Dicas para quem quer ser Programador

Autor Mensagem
Carlos_Souza_Jr
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

No caso de um Analista de Sistemas, o cara tem que saber muita programação pra chegar nesse nivel ?

Pelas empresas que eu tenho olhado, a função de analista de sistemas tem se misturado muito com a de programador/desenvolvedor. O analista acaba por assumir papéis diferentes durante o projeto, principalmente em empresas de software com quadro funcional enxuto, em um momento ele é analista de requisitos, depois escreve os casos de uso e cuida da documentação do projeto, passa para arquitetura do sistema, desenvolve o sistema, inclusive inserindo passos de teste unitário, e só depois passa para a equipe de teste e qualidade, aferir o sistema e liberar a entrega.

Ou seja, o "programador" tá por ali, junto com o arquiteto de software e analsta de sistemas.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Carlos_Souza_Jr

Ahh entendi.

=)

Bog
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
meu foco é ser programador, e para isso o cara precisa saber MUITO de algoritmo ou apenas o básico e ter boa lógica para desenvolver seus projetos...?

Pelo menos na "minha época", como o colega acima disse, as coisas eram meio misturadas, e pouca gente era apenas programador. O que quer dizer que saber programar não é o suficiente: as melhores posições são para quem sabe, ALÉM de programar, análise e projeto de software. Para ficar "só" codificando, normalmente botavam algum estagiário ou técnico de nível médio.

E porque muitos falam que programação é "resolver" problemas, como assim ?

Ué, o cliente tem um problema, e quer uma solução.

Exemplo: "eu quero fazer um site de vendas online, mas um site enorme, que precisa ter A, B e C". Alguém vai precisar especificar A, B e C em termos objetivos (e descobrir se é isso mesmo que o cliente quer/precisa); alguém vai precisar montar a estrutura de um programa que satisfaça A, B e C; alguém vai precisar transformar esta estrutura em um sistema que funcione, alguém vai precisar resolver os pepinos que invariavelmente aparecerão quando A interferir com a velocidade de B e C não aguentar uma carga maior do que 100 usuários simultaneamente, alguém vai precisar testar o software exaustivamente em busca de bugs e para ver se A, B e C realmente estão sendo satisfeitos, e por aí vai. Entende, o processo de criação do software vai MUITO além de simplesmente sentar na cadeira e escrever um programinha na linguagem X. Por isso, é importante antes de tudo você saber se quer ser um "programador" ou outra coisa.

Infelizmente, eu não posso ajudar muito com os detalhes do mercado atual, simplesmente porque, como já disse, sou pesquisador, e o meu trabalho é completamente diferente - eu programo bastante, mas meu objetivo não é criar sistemas para usuários, e sim bolar e testar tecnologias que um dia podem ser usadas em algum sistema.

Tem muito tempo que voce foi para o Japão ?

Aproximadamente 4.67 anos. Mas mesmo antes de vir, eu era pesquisador, e o que eu conheço do mercado "normal" foi tudo por meio dos colegas da faculdade. O.o

Koisa
Veterano
# dez/09
· votar


Vim seco nesse tópico pensando que o cara ia dar algumas dicas.. Como ja fui frustado, alguém daqui ja leu esses livros?? Acho que vou comprar..

http://www.gdhpress.com.br/

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Bog

Ajudou e muito brother. Explicou nos minimos detalhes...
Bom eu agradeço muito mesmo pela sua vontade em poder me ajudar, e com certeza esclareceu minhas dúvidas. Agora o que me resta mesmo é so entrar na facul e esta la vista baby!

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Mas minha meta é ser programador sim, mas depois que pegar "as manhas" do negócio é claro que vou procurar fazer coisas mais complexas etc.

Koisa

Calma mano, nao fica frustado não.

=)

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Falando em livro, pretendo comprar alguns pra melhorar meus conhecimentos...

Qual livro voce indicam para mim de JavaScript ? Apesar que eu sou iniciante, um bom livro nunca é demais.

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Mas em matemática, é aqueles tipos Calculo I e II, são cálculos PESADOS ?

Nós vimos só matemática de 2º grau mesmo.

Linguagem pra Web é PHP ou vai ter mais alguma fora ela ? E de Windows pode ser que caia Visual Basic.

Linguagem pra Web acho que será so Php mesmo. E de Windows no momento é Delphi.

Sua faculdade é particular ou Federal...? E você já entrou na facul sabendo alguma coisa ou esta aprendendo tudo por lá mesmo ? Voce demorou muito pra pegar a lógica ?

