"Seção Marolinha" =D

Autor Mensagem
Rato
Veterano
# fev/09


sem pânico iniciaremos a seção do fim do país das maravilhas =D
Vejamos até onde essa tal crise financeira irá afetar o Brasil
começando...

Brasil elimina 100 mil vagas em janeiro e Embraer anuncia corte de 4.000

O corte de vagas com carteira assinada foi menor em janeiro que dezembro, mas ainda indica forte contração de empregos formais no país. Em outro anúncio, a Embraer informou a demissão de mais de 4.000 funcionários e a revisão de suas metas de receita, investimento e entregas de aeronaves. A empresa responsabilizou a crise pelos cortes. Segundo números do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), foram cortadas 101.748 vagas no mês passado, ante 654.946 postos de trabalho em dezembro. Em relação a dezembro, janeiro deste ano teve uma queda de 0,32% no estoque de emprego.

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
Cara, olhe bem, eu não sou PTista e nem escudeiro do Lula, mas analiso da seguinte forma:
Se essa crise tivesse ocorrido no governo FHC, o Brasil já tinha entrado em recessão há muito tempo. Estaria devendo até as cuecas pro FMI e o caos já teria se instalado.
É impossível um país subdesenvolvido como o Brasil passar por uma crise mundial dessa magnitude sem ser afetado. E foi muita audácia do nosso presidente dizer q o Brasil só seria afetado por uma "marolinha".

Tivertimailaif
Veterano
# fev/09
· votar


viva o LULA!!!!!!

The Blue Special Guitar
Veterano
# fev/09
· votar


Notem que a crise mundial se fortificou após o início das operações do LHC.

Guitar_RdS
Veterano
# fev/09
· votar


The Blue Special Guitar
É tudo uma desculpa pra acabarem com o mundo...

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


Guitar_RdS
eu era militante do PT ^^

na verdade é só para se manter informado.

O grau de confiança do brasileiro só está abaixo do chinês =D

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Agência Nordeste
Manchete: DEMITIDOS POR ENGANO

"Setores de vestuário e calçados admitem que exageraram na dose e anunciam recontratações

Empresários brasileiros de setores de vestuário e calçados deram-se conta de que cortaram mais vagas do que precisavam. Agora planejam voltar a contratar para repor os estoques perdidos com as demissões. Intensivos em mão-de-obra, os segmentos admitiram que exageraram na dose por temor da crise econômica, que se tornou mais psicológica do que real nos dois setores. Ambos foram os principais responsáveis pela queda do emprego na indústria, segundo informou ontem o IBGE: o emprego caiu 1,8% em dezembro - cerca de 110 mil vagas entre 6 milhões de trabalhadores, o maior recuo desde que o instituto começou a fazer a pesquisa, em 2001

Fonte: http://www.agne.com.br/index.php?idtipo=1&id_noticia=18343&id_rastro=R adiobr%C3%A1s:%20principais%20not%C3%ADcias%20do%20Jornal%20do%20Brasi l


Tem muito empresário mau caráter utilizando-se da crise como desculpa para muita coisa... principalmente empoçar dinheiro, o que é bom para eles e ruim para a economia do país.

Fora os jornais como o Financial Times classificando o Brasil como um "oásis em meio à crise", e as montadoras de automóveis dizendo que "veem o mercado brasileiro como uma saída para a crise".

Fora isto tudo... sim, eu acho que comparado com o impacto mundial da crise, o que temos aqui é uma marolinha.

Grow
Veterano
# fev/09
· votar


então, o país vai quebrar! fato! quem tá perdendo emprego agora vai usar o seguro-desemprego... fgts... e tudo isso vai acabar uma hora, daí mais da metade não terá conseguido emprego ainda, daí o q acontece? a merda vai crescendo, criminalidade, instabilidade familiar, etc... etc... etc... talvez c o filho da puta não tivesse seguido o plano de lula de gastar mto no natal e ano novo, pois afinal, não tínhamos crise, só uma marolinha, c o indíviduo em questão não tivesse seguido tal conselho não estaria tão endividado agora sem emprego, talvez assumir o risco, q o obama assumiu, de encarar a crise como um problema séríssimo, mesmo para nós da américa do sul, teria sido melhor e mais benéfico para a população, mas o lula tá cagando, até pq ele não sabe de mta coisa

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


A melhor analogia para esta nova etapa da crise financeira é uma casa de swing:

