Sobre o 3º mandato do Barba

Autor Mensagem
Messiah King
Veterano
# mai/09
· votar


Dogs2
é... vi uns vídeos do Ciro, gostei dele, mas tenho muito tempo pra escolher meu candidato! cara! acabar com o congresso e o senado seria o melhor a se fazer! Quem mora aqui passa tanta raiva com esses porras!

quem tiver paciência lê isso... depois disso! tenho alimentado constante ódio por esses filhos da puta! na boa, se tivesse uma manifestação eu estaria na primeira linha!!

CORREIO BRAZILIENSE

03/02/09

R$ 16,5 mil por um dia de trabalho

Deputados que ocupam cargos no Executivo receberam "indenização" para comparecer à sessão

Lúcio Vaz Da equipe do Correio

Seis deputados desembarcaram no Congresso ontem para votar no novo presidente da Câmara. Independentemente do candidato que apoiaram, todos ganharam. Mais exatamente, ganharam R$ 16,5 mil. Seus mandatos vinham sendo ocupados por suplentes, mas eles fizeram questão de cumprir o dever cívico. Ocorre que a legislação prevê que cada um deles tem direito a uma ajuda de custo, "a título de indenização", no início de cada sessão legislativa, no valor do próprio salário, mesmo que fiquem apenas um dia no exercício do mandato. Eles juram que não sabiam da mordomia, e prometem devolver ou doar a bolada. No ano passado, 48 suplentes que assumiram o mandato receberam um total de R$ 792 mil de ajuda de custo.

O esbanjamento não fica por aí. Quando retornarem ao mandato, os suplentes desses seis deputados também receberão a ajuda de custo, porque estarão iniciando uma nova sessão legislativa. Mesmo que assumam o mandato pela primeira vez no ano em novembro ou dezembro, os deputados tem direito e receber esse "salário extra". No ano passado, 12 suplentes assumiram o mandato depois de metade do ano. A ajuda de custo paga no final do ano, uma espécie de 15º salário, só é paga ao parlamentar que comparece a pelo menos dois terços da sessão legislativa.

O Ato Conjunto das Mesas da Câmara e do Senado que regulamenta a remuneração dos parlamentares esclarece que a ajuda de custo destina-se "à compensação de despesas com transporte e outras imprescindíveis ao comparecimento à sessão legislativa ordinária ou extraordinária convocadas na forma da Constituição". Os deputados já contam com quatro passagens aéreas de ida e volta para os seus estados todo mês. Além disso, três dos deputados que assumiram o breve mandato moram e ocupam secretarias de governo em Brasília. O ato não especifica o que seriam as demais "despesas imprescindíveis".

O deputado Alberto Fraga (DEM-DF) deixou a Secretaria de Transportes do Distrito Federal ontem para votar na Mesa Diretora da Câmara. "Volto amanhã para a secretaria. Só vim votar. A gente recebe muita ligação", comentou. Questionado sobre o salário extra que vai receber, ficou furioso. Disse que isso não seria verdade e acrescentou: "Se for, é uma indecência. Vou devolver". Foi aconselhado a procurar informações oficiais com a direção da Casa. Mais tarde, reconheceu que a informação era verdadeira, mas não disse o que faria com a ajuda de custo. O suplente Ricardo Quirino (PR-DF) acompanhou a sessão dentro do plenário, mas não pôde votar.

Doação

O secretário de Desenvolvimento Urbano no DF, deputado Cássio Taniguchi (DEM-PR), reassumiu o seu mandato na Câmara dia 30 de janeiro, no lugar do suplente Luciano Pizzatto (DEM-PR). "Vim participar da votação. Também participei da primeira eleição, dois anos atrás. Amanhã eu volto", relatou o deputado. Mais tarde, a sua assessoria afirmou que o deputado não sabia que tinha direito a receber a ajuda de custo. Ele estaria disposto a devolver o dinheiro, se isso fosse possível, ou a fazer uma doação.