Minha faculdade é particular, moro no interior de Minas. Sempre me interessei pela área e assim que eu pude ($$$) começar a estudar (estudo fora da minha cidade, além da faculdade pago ônibus também) comecei a pegar algumas coisas de lógica da programação por minha conta mesmo pra não entrar muito cru no curso. Não demorei não, gosto bastante de lógica.


Bog
Cara, matemática não é enrolação. Eu tive Cálculo I e II, Matemática Discreta, Álgebra Linear, Geometria Analítica, Pesquisa Operacional e mais um punhado de matemáticas na faculdade, e hoje acho que FALTOU matemática para mim.

Sem uma forte base matemática, é impossível fazer um sistema de computação gráfica, processamento de sinais, e um enorme etc. Claro, para fazer software corporativo e sistemas de bancos de dados, não é tão necessário. Mas como depende de onde o sujeito vai trabalhar depois, não se pode dizer que é meramente "enrolação".


Foi mal o modo como me expressei e não expliquei direito brother. É que a matemática que vimos foi só basicão mesmo, matemática vista em segundo grau. Não houve qualquer aprofundamento. Por isso que eu disse que pra mim foi só enrolação ter aulas de matemática iguais as que eu tive.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Luiz Rhoads
Ahhhh sim, uai mesmo assim ta bom demais, PHP é excelente
hehehe

Eu particularmente estudo todo dia JS, estudei umas 2 semanas, depois larguei e voltei esses dias, não tenho logica ainda não, mas com o passar do tempo vou adquirindo.

Luiz Rhoads
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

Pode crer brother. Entender a lógica da programação é essencial.

Comecei a dar uma estudada em Java por conta própria, vou ver se aproveito as férias que terei mais tempo e tentar pegar firme em algumas apostilas. /o/

GProtti
Veterano
# dez/09
· votar


esta la vista baby

hahahahaha

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/09
· votar


http://mitpress.mit.edu/sicp/

http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/resenha/resenha.asp? isbn=0131103628&sid=18912436411127776231044760

Leia e compreenda.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


And the meek shall inherit the earth

Esse livro em C é para mim ? Se for nem vira, não sei essa linguagem AINDA

=)

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Esse livro em C é para mim ? Se for nem vira, não sei essa linguagem AINDA
Sim, por isso o livro. Pra você aprender.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


And the meek shall inherit the earth

Cara, mal mal eu tenho lógica, vou ir direto na linguagem C ? Owa bixo, é complicado de começo uai..

Quero algo mais "simples" primeiro, pra depois passar pelo C/C++
Que tal Visual Basic ?

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Na verdade eu estou querendo comprar livros de JavaScript, Delphi (Pascal) e Visual Basic.

Acho que de começo são bons, ja estou no JavaScript, entao estou dando preferencia nessa linguagem..

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Essas linguages mais "fáceis" não trabalham com muitas coisas que você vai penar no C se for aprender só depois. Na minha opinião, é mais válido aprender C primeiro.

Que tal Visual Basic ?
Pelo pouco que sei não deveria opinar, mas o que ouço falar dessa linguagem é impróprio para menores de idade.

Delphi (Pascal)
Taí uma linguagem que está praticamente em desuso.

adnz
Veterano
# dez/09 · Editado por: adnz
· votar


guilherme_90
C é a melhor linguagem pra começar. Confia em mim. : D E esse livro que o And the meek shall inherit the earth indicou é um dos melhores. =]

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


And the meek shall inherit the earth

Visual Basic é improprio para menores de idade ? De qualquer forma tenho 19 anos
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
E sobre o C/C++ posso até pensar nisso sim viu, mas vou continuar no JavaScript até pegar a logica e as "mãnhas" da como programar, quando tiver "intermediario" posso começar em C/C++, é sempre bom seguir conselhos

=D
Delphi (Pascal) é uma linguagem praticamente morta sim, tem razão.

adnz
C pode ser a melhor linguagem, mas eu digo em termos de complexibilidade. O cara so consegue aprender essa linguagem se tiver lógica, e por enquannto não tenho, mas estou estudando todos os dias para que eu possa adquirir isso, é o que eui mais quero.
Mas voce sabe programar em C ?

Esse livro parece ser Inglês, é tenso demais..

adnz
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Não precisa de lógica nenhuma. o.o

Aliás, defina lógica! Pra mim lógica em C é o uso dos operadores lógicos &&, ||, etc... O que é essa lógica que você não tem?

Qualquer livro bonzinho te explica a 'lógica' necessária pra fazer programas mais simples. Quando você tiver que usar algum tipo de 'lógica' realmente complicada pra criar seus programas você já vai estar bem experiente.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09 · Editado por: Guilherme 90
· votar


adnz

Claro que precisa de lógica, ela que manda num programador cara. Eu nao tenho isso e me dificulta pra cacete na hora de fazer algum SIMPLES no JavaScript, e olha que eu já tô na "metade" do curso nessa linguagem. E eu nao tenho logica e nao consigo fazer quase nada em JS, imagina em C/C++, jamais faria. A logica é o ponto principal de TODO PROGRAMADOR.

