Tópico oficial dos cursos de economia (o melhor curso de todos) \o/

Autor Mensagem
General Patton
Membro Novato
# jul/15
· votar


Previsão quantitativa em ciências sociais é charlatanismo mesmo, no mesmo nível do Walter Mercado e da Mãe Diná.

A natureza é demasiado complexa para que um cientista consiga extrair dela todos os fatos relevantes para a análise de um fenômeno social, colocá-los dentro de um tubo de ensaio e fazer estudos minimamente sérios em cima disso (e por "estudos minimamente sérios", entenda-se "estudos empíricos feitos em condições controladas de laboratório", com indução, não deduções apriori de filósofos frustrados e modelos fajutos de pseudo-físicos quantofrênicos, que de mês em mês precisam ser substituídos porque simplesmente não dão conta de abarcar toda a realidade relevante).


Papinho de acadêmico heterodoxo.

Profissionais precisam fazer decisões e produzir algo útil e ainda ouvir essas merdas. Tu tem idéia de como calculo econométrico (ou microeconomico) melhorou a eficacia alocativa no setor financeiro e industrial? Ou tu acha que o processo decisório de produção se dá por dedução lógica?

sallqantay
Veterano
# jul/15 · Editado por: sallqantay
· votar


é sempre o mesmo lero-lero:

matemágicos choram, computeiros fazem

físicos choram, engenheiros constroem

austríacos choram, positivistas botam essa porra para funcionar

e o barco anda

john s mill
Membro
# jul/15 · Editado por: john s mill
· votar


além de generalizar pra toda ciência social a ineficácia de métodos quantitativos.

minha área de especialização foi em gerenciamento de riscos em projetos, a assertividade com a adoção de um método quantitativo é substancialmente maior (não lembro do último PM survey report, mas era algo em torno de 8 a 10x maior.

isso também é válido para a parte de comunicação.

agora eu concordo, sim, que análise macroeconômica tem confiabilidade baixa, e como o Levitt diz, só faz sentido quando o foco é microeconômico e com relações causais.

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


chegou o cavaleiro com a sopa de letras /o/

john s mill
Membro
# jul/15
· votar


sallqantay

isso porque você não viu meu CV

empresas adoram sopas de letras

parece importante

General Patton
Membro Novato
# jul/15
· votar


john s mill
minha área de especialização foi em gerenciamento de riscos em projetos, a assertividade com a adoção de um método quantitativo é substancialmente maior (não lembro do último PM survey report, mas era algo em torno de 8 a 10x maior.

Exatamente. Uma boa parte da moderna teoria do risco foi desenvolvida por economistas.

Joseph de Maistre
Veterano
# jul/15 · Editado por: Joseph de Maistre
· votar


Meus caros,

Econometria é pseudociência, sim.

Ninguém pode prever o comportamento dos mercados. No máximo, pode aprender a especular e apostar dinheiro nos nichos certos, nas horas certas. Mas, para fazer isso, ninguém precisa de um diploma em Economia. Basta ser um bom empreendedor e estar bem informado das regras do jogo.

Normalmente, os diplomados são contratados para fazer os trabalhos mais rotineiros e burocráticos que o empreendedor não tem interesse em fazer. Vão ler "Bureaucracy" ou "A mentalidade anticapitalista", de Mises, e vejam se vocês se identificam com o que ele relata lá.

Mas eu entendo que vocês tenham gasto um tempo e um dinheiro consideráveis estudando essas coisas, sintam uma certa necessidade de valorizar o métier de vocês e fiquem incomodados com a crítica radical e moralista dos austríacos.

Eu mesmo, por exemplo, tenho que lidar com esse conflito de interesses o tempo inteiro, já que sou advogado tributarista e, ao mesmo tempo, anarquista à la Rothbard e Friedman. No meu mundo "ideal", não existiriam tributos e, consequentemente, a minha profissão também, não. Entretanto, como vivemos no mundo real, estou enchendo o bolso com ela enquanto posso.

Ao menos consigo ser cínico o suficiente para seguir em frente sem me enganar com o que faço. Não fico inventando desculpinha para justificar a existência de uma reserva de mercado para atender aos meus interesses pessoais.

john s mill
Membro
# jul/15 · Editado por: john s mill
· votar


Joseph de Maistre

ninguém pode prever com exatidão, até porque o nome não seria prever, obviamente, mas são necessários cálculos que dificillmente são conhecidos por um empreendedor para fazer uma estimativa decente de qualquer tipo de fenômeno com relação ao acaso.

aliás, os melhores métodos, que são necessários em ambientes de controle como a segurança pública, envolvem utilização de conceitos de inteligência artificial computacional com teoria dos jogos para prever o maior número de movimentações futuras de um ou mais componentes (jogadores, concorrentes, stakeholders importantes de forma geral).

e isso tem uma fundamentação estatística, a confiabilidade depende apenas da quantidade e qualidade dos dados envolvidos, por isso está longe de ser uma pseudociência, é sim uma soft science por trabalhar com o acaso, mas o objetivo das previsões ou estimativas é justamente conferir o maior nível de confiabilidade possível.

Konrad
Veterano
# jul/15
· votar


General Patton
de como calculo econométrico (ou microeconomico) melhorou a eficacia alocativa no setor financeiro e industrial

Pois é. Chamar isso de charlatanismo ou pseudociência é admitir desconhecimento. Maistre pisou na bola ai.

Joseph de Maistre
Veterano
# jul/15
· votar


john s mill
aliás, os melhores métodos, que são necessários em ambientes de controle como a segurança pública, envolvem utilização de conceitos de inteligência artificial computacional com teoria dos jogos para prever o maior número de movimentações futuras de um ou mais componentes (jogadores, concorrentes, stakeholders importantes de forma geral).

http://www.fastcompany.com/52317/you-got-game-theory

john s mill
Membro
# jul/15
· votar


ttps://www2.mppa.mp.br/sistemas/gcsubsites/upload/60/Crime%20organizad o%20e%20lavagem%20de%20dinheiro.pdf

john s mill
Membro
# jul/15
· votar


Joseph de Maistre

Mas por que alguém contrataria um cara puro em teoria dos jogos? Eu já trabalhei em uma empresa privada que desenvolvia tecnologia de segurança pública e usei ou participei do uso tanto para criação de produto quanto pra gerenciamento de riscos. De produtos era algo do tipo do link acima

sallqantay
Veterano
# jul/15
· votar


sintam uma certa necessidade de valorizar o métier de vocês e fiquem incomodados com a crítica radical e moralista dos austríacos

santo deus, o cara só usa reductio ad valeskum

/o\

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico oficial dos cursos de economia (o melhor curso de todos) \o/