Questionamentos simples sobre a consciência

Autor Mensagem
Sleosh
Veterano
# out/09


Dizem que filósofos que trataram a questão da consciência fizeram algumas dessas perguntas mas dizem também que três bazeados fazem o mesmo efeito...

1. Pq minha consciência nasceu no meu corpo e não no seu corpo? Pq eu tinha que ser eu e pq eu não podia ser você?

2. Será que tudo isso que eu vejo e tomo como real (minha casa, minha família, meus amigos, meu pc, OT, etc.) é realmente real ou é apenas uma armação da minha própria consciência para ver se eu me dou bem nesse joguinho que ela própria armou? (algo estilo Matrix)

3. Pq eu só posso ter conhecimento real no que se passa na minha consciência? Pq eu não posso ter conhecimento no que se passa na sua consciência?

4. Será que existem outras consciências além da minha? (relativo ao item 2)

5. Pq minha consciência tinha que existir?

6. Se tudo isso é uma armação da minha consciência pra onde eu vou depois que morrer?

7. Se existirem outras consciências será que elas estão tendo estes mesmo pensamentos e/ou será que por algum momento essa outra e a minha pensaram exatamente a mesma coisa no mesmo exato momento?

Rapha_krust...
Veterano
# out/09
· votar


bazeados

sóooooooooooooooo, tem um beck ae?

Sam Keat
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh
ja fiz essas perguntas
eygsheushesuhuehsuehsu

primeiro? oO

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Todo filósofo é louco.

Sam Keat
Veterano
# out/09
· votar


brunohardrocker
todo louco é filosofo

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Sam Keat

Não, se não eu seria um filósofo.

Sleosh
Veterano
# out/09
· votar


Sam Keat

se vc fez essas perguntas primeiro eu não sei mas eu comecei a pensar nisso semana passada e não parei de pensar nisso... eu nem vou falar dessas questões pra minha mãe pq se não ela vai adotar isso como um atestado de loucura...

Sam Keat
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh
naum o primeiro me referia ao primeiro post mas foi fail
eusheusheuhsuehsuhe
penso nisso faz tempo
imagina se tudo o que eu tomo por real, naum for

fuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu

assim como pensava , parece q eu to preso sei la
esquisito, to preso e num consigo sair
é foda

maggie
Veterana
# out/09
· votar


2. Será que tudo isso que eu vejo e tomo como real (minha casa, minha família, meus amigos, meu pc, OT, etc.)

O OT não é real.

-Dan
Veterano
# out/09
· votar


Acho que, no fim das contas, eu sou contra a liberação da maconha.

NoAlarms
Veterano
# out/09 · Editado por: NoAlarms
· votar


Isso tá com cara de primeira aula de filosofia.

Professor anota essas perguntas no quadro e os guris ficam:

... FUUUUUUU!!11111

LeandroP
Moderador
# out/09
· votar


Sleosh

Essas perguntas são antigas: oncotô, doncovim, proncovô e pronconoistaíno.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh
eu nem vou falar dessas questões pra minha mãe pq se não ela vai adotar isso como um atestado de loucura...

E com razão.

=P

Stonebreaker
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh que nada, ela vai te levar num psicólogo e se ele for um bom profissional vai perceber que você está aprimorando o pensamento abstrato e vai te recomendar livros e atividades que estimulem isso.

Netinho Rodriguez
Veterano
# out/09
· votar


Eu fico pensando que se minha mãe, ou meu pai fossem outras pessoas, eu teria essa mesma consciencia mas em outro corpo .-.
Mas se alegrem pessoal, somo todos ums porras vencedores.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh que nada, ela vai te levar num psicólogo e se ele for um bom profissional vai perceber que você está aprimorando o pensamento abstrato e vai te recomendar livros e atividades que estimulem isso.

Ou seja, estará definitivamente condenado à loucura.

