STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão

Autor Mensagem
Laura Pausini a cantora
Veterano
# jun/09
· votar


Uma sacanagem!!!
e eu sei exatamente o que a galera de jornalismo passa, porque a minha profissão acontece mais ou menos a mesma coisa, porque fulana sai de big brother da vida e fala que é atriz e pior tem espaço na tv para atuar, enquanto eu e mais vários formados em artes cênicas, que estudamos muito que praticamos muito, ficamos sem o emprego , porque fulaninha tem a bunda boa e pegou nosso lugar por isso,.

É TRISTEE MESMO!

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


Grandes autores visam o poder da comunicação, a que está sobre as mãos dos jornalistas, o poder de influenciar, formar opnião como um 4° poder, tal como judiciário executivo ou legislativo.
O jornalista tem por função máxima comunicar a opnião, situação e necessidade da sociedade.
O ser humano por natureza é "comunicação".
Confiáriamos em alguém ser formação ou diploma para ter sobre as mãos o poder de influenciar povos?

Ok!

Então vou ao açougue fazer uma ciriurgia já que não precisa de diploma para cortar!

guschard
Veterano
# jun/09
· votar


Pra quem está de fora, parece mesmo bobagem escrever uma simples matéria. Mas, acredite, meu caro, envolve muita coisa, estudos e mais estudos. Ou voce acha que na faculdade de jornalismo, se passa 4 anos olhando pro teto e fumando maconha?

nunca falei isso... eu acho faculdade de extrema importancia, pra qq área... soh q, como essa eh uma area q nao envolve a vida de ninguem, nao tem pq o estado se meter obrigando que se tenha diploma
qual seria a pior consequencia d um não-graduado trabalhar como jornalista???? fazer materias ruins??
por isso, cabe à cada empresa saber c vai contratar um não-graduado ou não... e não ao estado

guschard
Veterano
# jun/09
· votar


Confiáriamos em alguém ser formação ou diploma para ter sobre as mãos o poder de influenciar povos?
Confiariamos em alguem sem formação ou diploma para ser o presidente do Brasil?? pois eh...
e querendo ou não, o lula tem mto mais poder de influenciar povos do que qq jornalista do nosso pais e nem por isso ele precisou de diploma...

Kamus23
Veterano
# jun/09
· votar


Para ser jornalista não importa se fez faculdade ou não, o que adianta ter faculdade e ser um merda.

Exemplo: Nossa familia esta no ramo de Refrigeração a 35 anos, vocês acham que alguns de nois fez faculdade ou curso?
Meu avô aprendeu na pratica a trabalhar, e foi passando isso de geração em geração, agora esta em mim...

Esta certo isso, assim muitas pessoas que não tem faculdade podem virar jornalista, com isso, depois poder fazer uma faculdade (se quiser).

E não precisam se preocupar, nenhum programa que se preste vai dar emprego a um qualquer.

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


Kamus23

É por pensamentos inúteis assim que a mídia está mergulhade em sensacionalismo!

Com o curso os acadêmicos aprendem como para e para quem comunicar! Aprendemos fundamentos básicos de ética, profissionalismo, história e cultura.
Ao menos é assim no meu curso!

Grow
Veterano
# jun/09
· votar


http://leonardoaraujo00.blogspot.com/2009/06/sobre-obrigatoriedade-do- diploma-para.html

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


E não precisam se preocupar, nenhum programa que se preste vai dar emprego a um qualquer.

Acho que a questão não é essa. Nossa Lei garante o direito de liberdade de expressão pra todos, assim qualquer um pode postar matérias num jornal, qualquer um pode ter um blog, e isso de uma certa forma acaba tirando o espaço daquele que teve o trabalho de se formar na área.

É o que acontece com administradores também, onde engenheiros acabam ocupando seu espaço nas empresas.

Isso é complicado, tem os dois lados da moeda.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jun/09 · Editado por: Carlos_Souza_Jr
· votar


brunohardrocker

Não tinha pensado nisso...

Não poderia mais ter um blog...

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


brunohardrocker

Não é questão de direito de expressão, se trata de ser Jornalista! Profissão Jornalista!
Os jornais e outros veículos de comunicação disponibilizam espaço para leitores e espectadores e além do mais jornalistas devem já expressar a palavra da sociedade!

Grow
Veterano
# jun/09
· votar


O governo só deu aval ao que já acontece na prática...

há vários modos de olharmos a situação:

a não formada Analice Nicolau apresentando o jornal do SBT para mim não denigre em nada minha profissão

o formado Datena apresentando o Brasil Urgente é uma aula de como não fazer Jornalismo

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


Querendo ou não o diploma é uma tendência de mercado!

