Dicas para quem quer ser Programador

Autor Mensagem
Guilherme 90
Veterano
# dez/09


Bom dia pessoal,

Bom eu estou estudando JavaScript no momento por conta própria, quem é programador ai pode me dar dicas pra eu nao desistir dessa área ?

Porque eu to tendo dificuldade quanto a Lógica do negócio, esta me prejudicando na hora de fazer alguns códigos.

O que sugerem ?

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Use a busca e o Google.

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# dez/09
· votar


Oi.

/TBSG

Clauber guns
Veterano
# dez/09
· votar


Cadê as dicas???

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Eu preciso de dicas, haaEUAEUhaeUAEuAEHuAEuaEUhaeuhe

A duvida é que, quando eu entrar na facldade, vou sair de la sabendo prograamr algo ?

Ou so quando eu arrumar um trabalho mesmo ?

Carlos Henrique 2
Veterano
# dez/09
· votar


Não faço programas, mas te aconselho a pensar bem se é mesmo isso que você quer pra sua vida.

Non-Toxic
Veterano
# dez/09
· votar


larga essa ideia cara

CheshireCat
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
A duvida é que, quando eu entrar na facldade, vou sair de la sabendo prograamr algo ?
Vai sair sabendo programar algo; não examente o que as empresas fazem. Afinal, não tem como simular mega programas enormes do tipo que uma empresa faz na faculdade. Você vai ter o conhecimento pra trabalhar, mas muita coisa você só vai aprender na prática, mesmo.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Você pretende fazer faculdade na area e já tá estudando por conta propria? Esquece, cara, espera entrar na faculdade então.
Estudando assim por conta propria corre o risco de você não ter um aproveitamento satisfaorio e começar a se frustrar. Na faculdade você vai aprender o que fazer em cada situação, mas não todas, programador tem que ser muito criativo, pra analisar o que o cliente quer e achar no meio de tantas, a forma mais rapida e eficiente pra aquilo. E estudar lógica de programação sozinho é um saco hein.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Non-Toxic

?

Sam
Moderador
# dez/09
· votar


guilherme_90
Olá! =)

Linguagens específicas se aprende ou sozinho ou trabalhando com ela.

Na faculdade (ciencias da computação, sistemas da informação, etc), vc vai consolidar seus conhecimentos de lógica, se tornando um programador/analista mais ágil e consistente.

luis_loko
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
quem é programador ai pode me dar dicas pra eu nao desistir dessa área ?

pergunta pro mano thiaguinhu, ele é programador!

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


CheshireCat

É isso é, só na prática mesmo que resolve...

Headstock invertido

Não sei se vou aguentar esperar a hora de entrar na facul bixo, ta osso, nao aguento ficar sem fazer nada, so no meio do ano que vem que irei entrar na faculdade, e até lá fica atoa é muito tenso. É verdade que estudar sozinho é complicado, de vez em quando é tédio, mas ja to acostumado.

É uma área que eu quero mesmo pra minha profissão, não sei porque, mas é a unica que eu tenho um interesse fora do comum, vontade de aprender e etc, entende ?

King of Terror
Veterano
# dez/09 · Editado por: King of Terror
· votar


guilherme_90

Você pode começar buscando nas fontes certas. Lógica e fundamentos básicos de programação são essenciais independente de qual linguagem você vai programar.

Se você não tiver um boa fonte, corre sérios riscos de criar muitos vícios errados que prejudicam o desenvolvimento de sistemas. Pode até ser que funcione o programa desejado, mas vai deixar várias falhas, instabilidades, confusões no código, ilegibilidade dos programas, memory leaks, etc., etc. É como construir uma casa sem conhecimento de engenharia e arquitetura. Vai funcionar? Pode ser que sim, mas muito provavelmente terá sido construída toda errada e com diversos riscos pra quem a usa.

Uma ótima referência mesmo para iniciantes é o livro Deitel, seja em que linguagem for (C ou C++ seria um bom começo, já que abragem conceitos básicos de manipulação de memória que em outras linguagens não existe ou é transparente) que explica os fundamentos, mostra o passo-a-passo e o por quê de cada coisa, ele é bem intuitivo e não deixa conceitos de lado. Você deve encontrar até mesmo e-books em português dele por aí.

