Questionamentos simples sobre a consciência

Autor Mensagem
wild.man
Veterano
# out/09
· votar


Questionamentos simples sobre a consciência

O.o

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


wild.man
Porra. Colocou meu post no final da página.


Thomas Nagel: What is it like to be a bat

http://www.clarku.edu/students/philosophyclub/docs/nagel.pdf

ZXC
Veterano
# out/09 · Editado por: ZXC
· votar


Sleosh

Larga esse bazeado com "z" ,e lê a obra filosófica "O que quer dizer tudo isso? ou "The View From Nowhere" de Thomas Nagel; ou ainda "A Treatise of Human Nature" - David Hume que vão te ajudar a entender tudoooo!
Mas se nada disso adiantar...parte para "A Tempestade" de Shakespeare. ahhah

Guto EADG
Veterano
# out/09
· votar


4. Será que existem outras consciências além da minha?

essa é punk.

adnz
Veterano
# out/09
· votar


ZXC
Pra que indicar uma obra pronta quando o cara quer pensar sobre as coisas por si mesmo? Nunca entendo isso.

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


adnz
Acho que deveria ser banida a teoria musical. Todo mundo deveria compor músicas na raça, do zero. Inclusive cada um deveria inventar seus próprios instrumentos, para não ficarem enquadrados no sistema temperado.

adnz
Veterano
# out/09 · Editado por: adnz
· votar


1. Pq minha consciência nasceu no meu corpo e não no seu corpo? Pq eu tinha que ser eu e pq eu não podia ser você?

Pois a consciência tá ligada ao teu cérebro. E o teu cérebro tá dentro do TEU corpo. Pra deixar mais claro (ou não), a tua consciência existe pois tu consegue entender que existe um pedaço de massa (teu corpo) que tu consegues controlar, e isso se dá por vários motivos, inclusive a existência do teu cérebro. O fato de tu não poderes controlar coisas fora do teu corpo te dá a impressão de que a tua consciência está em ti, e não em outros lugares.

2. Será que tudo isso que eu vejo e tomo como real (minha casa, minha família, meus amigos, meu pc, OT, etc.) é realmente real ou é apenas uma armação da minha própria consciência para ver se eu me dou bem nesse joguinho que ela própria armou? (algo estilo Matrix)

Não tem como saber. Tudo realmente pode ser uma ilusão tua, inclusive isso que eu (que sei que sou eu, mas que não sei que você é você mesmo) estou escrevendo. Tudo que acontece pode ser uma ilusão, mas pode não ser. Acho que realmente não há como saber. A minha opinião é que todos têm consciência, já que é o que parece acontecer. Porém, a tua mente pode ser tão sofisticada que ela possa fazer tudo isso... o.o Bizarro.

3. Pq eu só posso ter conhecimento real no que se passa na minha consciência? Pq eu não posso ter conhecimento no que se passa na sua consciência?

Por causa de 1). Tudo que se passa no teu cérebro está dentro do teu corpo, e não no corpo de outra pessoa. Isso dificulta saber o que se passa nas mentes alheias sem se comunicar.

4. Será que existem outras consciências além da minha? (relativo ao item 2)

Como falei em 2), não tem como saber. Tudo pode ser uma ilusão e as outras consciências são criativas criações da tua mente. Mas, novamente, na minha opinião, as outras consciências existem de verdade, pelo menos ao que parece. Se não existirem, então eu tô perdendo meu tempo aqui falando com ninguém, que no caso, é você. Só que você sabe que você existe, mas você pensa que eu não existo, mas eu sei que eu existo, só que não tem como você saber... :[

5. Pq minha consciência tinha que existir?

Essa é uma pergunta sem sentido. Por qual motivo as montanhas tinham que existir? Não existe motivo. Simplesmente existem as causas da criação de montanhas no mundo. Elas existem por algum motivo? Por causa das coisas que criaram elas. Mas as montanhas tem um objetivo maior no mundo? Provavelmente não maior do que o que nós damos a elas e do que os outros organismos que a usam também dão. Logo, a tua pergunta não tem uma resposta. A tua consciência é a continuação da evolução natural das coisas. Ela não tem um motivo pra existir, a não ser o qual tu dá pra ela.

6. Se tudo isso é uma armação da minha consciência pra onde eu vou depois que morrer?

Não há como saber aonde a tua verdadeira consciência, ou corpo, ou qualquer coisa está. Logo, não tem como saber pra onde ela vai quando morrer. Supondo que tu estejas ligado a um cabo na cidade das máquinas (estilo Matrix), quando tu morrer podem acontecer várias coisas, entre elas: ou tu simplesmente morreu na realidade virtual e continua a vida normal na realidade de verdade, ou tu morres nas duas e tudo acaba... Supondo que tua consciência seja o universo e tu criaste um mundo dentro da tua consciência pra observar a tua própria consciência, ou seja, tu és o universo e tu te colocastes dentro do universo pra poder te entender, depois que tu morres aqui, tu continuas sendo o universo com um entendimento maior sobre si mesmo... Mas aí já viram altas suposições que muitas vezes não vão fazer sentido algum. :P

7. Se existirem outras consciências será que elas estão tendo estes mesmo pensamentos e/ou será que por algum momento essa outra e a minha pensaram exatamente a mesma coisa no mesmo exato momento?

Já deve ter acontecido. É razoável pensar que entre 7 bilhões de mentes pensando ativamente, exceto pelo período em que dormem, ao menos duas tiveram o mesmo pensamento ao mesmo tempo. Sete bilhões parece só um número, mas é gente pra caralho.

adnz
Veterano
# out/09
· votar


MajorKong
Claro, imagina quantos instrumentos o mundo não teria hoje?

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


adnz
A maioria seria alguma variante desses:

http://1.bp.blogspot.com/_Fk3v8_L0j2s/R5894GJ_L7I/AAAAAAAAA6o/6OpZH1nh BKo/s400/3df10m_bucket.jpg

http://ny-image2.etsy.com/il_430xN.89239810.jpg

adnz
Veterano
# out/09
· votar


MajorKong
Não subestime a capacidade humana. :D

Dogs2
Veterano
# out/09
· votar


Opa galera, o OT é demais, agora já temos as respostas a essas perguntas que desde a antiguidade nunca foram respondidas. Prêmio Nobel pra todo mundo aqui \o/\o/\o/

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


adnz
MajorKong

Acho que todos tem a liberdade na mão pra criar o instrumento que quiser. E criam, mas do jeito que o MajorKong postou.
Nada de tão complexo como um violão.

E a música eletrônica estragou tudo...

adnz
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
E a música eletrônica estragou tudo...

Opinião sua.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Questionamentos simples sobre a consciência