Esta decisão do STF só vai ajudar os "véio" que já tão na parada!

No entanto que for entrar o diploma é quase questão de ética.

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


dibass

Não sei onde discordei disso.

rosie
Moderadora
# jun/09
· votar


nada é mais óbvio pra mim que a culpa é dos próprios cursos de jornalismo que pararam no tempo.
nenhum está focado no futuro do jornalismo, que é digital. assim, saem alunos despreparados, sem a menor noção de jornalismo digital, que perdem lugar para blogueiros e etc.
talvez depois disso resolvam mudar as grades =p

o "bom" é que agora além de designer, q todo mundo é, tb posso ser jornalista...

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


brunohardrocker
Me desculpa,
só aprovei tei sua fala pra falar um pouco mais!

Kensei
Veterano
# jun/09 · Editado por: Kensei
· votar


O outro lado da moeda. O que é ser jornalista?

Jornalista é ser engenheiro aeronáutico. Basta um avião cair. Eles passam a emitir opiniões "profundas" a cerca de vários elementos especificos, tais quais, transponder, caixa preta, e etc. Manjam mesmo. Ah, e se é pra falar de reverso então, é com eles mesmo.

Ah sim, e ainda formam opinião a cerca do GRIP das pistas dos aeroportos. Ranhuras, texturas, cimento, ah vá, eles sacam tudo!

Jornalista é ser Economista. Ah, aqui eles adoram, todo santo dia se deleitam tecendo comentários econômicos.


Jornalista é ser técnico de futebol. Afinal de contas, já perdemos a contas de quantos foram campeões.

Jornalista é ser tecnólogo. Como eles entendem de tecnologia. Incrível. Basta ler os cadernos dos grandes jornais. Análises profundas. Excelentes.

Pena que muitos, quando escutam 5 de um interlocutor, tem uma mania estranha de escrever 2.

Enfim, ser jornalista é ser todas as profissões. Pq todas as profissões não podem ser jornalistas?

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Headstock invertido
Se eu quiser que a campanha publicitaria da minha empresa seja feita por um gari, quem vai me impedir?

Acho que ninguém.

Se eu quiser que minha empresa seja administrada por um coveiro, quem vai me impedir?

Menos ainda.

Nos outros casos que você citou, existe risco direto à segurança/vida/saúde. Mas pelo menos nesses dois casos, que eu saiba, não existe lei que proíba a prática da profissão. Qualquer um pode abrir ou administrar uma empresa, independente da formação.

Esse papo de regulamentação é complicado... A minha área também não é regulamentada (computação - bom, pelo menos não era quando eu me formei), e apesar dos profetas do apocalipse terem soado as trombetas, depois de mais de 7 anos de formados, os meus colegas estão todos vivos e ganhando adequadamente (alguns até mais que isso). Por outro lado, as pessoas são livres para contratarem como analista de sistemas qualquer guri que pensa que programar em Java é saber fazer um sistema. Aliás, muita gente contrata mesmo, e em muitos casos joga dinheiro fora. Mas na maior parte dos lugares sérios, eles nem consideram a possibilidade de contratar esses guris para certas funções.

The Blue Special Guitar
sorte que fui pra outra área.

Que exige diploma? =P

guschard
cabe à cada empresa saber c vai contratar um não-graduado ou não... e não ao estado

É exatamente este o princípio que rege a regulamentação de profissões específicas. Ou deveria, já que muitos grupos fazem pressão apenas para ter reserva de mercado...

Eu particularmente acho que cada um deve ter a liberdade de contratar quem bem entende para qualquer cargo, desde que não seja um cargo de cunho técnico onde existe risco direto à vida/saúde/segurança. Em especial, cargos nos quais a pessoa pode responder legalmente por uma falha, onde a assinatura vale como termo de responsabilidade por danos causados.

Bog
Veterano
# jun/09 · Editado por: Bog
· votar


Aliás, uma pergunta... e revistas de divulgação científica, seriam afetados por uma eventual exigência de diploma? Tipo, para fazer um artigo sobre engenharia para a Scientific American, o doutor em engenharia estaria impedido, mas o jornalista sem conhecimento de engenharia estaria limpo?

E coluninhas em jornal? Tipo "crônicas do cotidiano" e tal?

dibass
Veterano
# jun/09
· votar


Bog
Eu nunca vi jornalista pilotando um avião ou construindo um prédio ou desenvolvendo medicamentos, mas sim comunicando que isso aconteceu.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


dibass

E onde eu disse o contrário?