Sleosh
Veterano
# out/09
· votar


Stonebreaker

:)

Sam Keat

foi mal... não tinha pretado atenção... :)

Netinho Rodriguez
Veterano
# out/09
· votar


Conheço pessoas que voltaram no tempo .-.

GuitarHouse
Veterano
# out/09
· votar


é tudo física quantica e química.
Simples.

brunohardrocker
Veterano
# out/09
· votar


Pessoal negativa meu primeiro post como se eu tivesse ofendendo os filósofos. =P

Stonebreaker
Veterano
# out/09 · Editado por: Stonebreaker
· votar


brunohardrocker
se for um bom profissional

ops, entendi outra coisa

Konrad
Veterano
# out/09
· votar


Não separe o conceito de consciénccia do conceito de corpo, materia.

Sua consciéncia, alma, ou seja o que for do que você a chame, nada mais é do que sua percepção de você, não uma entidade que habita você.

Maldito seja Descartes.

shoyoninja
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh
Perguntas erradas.

E seguindo a mesma linha de raciocínio, posso concluir que se eu morrer, toda a existência acaba, junto comigo.

Como disse o brunoliam

Corpo e consciência são um só, você não habita o seu corpo. Você é uma consequência do funcionamento do seu cérebro.

Perguntas melhores seriam: Como isso acontece? Por quê somos conscientes? Como, exatamente, funciona esse mecanismo?

Sleosh
Veterano
# out/09 · Editado por: Sleosh
· votar


brunoliam
shoyoninja

a questão agora é: vcs podem provar?

porra! discutir sobre consciência é tão complicado quanto discutir sobre física quântica...

Konrad
Veterano
# out/09 · Editado por: Konrad
· votar


Sleosh
brunoliam
shoyoninja

a questão agora é: vcs podem provar?

porra! discutir sobre consciência é tão complicado quanto discutir sobre física quântica...


Física quántica é real, já separação entre corpo e alma.....

Quanto a provar..... Seu cérebro está trabalhando com conexões e ondas que variam de acordo com aquilo em que você está focado. Linguagem , cálculo, medidas, tempo.... Isso é aferível. Em um cérebro morto, não há nada disso, obviamente. Logo, você deixa de existir, morreu, passou desta para melhor, vestiu o paletó de madeira, enfim....

É difícil conceber isso pois você tem que analisar algo que está usando para analisar algo. A própria consciéncia;

A incapacidade de entender isso gera confusões e emdos..... que resultam em explicações que nada explicam, como as religiosas por exemplo. (negativos vindo)

Leia a Tábula Rasa, do neurolinguísta canadense Steven Pinker. O capítulo sobre o "fantasma na máquina" é bem interessante, aliás o livro todo. Com linguagem acessível e compreensível.... nada de divagações filosóicas vazias em linguagem empolada. (antes que me negative, fiz 6 semestres de Filosofia)

Abç

JowR
Veterano
# out/09
· votar


riariaria
Dorgas mano.

Mister_Fatal_huhha
Veterano
# out/09
· votar


na verdade todos somos bots das mentes dos outros.. porém vc é especial, penso assim pois fui programado para pensar de maneira simulada ao ser simulado na consciencia, que é você, mas essa mensagem é uma trapaça da sua consciencia me simulando e tentando mostrar a verdade na mentira, uma dia voc~e vai acordar e vai passar a ver quadrados redondos vai tentar pegar nas bordas e elas vão se arredondar até chegar a esferas perfeitas voc~e vai se questionar se a esfera é a identidade e assim vai ver outro quadrado até arredonda-lo e arredondar sua consciencia

Carlos Henrique 2
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh
1. Pq minha consciência nasceu no meu corpo e não no seu corpo? Pq eu tinha que ser eu e pq eu não podia ser você?

Se isso acontecesse, você faria a mesma pergunta.

Dogs2
Veterano
# out/09
· votar


tópico com o selo Marcelo D2 de lucidez

MajorKong
Veterano
# out/09
· votar


Sleosh

Leia esse texto. É um clássico envolvendo o assunto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Questionamentos simples sobre a consciência