A Revista Veja

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# mar/09
· votar

Kaíque

Eu leio a Veja! O problema dela é simples: é uma daquelas revistas que transformam opiniões em fatos. Tudo é descrito por um certo viés. Por exemplo, até eu, que sou radicalmente contra as ações do MST, consigo enxergar de longe as opiniões sem fundamento que a Veja gosta de soltar.

Se é a única que faz isso? Não, nem pensar. Outras similares também fazem isso, como a IstoÉ e a Época. O que torna a Veja tão incômoda? É que ela é a "vilã de escolha" dos esquerdistas. Curiosamente, os esquerdistas também tem a sua Veja, chamada Caros Amigos. É a mesma coisa que a Veja, só que com orientação política ao contrário, hehehe.

Ou seja, Veja, Caros Amigos, outras revistas, jornais, e provavelmente todos os veículos de imprensa costumam adivinhar as intenções de pessoas, olhar para certos grupos de um jeito mais tolerante e para outros de um jeito mais rígido, completar lacunas na verdade com "fatos" tirados do bolso do colete...

torresmo vermelho
Veterano
# mar/09
· votar

Bog

A Caros Amigos se propõe a ser uma revista de esquerda, é bem claro isso e ninguém nega. A Veja ao contrário, se mostra como uma revista que diz "a verdade", não como uma revistinha golpista e vendida que é. Nem sou esquerdista ou qualquer coisa, mas ler a Veja me dá asco.

Bog
Veterano
# mar/09
· votar

torresmo vermelho

É verdade, pelo menos a Caros Amigos é descarada, enquanto a Veja é (mal) dissimulada. =P

dibass
Veterano
# mar/09
· votar

Sou assinante da veja e leio-a todas as semas. Confesso n gostar muito do estilo dela que e bastante opinativio no entanto o conteudo e sempre relevante!

Locohawa
Veterano
# mar/09
· votar

Pra quem defende a Veja, leia esse texto:

Crazy Batera
Leia ae O Caso da Veja por Luis Nassif

Parte extraída do texto:
Link: http://luis.nassif.googlepages.com/oestiloveja

O modelo Veja de reportagem

(...)

3. Para "esquentar" a matéria ou se inventam frases que não foram pronunciadas ou se tiram frases do contexto ou se confere tratamento de escândalo a fatos banais. Tudo temperado por forte dose de adjetivação.

O caso "boimate" é clássico. Depois de cair no conto de 1o de abril da New Scientist - sobre um cruzamento de boi com tomate que resultou em uma carne com molho -, envia-se um repórter para obter uma frase de efeito de um cientista da USP.

O repórter perguntou o que o cientista achava. A resposta foi que era impossível tal experimento. O repórter tinha que voltar com a frase que se encaixasse na matéria, então insistiu: "E se fosse possível!". O cientista, ironizando: "Seria a maior revolução da história da genética".

A matéria saiu com a frase do infeliz dizendo que era a maior revolução da história da genética.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# mar/09
· votar

Locohawa

Qualquer bom jornalista sem-vergonha faria isso. Não necessariamente a serviço da Veja.

Fisioterapeuta
Veterano
# mar/09
· votar

prefiro super interessante

mas eu assino veja tb

klypterosforme
Veterano
# mar/09
· votar

Eu também assinava até o mês passado. Muita propaganda, muita controvérsia e acima de tudo a informação errada para a pessoa errada.
Estou interessado em soluções e não em problemas. Penso que todo veículo que se presa deveria ter alguém ou uma equipe para junto a seus leitores manifestar pra resolver e não somente ficar assistindo e mesmo sabendo sem poder fazer nada!

Atum Bluesman
Veterano
# mar/09 · Editado por: Atum Bluesman
· votar

...

Venal
Veterano
# mar/09
· votar

Creio que se a VEJA fosse tão ruim quanto dizem, não seria a mais citada e mais poderosa das revistas do gênero...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/09
· votar

Creio que se a VEJA fosse tão ruim quanto dizem, não seria a mais citada e mais poderosa das revistas do gênero...