Há muitos tutoriais por aí também, uns realmente ótimos! O problema é saber por qual tutorial começar, qual a sequência que deve dar ao aprendizado, etc. No livro você já tem tudo isso pronto, na ordem que deve ser desenvolvido o aprendizado. Depois de já ter essa base, os tutoriais sem dúvida são ótimas fontes.

Se você se dedicar na faculdade você vai sair programando bem sim e com uma ótima base, o que faz toda diferença na hora de entrar no mercado.
Além disso, se você já souber programar antes de entrar na faculdade, você vai ter muito mais facilidade e aproveitar muito mais (se quiser), o que é uma vantagem. No começo do curso, quem nunca teve contato com programação sofre bastante.
Quem faz um bom programador é o próprio programador, e não curso / faculdade alguma. Muitos grandes programadores bem sucedidos nem têm curso na área. ;)

guschard
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido
nossa mano... não conheço 1 pessoa q tenha entrado em faculdade d ciencias da computação sem saber programar antes... aprender sozinho faz parte da vida d um programador, ate pq na vida dele ele vai t q correr atras d mta coisa q nao aprende na faculdade, e c ele nunca tiver corrido atras d nda, vai ter mais dificuldade...

guilherme_90
eu sei programar algumas coisinhas, mas n so programador... meu irmao eh programador, nunca fez facul e tem um puta emprego...
se vc fizer uma facul boa e estudar la dentro, vc vai aprender a programar bem... c vc soh for levando nas coxas, vc vai sair da faculdade sem saber nda realmente util...
eu nao tenho mto como t ajudar, mas c vc ja começou a estudar, nao desista... as vezes vai ser meio chato, mas c vc desistir, vc vai jogar tdo seu trabalho fora
qdo eu comecei a aprender alguma coisinha, eu desisti logo e me arrependo, pq poderia estar sabendo bem mais e isso seria util pra mim, mesmo q eu nao trabalhe em nda relacionado a computação

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Ah ta, pensei que ja ia entrar no inicio de 2010.
Sendo assim, procure por aí na net apostilas de lógica de programação e algoritmos, é a base de tudo. O segredo tá no algoritmo, a linguagem é só uma forma de traduzir o algoritmo pra algum compilador entender.

Mas eu aprendi C que é uma linguagem muito basica, praticamente só serve pra base de sistema, e não é estrutural, no maximo vc roda o programinha no DOS hehe. Essas linguagen estruturais devem ser mais divertidas e vão além de matematica pura :)

Boa sorte aí

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


King of Terror

Então meu amigo, vou seguir esse conselho em relação a esse livro que voce citou, pra eu ler e entender.

E sobre saber programar antes de entrar na faculdade é a minha intenção. Justamente pra não "sofrer" demais e entender as coisas com mais facilidade, e com toda certeza eu irei me dedicar bastante na faculdade, principalmente Programação, pois é meu principal objetivo.

Eu só nao quero aprender coisas erradas antes da faculdade, justamente pra nao criar vicios e etc, como voce citou aí. Estou até querendo fazer um curso de VB, será que vale a pena investir ? Mesmo sendo básico, etc.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


guschard
nossa mano... não conheço 1 pessoa q tenha entrado em faculdade d ciencias da computação sem saber programar antes...

Eu o/ hahahaha
Realmente na minha turma 80% já tinham contato com programação, e o grande erro dos professores foi simplesmente ignorar os 20% e não passar o basico. Acabei desenvolvendo um vicio horrivel, que é programar direto na linguagem, sem fazer o algoritmo antes.
A gente só percebe o quanto isso é ruim quando vai compilar e dá erro ou, principalmente, quando tem que mudar alguma coisa no programa.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido

Eu cheguei a estudar apostilas de lógica e algoritmos sim, e gostei bastante. Mas chegou uma parte da lógica em que eu não entendi muito bem, algo de Teste de Mesa.

