Por que o EUA é rico e nós somos pobres?

Autor Mensagem
Rapha_krust...
Veterano
# jun/09


Não é de se negar à soberania, muitas vezes "empurrada" na mente das pessoas, dos EUA, seja ela econômica, política, bélica. Hoje, nossos "vizinhos de cima" tem uma economia que passa por dificuldades, mas tem muita base para agüentar essa crise, já tiveram a economia mais sólida do mundo, um pouco abalada hoje em dia, mas ainda tem muita importância mesmo nestes momentos de crise.
Politicamente falando, se percebe que no mundo um ponto determinante, seja de qual forem as decisões, a opinião norte-americana é de suma importância; e isso justifica o grande movimento no mundo na época das eleições presidenciais daquele país, os olhos do mundo se voltam para ver qual presidente assume o governo da maior democracia do mundo.
Seu poderio bélico, regado a muita tecnologia, impressiona todo o mundo seja ele usado para o bem geral, ou usado para fins disfarçadamente lucrativos. Juntando essas fontes de poder notamos que muitas vezes são más administradas, podemos citar a gafe das armas químicas no Iraque, a guerra intensa contra o terrorismo além de suas fronteiras que, aliás, essa palavra não parece ser muito importante para os governantes daquele país.
Então uma pergunta que surge na cabeça da população em geral, e até mesmo de estudiosos. Qual a razão do sucesso norte-americano, se comparado aos países de origem Ibérica? Essa pergunta gera muitas explicações e com isso muitas discursões.
Primeiramente nós podemos ver a justificativa dos próprios norte-americanos, mais relacionada com a religião, eles acreditavam que eram pessoas escolhidas de Deus, para que prosperasse na terra, essa explicação é óbvia para eles, afinal se notar-mos as características dos colonos que vieram para as "novas terras", podemos perceber a grande presença de estudiosos, religiosos, pastores, líderes de igrejas, que foram convidados a sair da metrópole por irem de encontro com as idéias religiosas presentes na Inglaterra, essa por muito tempo foi mais uma justificativa usada para explicar o sucesso norte-americano.
Mas essa idéia totalmente ultrapassada, de que para as colônias Ibéricas vieram apenas degredados que não serviam para a metrópole em busca de aventuras e ascensão por meio do ouro. E que para as colônias Inglesas vieram colonos com o objetivo de colonizar e não simplesmente sugar tudo que a colônia tinha, enriquecer e voltar para a metrópole, cheio de outro. Inclusive falando em ouro, quando este foi descoberto na região da Califórnia e do Alasca, o comportamento dos membros puritanos e colonizadores Ingleses tomam características muito comparáveis aos sugadores de "sangue dourado" que achamos em abundância na América Latina, ou seja, assim como vieram pessoas ambiciosas que só pensavam em lucrar à custa dos colonizados para a América Ibérica, também vieram para a América Anglo-saxônica mais precisamente na região que hoje é conhecida como Estados Unidos da América, pessoas com essa mesma sede de riqueza, que primeiramente foram inseridas neste contexto de intelectuais, mas que depois se revelaram simples exploradores.
Estudando um pouco a colonização norte-americana nós vemos que inicialmente a metrópole Inglaterra, financiou a ida dessas pessoas para essa nova colônia, como já foi citado e não será repetido, eles tinham outros motivos além do povoamento, mas que com um tempo essa colônia não rendeu o que eles esperavam, financeiramente falando, mais uma prova que derruba a teoria do povoamento, então chega a um ponto onde a metrópole simplesmente ignora e deixa essa colônia desassistida, cortando o envio de recursos, e de mantimentos deixando assim os colonos numa situação bem complicada.
Se comparar-mos com a América Ibérica, podemos perceber uma organização muito maior da colônia, na verdade podemos falar de projeto colonial apenas nas Américas Espanhola e Portuguesa, só lá que existiu uma preocupação sistemática quanto às questões da América propriamente dita.
Enquanto o projeto colonial se estabeleceu, e começou a engrenar, principalmente na América espanhola, alavancado pela abundância de ouro e prata, vemos que o desenvolvimento da colônia se deu num ritmo bastante acelerado, enquanto na América do sul apresentava universidades, bispados, produções literárias, órgão públicos bem estabelecidos, as colônias Inglesas eram apenas vilas tribais rodeadas de índios, e atacadas constantemente pela fome.
Daí já tiramos outras conclusões que nos dão uma visão inversa das explicações que justificam o desenvolvimento da América do norte, relacionadas a apenas a qualidade intelectual dos colonos. Para que fossem estabelecidas todas essas estruturas estatais, como universidades e bispados, eram necessárias a presença de pessoas com certo grau de intelecto, com espírito de liderança, com o dom da retórica para que fundassem e mantivessem essas instituições, então esse desenvolvimento por questões de intelecto já está batido.
Outra justificativa que é posta em "xeque" depois da implantação de órgãos estatais nas colônias Ibéricas é a velha justificativa de que o explorador Ibérico vinha para sugar as riquezas e voltar à metrópole, justificativa esta que já vimos algumas linhas atrás. Se realmente os exploradores vindos de Espanha e Portugal só viriam com estes objetivos, então porque eles se preocuparam tanto com a organização da colônia, em fazê-la funcionar de maneira sistemática.
Voltando a América do norte, quando a metrópole deixou a colônia entregue a própria sorte, é natural que os colonos aprendessem a andar com suas próprias pernas, sem a presença da metrópole os altos impostos não foram mais cobrados, isso não quer dizer que não se pagava impostos, afinal toda organização necessita de pessoas no poder, então mesmo entre os colonos foi criada uma hierarquização da sociedade, mas de maneira mais branda, se comparada com os altos tributos e a demonstração de poder exercida na América Ibérica.
Uma grande diferença estava na postura colonizadora, dos ideais católicos e protestantes, a igreja católica sempre desconfiava de lucros e riquezas, que não fosse da própria instituição católica, e sempre associaram essa questão lucrativa com o demônio, já nos ideais protestantes mais precisamente Calvinistas, o trabalho era obrigação do homem e o dinheiro fruto dado por Deus gerado por este trabalho.
Então vendo esta série de argumentos e fatos, que alimentam essa dúvida sobre questão do desenvolvimento da América do Norte se comparado a América Latina, observamos que a presença do estado é um fator determinante, os ingleses depois voltam a ter relações comerciais com a colônia, porém somente com uma parte dela, essa parte da colônia fornecia materiais e tinham um comércio bastante regular, já a outra parte da colônia tinha objetivos mais libertários e queriam realmente cortar os laços com a metrópole. Quando a Inglaterra percebe isso tenta retomar o poder na sua colônia e seguir o modelo Ibérico de colonização, com rédeas curtas, mas já era tarde demais para isso e que depois gera várias reações primeiramente internas e logo após atitudes libertárias, então a falta desse projeto colonial facilitou o processo de independência, dando assim a primeira Independência vitoriosa da América.