Então o BBB é um bom programa de TV porque tem muita audiência.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/09
· votar

E a banda Calypso é ótima, afinal vende pra caralho.

Kaíque
Veterano
# mar/09
· votar

hum gostei das respostas, eu já conhecia a caros amigos e tinha percebido o jeitinho dela..

ROTTA
Veterano
# mar/09 · Editado por: ROTTA
· votar

Vejo várias pessoas criticando, dizendo que quem lê, informa-se e acredita naquilo não estará bem informado, será manipulado,etc.

A Veja é um tanto tendenciosa, sim. Mas quem usa o argumento acima também é. Como se (1) as pessoas não tivessem capacidade de avaliar e formar sua opinião e (2) o "jornalzinho da CUT" (nota: substitua pela publicação que desejar) fosse exemplo de lisura e idoneidade...

Em resumo: opinião se forma, não se importa. E só se forma uma opinião decente lendo e ouvindo várias fontes de informação. Se o cara quer se limitar à Veja (ou ao "jornalzinho da CUT"), quem sai perdendo é ele.

Abraços.

brunohardrocker
Veterano
# mar/09
· votar

Ass. Olavo de Carvalho

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# mar/09
· votar

Black Fire
Então o BBB é um bom programa de TV porque tem muita audiência.

Não é isso?

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# mar/09
· votar

veja exagera demais no conteudo de economia e politica, nao sendo mt ecletica, o que cansa muito o leitor (pelo menos meu caso)... a Época por exemplo é bem mais equilibrada em seu conteudo na minha opiniao

uma revista que sempre tive a curiosidade de ler é a Carta Capital

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/09
· votar

uma revista que sempre tive a curiosidade de ler é a Carta Capital

Essa é bem imparcial, tão imparcial que filiado do PT ganha 50% de desconto na assinatura. ¬¬

http://www.mercadocapital.com.br/oferta_pt_abre.php

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/09
· votar

A Caros Amigos se propõe a ser uma revista de esquerda

Não, ela se propõe a ser uma revista partidária, tanto que anuncia no site do PC do B.

Pseudonimum
Veterano
# mar/09
· votar

Black Fire

Todas, porque dão um assunto mastigado, e bem superficial, pra qualquer leigo ler, achar que entendeu e sair por aí discutindo sobre ele, e ainda escrevem de um jeito que parece uma pesquisa ultra-aprofundada, quando, na verdade, é uma matéria superficial escrita pra vender muito, não tem nada a ver com um artigo científico de verdade.

Se diz isso a respeito das revistas mais populares, como Superinteressante, Galileu, Época, Veja, então totalmente de acordo. Mas, se inclui a SfA... não sabe do que tá falando.

filipethadeu
Veterano
# mar/09
· votar

sou suspeito para falar, mas vou dizer que a cartacapital é a melhor! por exemplo, essa semana tem uma baita reportagem acusando o diretor-geral da polícia federal de ter tortuado uma empregada doméstica!

é um caso que muita gente no congresso sabia mas ninguem tinha coragem de ir atras.... e digo mais, o cara é chapa do tarso genro, que é bem influente no governo e no pt... ou seja, se a revista fosse petista, nao jogava essa bomba no colo do tarso. e jogou!

http://www.cartacapital.com.br/app/materia.jsp?a=2&a2=8&i=3642

A doméstica foi levada a uma sala, nos fundos de um pátio, na Superintendência da PF, em Porto Alegre, onde um relógio na parede marcava meio-dia. Um círculo formado por quatro homens a aguardava. "A primeira coisa que fizeram foi me puxar pelos cabelos e me jogar de cara no chão", conta. "Eu quis olhar para quem me bateu e levei um tapa forte na cabeça." Em seguida, diz a empregada, foi algemada e colocada de joelhos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A Revista Veja