O deputado Jorge Bittar (PT-RJ), secretário municipal de Habitação no Rio, afirmou que veio a Brasília participar da votação porque considera que a aliança com o PMDB é "fundamental para a governabilidade" e abre o "caminho para 2010". Questionado sobre a ajuda de custo, respondeu agitado: "Eu não sabia disso. Você não acha que eu vim aqui por isso, não é?". Mais tarde, depois de procurar informações com a direção da Câmara, telefonou para a reportagem: "Você tinha razão. Eu não sabia disso. Como não posso devolver, vou fazer uma doação para o museu popular Casa do Pontal, no Rio".

O que fazer

Rodovalho (DEM-DF) deixou a Secretaria do Trabalho do DF no dia 29 para votar no presidente da Câmara. Pretende voltar à secretaria no dia 12. Disse ter ficado surpreso com a informação sobre a ajuda de custo: "Eu não sabia. Essa notícia é inédita. Vou buscar informações para ver se isso procede. Que coisa doida! Se for verdade, é preciso mudar. Não acho justo". Osmar Terra (PMDB-RS), secretário estadual de Saúde, também veio participar da votação na Câmara. "Eu tinha o compromisso de ajudar a eleger o Temer. Assumi isso há dois anos. Fiz questão de vir ajudar pessoalmente", contou o deputado. Questionado sobre a ajuda extra de R$ 16,5 mil que vai receber, respondeu: "Eu não sabia. Vou procurar me informar e ver o que faço".

Secretário de Esportes da Prefeitura de São Paulo, Walter Feldman (PSDB-SP), assumiu o mandato ontem e vai ficar em Brasília até quarta-feira, para participar da escolha do líder do partido. Depois, devolve o mandato ao suplente. Receberá mais R$ 16,5 mil na sua conta bancária. "Eu não tinha ideia disso. Mas não vejo nenhum sentido nisso. Não me sinto à vontade para ficar com esse dinheiro. Vou ver o que é possível fazer para doar isso", comentou.

Dogs2
Veterano
# mai/09
· votar


LeandroPanucci
Acho que pra conseguir tudo isso seria necessário uma medida extrema: fechar o congresso e o senado.

ahuahua é, mas uma reforma política ao menos amenizaria. A democracia brasileira é recente... por isso mesmo que acharia legal ver um cara como o Ciro Gomes assumindo o país, porque já que o Brasil tá "nascendo" agora, precisa de PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO, não de um super-herói do povo (Lula). Ainda mais nesse tempo de crise, é necessário frieza e maturidade pra lidar com a economia.

LeandroP
Moderador
# mai/09 · Editado por: LeandroP
· votar


Dogs2
mas uma reforma política ao menos amenizaria

Reforma política com os deputados que temos, sem contar os que não foram eleitos, é como colocar lobos pra cuidar de ovelhas.

O exemplo recente tá neste papo de passagem pra parente de deputado... fora outras coisas que nem estão na pauta.

Os caras vão até o limite, e na última hora o que acontece é o direito cassado por um certo tempo (vide Collor de Melo). Ninguém vai preso porque tem a PORRA da imunidade parlamentar.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Reforma política é tirar os pais pra colocar os filhos.

O negócio é queimar todo mundo lá dentro e enforcar em praça pública os que tentarem escapar.

Mahasiah
Veterano
# mai/09
· votar


Reforma política é tirar os pais pra colocar os filhos.

O negócio é queimar todo mundo lá dentro e enforcar em praça pública os que tentarem escapar.

Dogs2
Veterano
# mai/09 · Editado por: Dogs2
· votar


LeandroPanucci
Reforma política com os deputados que temos, sem contar os que não foram eleitos, é como colocar lobos pra cuidar de ovelhas.