LEMBRANDO, NÃO ESPERE O FILME

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Sempre querem reduzir tudo ao homem cordial e à ética protestante, mas ok.

lula_molusco
Veterano
# jun/09
· votar


Por que ao invés de ficar criando tópicos que ninguém vai ler, eles resolveram correr atrás de jeitos de ganhar dinheiro.

Rapha_krust...
Veterano
# jun/09
· votar


MajorKong
leia bem o texto...


lula_molusco
ok , próximo piadista:D

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Rapha_krust...

leia bem o texto...


Eu li e concordo, apesar de mentir em alguns pontos.
Só comentei que não agüento mais ouvir isso.

MajorKong
Veterano
# jun/09
· votar


Resumindo: o que deixou a América grande foi o sentimento de independência (don't tread on me) e a sede de liberdade.

GiulianoB
Veterano
# jun/09 · Editado por: GiulianoB
· votar


começa no tempo das descobertas
EUA - colonia de povoamento INGLESA , vieram as familias dos colonos para se estabelecer na américa e prosperar.
BRASIL - colonia de EXPLORAÇÃO PORTUGUESA(antes de criticarem, me digam UMA colonia de portugal que foi pra frente? e quantas dos EUA foram? sem mais.)

o resto acho que nao preciso nem falar ne?

