Contra Virus Gripe [Influenza A / H1N1 / Gripe "suína"]

Autor Mensagem
The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Sephiro
Quando pegamos o vírus da gripe, pegamos não por causa do baixo nível imunológico e sim porque o sistema imunológico não "sabe" como combater o vírus. Isso ocorre porque o vírus da gripe é um dos que mais mutam.

"pegar" o vírus seria contrair a doença?

O nosso sistema imunológico não sabe combater um monte de coisas e agente tem contato com elas, se ele estiver bom, ele pode responder, as vezes tão rápido que você nem vai apresentar os sintomas.
Se a gente ficasse doente por ter contato com antígenos que o sistema imune não sabe combater, nós ficariamos doente praticamente todos os dias.

Se o sistema imune estiver baixo e você entrar em contato com o vírus, ai que você terá altas chances de contrair a doença. Claro que nada é 100% e mesmo alguém super saudável com um sistema imunológico perfeito pode contrair a doença, mas as probabilidades neste caso são baixas.
Mas um sistema imunológico funcionado bem é de extrema importância, mesmo o vírus tendo uma alta taxa de mutação.

LeandroP
Moderador
# jul/09
· votar


Use camisinha.

Sephiro
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Se a gente ficasse doente por ter contato com antígenos que o sistema imune não sabe combater, nós ficariamos doente praticamente todos os dias.
Não ficamos doentes pelo contato com qualquer antígeno porque nem todos os antígenos são produzidos por patógenos e também porque temos no nosso DNA um acúmulo de informações genéticas de como combater vários desses antígenos.

É claro que nos casos de contato com antígenos derivados de patógenos, um bom sistema imunológico é muito importante.


O nosso sistema imunológico não sabe combater um monte de coisas e agente tem contato com elas, se ele estiver bom, ele pode responder, as vezes tão rápido que você nem vai apresentar os sintomas.


Exatamente por isso ressaltei que, em relação ao vírus Influenza, um bom sistema imunológico é importante para o combate aos sintomas no caso do contágio.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Sephiro
Não ficamos doentes pelo contato com qualquer antígeno porque nem todos os antígenos são produzidos por patógenos

Tem antígenos que não são produzidos por patógenos e que mesmo assim causam doenças.

e também porque temos no nosso DNA um acúmulo de informações genéticas de como combater vários desses antígenos.

E os antígenos para os quais não temos informações no DNA de como combate-los?

/testing

Sephiro
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Tem antígenos que não são produzidos por patógenos e que mesmo assim causam doenças.

Poderia me dar exemplos? Como não conheço muito desse assunto, acredito que posso aprender uma coisa nova hoje.
Mas em relação aos antígenos não patogênicos (bactérias, virus, fungos etc), que eu saiba, são chamados de antígenos alergênicos (poeira, ácaros, pólen etc), isto é, antígenos que podem causar alergias.

/testing2 !!!


E os antígenos para os quais não temos informações no DNA de como combate-los?
Vacinas?? \o/
Um sistema imunológico produz anti-corpos como resposta a um determinado antígeno. Então para esses casos, isso acontece com a detecção desse mesmo antígeno no organismo após contrair a doença ou por meio de vacinação.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Sephiro

Bem, você citou um dos exemplos, que são os alergênicos.
Mas antígeno é qualquer coisa que se liga aos componentes do sistema imune, portanto praticamente qualquer coisa pode ser um antígeno.
Um caso de antígeno não patogênico que causa doença são uns receptores celulares de células cardíacas, eles são muito semelhantes a um outro receptor celular do Streptococus pyogenes, ai quando alguém apresenta infecção por este patógeno, desenvolve a resposta imune e ai passa a responder a este antígeno. O que acontece é que depois as células do sistema imune começam a reconhecer estes receptores das células cardíacas, então começam a destruí-las.

Outro exemplo de antígenos não patogênicos que causam doenças são qualquer quadro de doença auto-imune.

Um sistema imunológico produz anti-corpos como resposta a um determinado antígeno. Então para esses casos, isso acontece com a detecção desse mesmo antígeno no organismo após contrair a doença ou por meio de vacinação.