Você entende o que significa cargo de cunho técnico onde existe risco direto à vida/saúde/segurança?

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


dibass

(para... pensa)

Cara, você estuda comunicação? Porque se estuda, devia ter lido e interpretado melhor o que eu disse antes de se manifestar.

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei
O outro lado da moeda.

Se os seu post foi em resposta ao meu, que fique bem claro, não afirmei que deve ser obrigatório o diploma para ser jornalista. É pelo mesmo motivo que você comentou que acho que não deve.

Só acho que a profissão tem que ser mais valorizada, e que os jornalistas aprendam a meter o bico quando entendem do assunto mesmo.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


brunohardrocker
que os jornalistas aprendam a meter o bico quando entendem do assunto

HaHAHHA, o ciclo jornalístico do ponto de vista de um cientista:

http://www.phdcomics.com/comics/archive.php?comicid=1174

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


brunohardrocker
Bruno, nem li o que vc escreveu, é mais uma sisma que eu tenho de longa data, é fundamental o papel dos jornalistas, claro. Mas creio que muitas vezes eles esquecem de apenas noticiar os fatos, ou escrever ao pé da letra o que técnicos e especistas relatam sobre determinado assunto, e passam eles a "pensar" e formar opinião sobre algo técnico.

Lucy.ana
Veterano
# jun/09
· votar


O nosso lindo Supremo Tribunal Federal e suas grandes decisões... Na minha humilde opinião o STF está legislando, isso mesmo, está legislando no lugar do poder legislativo. Além do mais está legislando para um país que não acompanha a "grande evolução social" que a Suprema Corte enxerga. O STF vive uma situação romancista de um país de outro mundo mesmo. Foi o mesmo caso das algemas e do indivíduo responder em liberdade até o trânsito em julgado... Só decisão de ponta! E logo o jornalismo! Uma profissão que tem ser séria e técnica! Imaginem... Nosso jornalismo já é sensacionalista com o curso obrigatório, imagine sem... E olha a comparação que o Gilmar Mendes fez: "...dos profissionais e deve continuar nos moldes de cursos como o de culinária, moda ou costura, nos quais o diploma não é requisito básico para o exercício da profissão" Só uma palavra pra isso: UAU!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jun/09
· votar


Lucy.ana

Nosso jornalismo já é sensacionalista com o curso obrigatório, imagine sem...

Se eu não me engano, atualmente não é obrigatório...

Lucy.ana
Veterano
# jun/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
A partir do dia 17 de junho de 2009 não é mais obrigatório... Antes dependia da instituição que contratava o indivíduo, que na maioria das vezes, ressaltava que era obrigatório o diploma para exercer a profissão, porém com a decisão proferida pelo STF não é mais de jeito nenhum!

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# jun/09
· votar


Lucy.ana

Obrigado pelo esclarecimento. :-)

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Acho que não muda nada e que tambem, os formados, em 99% das ocasiões, terão o conhecimento e o diploma como vantagens, na hora de conseguir um trabalho; além de ser capaz de produzir um trabalho mais bem-feito. Quem passa por uma faculdade certamente terá mais 'armas' para ser um melhor jornalista que um não formado e isso pesa, na hora que um empregador está analisando currículos. O não formado só se destaca se tiver um talento natural e muita noção de como fazer as coisas.

Gostaria de saber se salário de formado é o mesmo dos que não são, visto que é algo que já acontece com frequência...

Enfim... mesmo que eu ache que não muda muito, não gosto de saber que amigos meus fizeram anos de faculdade, pra no fim, pelo menos terem a sensação de que não valeu nada. Talvez apenas alguns cursos sejam suficiente a partir de agora...

Não estou esclarecido sobre isso ainda...
[]´s

Lucy.ana
Veterano
# jun/09
· votar


conandrade

Não se preocupe quanto aos seus amigos. Coloque-se no lugar de um empregador, em um jornal de média circulação na cidade, lembrando que o salário inicial não é lá essas coisas, você iria preferir um com diploma em mãos ou um sem? Eu te garanto, conandrade, que o tempo não foi perdido. Fora que há concursos públicos que pedem especificamente o diploma de jornalista, daí quem não tem sifu..... Ou seja essa decisão só serviu para fazer uma maior confusão mesmo, afinal, só vai ter emprego quem tem o diploma. A não ser que o cara seja muito rico e monte um jornal só dele e mesmo assim vai querer contratar só "diplomados"... rsrsrs.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão