e 2º semestre ? cai muito cálculo, etc ?

Cara, no primeiro semestre teve muita matéria enrolação que é exigência do MEC se não me engano. Como matemática, inglês instrumental e português. No 1º período tivemos Lógica da Programação, que é o início de tudo na programação. Vimos essa disciplina através de Pascal. Mas o curso engloba disciplinas também da parte gerencial referente à análise de desenvolvimento de sistemas, portanto também tem muita teoria.

No segundo já vimos mais matérias relacionadas à parte de análise de projetos como Engenharia de Software, Análise Estruturada. E de programação tivemos C.

Quais linguagens voce já aprendeu, e que vai aprender, correspondente a sua grade curricular ?

Não estou totalmente por dentro da grade curricular porque houve uma mudança. Sei que no próximo período veremos Php em programação para web e ainda teremos C++ e Visual Basic ou Delphi, além de disciplinas relacionadas a banco de dados. E nos últimos dois períodos a turma pode optar por duas disciplinas de programação à escolha. No momento a turma inteira está disposta a pegarmos Java 1 (iniciante) no 5º período e Java 2 (intermediário/avançado) no 6º.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Rhoads

É cara diz que no primeiro periodo é so matematica, portugues, ingles e Lógica, como voce citou ai. Mas em matemática, é aqueles tipos Calculo I e II, são cálculos PESADOS ?

E linguagem em C já é muito bom cara...

Linguagem pra Web é PHP ou vai ter mais alguma fora ela ? E de Windows pode ser que caia Visual Basic. A sua turma escolheu bem em cara, Java é excelente, não vejo a hora de aprender essa linguagem quando estiver na facul, se Deus ano que vem é eu.

Sua faculdade é particular ou Federal...? E você já entrou na facul sabendo alguma coisa ou esta aprendendo tudo por lá mesmo ? Voce demorou muito pra pegar a lógica ?

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Uma coisa que eu notei é que você parece estar considerando a linguagem de programação e a própria criação do programa no mesmo pacote. Não cometa este erro. Apesar de as duas coisas estarem relacionadas, elas são diferentes. Saber todas as manhas da linguagem de programação X não é o mesmo que ser um bom inventor de algoritmos, nem um bom arquiteto de software, muito menos um bom analista de requisitos.

Como gosto de analogias, mais uma: é como a diferença entre saber muito bem a gramática do Português e saber escrever uma boa redação. Para escrever uma boa redação (i.e. escrever um bom programa), você precisa saber um mínimo de gramática (i.e. da linguagem de programação usada), mas conhecer todos os detalhes gramaticais não torna a redação boa tanto quanto ter um bom encadeamento de idéias e argumentação clara e consistente.

To zuando, mais onde voce está morando ?

Japão.

Calculo I e II, são cálculos PESADOS ?

Sei que a pergunta não era para mim, mas saiba que isso vai depender muito do lugar onde você estudou (aliás, como quase tudo). O foco pode ser apenas em calcular limites, derivadas e integrais, e neste caso a dificuldade não é tão assustadoa assim. Comece a ficar com medo se colocarem o foco na demonstração de teoremas, bwwhwhwhahhahahaha.

Luiz Rhoads
teve muita matéria enrolação que é exigência do MEC se não me engano. Como matemática

Cara, matemática não é enrolação. Eu tive Cálculo I e II, Matemática Discreta, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Pesquisa Operacional e mais um punhado de matemáticas na faculdade, e hoje acho que FALTOU matemática para mim.

Sem uma forte base matemática, é impossível fazer um sistema de computação gráfica, processamento de sinais, e um enorme etc. Claro, para fazer software corporativo e sistemas de bancos de dados, não é tão necessário. Mas como depende de onde o sujeito vai trabalhar depois, não se pode dizer que é meramente "enrolação".

Sam
estimativa de salários de TI aí no Japão hein?

Nossa cara, não faço muita idéia, mas falando de uma forma bem geral, o salário mínimo fica acima dos 1500 dólares/mês. Um engenheiro que tenha feito uma boa faculdade e trabalhe em uma empresa tradicional (ex: uma Panasonic da vida) começa ganhando em torno de uns 40 mil/ano (bônus anuais inclusos), e vai aumentando o salário a cada ano, ficando a vida inteira na mesma empresa. Em empresas mais modernas, o salário pode ser um pouco maior, mas benefícios como moradia e estabilidade somem. Acho que esses 40 ou 50 mil por ano dão uma boa base - é mais ou menos o que ofereceram para uma amiga minha, que tem mestrado em teste de software.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

É cara, voce falo mais claramente e é por ai mesmo. Bom meu foco é ser programador, e para isso o cara precisa saber MUITO de algoritmo ou apenas o básico e ter boa lógica para desenvolver seus projetos...?

Tem muito tempo que voce foi para o Japão ?

=====================

E porque muitos falam que programação é "resolver" problemas, como assim ?
No caso de um Analista de Sistemas, o cara tem que saber muita programação pra chegar nesse nivel ?

Sam
Moderador
# dez/09
· votar


guilherme_90
Linguagem pra Web é PHP ou vai ter mais alguma fora ela ?

Python, Java, .NET, Perl...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para quem quer ser Programador