Iso tá certo, mas não é a única maneira, até porque se fosse, a gente tava ferrado.

Sephiro
Veterano
# jul/09
· votar


The Root Of All Evil
Um caso de antígeno não patogênico que causa doença são uns receptores celulares de células cardíacas, eles são muito semelhantes a um outro receptor celular do Streptococus pyogenes, ai quando alguém apresenta infecção por este patógeno, desenvolve a resposta imune e ai passa a responder a este antígeno. O que acontece é que depois as células do sistema imune começam a reconhecer estes receptores das células cardíacas, então começam a destruí-las.


Esse não seria um exemplo de doença auto-imune (tinha me esquecido disso)?

Em todo o caso, isso não contradiz o que eu disse sobre o vírus Influenza.

Curly
Veterano
# jul/09
· votar


http://odia.terra.com.br/portal/conexaoleitor/html/2009/7/alex_botsari s_cha_verde_antigripe_23219.html


Alex Botsaris: Chá verde antigripe

Médico infectologista

Rio - A gripe suína está entre nós e pode nos deixar fora de circulação por até 10 dias. Como o Ministério da Saúde só vai testar os casos graves, ficaremos sem saber quem tem a gripe ou não. O governo ainda proibiu a distribuição e venda livre do antiviral Tamiflu nas farmácias, para evitar o aparecimento de mutantes resistentes ao vírus. O que nos resta é torcer e rezar para o vírus H1N1 não nos pegar.

Entretanto, vários estudos mostraram que os polifenóis do chá verde oferecem proteção contra diversos tipos de vírus influenza, com grande probabilidade de atuar também no H1N1. Num laboratório de virologia em Londres, estudos mostraram que um produto à base de chá verde borrifado na mucosa nasal de animais de laboratório preveniram a infecção pelo H2N3, e esse efeito foi comparável ao Tamiflu. Já na Universidade de Seul, um polifenol do chá verde, a epigalocatequina, foi eficiente em inibir vários vírus influenza humanos e animais, em concentração semelhante ao do Tamiflu.

Estudos clínicos também confirmam o efeito do chá. Trabalho da Universidade de Shizuoka, no Japão, revelou que a administração regular de polifenóis do chá verde levou à queda significativa dos episódios de gripe nos idosos tratados. A cultura de células mostrou que várias substâncias deste chá podem neutralizar a replicação de vírus influenza A e B, e um dos mecanismos de ação é a inibição da enzima viral neuraminidase, da mesma forma que o Tamiflu age.

Para a prevenção da gripe, são necessárias pelo menos três xícaras de chá verde ao dia. Gargarejá-lo antes de engolir também aumenta muito a eficiência, segundo alguns pesquisadores.

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Sephiro
Esse não seria um exemplo de doença auto-imune (tinha me esquecido disso)?

É uma particularidade, diferente das doenças auto-imunes.

Em todo o caso, isso não contradiz o que eu disse sobre o vírus Influenza.

É, o assunto desviou um pouco, mas voltando:

Quando pegamos o vírus da gripe, pegamos não por causa do baixo nível imunológico e sim porque o sistema imunológico não "sabe" como combater o vírus.

De acordo com a sua afirmação, o fator primordial para que desenvolvamos a doença não é a baixa imunidade e sim o sistema imune não saber como combater o vírus.

Isto está errado porque existem situações em que o sistema imune também não sabe combater e no entanto ele desenvolve uma resposta tão rápida que a pessoa nem desenvolve a doença.

E além disto, que contradiz ainda mais sua idéia é, mesmo uma pessoa que já possua um sistema imune com a resposta desenvolvida para um determinado antígeno, se ela tiver uma baixa neste sistema imune, ela não conseguira orquestrar a resposta e irá consequentemente sofrer os efeitos da doença.

Sendo assim, o principal fator não é a falta de mecanismos de defesa prévios, como você afirmar ao dizer "e sim porque o sistema imunológico não "sabe" como combater o vírus."
e sim a incapacidade de produzi-los por uma baixa imunológica.