É igual o guschard falo, o cara que entra numa faculdade dessas que são pesadas como Ciencias da Computação sem saber pelo menos o basico, o cara sobre p cacete. Por isso eu to aprendendo e me virando sozinho justamente pra não acontecer esses tipos de coisa.

guschard

Não vou desistir não. Quando eu começei aprender JavaScript, chegou uma hora em que eu desisti, mas eu arrependi amargamente, tanto é que eu voltei agora. Se eu nao tivesse destido, estaria sabendo bem mais.
E a lógica acho que vou pegar com o passar do tempo, então vou continuar meus estudos em JS mesmo nao tendo uma BOA lógica, que quando a minha ficha cair, vo estar razoavel na linguagem.

Headstock invertido
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Teste de mesa eu achei legal até, pelomenos em teoria, não cheguei a usar na pratica.

O que eu detestei foi um assunto na parte de logica, que foi prova por indução, aquilo é o diabo em forma de numeros.

Eu comecei engenharia da computação, não ciencias, quando eu tranquei a faculdade tava começando a aprender sistema de binários pra programar em linguagem de máquina :P

vampirinha
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90

acredite, a lógica é a maior dificuldade que temos, pelo menos no começo ^^
Eu sei que eu tenho uma grande dificuldade com a logica, e para algumas pessoas parece ser tao obvio.
Eh questao de costume, quanto mais vc faz mais conhecimento vc tem e menos dificuldade com a logica.
Eh como tudo na vida ^^

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


Headstock invertido

Eu nao entendi o que teste de mesa até hoje. hAEUHAEUAEEAHuAEHuAEHuEhaE

O que eu detestei foi um assunto na parte de logica, que foi prova por indução, aquilo é o diabo em forma de numeros.


É foda mesmo, de tão dificil ?

Eu comecei engenharia da computação, não ciencias, quando eu tranquei a faculdade tava começando a aprender sistema de binários pra programar em linguagem de máquina :P


No caso, é a linguagem Assembly ?

vampirinha
É verdade, a lógica é bem dificil no começo, deve ser esse o motivo de muitos desistirem dessa área, acho que depois de uns 2 meses, já começa a ter uma boa logica etc. Depende muito do nivel da pessoa

adnz
Veterano
# dez/09 · Editado por: adnz
· votar


Dados

struct MainDialog { ... Ex1 *M[2]; } e
struct Ex1 { ... Ex2 *N[2]; } e
struct Ex2 { ... int *i; } e

void ololo { ... data }

Se você me disser o que (((((MainDialog*)data)->M[0])->N[1])->i) em ololo significa, parabéns.

Guilherme 90
Veterano
# dez/09
· votar


adnz

Cara, não sou ninja não.

haeuaEHAUhaeUhaAEa
Mas posso analisar isso e lhe dizer depois, se eu conseguir beleza, se não, eu falo.

=)

thiaguinhu
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
comece pela lógica de programação ...

um bom começo são programas basicos

ex: usuario digita um numero, vc verifica se é par ou ímpar e retorna para o usuário ...

nesse exemplo, o problema pode ser divido em 3 partes

1-entrada de dados
2-lógica (ver se é par ou não)
3-saída (mensagem para o usuário) ..

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


guilherme_90
Vou te dar uma dica, comece com coisas simples. Entre nesses sites de hackers que ensinam a criar trojans no Delphi, depois vá evoluindo, tente criar cracks de programas com o Delphi, depois crie softwares simples como calculadoras, vá evoluindo, em pouco tempo você evoluira muito. Tente também se especializar em programação .bat, é uma programação simples mas muito eficiente. Da pra criar backdoors no bat, com um backdoor você consegue invadir um PC qualquer. Se quiser aprender a criar backdoor eu tenho uma video-aula aqui que eu fiz.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


^
hahaha

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Serio. Deixa só eu passar um arquivinho pra tu baixar.

MajorKong
Veterano
# dez/09
· votar


LeondelFefon
Ui, que meda!

[M]@a.[K]!ller
Veterano
# dez/09
· votar


MajorKong
Se eu passar você baixa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Dicas para quem quer ser Programador