Eu acho que a Lógica é super, hiper importante, porque atravez dela voce constrói algoritmos, programar é construir algoritmos em forma de códigos de determinada linguagem.

Acho que nesse papo que nao precisa de logica nao vo cair nao, hAEUaEHuaeHuhUEAhAE

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


adnz]

A logica que eu nao tenho é de construir muito facilmente um algoritmo, etc.

E olha que eu ja li apostilas disso, etc, é so com o tempo mesmo, acho que daqui uns 2 meses ja vo estar com uma lógica legal, se eu estudar todo dia, acho que até menos que isso..

adnz
Veterano
# dez/09 · Editado por: adnz
· votar


guilherme_90
A lógica pra construir algum algoritmo é pensar como você faria essa tarefa. Ajuda bastante escrever em algum lugar maneiras diferentes de resolver certo problema. Quando eu tento resolver um, eu me deparo com problemas menores e depois mais problemas menores...

Por exemplo, você quer resolver um problema que é: como resolver um problema?

Pelo que eu falei antes, um algoritmo pra esse problema (o de resolver problemas) é dividir o problema em problemas menores e resolver os problemas menores (que são mais fáceis) um por um até que o problema maior esteja resolvido.

Entendeu? Esse tipo de pensamento você vai pegando com o tempo eu acho... Também é importante que você saiba o que você sabe pra poder usar o que você sabe nos seus algoritmos. :)

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


adnz

Então é isso que eu tentei lhe explicar, eu nao tenho essa "logica" ainda, so vou pegar com o tempo e estudando..

Deois que eu pegar vai ficar tudo mais facil para mim, eu tenho certeza..

Casper
Veterano
# dez/09
· votar


Leitura Obrigatória.

Linguagens de programação.


A proliferação de modernas linguagens de programação têm dificultado a escolha de uma linguagem ideal para determinado problema. Para resolver esse problema, foi feito um estudo sobre como desenvolver códigos para que os problemas dos programadores fosse solucionado mais facilmente.

"Se uma pessoa tivesse que implementar um código para dar um tiro no próprio pé, o que ele enfrentaria usando cada linguagem de programação?"

C:
Você conseguiria facilmente fazer isso, deve até existir uma função pronta para isso, o problema é que você terá que implementar mais uma centena de linhas de código para poder fazer esta chamada de função.

C++:
Você acidentalmente criou dúzias de instâncias de você mesmo e depois cada uma deu um tiro no próprio pé. Quando o médico chega, fica impossibilitado de ajudá-lo pois todos ficam dizendo: " Sou eu! me ajude!"

Ada:
Se você é tão idiota de ainda usar essa linguagem tão atrasada, será preso pelo Departamento de Defesa dos Estados Unidos, colocado no paredão de fuzilamento, então dirão aos soldados: "Atirem no pé dele!"

Algol:
Você encontra uma arma. A arma é linda, você fica fascinado. Quando abre os olhos, você está sendo operado na sala de emergência.

APL:
Você ouve um tiro, você vê um buraco no seu pé, mas não se lembra de nenhuma regra de álgebra que explique o que acabou de acontecer.

Assembly:
Você destrói o sistema operacional e escreve sobre os arquivos de root. O administrador do sistema chega e dá um tiro no seu pé. Depois de um momento ele dá um tiro no próprio pé. Depois, os dois vão uma sala separada e se matam.

BASIC:
Você atira no seu pé com uma pistola d'agua. Para sistemas grandes, você atira no seu pé até que ele morra afogado.

COBOL:
Usando uma ARMA.COLT45, mire no seu PERNA.PÉ. Então coloque o seu BRAÇO.MÃO.DEDO na ARMA.GATILHO. ATIRE. Coloque sua ARMA no COLTRE. Veja se apareceu um buraco no seu PERNA.PÉ.

DBase:
Você aperta o gatilho, mas a bala se move tão devagar que você esquece porque quis dar um tiro no pé.

DBase IV version 1.0:
Você puxa o gatilho, mas na verdade a arma era uma granada estilizada que explode destruindo tudo que está em volta.

Forth:
Você chuta a pilha de balas tentando acertar o cano da arma.

FORTRAN:
Você começa atirando na perna e depois vai descendo até acertar o seu pé. Se as balas acabarem, você continua atirando feito um idiota, pois não colocou esta condição de saída no seu loop.