O fato do vírus ter uma alta taxa de mutação não influencia na resposta imune, pois mesmo sendo elevada, ela não é rápida o suficiente para enganar a resposta imune do indivíduo.

Ian Anderson
Veterano
# jul/09
· votar


Olha que entendo de biologia, fiquei perdido nessa discusão, ou faltei nessa aula =P

Zuzza
Veterano
# jul/09
· votar


Sephiro
Eu não quis dizer que que infectar era sinônimo de contaminar. No caso da gripe por exemplo, sua mão pode estar contaminada (assim como uma maçaneta) e você não necessariamente estaria infectada, já que isso só acontece quando o vírus alcança a corrente sanguínea. Eu se fosse vc continuaria discordando u_ú.
Não vou entrar no calor da discussão porque eu não tenho certeza, só estou repassando o que me falaram... E, como eles trabalham com isso e eu não, respeito e uso o que os profissionais da área me falaram.
O que os infectologistas me falaram é que um organismo animal não fica contaminado, fica infectado, indepentende se o patógeno entrou ou não na corrente sanguínea. De acordo com eles, mãos não se contaminam, sempre se infectam. Ambientes se contaminam, pedras, bisturis, etc.
Não vou pesquisar a fundo porque não estou com tempo... Mas seria interessante. Se vc tiver algo confiável que fale o contrário, agradeço se me indicar. =)

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


Zuzza

Isso é tudo uma mera questão de nomenclatura, mas você é que está correta.

E não sei daonde ele tirou esta definição:

"e você não necessariamente estaria infectada, já que isso só acontece quando o vírus alcança a corrente sanguínea"

Um monte de vírus (e também bactérias e até protistas) fazem tudo que tem que fazer sem nem chegar à corrente sanguínea.

Kamus23
Veterano
# jul/09
· votar


chá verde oferecem proteção contra diversos tipos de vírus influenza

A mãe toma esse chá para emagrecer o.0

Vou começar a beber então

Koisa
Veterano
# ago/09
· votar


Stick nisso plese

Ian Anderson
Veterano
# ago/09
· votar


Koisa
????????????????

KaTy
Miss Simpatia 2012
# ago/09
· votar


Comprei o Tamiflu no Paraguai. Baratin...

russobass
Veterano
# ago/09
· votar


Email escrito pela
Dra. Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde



Queridos amigos:


Devo ter esquecido alguns, repassem tbm aos conhecidos.

Tenho recebido perguntas e informações, as mais diversas das mais diversas fontes, muitas delas alarmistas... e temos que ser realistas.

Apesar de estar em férias, dediquei est última semana para uma intensa participação e pesquisa junto à todas as entidades oficiais competentes sobre o assunto, e não tenho motivos para achar que elas estejam ocultando ou minorando a real dimensão do problema.

Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com a s autoridades da Vigilãnica Sanitária, SAMU e Secr Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas.

Não satisfeita, liguei para o CDC (Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma.

A situação atual é a seguinte:

O virus H1N1 já ultrapassou a barreira inicial, circula livremente entre nós, veio para ficar. Nesta 1º onda do virus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro.

Das atuais viroses respirat. presentes no sul do país, 60% já são do novo virus, isto é, das pessoas com gripe que falamos ou que circulam na rua, ônibus, bares, igrejas clubes, tec, mais da metade já tem o novo virus... isto é uma projeção estatística , ou seja , não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos.

A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensação da medicação anti viral.

O virus H1 N1 tem maior transmissibilidade que o virus influenza , mas tem MENOR PATOGENICIDADE, OU SEJA MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas cronicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabeticos, obesos mórbidos, pessoas em tto com imunossupressores (corticoides, tto para câncer) e doenças degenerativas.

Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e , volto e frisar, a MORTALIDADE É MENOR QUE O VIRUS INFLUENZA.

Em 2008, só no mes de julho, 4500 pessoas morreram de gripe comum no Brasil. Estamos com 47 mortes pelo novo virus em 18 dias de circulação...

Temos que estar ALERTAS, isto sim, pois é um virus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele.