TWT ICE
Veterano
# jun/09 · Editado por: TWT ICE
· votar


vc que fez o texto?

Jiuvaskala
Veterano
# jun/09
· votar


fonte?

Meu filho ouvirá Classic Rock
Veterano
# jun/09
· votar


Rapha_krust...

Pelo mesmo motivo que você não é moderador ;P

-Toolbar-
Veterano
# jun/09 · Editado por: -Toolbar-
· votar


Rapha_krust...

Por que o EUA é rico e nós somos pobres?

Porque perguntou se já sabia a resposta?

Eric Clapton
Veterano
# jun/09 · Editado por: Eric Clapton
· votar


Por que o EUA é rico e nós somos pobres?

Os EUA ainda estão ricos, mas não tanto como antes, existem muitos desempregados por lá e muitos brasileiros estão voltando para o Brasil, pois segundo eles, as oportunidades aqui estão melhores do que lá, e o Brasil "teoricamente" não está tão pobre...

Segundo os economistas, daqui a poucos anos haverá uma uniformidade na economia Global e quem estará no topo será o grupo do BRIC - "Brasil, Russia, Índia e China"...

Bom, falei apenas do ponto de vista econômico, segundo a literalidade do título do seu tópico, mas se vocês estiver falando de outro ponto de vista, sei lá, bélico, tecnológico, etc... aí é outro assusto...

Desculpe por não ler na íntegra seu texto, mas assim que puder eu vou ler com calma e postar mais de acordo com ele =D

spainEL
Veterano
# jun/09
· votar


Acho o texto equivocado quando diz que a idéia de relacionar o desenvolvimento atual com o tipo de colonização instituido é ultrapassada. Dizer que esse foi o único motivo, talvez, seja sim equivocado. Mas dizer que não teve relevância? Peraí né.

james_the_bronson
Veterano
# jun/09
· votar


Se realmente os exploradores vindos de Espanha e Portugal só viriam com estes objetivos, então porque eles se preocuparam tanto com a organização da colônia, em fazê-la funcionar de maneira sistemática.



Ué, para poder arrecadar melhor os impostos, manter a "rédea curta" curta realmente ( como é dito logo depois )...

james_the_bronson
Veterano
# jun/09
· votar


Mas pode entregar assim para seu professor, acho que passa :D ...

lolz

_FrEd_
Veterano
# jun/09
· votar


Por que o EUA é rico e nós somos pobres?

*Porque os EUA foram uma colônia de povoamento e não de exploração.

*Porque os EUA nunca foram devastados (n que eu me lembre) por uma guerra (nem nós neh?)

*Porque conseguiram sua REAL independência e seu REAL regime democrático mais cedo, por meio de uma revolução, e n por mera papelada e um "gritinho".

*Porque o investimento em tecnologia la começou cedo, ou seja, souberam investir no que realmente valia a pena.

*Porque o povo americano tem uma cultura mais sólida, na qual o povo respeita as leis, caso contrário, é lenha!

*Porque os líderes americanos foram melhores escolhidos que os brasileiros (eu acho...).

**Porque mesmo com todos esses pontos, eu prefiro muito mais o meu país!

james_the_bronson
Veterano
# jun/09
· votar


*Porque os EUA nunca foram devastados (n que eu me lembre) por uma guerra (nem nós neh?)

Hã???

-Toolbar-
Veterano
# jun/09
· votar


*Porque os EUA nunca foram devastados (n que eu me lembre) por uma guerra (nem nós neh?)

Hã???


Hein???

Rapha_krust...
Veterano
# jun/09 · Editado por: Rapha_krust...
· votar


GiulianoB
EUA - colonia de povoamento INGLESA , vieram as familias dos colonos para se estabelecer na américa e prosperar.
BRASIL - colonia de EXPLORAÇÃO PORTUGUESA(antes de criticarem, me digam UMA colonia de portugal que foi pra frente? e quantas dos EUA foram? sem mais.)

isso é a maior besteira que já ouvi....