Modula/2:
Depois de realizar o que você nunca teria conseguido fazer nessa linguagem, você dá um tiro na cabeça.

sh, csh, ksh.:
Você não lembra a sintaxe para fazê-lo. Depois de perder cinco horas lendo man pages, você desite. Pega uma furadeira e faz um furo no pé. Depois disso, você pega a bala e coloca-a dentro do buraco.

Smalltalk:
Você perde todo o tempo desenhando gráficos e sistemas de janelas até que seu chefe chega e dá um tiro no seu pé, tira sua WorkStation e o coloca na frente de um terminal caracter para desenvolvimento em COBOL.

PL:
Sem ver onde está a arma nem o seu pé. você começa a atirar. Consome todas as balas, precisando de duplicar a memória atual. Depois de adquirir quatro novos mainframes você finalmente consegue apagar um de seus pés.

SNOBOL:
Você transforma um de seus pés em uma mão. depois você reescreve sua mão para ser uma bala. O ato de atirar significa transformar a sua mão/bala de volta ao original mão/pé.

LISP:
Você atira no pé com a arma que está na sua mão cuja puxou o gatilho que disparou a bala que atingiu o seu pé que estava sendo mirando pela arma cuja estava sendo segurada pela mão que atingiu o pé cujo era alvo da bala cuja a arma atirou...

Ook:
Você corta o seu pé fora e começa a mordê-lo.

CLIPPER:
Você começa tudo do zero. Contrói a arma, a bala e o pé. Depois, você vê que a arma e a bala não têm o mesmo calibre. Depois de corrigido, você vê que a bala não chega até seu pé. Depois de corrigido, você vê que o pé é pequeno demais para ser mirado pela arma.

SQL:
Você corta o seu pé fora e o manda para um serviço de correspondência. Depois de um mês sem poder andar, o seu pé chega com um furo feito, mas você não consegue colocá-lo de volta na sua perna.

Pascal:
Você prepara tudo com antecedência. Depois de tudo pronto você vai dar um tiro no pé, mas o Pascal diz que isso é uma operação inválida e não o deixa atirar no pé.

Concurrent Euclid:
Você atira no corpo inteiro menos no seu pé.

Unix:
% ls foot.c foot.h foot.o toe.c toe.o
% rm *.o rm .o: No such file or directory
% ls
%

Java:
Você cria as classes pé, arma e bala. Na classe arma cria o método "atirar" e adiciona uma lista tipo bala. Cria um loop com for para bala b:listabala { arma.atirar() }. Só que não consegue porque o Windows Vista não tem a versão mais recente do Java console instalado.

Paradox:
Não só você, mas todo mundo atira no seu pé.

Prolog:
Você diz que quer dar um tiro no pé. O programa se encarrega de dizer o que é necessário para isso, mas a sintaxe não é explicada.

ABAP:
Você pega a arma na tabela T00G campo GUNNUM CHAR 10 — Código da Arma, mas quando atira vê que falta o pente de munição nela. Não encontra o pente e procura na transação PENT com PE* + F4. Depois de ter experimentado vários modelos acha o seu entre 500 Hits. Atira. O pente de munição estava sem CARGA ou era somente um cartucho ESTRUTURA (sem conteúdo). Após horas DEBUGando e atirando no seu pé, vc vê um TRACE de sangue.

SAPscript:
Vc recebe o tiro no pé. Não foi vc quem atirou e não tem como descobrir o atirador e o calibre da bala. E enquanto vc procura uma resposta continua levando bala.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito comedia isso ai

+1 pra voce.

vampirinha
Veterano
# dez/09
· votar


poxa vida, alguem poderia me ajudar?

o programa que eu to fazendo em vb nao roda (eh do excel)

e ainda da tilt no meu computador

Dim vetorA(5), vetorB(5) As Variant
Dim i, j, fat As Integer
j = 1
fat = 1

For i = 1 To 5
vetorA(i) = InputBox("Digite um valor : " & i)

While (j <= vetorA(i))
fatorial = fatorial * j
j = j + 1
Wend

vetorB(j) = vetorA(i)

MsgBox ("O fatorial é : " & vetorB(j))
Next

vampirinha
Veterano
# dez/09
· votar


ah o programa eh assim:
Ler um vetor A de 5 elementos e mostrar o vetor B com o fatorial do vetor A

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Caraio, algum experiente ajuda ae ?

Sumerrew
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

reseta o pc

atualiza o windows

liga pra brasil telecom pra trocar a senha do usuario

espero ter ajudado..

Sumerrew
Veterano
# dez/09
· votar


se nao adiantar, passa o desfragmentador...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para quem quer ser Programador