Por enquanto o importante é: boa alimentação, SUCOS DE FRUTAS, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, VERDURAS, AMBIENTES AREJADOS, HIGIENE ADEQUADA DE MÃOS E VIAS AÉREAS, LAVAGEM DE MÃOS VÁRIAS VEZES AO DIA. ALCOOL PODE SER USADO EM SUPERFICIES POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (MESAS DE CONSULTÓRIO, LOCAIS ONDE PESSOAS TENHAM ESPIRRADO, (mas sem maiores neuras, por favor, teremos que conviver alguns meses com este virus, como os tantos outros de gripe...)

As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento , para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de lacool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão.

Evitar locais fechados, aglomerações shoppings, cinemas, bares, chimarrão e nerguille, pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o virus está em "curva ascendente"...

Depois, é vida normal. O anti viral - Tamiflu- só será disponibiçizado pela SMS para os casos comprovadamente graves, não tomem para qq gripe, pois aumenta a resistencia do bicho...

Em 99,85% dos quadros de H1 N1 a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente).

O afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença.

As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem.

Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).
Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria , mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose ) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave).

Portanto, amigos, muita cautela na tranmissão de informações: A CALMA É FUNDAMENTAL, OS CUIDADOS GERAIS TAMBÉM. DEVEMOS ESTRA ALERTAS, MAS TEMOS QUE SEGUIR A VIDA COM NORMALIDADE, PORQUE A GRIPE SAZONAL MATA MUITO MAIS QUE ESTA E NUNCA TEVE ESTA DIMENSÃO DE ALARME.

Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC (este é o fator patognomônico!!), dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde.

Estamos conectados diariamente com a SMS, SESA e Central de Leitos, qualquer alteração na condução dos casos ou orientações gerais, haverá ampla divulgação

Abç,

Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


Se...
Se a pessoa que você ama, treme quando lhe abraça,
Se você sente aqueles lábios ardentes como brasas,
Se você sente a respiração dela se agitar ao te ver,
Se você vê os olhos dela ferverem com um brilho especial...

*
*
*
*
*
*
*


Sai fora que isso é GRIPE SUÍNA!

russobass
Veterano
# ago/09 · Editado por: russobass
· votar


maggie

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!

faltou o calor do corpo.

kkkk!!

Ian Anderson
Veterano
# ago/09
· votar


maggie
ashuashusahsuhuas

Isso me lembrou do chavez, no episódio da catapora

Guiller_the_Drummer
Veterano
# ago/09
· votar


HUAHAUHAUHAUAHUAHAUHAUAHUA..
essa gripe ta tao forte que alem de fechar escolas, cinemas, teatros, etc ... fecharam ate os topicos sobre ela..
REALMENTE É UMA EPIDEMIA....
QUE LOUCURA!!!

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


Operação Pandemia - Gripe Suína já era prevista? Legendado



(Teoria da Conspiração ON)

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


Guiller_the_Drummer
ehuehue

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


Como evitar o contágio da gripe suína

Por Dra. Gabriela Pahissa, Equipe do Bem Simples - Médico Clínica - M.N. 73182

Resumo
A gripe suína é causada por um subtipo do vírus A da influenza, uma infecção viral aguda que afeta principalmente as vias respiratórias. Existem também os vírus B e C.
Os subtipos do vírus A podem infectar os seres humanos e alguns animais, como as aves e os porcos.
O contágio se produz por meio das gotículas de saliva expelidas durante a tosse ou o espirro (que podem chegar a 1,5 m de distância da boca) ou por contato com superfícies contaminadas, como mãos, talheres e brinquedos.
Leia atentamente este texto para se prevenir do contágio e evitar a disseminação da doença, mas sem desespero nem pânico.


Passos
1
Se você estiver gripado, principalmente em épocas de epidemia, evite frequentar lugares com muita gente e, principalmente, fechados.

2
Use lenços descartáveis para limpar o nariz ou os olhos. Depois de usá-los, jogue-os logo no lixo.

3
Cubra a boca ao tossir, de preferência com o ângulo do cotovelo. Assim, se você tocar alguma superfície, suas mãos terão menos possibilidade de transmitir a carga viral.

4
Lave sempre as mãos com água e sabonete, ou passe álcool em gel, depois de tossir ou espirrar.

5
Não passe as mãos nos olhos se não as tiver lavado.

6
Evite cumprimentar com beijos e ter contato próximo com outras pessoas quando você estiver doente ou sentir os primeiros sintomas de uma possível gripe.

7
Não compartilhe copos, pratos ou talheres. O vírus pode viver até 24 horas nestas superfícies.

8
Não beba diretamente de garrafas ou latas.

9
Só use a sua toalha: em superfícies felpudas o vírus pode sobreviver até 12 horas.

10
Se você tiver filhos pequenos, evite que os brinquedos sejam compartilhados com outras crianças se alguma delas estiver gripada.

11
Mantenha a sua casa e o seu lugar de trabalho bem ventilados, abrindo frequentemente as janelas, mesmo que a temperatura esteja baixa. É melhor ter que se agasalhar do que ficar em um ambiente com ar viciado.

12
Se você apresentar um quadro gripal com febre alta e tiver tido contato com alguém que pode estar com a gripe suína, consulte imediatamente um médico.


Importante
* Os conselhos para evitar a gripe suína são os mesmos que para qualquer outro tipo de gripe. A diferença em relação a este novo subtipo de vírus é o maior poder de contágio inter-humano.

* Todas as pessoas com algum risco de complicação devem se vacinar todos os anos, no início do outono, contra a influenza estacional.

Rato
Veterano
# ago/09
· votar


a verdade é q se vc tiver imunidade baixa e pegar esse trem aí, é caixão.

O negócio é se previnir ^^

bom o tópico

russobass
Veterano
# ago/09
· votar


Segura essa:

Email escrito pela
Dra. Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde


Queridos amigos:


Devo ter esquecido alguns, repassem tbm aos conhecidos.

Tenho recebido perguntas e informações, as mais diversas das mais diversas fontes, muitas delas alarmistas... e temos que ser realistas.

Apesar de estar em férias, dediquei est última semana para uma intensa participação e pesquisa junto à todas as entidades oficiais competentes sobre o assunto, e não tenho motivos para achar que elas estejam ocultando ou minorando a real dimensão do problema.

Estive com o Secretário Estadual de Saúde, participei da reunião do Ministério da Saúde, conversei com a s autoridades da Vigilãnica Sanitária, SAMU e Secr Municipal de Saúde, além de epidemiologistas e infectologistas.

Não satisfeita, liguei para o CDC (Centro de Controle de Doenças em Atlanta), onde trabalha uma colega minha de turma.

A situação atual é a seguinte:

O virus H1N1 já ultrapassou a barreira inicial, circula livremente entre nós, veio para ficar. Nesta 1º onda do virus no Brasil, calcula-se que 70.000.000 de brasileiros terão contato com ele até final de setembro.

Das atuais viroses respirat. presentes no sul do país, 60% já são do novo virus, isto é, das pessoas com gripe que falamos ou que circulam na rua, ônibus, bares, igrejas clubes, tec, mais da metade já tem o novo virus... isto é uma projeção estatística , ou seja , não há mais capacidade para se fazer exame de todos os suspeitos.

A condução dos casos será como da gripe comum, e somente os casos graves ou em grupos de risco haverá dispensação da medicação anti viral.

O virus H1 N1 tem maior transmissibilidade que o virus influenza , mas tem MENOR PATOGENICIDADE, OU SEJA MATA MENOS QUE A GRIPE COMUM... acontece que ele tem tropismo por organismo com alguma brecha imunológica que comprometa as defesas habituais, então ele pode ser potencialmente mais agressivo em pacientes com: nutrição inadequada, más condições de higiene, cardiopatas e pneumopatas cronicos, asmáticos graves, renais crônicos, diabeticos, obesos mórbidos, pessoas em tto com imunossupressores (corticoides, tto para câncer) e doenças degenerativas.

Em pessoas hígidas, dificilmente haverá complicação, e , volto e frisar, a MORTALIDADE É MENOR QUE O VIRUS INFLUENZA.

