Seu TCC será/foi sobre o que?

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# jun/09


o tema do meu foi Gargalos Logísticos na Exportação de Rolamentos Automotivos.
Horrível falar sobre isso, assim com o título ...

tantos assuntos legais em Comércio Exterior para se comentar e me deixei levar por esse estudo praticamente inútil.


boa semana :)

Rato
Veterano
# jun/09
· votar


O que determina o sucesso na apresentação do trabalho de conclusão de curso?

Por: Flávia Furlan Nunes
22/06/09 - 08h56

SÃO PAULO - O que determina o sucesso na apresentação de um trabalho de conclusão de curso (TCC), exigido ao término da graduação? Na opinião da vice-diretora da FEA (Faculdade de Economia e Administração) e professora da PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica), Elisabete Adami, a resposta seria a segurança no conteúdo.

"O primeiro fator fundamental é o aluno ter segurança sobre o trabalho que fez. O grande erro é não conhecer bem o tema", afirmou.

Orientador
De acordo com Elisabete, se há uma falha no momento da apresentação do trabalho, a culpa também é do orientador, que não cobrou dos alunos a discussão sobre o tema, para que eles desenvolvessem de forma mais clara e objetiva. Para a professora, 80% do sucesso da apresentação do TCC são responsabilidade do orientador.

"Quando oriento, faço com que os alunos treinem, com que respondam perguntas difíceis. Faço o papel do advogado do diabo. Eles enfrentam tantas dificuldades no processo que já vão preparados para a banca", disse.

Por isso, é preciso saber escolher bem o orientador. Os principais quesitos a serem analisados nesse momento são o conhecimento que ele possui do tema que será tratado e também de metodologia de trabalho, já que ela pesa bastante na nota final.

Banca
Na escolha da banca, esses mesmos quesitos devem ser considerados. Em relação ao comportamento do aluno, nesse momento, confira as orientações dadas pela professora:
Tenha calma durante a exposição;


Não encare a banca como inimiga;


Respeite as questões que ela coloca;


Responda delicadamente;


Cumpra o horário para a resposta.

Horcruxes
Veterano
# jun/09
· votar


Ainda tá longe o meu TCC... =)
Na verdade, não sei nem qual habilitação do curso vou escolher!

rosie
Moderadora
# jun/09
· votar


preciso arrumar um tema pro próximo semestre, tá difícil =(
algo na área de web/usabilidade/social media...

LFL
Veterano
# jun/09 · Editado por: LFL
· votar


Um jogo de tabuleiro com realidade aumentada para dispositivos móveis!

http://realidademisturada.blogspot.com/2009/05/jogo-de-damas-com-reali dade-aumentada.html

curso: ciência da computação
:)

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


Rato
A POLÍTICA ECONÔMICA DOS ANOS 1990: uma análise sobre o baixo crescimento do PIB

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


Rato

O meu projeto/tcc seria sobre o uso, benefícios e a viabilidade da tecnologia GPS & Piloto automático na agricultura.

Porém, é um assunto muito técnico, pouco teórico, com pouco material de referência. Aí desanimei e resolvi abandonar, e fazer outro. Como não consegui autorização para entregar e apresentar ainda este ano, vou fazê-lo no próximo. =/

Laura Pausini a cantora
Veterano
# jun/09
· votar


o meu foi sobre a modificação que o teatro existencialista causa na vida e pensamento das pessoas.

Como modificar atraves do teatro não comercial?
E a peça surrealista

deu super certo...

kiki
Moderador
# jun/09 · Editado por: kiki
· votar


Rato
acho que tem que faar o curso também, né?

Gargalos Logísticos na Exportação de Rolamentos Automotivos.
que nome assutador.

o meu foi uma estação de metrô
curso: arquitetura

metrô estação lapa



erico.ascencao
Veterano
# jun/09
· votar


Pretendo fazer algo relacionado com o sistema de controle de injeção eletrônica.

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Eu ia fazer um ERP pra joalheria onde trabalhava, mas acabei desistindo, e pro próximo semestre quero fazer algo inovador, não uma merda de sistema só pra me formar...