Isso é a típica resposta simplista que todo mundo quer ouvir, no texto mostra vários outros aspectos muito mais importantes qeu isso...

Primeiramente, essa coisa de que vieram colonos e não exploradores é balela, do mesmo jeito que vieram exploradores pra cá, foram pra lá também...do mesmo jeito qeu veio puta pra cá, foi pra lá tb, do mesmo jeito que vei ladrão pra qui foi pra lá tb...do mesmo jeito que foram estudiosos e cidadão com formação foram pra lá vieram pra cá tb...

E só pra quem não leu tudo, no início da colonização chegou a época onde aqui na américa ibérica tinham universidades, enquanto lá só existiam pequenas tribos...afinal onde foi que a mesa virou???


O objetivo do texto é esse mesmo, discursão mas por favor tenham argumentos...com argumentos podem falar o qeu quiserem

james_the_bronson
Veterano
# jun/09
· votar


do mesmo jeito que foram estudiosos e cidadão com formação foram pra lá vieram pra cá tb...

Para que fossem estabelecidas todas essas estruturas estatais, como universidades e bispados, eram necessárias a presença de pessoas com certo grau de intelecto, com espírito de liderança, com o dom da retórica

Ué, tinha ou não tinha gente com "certo grau de intelecto/formação" lá???

Mila Turunen
Veterano
# jun/09
· votar


Incrível como eu me desgasto vendo esses tópicos...

Rapha_krust...
Isso é a típica resposta simplista que todo mundo quer ouvir, no texto mostra vários outros aspectos muito mais importantes qeu isso...
Que querem ouvir eu não sei, mas é a típica resposta sobre esse assunto. Bah.

Tiruk
Veterano
# jun/09
· votar



*Porque conseguiram sua REAL independência e seu REAL regime democrático mais cedo, por meio de uma revolução, e n por mera papelada e um "gritinho".

Popular "jogada de truco"

Rapha_krust...
Veterano
# jun/09
· votar


james_the_bronson
Ué, tinha ou não tinha gente com "certo grau de intelecto/formação" lá???
assim como aqui tb


Mila Turunen
Que querem ouvir eu não sei, mas é a típica resposta sobre esse assunto. Bah.

Isso isso, respostas rápidas, tipotudo Deus, Diabo...A culpa é dos terroristas...essas coisas...e todos de olhos fechados

james_the_bronson
Veterano
# jun/09 · Editado por: james_the_bronson
· votar


Rapha_krust...

No texto diz que só aqui...

Dogs2
Veterano
# jun/09
· votar


Tem vários fatores como a forma de colonização que eles sofreram que foi diferente da nossa, etc. Mas uma das causas primordiais é que o luteranismo domina a moral deles, o catolicismo a nossa. Lá o êxito individual, desde o começo, foi sempre mais valorizado. O acúmulo de riqueza. Em compensação eles não conseguem sufocar o racismo e os moralismos non-sense como a gente sufoca. Não to falando que aqui não tem racismo, só pra evitar algum espertinho que use alguma brecha do que eu escrevi pra sair vomitando palavra.

oiio
Veterano
# jun/09
· votar


pq deus quis assim

thebassx
Veterano
# jun/09
· votar


peguem a australia por exemplo, era uma prisao da inglaterra, só mandavam os presos que eles achavam perigoso que ficasse na inglaterra... e hoje eh o pais com o 2o maior IDH, eu acho... e é um país mais novo que o Brasil

TWT ICE
Veterano
# jun/09
· votar


dogs disse tudo

mult
Veterano
# jun/09
· votar


Por que o EUA é rico e nós somos pobres?

pq lá é EUA e aqui Brazil


uahuahuahua

Rapha_krust...
Veterano
# jun/09
· votar


thebassx
mais um acontecimentoq eu prova que essa coisa de só veio bandido pra cá é meio furada...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Por que o EUA é rico e nós somos pobres?