STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão

Autor Mensagem
Black Fire
Gato OT 2011
# jun/09
· votar



Partindo desse principio, se eu quiser que minha casa seja construída por um açogueiro, quem vai me impedir?


Comparação esdrúxula, diga-se.

Lucy.ana
Veterano
# jun/09
· votar


Partindo desse principio, se eu quiser que minha casa seja construída por um açogueiro, quem vai me impedir?

Partindo-se desse princípio o que tem se eu quero ouvir um fato noticiado pelo Zé da Esquina? ¬¬

Black Fire

Realmente essa comparação não foi muito feliz....

Diego Marques
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei
Jornalista é ser engenheiro aeronáutico. Basta um avião cair. Eles passam a emitir opiniões "profundas" a cerca de vários elementos especificos...

Cara, se um jornalista realmente emite opiniões em algum espaço que não seja explicitamente opinativo ele está quebrando uma das primeiras e fundamentais regras do jornalismo, que é a imparcialidade (aliás, coisa que se aprende do 1º ao 8º período!). Se você viu alguém fazendo isso, pode ter certeza de que este não é um bom jornalista.

O que pode ocorrer é a citação de fontes preparadas para emitir uma opinião técnica sobre o assunto. Muitos leitores acabam mesmo pensando que a opinião ali escrita é do Jornalista, mas isso é um equívoco feio.

Hoje estou um pouco mais calmo pra falar sobre o assunto. Acho que o Jornalismo vai pra mesma área da publicidade, onde o diploma não é obrigatório também, mas mesmo assim as faculdades estão lotadas e me parece que o mercado dá preferência pra quem tem diploma.

Bog
Veterano
# jun/09
· votar


Diego Marques
onde o diploma não é obrigatório também, mas mesmo assim as faculdades estão lotadas e me parece que o mercado dá preferência pra quem tem diploma

Exatamente como na computação, e em muitas outras áreas.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Lucy.ana

É... bem o que imagino que aconteça mas não tenho experiência alguma com isso. Não acho que eles tenham 'perdido tempo' mas acho que eles podem se sentir assim num primeiro momento.

O fato é que não existe essa 'perda te tempo', se vc passou anos da sua vida adquirindo conhecimento.

E certamente os empregadores que se dão ao respeito sabem disso.

Kensei
Veterano
# jun/09
· votar


Diego Marques
Bom, faço votos de que vc leve para vida toda o aprendizado que teve (ou tem) do 1° ao 8° período.

conandrade
Veterano
# jun/09
· votar


Diego Marques
Cara, se um jornalista realmente emite opiniões em algum espaço que não seja explicitamente opinativo ele está quebrando uma das primeiras e fundamentais regras do jornalismo, que é a imparcialidade (aliás, coisa que se aprende do 1º ao 8º período!). Se você viu alguém fazendo isso, pode ter certeza de que este não é um bom jornalista.

Bom... devemos ter 3 bons jornalistas no meio esportivo, então. :) Err... concordo! Eu que sou fanático por F1 e estou sempre buscando informações, vejo muito disso na mídia brasileira: é rídiculo. Principalmente em transmissões.

Depois que vc assiste pela BBC, por exemplo, nota quão grande é a diferença. Aqui, o patriotismo exacerbado eleva a parcialidade ao extremo em todos os esportes que assistimos. Lá, por exemplo, vc nota eles falando dos ingleses e dando mais atenção mas em nenhum momento falam mal de alguem, ou "dão a entender" alguma coisa além do que foi falado...

só a título de curiosidade mesmo...

Grow
Veterano
# jun/09
· votar


Kensei
O outro lado da moeda. O que é ser jornalista?

Jornalista é ser engenheiro aeronáutico. Basta um avião cair. Eles passam a emitir opiniões "profundas" a cerca de vários elementos especificos, tais quais, transponder, caixa preta, e etc. Manjam mesmo. Ah, e se é pra falar de reverso então, é com eles mesmo.

Ah sim, e ainda formam opinião a cerca do GRIP das pistas dos aeroportos. Ranhuras, texturas, cimento, ah vá, eles sacam tudo!

Jornalista é ser Economista. Ah, aqui eles adoram, todo santo dia se deleitam tecendo comentários econômicos.


Jornalista é ser técnico de futebol. Afinal de contas, já perdemos a contas de quantos foram campeões.

Jornalista é ser tecnólogo. Como eles entendem de tecnologia. Incrível. Basta ler os cadernos dos grandes jornais. Análises profundas. Excelentes.

Pena que muitos, quando escutam 5 de um interlocutor, tem uma mania estranha de escrever 2.

Enfim, ser jornalista é ser todas as profissões. Pq todas as profissões não podem ser jornalistas?

sinto mto kra, mas o jornalista q vc está citando acima com certeza não fez faculdade

isso não é jornalismo, é sonia abraão

Kamus23
Veterano
# jun/09
· votar


dibass

Com o curso os acadêmicos aprendem como para e para quem comunicar! Aprendemos fundamentos básicos de ética, profissionalismo, história e cultura.
Ao menos é assim no meu curso!


Como diz o grande Luiz Carlos Alborghetti

"Jornalismo não se faz em banco de escola, e sim na vida"

Kensei
Veterano
# jun/09 · Editado por: Kensei
· votar


Grow
sinto mto kra, mas o jornalista q vc está citando acima com certeza não fez faculdade

isso não é jornalismo, é sonia abraão



Então essa decisão do STF não muda nada, por exemplo, em assuntos que se relacionam a políticas publicas e economia, é exatamente isso que o EDITORES CHEFES que controlam a mídia nesse país fazem desde que inventaram os telejornais.


Edit: porém compreendo a visão romântica que temos acerca de nossas profissões / cursos em sua fase inicial.

brunohardrocker
Veterano
# jun/09
· votar


Kamus23
Como diz o grande Luiz Carlos Alborghetti

Bela referência.

Black Fire
Gato OT 2011
# jun/09
· votar


Só uma pergunta, antes dessa lei, pra escrever em jornaleco de movimentos sociais tinha que ser jornalista?

maizena e o um
Veterano
# jun/09
· votar


As leis acompanham a sociedade, era uma prática normal e habitual, agora é oficial. Não tem porque esse bafafá todo.

Headstock invertido
Veterano
# jun/09
· votar


guschard
Não tiro tua razão, aliás, quem sou eu pra isso?
Só acho que uma noticia errada, ou talvez confusa, pode acarretar grandes consequencias.

Bog
Ah cara, eu entendo o que voces querem dizer, mas ainda acho que isso é relativo. Se eu quiser construir minha casinha, e não quiser pagar um engenheiro e um arquiteto, eu contrato o seu zé, que é açogueiro, mas sabe fazer casa. E daí? Vão demolir minha casa, sendo que o terreno é meu? Risco de vida? E se eu não estiver nem aí se a casa vai cair ou não?

Headstock invertido
Veterano
# jun/09
· votar


Lucy.ana
Partindo desse principio, se eu quiser que minha casa seja construída por um açogueiro, quem vai me impedir?

Ninguem

Partindo-se desse princípio o que tem se eu quero ouvir um fato noticiado pelo Zé da Esquina? ¬¬


Ninguem, logo...

Pra que faculdade né? [2]
Vamos fazer um multirão pra destruí-las.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


^
Non sequitur

Headstock invertido
Veterano
# jun/09
· votar


MajorKong
Voce precisa de aulas de ironia.

André Castro
Moderador
# jun/09
· votar


independente da profissão....se fizer bem feito, ta feito!

Villts
Veterano
# jun/09
· votar


Não é por nada não, mas acho que não vai fazer diferença.

Terminem sua faculdade. Um cara dedicado e com faculdade vai pisar em cima de todos sem.

Se houver algum outro ponto, me corrijam.

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


O que pensam sobre?

Se não precisa de diploma para ser presidente, para que de jornalismo?!

Abraços.

maggie
Veterana
# jun/09
· votar


Pouco me importa.
[/azeda]

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


Falando sério, o voto do ministro do Supremo não poderia ter sido mais preciso. Sublinhei os trechos com os quais mais concordo:

"Quando uma noticia não é verídica ela não será evitada pela exigência de que os jornalistas frequentem um curso de formação. É diferente de um motorista que coloca em risco a coletividade. A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade tais como medicina, engenharia, advocacia nesse sentido por não implicar tais riscos não poderia exigir um diploma para exercer a profissão. Não há razão para se acreditar que a exigência do diploma seja a forma mais adequada para evitar o exercício abusivo da profissão.

[...]

Tais cursos são importantes e exigem preparo técnico e ético dos profissionais para atuarem. Os jornalistas se dedicam ao exercício pleno da liberdade de expressão. O jornalismo e a liberdade de expressão, portanto, são atividades imbricadas por sua própria natureza e não podem ser pensadas e tratadas de forma separada".

Abraços.

Dogs2
Veterano
# jun/09 · Editado por: Dogs2
· votar


ROTTA
A profissão de jornalista não oferece perigo de dano à coletividade

errrrr, mais ou menos
não como medicina, engenharia, advocacia, mas em outros aspectos. Nada que justifique um diploooomaaaaa, mas enfim.
O Grow citou a Analice Nicolau. O ato de jornalismo dela é ficar arrumadinha, ter postura e ler as notícias que tão escritas numa tela. A ética dela é não dar palpite. Nesse caso eu acho que não faz muita diferença um diploma, como leigo que sou.

ROTTA
Veterano
# jun/09 · Editado por: ROTTA
· votar


Dogs2
não como medicina, engenharia, advocacia, mas em outros aspectos. Nada que justifique um diploooomaaaaa, mas enfim.

Pois então... o exemplo que você citou só me daz deduzir que se formos considerar a mediocridade crítica/mental e a alienação como "danos", vai sobrar pouco "jornalista" imune! E o diploma é a última coisa que vai garantir isto!

Abraços.

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


Bog
Exatamente como na computação, e em muitas outras áreas.

Nesta área a discussão da regulamentação da profissão (que hoje não é regulamentada) vem dando "pano prá manga" há anos. A questão do dano é muito discutida, pois se foi considerada pequena há 10 anos, hoje está mudando, na medida em que dependemos mais e mais da tecnologia para assuntos vitais. Ainda assim, acredito que não saia regulamentação da profissão exigindo diploma para atuar na área...

Abraços.

Bog
Veterano
# jun/09 · Editado por: Bog
· votar


Headstock invertido
contrato o seu zé, que é açogueiro, mas sabe fazer casa

Cara, querendo você ou não, uma falha do "seu zé" oferece riscos à segurança dos operários, e mesmo que você não ligue para sua própria segurança e o seu Zé trabalhe sozinho, a defesa civil, os bombeiros, hospitais e afins teriam que ser acionados se a casa desabasse. Ou seja, existe uma diferença enorme entre uma casa cair e uma reportagem ser escrita de forma inadequada.

Além disso, as engenharias são técnicas por excelência, muito diferentes do jornalismo, que envolve fatores bem mais subjetivos.

Também não se esqueça que a regulamentação implica em "um dedo do governo" na profissão.

Ah, e a minha pergunta sobre as revistas de divulgação científicas e coluninhas em jornais? Ela é meio que paralela, mas se você puder responder... (você parece entender da área, hehe)

ROTTA

Curiosamente, a computação muitas vezes ENVOLVE riscos DIRETOS às pessoas. Por exemplo, o sistema de controle de um avião, ou de um foguete, ou um dos muitos sub-sistemas que rodam em um carro. Fora danos financeiros - tive vários colegas que mexeram diretamente no código que roda em caixas eletrônicos quando eram estagiários, e os mais espertos me disseram que é um milagre que aquele troço funcione (os menos espertos contribuiram para que fosse um milagre, hehahah). E o que dizer das urnas eletrônicas?

Além disso, a computação como um todo também é técnica, apesar da parte de análise ter (muuuuuuita) subjetividade.

Por outro lado, muitos programinhas rodam livremente por aí, e quem pode exigir diploma do protetor de tela freeware que algum estudante escreveu para brincar, ou do aplicativo feliz que algum garoto prodígio escreveu para o iPhone? Por isso, eu penso que uma regulamentação da profissão de "computeiro" necessariamente precisaria passar por uma divisão dos tipos de atividades. Montar micro é uma coisa, escrever o firmware de um satélite é outra. Fazer um programinha que mostra um relógio cor-de-rosa é uma coisa, integrar os sistemas do Unibanco e do Itaú é outra. O problema é que existem muitas coisas no meio do caminho (ex: bancos de dados, planilhas), que podem ou não oferecer riscos, dependendo do uso. Se a linha não é bem definida, é difícil fazer uma divisão legal.

Por isso, no fim das contas, as pessoas tendem a escolher pessoas formadas para atividades que consideram importantes (e muitos dos que não fazem isso jogam dinheiro no ralo). Tem funcionado bem. Se bem que diploma por diploma, eu conheci tanta gente formada que fazia programas tenebrosos, que eu nào contrataria elas nem para para colocar um banner num site!

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Falar a verdade, sou contra toda regulamentação de profissão.
Mas é melhor começar por as menos importantes.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Menos importantes no sentido legal, de segurança blá blá blá.

McBonalds
Veterano
# jun/09
· votar


Que tipo de risco advocacia oferece à coletividade?

ROTTA
Veterano
# jun/09
· votar


Bog

Sei disso, pois trabalho na área. Por tudo isso que você falou é que o assunto mantém-se polêmico, ainda que a tendência seja não regulamentar. A própria SBQ é contra...

Abraços.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a STF decide que diploma de jornalismo não é obrigatório para o exercício da profissão