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Rato

O meu foi sobre robustez na comunicação de voz sobre IP. Isso foi em 2002. Eu achei o trabalho quase ingênuo, porque na mesma época, já estava mexendo com coisas bem mais sofisticadas no trabalho. Não que seja grande coisa - eu acho que essa situação é até bem comum na área da computação.

Em 2005 foi a vez da dissertação de mestrado, com uma abordagem usando inteligência coletiva baseada num formigueiro para descobrira a topologia de uma rede. Muito mais interessante que o TCC.

Em 2008, a tese do doutorado foi sobre detectar valores inconsistentes em uma comunicação usando padrões aprendidos automaticamente a partir de exemplos. Foi um projeto que eu meio que fui obrigado a fazer, e não me deixou tão satisfeito quando o mestrado. :(

E, se tudo der certo, em alguns anos eu troco de lado, e passo a ter o papel de orientador, ou melhor ainda, de banca. >:-D Quem vai fazer ciência da computação que se prepare, heehehhehe.

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Aceito idéias =)

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


Sumerrew
área ?

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei
Informática, faço análise e desenvolvimento de sistemas.

E queria algo pra web, integrando Java, Flex e Oracle, ou alguma coisa diferente, como essa parada do LFL aí, realmente li os negócios no blog dele e achei bem interessante

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Sumerrew
Aceito idéias =)

Uma coisa que eu não fiz na época e que deveria ter feito: se você trabalha ou faz estágio, tente juntar o TCC com aquilo no que você está trabalhando. Com isso, você pode fazer um projeto mais complexo, já que vai dedicar mais tempo ao trabalho, vai ter mais contatos e tudo mais. Além disso, vai ser um projeto com perfil altamente prático, pés no chão, e muito mais fácil de defender diante da banca, especialmente quando surgir a pergunta "e isso tem utilidade?". Claro, isso depende do orientador, e de você ser honesto e bem claro a respeito do seu papel dentro do projeto, mas eu não só permitiria, como estimularia. O propósito do TCC, afinal de contas, é mostrar que você está pronto para encarar o trabalho como profissional. Nada melhor do que um projeto feito sob condições reais para isso.

No meu caso, se tivesse juntado o TCC com o trabalho, teria apresentado algo muito, mas MUITO mais legal - eu até hoje considero o projeto que eu estava fazendo no trabalho na época como uma das coisas mais interessantes e complexas que eu já fiz.

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Bog
se você trabalha ou faz estágio, tente juntar o TCC com aquilo no que você está trabalhando

Faz um mes que comecei a trampar na minha área, e to aprendendo intensvamente aquilo que citei ali emcima, q pretendo usar pra desenvolver o TCC. Realmente vai facilitar bastante, pq o pessoal ajuda e tal, o que falta pra mim é a idéia de algo útil e true pra fazer o TCC, e não tenho medo de ter que ir atrás de coisas que não sei e tal pra poder fazê-lo

-Dan
Veterano
# jun/09
· votar


Um aparelho para deficientes fisicos que informe automaticamente por msg de voz o ponto de onibus que estao, quais onibus passem por aquele ponto e avise qdo esta chegando um onibus.

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


Sumerrew
Rapaz, me parece que existem N possibilidades pra vc.

Uma dica que eu deixo pro pessoal que ainda vai fazer o TCC, tão importante quanto o tema abordado é a escolha do orientador. Vários amigos meus passaram um perrengue legal em relação a isso.

Eu me dei super bem com o meu, estávamos com as idéias bem alinhadas, e ficamos bebados juntos algumas vezes hahaha

Mas um orientador bom pra X não quer dizer que seja bom pra Y. Alguns amigos que iniciaram o TCC depois de mim, e viram meu entrosamento com o orientador vieram fazer com ele tb. A "sinergia" não foi a mesma e um ou outro passou um apura danado.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Sumerrew

Heheh, apesar de ser da computação, passo longe dessa coisa de desenvolver sistemas corporativos, interfaces com BD e afins, então não posso dar idéias mais concretas.

Eu perguntaria para o meu chefe. Se ele tiver uma idéia, é uma situação win/win/win: a empresa ganha por você dedicar umas horas a mais a um projeto útil para ela, você e o teu orientador ganham porque o resultado é um trabalho mais sólido.

