Seu TCC será/foi sobre o que?

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew

Pô cara, desculpa, eu pensava que era Ciência da Computação... Esse tipo de trabalho tem um perfil bem CC mesmo. Bom, mas a minha primeira sugestão eu ainda mantenho: eu conversaria com o meu chefe e com o meu orientador, e tentaria ganhar nota e salário pelo mesmo trabalho! ;)

Aliás, curiosamente, eu troquei esta semana um punhado de e-mails com o pessoal que inventou as SURFs. O principal inventor abriu uma empresa e está vendendo tecnologias de reconhecimento e rastreamento de imagens. E ganhando $ com o trabalho que fez no doutorado!

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


ZakkWyldeEMG
Pois é cara, ter que ir atrás e conhecer me motiva bastante, porém é loucura demais, está fora dos meus alcances, eu acho...não tenho nem noção por onde começar, só tem material em inglês, e é tudo baseado em fórmulas matemáticas que eu não tenho nem noção do que significam...
E pra mim que só tenho fds e madrugadas livres, não se torna algo viável ter que entender tudo aquilo e ainda desenvolver algo emcima...pq não preciso apenas entender e apresentar, tenho que desenvolver algo, colocar em prática, e mostrar funcionando perfeitamente...

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Eu já desisti daquele primeiro trabalho, pra não me incomodar futuramente...
Queria algo diferente, não CRUD e pesquisas, algo realmente que fosse novidade e além do que foi visto na facul, só que isso aí ta muito longe da minha realidade hehehe...
Mesmo assim, só de curiosidade fui atrás e olhei um monte de coisa, tem várias tecnologias parecidas com SURF, tem específicas pra reconhecer cantos, outras reconhecem cores, e assim vai...

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew

É! Tem um monte de tipos. O próprio SURF foi baseado em outra coisa, a SIFT.

Bom, mas como eu atualmente estou trabalhando com Visão Computacional, não consigo pensar bem em algo mais voltado para desenvolvimento de sistemas. Pergunta para o Sam se o fórum tá precisando de alguma coisa que não tenha! Aí você faz um TCC para o FCC! =P E depois quem sabe vira moderador, hehehe.

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Pergunta para o Sam se o fórum tá precisando de alguma coisa que não tenha!

Pois é, quando o tbsg desenvolveu aquele negocio do tempo dos usuarios, eu achava interessante, e agora, consigo fazer igual...


Mas o 'normal' do tcc la na minha facul, tem que ter todas aquelas baboseiras de MER, Diagramas e tudo mais(sim, é necessário e importante, mas não me interesso nada por isso..), e eu queria desenvolver algo que não precisasse ser "olha o diagrama e olha o programa pra ver se tá certo", se fizesse com SURF provavelmente não iria ter essas coisas, queria algo que prendesse a atenção das pessoas e mostrasse que dá pra ir além de CRUDs e pesquisas...

Jiuvaskala
Veterano
# jul/09
· votar


Análise das relações de gênero nas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica

Dogs2
Veterano
# jul/09
· votar


análise bio-mecânica e anatômica da curvatura da cauda do canguru incluindo deformidades e possíveis carrapatos

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Tenho um amigo que trabalha num pedágio, e ele me disse que no começo era complicado, pq o cara tem que olhar a placa do carro que tá chegando, e registrá-la no pc antes de pegar a grana com o motorista...e se ele não enxergar a placa, ele tem que descer e olhar...pq não colocam 1 camerazinha ali na frente, pro cara poder ver caso nao consiga ver qdo o carro chega?

E se fosse uma câmera que reconhecesse a placa e já colocasse ela no pc?
=D

Acho que placas seriam fáceis, pois são todas iguais, e não tem muitas cores diferentes...

Bog
Veterano
# jul/09 · Editado por: Bog
· votar


Sumerrew
Mas o 'normal' do tcc la na minha facul

hahaha, na minha, chegaram a proibir os alunos de proporem coisas como "sistema de videolocadora" (elas ainda existiam na época). =P

Diagramas e tudo mais

Engraçado... Já vi tanta gente fazendo BCC quando devia estar fazendo Sistemas de Informação... Você parece ser um dos raros casos em que vale o oposto!

E se fosse uma câmera que reconhecesse a placa e já colocasse ela no pc?

Pô cara, eu acho a idéia muito boa! Você poderia fazer um esquema assim:

1. A câmera fica parada. Com isso, se precisar, você pode usar algoritmos que separam automaticamente o fundo e o carro. Existem vários deles, e algumas plataformas para Visão Computacional (como o OpenCV) já vêm com versões simples implementadas. Se você realmente for fundo, te passo algumas referências.

2. A partir da imagem do fundo, você pode tentar normalizar as cores, já que a iluminação e as cores vão mudando com o passar do dia. Mas como a câmera fica parada, você SABE como são as cores "certas". Transformando o cenário para as cores certas, você pode tentar aproximar também a placa.

3. Opcionalmente, em vez de normalização, você pode usar simplesmente um algoritmo para contrast enhancement. Também já existem prontos, desde a equalização de histogramas até um troço chamado CLAHE.

4. Os caracteres das placas são padronizados, não são? E o carro precisa dar uma parada. Então, as placas vão sempre aparecer mais ou menos no mesmo lugar, do mesmo tamanho, e com as mesmas formas. Isso deve facilitar o trabalho.

5. Uma coisa que pode te dar trabalho é conseguir as imagens reais. Você pode pedir autorização para deixar uma câmera ligada num lugar do pedágio por alguns dias, gravar as imagens, e usá-las durante o trabalho, tanto para desenvolver quanto para validar.

6. Lembre-se que no TCC pode (deve) tentar fazer apenas um protótipo. Ou seja, os algoritmos não precisam ser perfeitos, e nem a precisão precisa ser de 100%. Na verdade, nem o sistema precisa estar instalado e rodando tem tempo real - você pode trabalhar com vídeos gravados. Tendo um protótipo minimamente decente, você poderia até tentar vender a idéia para alguma operadora de pedágio. Claro, aí eles te pagariam, para você fazer uma versão com cara de produto final, precisa, otimizada, user-friendly, e obviamente, rentável. ;)

Gostei mesmo. Sério. Se você não fizer, vou guardar a idéia para algum futuro orientando. Aliás, vou guardar mesmo se você fizer (claro, aí eu já aviso o cara que o troço já existe).

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Quando o cara me falou do problema, logo já pensei nisso, já liguei com as SURFs que vc havia me falado, e pensei na possibilidade real de fazer isso. E como vc citou no item 4, as placas vao estar praticamente sempre na mesma posição, e as cores não mudam muito, facilitando o trabalho.
Acho que a parte das imagens é tranquilo, gravo em casa mesmo, o que me deixa feliz é que é algo diferente, não vai ser aqueles "sistema de videolocadora" auhauah, e creio que não vai precisar de banco de dados, logo não precisa de diagrama de classes, logo meus professores vão achar estranho, logo vou ter que mostrar que eles têm que ter visão de futuro e parar de se acomodar com sisteminhas de gerenciamento =P

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


olha só.

Me recordo q no grupo do TCC, deixamos 1 fulano lá para que cuidasse somente da capa e etc.
Tudo relacioando a estética.

Na capa ele escreveu Trabalho de Conclusão de Curço

='(


é de chorar

Grow
Veterano
# jul/09
· votar


O PCC e seu Desmembramento


mas isso é só um projeto, é mto arriscado falar disso, estou pensando ainda se vale a pena

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew
Acho que a parte das imagens é tranquilo, gravo em casa mesmo

Bom, o ideal é ter imagens "outdoors", com todas as variações causadas pela posição do sol, dias nublados, dias de chuva, etc.

Nem que você fique de espreita na entrada da garagem do prédio, hahahahahahah.

logo vou ter que mostrar que eles têm que ter visão de futuro e parar de se acomodar com sisteminhas de gerenciamento

Hheheh, bom, mas o perfil do curso que você escolheu É mais esse mesmo, não é? Você talvez seja alguém que tivesse tirado mais proveito de um bom bacharelado em Ciência da Computação. =P

O legal desse tipo de projeto é que, mesmo sendo só um protótipo, um cara com espírito empreendedor consegue usá-lo para vender o seu peixe, e ganhar apoio para vôos mais altos. ;)

Se for fazer mesmo o projeto e precisar de alguém "de fora" para trocar uma idéia, estamos aí. Claro, o ideal seria que a pessoa a te ajudar fosse o teu orientador, afinal, EU não estou recebendo para isso, ele está, hahahaha.

Bog
Veterano
# jul/09
· votar


Rato
Trabalho de Conclusão de Curço

Hahahhaahhaha, ótimo! =P

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
Sim, perfil é esse mesmo, pessoal acomodado em pegar o canudo com qualquer tcc e se mandar =/

Cara, realmente vou ver mais a fundo isso, hoje à tarde mesmo...

Vlw pela força aí cara!

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/09
· votar


grupo do TCC

que moleza, aqui o trampo é solo + PAF Pro

Rato
Veterano
# jul/09
· votar


Bog
pior foi na apresentação.

um deveria apresentar, aí escolheram o banana aqui pra falar.

Orra, o maluco tomou várias pra tomar coragem de ficar áli do lado, só observando ^^.


Proibiram o guras lá de sequer entrar na sala ^^

ghostbastard
Veterano
# jul/09
· votar


Seu TCC será/foi sobre o que?


Eu tive dois! Um no primeiro semestre e outro no segundo.


Bom, o do primeiro foi um trabalho com uma ONG que ajudava pessoas deficientes visuais. Eles precisavam construir um espaço, uma espécie de casa de treinamento onde os deficientes pudessem treinar como andar em casa e fazer as tarefas domésticas.

Conseguimos várias parcerias, fizemos um site, comunicação impressa em uma feira gatronomica, revistas empresariais e jornais. Teve também um VT de tv.

Tudo isso baseado em parcerias. Tivemos um custo de 50 reais no total hehe.

Já o do segundo semestre foi com uma revendedora de pneus, foi horrivel. Eles nos ignoravam, tanto que nem foram na apresentação e acabou nem sendo veiculado.


Foi por isso que decidi trabalhar com ongs =) atualmente estou trabalhando em uma.

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/09
· votar


O meu foi um Centro Educacional voltado para Crianças carentes estudarem música em Recife-PE... No centro da cidade, em um bairro histórico com uma proposta de reurbanização e reutilização da área...

Curso: Arquitetura e Urbanismo

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


ThyagoAmaral
Curso: Arquitetura e Urbanismo
Dizem que quem faz esse curso não é gay o suficiente pra fazer Design, nem homem o suficiente pra fazer Engenharia..

ThyagoAmaral
Veterano
# jul/09
· votar


Sumerrew
ahuahauhua rpz no meu caso num faz nem medo...

Sumerrew
Veterano
# jul/09
· votar


ThyagoAmaral
n entendi...
O.o

The Root Of All Evil
Veterano
# jul/09
· votar


O meu será sobre os efeitos mutagênicos da Vitamina C.

qew
Veterano
# jul/09 · Editado por: qew
· votar


TCC

Traço cêu c*.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seu TCC será/foi sobre o que?