Em 2008, só no mes de julho, 4500 pessoas morreram de gripe comum no Brasil. Estamos com 47 mortes pelo novo virus em 18 dias de circulação...

Temos que estar ALERTAS, isto sim, pois é um virus novo, pode sofrer mutações, e ainda estamos aprendendo a conviver com ele.

Por enquanto o importante é: boa alimentação, SUCOS DE FRUTAS, ÁGUA, ÁGUA DE COCO, VERDURAS, AMBIENTES AREJADOS, HIGIENE ADEQUADA DE MÃOS E VIAS AÉREAS, LAVAGEM DE MÃOS VÁRIAS VEZES AO DIA. ALCOOL PODE SER USADO EM SUPERFICIES POTENCIALMENTE CONTAMINADAS (MESAS DE CONSULTÓRIO, LOCAIS ONDE PESSOAS TENHAM ESPIRRADO, (mas sem maiores neuras, por favor, teremos que conviver alguns meses com este virus, como os tantos outros de gripe...)

As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento , para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de lacool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão.

Evitar locais fechados, aglomerações shoppings, cinemas, bares, chimarrão e nerguille, pelo menos nos próximos 15 dias, enquanto o virus está em "curva ascendente"...

Depois, é vida normal. O anti viral - Tamiflu- só será disponibiçizado pela SMS para os casos comprovadamente graves, não tomem para qq gripe, pois aumenta a resistencia do bicho...

Em 99,85% dos quadros de H1 N1 a evolução será ABSOLUTAMENTE BENIGNA, ou seja, portados assintomático, sintomas leves ou moderados, perfeitamente tratados com: cama e sintomáticos (repouso por 5 dias está mais que suficiente).

O afastamento das aulas é muito mais uma medida tranquilizadora para os pais, enquanto as equipes das escolas são adequadamente preparadas para receberem os estudantes e conviverem com a nova doença.

As 2 gripes estão ai, os sintomas são idênticos, não há porque saber se é gripe A ou influenza, a conduta será igual, e evoluirá geralmente bem.

Tivemos mortes, sim (porém 3 das mortes da semana passada acabaram se confirmando como da influenza, e não da gripe A).
Alguns jovens saudáveis faleceram sim, mas na grande maioria , mesmo nos jovens, havia algum fator basal predisponente: acompanhei 3 casos: 1 criança do interior(desnutrida); 1 adulto com 33 anos (cirrose ) e 1 senhora de 54 anos (asmática grave).

Portanto, amigos, muita cautela na tranmissão de informações: A CALMA É FUNDAMENTAL, OS CUIDADOS GERAIS TAMBÉM. DEVEMOS ESTRA ALERTAS, MAS TEMOS QUE SEGUIR A VIDA COM NORMALIDADE, PORQUE A GRIPE SAZONAL MATA MUITO MAIS QUE ESTA E NUNCA TEVE ESTA DIMENSÃO DE ALARME.

Evitem lotar os hospitais com casos leves, só em casos de febre = ou > de 38ºC (este é o fator patognomônico!!), dor de garganta ou dificuldade respiratória as pessoas deverão procurar os postos de Saúde.

Estamos conectados diariamente com a SMS, SESA e Central de Leitos, qualquer alteração na condução dos casos ou orientações gerais, haverá ampla divulgação

Abç,

Káthia Ribas CRM 9448
Gerência do Instituto Curitiba de Saúde

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


As Máscaras continuam recomendadas para quem está com quadro gripal, em respeito aos outros, e em alguns serviços de Pronto Atendimento , para as equipes de Saúde... nada de sair pela rua e shoppings com máscara e vidro de lacool gel na mão, precisamos de bom senso, tranquilidade é pés no chão.

Exato.

russobass
Veterano
# ago/09
· votar


maggie

eu repeti um post.

desculpe.

maggie
Veterana
# ago/09
· votar


russobass
;)

-Toolbar-
Veterano
# ago/09
· votar


Zuzza
vai se contagiar.
Infectar. Objetos se contaminam, animais se infectam. =)


Mas a frase é "vai se contagiar" e não "vai se contaminar".

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contra Virus Gripe [Influenza A / H1N1 / Gripe "suína"]