Se fosse para eu sugerir algo que eu considero uma boa AGORA, sugeriria a implementação de uma versão open source, flexível, e principalmente, altamente otimizada de Speeded Up Robust Features (SURFs), uma abordagem para detectar e descrever pontos de interesse em imagens. As implementações disponíveis têm desempenho pífio, especialmente trabalhando com vídeos, e uma boa implementação seria aproveitada pela comunidade científica, receberia muitas citações, e praticamente garantiria acesso a um mestrado, caso haja interesse. E eu usaria, ehehhe.

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei
Meu orientador era um $#%#$#, e o fato dele ser o professor da matéria que mais odeio in this world, acho que daí sim que ferrou tudo mesmo.

Bog
Speeded Up Robust Features (SURFs)
Não entendi direito isso ai cara, dei uma googlada e só achei um negócio com várias matrizes, seria tipo comparações de imagens ou algo assim?

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Sumerrew
Não entendi direito isso ai cara

Heheh, é uma coisa bem maluca. Serve para você comparar imagens sim. Pesquisas nesta área servem para reconhecimento de objetos, visão de robôs, visão estéreo, busca de imagens na web, imagens panorâmicas (pegar 2 fotos de um lugar e "colar"), etc.

Pode parecer viagem pura, mas as SURFs são uma simplificação do SIFT, um algoritmo usado em coisas como o Sony AIBO e em alguns experimentos com busca de imagens do Google. É computação para gente grande. Claro, num TCC você não iria INVENTAR algo do tipo (foi a dissertação de doutorado de um cara), mas sim implementar com código aberto e otimizado.

Procure no Youtube por exemplos que você vai entender o que é. ;)

Sumerrew
Veterano
# jun/09
· votar


Bog
Aqui no trampo é bloqueado o Youtube =(

Mas agora acho que entendi, seria como ter um bd com imagens, aí um campo onde vc escrevesse: "cadeira", aí todas as imagens que continham uma cadeira iriam retornar...

Imagens panorâmicas é interessante também, ou alguma coisa que a partir de uma imagen panorâmica gerasse uma imagem diferente, como vc selecionar um sqm do google maps e clicasse em um botão, ai veria como se fosse vc na rua olhando, com prédios em 3D e tal...

O complicado seriam aquele negócio das matrizes, pq quero fazer a mágica acontecer via código, e não ter que estudar matemática a fundo..

Vlw pela ajuda cara =)

Fenrisulfr
Veterano
# jun/09
· votar


Falta tempo, mas to pensando em fazer algo relacionando o Anarquismo e a Econômia...

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Meu TCC do técnico foi sobre o centenário da imigração japonesa no Brasil, ano passado. Eu fazia Turismo.
Já o da Letras, curso mínimo de seis anos e eu sou bixete, MUAHAHA, tô mais preocupada em terminar meu ano com boa média e fazer habilitação em alemão/português. Falar em TCC agora é foda.

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
centenário da imigração japonesa no Brasil
-_-

TaylorBass
Veterano
# jun/09
· votar


Geografia da música no Rio de Janeiro..
algo assim..

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


kiki
HAHAHA 8D
Ninguém tem uma relação de amor e ódio com a Liberdade como eu, meu caro... ninguém.

Ah, esqueci de mencionar que eu meu TCC foi um evento. Um dos poucos que saem do papel e vão lá, mostrar tudo de errado que poderia acontecer e de fato ocorreu, haius =(

The Blue Special Guitar
Veterano
# jun/09
· votar


Começo no semestre que vem.
Ainda não sei o tema exato, mas será algo que utilizará reconhecimento de imagens para algum fim.

kiki
Moderador
# jun/09
· votar


Mila Turunen
Ninguém tem uma relação de amor e ódio com a Liberdade como eu, meu caro... ninguém.
ódio?
=o

Ah, esqueci de mencionar que eu meu TCC foi um evento. Um dos poucos que saem do papel e vão lá, mostrar tudo de errado que poderia acontecer e de fato ocorreu, haius =(
tá muito abstrato, exijo esclarecimentos. com detalhes. mas pode ser outro dia, quem sabe no fim de semana?
=)

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seu TCC será/foi sobre o que?