É, mas a coisa não pode ser tão beco-sem-saída

Em termos práticos: quando houver uma reforma política idônea mesmo, ela será posta pra ser votada no congresso. Todos os deputados e senadores se mostrarão animados pra mostrar apoio à reforma (óbvio, senão se queimariam com a população).
SÓÓÓÓ que a votação na casa seria secreta... aí que tá!
Tipo, infelizmente existe uma divisão entre o que é a imagem do político e o que é o interesse real dele, e é só isso impede a transparência. Porque se o voto fosse aberto, o político cafajeste de duas uma: OU se mostraria cafajeste por não apoiar o projeto da reforma política, OU votaria a favor da reforma pra não se queimar.
Ou seja, não existiria a dicotomia "auto-imagem X interesse público", já que os dois caminhariam juntos AO MENOS NESSE CASO.

Machine Gun Man
Veterano
# mai/09
· votar


Mahasiah

C'mon, spread the love............

_\|/_

Jack Kerouac...
Veterano
# mar/13
· votar


o tempo passa, o tempo voa.

brunohardrocker
Veterano
# mar/13
· votar


3º mandato do Barba

20º do PMDB

_Excelion
Veterano
# mar/13
· votar


20º do PMDB

400º da classe dominante

Pedro_Borges
Veterano
# mar/13
· votar


brunohardrocker
_Excelion

Tendi nada.

Die Kunst der Fuge
Veterano
# mar/13
· votar


Pedro_Borges

Que bom que você não é um cara tendencioso, Pedrinho.

alexdiffer
Veterano
# mar/13
· votar


Eu sou tucano VAI SERRA...

makumbator
Moderador
# mar/13
· votar


alexdiffer

Eu sou tucano VAI SERRA...

...de volta para sua catacumba, ó criatura da noite!

Pão Quente
Veterano
# 25/fev/23 22:31
· votar


Ele voltou pessoal

Wanton
Veterano
# 25/fev/23 23:13
· votar


2023, Lula presidente, Alckmin vice.

Já pensou se o pessoal lá de 2009 soubesse disso? Me lembra daquela cena do Back to the Future, em que o Martin diz para o professor Brown que Ronald Reagan é o presidente em 1985. Ronald Reagan? O ator?

Pedro_Borges
Veterano
# 25/fev/23 23:50
· votar


Pão Quente

E você , Pão Quente, voltou ressuscitando um tópico fdp destes.

Bem vindo de volta. Vou te comer amanhã cedo!

Drinho
Veterano
# 26/fev/23 04:23
· votar


Eu sou tucano VAI SERRA...

É, meu amigo…

Dava para piorar muito e você nem imaginava. Barbudo Safado III.

brunohardrocker
Veterano
# 26/fev/23 14:32
· votar


Dogs2 sempre foi um cara lúcido ao seu estilo simples.

Onde quer que esteja, saudades dos papos no msn.

makumbator
Moderador
# 26/fev/23 15:29
· votar


brunohardrocker
Dogs2 sempre foi um cara lúcido ao seu estilo simples.

Um usuário totalmente excelente.

Pão Quente
Veterano
# 26/fev/23 15:31 · Editado por: Pão Quente
· votar


Wanton
Já pensou se o pessoal lá de 2009 soubesse disso? Me lembra daquela cena do Back to the Future, em que o Martin diz para o professor Brown que Ronald Reagan é o presidente em 1985. Ronald Reagan? O ator?

Iam falar pra tu parar de fumar crack, mas olhá lá onde estamos

Pão Quente
Veterano
# 26/fev/23 15:31
· votar


Pedro_Borges
E você , Pão Quente, voltou ressuscitando um tópico fdp destes.

Bem vindo de volta. Vou te comer amanhã cedo!




brunohardrocker
Veterano
# 26/fev/23 18:18
· votar


makumbator
Um usuário totalmente excelente.

Unico defeito dele é que para cada coisa que se falava ele tinha um contraponto!

makumbator
Moderador
# 26/fev/23 18:23
· votar


brunohardrocker
ele tinha um contraponto!

Usuário polifônico. Meu tipo favorito!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre o 3º mandato do Barba