Em uma casa de swing lotada, todo mundo está comendo e/ou dando para todo mundo. A música tá rolando alto, whisky, cervejas, vodkas e viagras a vontade.. Até que determinada pessoa no meio da sacanagem grita bem alto: "EU TENHO AIDS!!!".
Pronto: ninguém sabe se comeu e/ou deu para esta pessoa (e pior... se comeu e/ou deu foi com ou sem camisinha). Quem estava comendo e/ou dando irá parar de comer e/ou dar porque não sabe se a pessoa que está comendo e/ou dando naquele exato momento comeu e/ou deu para a pessoa que gritou que tem AIDS. Todos avaliam o risco de sua situação e, é certo, não vão mais comer e/ou dar para ninguém mais por um bom tempo (ao menos até saberem se têm ou não AIDS). E quem tinha acabado de chegar na casa de swing e ia começar a comer e/ou dar feito coelho não vai mais comer e/ou dar.

É esta crise de confiança que abalou a casa de swing que atualmente abala o mercado financeiro: quem estava investindo não investe mais; e quem pensava em começar a investir não investirá mais. A analogia entre a casa de swing e o mercado financeiro é mesmo a mais adequada, afinal, no frigir dos ovos, é tudo a mesma coisa: uma grande sacanagem!


ass.: corrente de e-mail

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Grow
O seu tipo de pensamento (by Miriam Leitão), é exatamente o tipo de pensamento que gera uma crise, pois para o mercado, e quem tem dinheiro prefere empoçar e congelá-lo em baixo risco.

O que gera desemprego não é gente gastando, é gente não gastando. O brasileiro gastou no natal... você viu a Casas Bahia reclamando da Crise? O Magazine Luiza? As concessionárias de automóveis? Não... todas elas estão felizes da vida. Com todas estas demissões a tava de emprego no Brasil ainda se mantém fixa, flutuando dentro da margem de erro... ou seja, tem muita gente contratando.

Talvez o erro do Lula tenha sido só um, e isto tenha causado as demissões na Embraer... não ter insistido o suficiente para que o "povão" comprasse aviões no natal, né?

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


é exatamente o tipo de pensamento que gera uma crise, pois para o mercado, e quem tem dinheiro prefere empoçar e congelá-lo em baixo risco.

que gera desemprego não é gente gastando, é gente não gastando


mas guras Ronin, essa crise se iniciou porque os americanos gastaram ... aliás gastaram até o dinheiro q não tinham

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
mas guras Ronin, essa crise se iniciou porque os americanos gastaram ... aliás gastaram até o dinheiro q não tinham

Neste caso, bancos e investidores... o problema não foi "povão" comprando TV de LCD no natal... foram os bancos, investidores, imobiliárias e etc, emprestando dinheiro que não tinham, comercializando e negociando dívidas e etc. Foi a especulação, agiotagem e "investilhagem"que derrubou os EUA... não o consumo.

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


Ronin
não foi "povão" comprando TV de LCD no natal...

sim. Ao invés compraram casas =D


agora me fala qtos desses 4.000 da embraer tem dívidas de longo prazo?
E me fala qtos esperavam q isso aconteceria ...

tem q ter cautela, muita cautela quanto isso.

Carol_line
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
Vá ao Conselho, por gentileza :)

Grow
Veterano
# fev/09
· votar


Ronin
c quer dizer q a embraer usou a crise para demitir? esse janeiro com queda de vagas d emprego formal depois de 10 anos sem registro de tal, não teve nada a ver com a crise?

mas guras Ronin, essa crise se iniciou porque os americanos gastaram ... aliás gastaram até o dinheiro q não tinham(2)

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


Carol_line
Vá ao Conselho, por gentileza :)
o q tem de bom lá?
além de vc ? ^^

pessoas q trabalham comigo estão praticamente em estado de pânico.
Gastaram e muito ... tem 2 pagando financiamento de carro.


Aliás não estoura uma "bolha" aqui no mercado automobilístico porque não tem grande peso no PIB do Brasil.

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
sim. Ao invés compraram casas =D
Sim... mas é a dívida do John Smith que causou a crise... o que causou a crise de tal tamanho foi o banco que emprestou para o John Smith não ter dinheiro, e então ter vendido a dívida do John Smith para outro branco que não tinha, que vendou para outro que não tinha, e outro e outro e outro.

O banco que empresta cobra juros para lidar com os riscos... só que tem de estar pronto para honrar estes riscos... os bancos americanos não estavam.


agora me fala qtos desses 4.000 da embraer tem dívidas de longo prazo? E me fala qtos esperavam q isso aconteceria ...
Claro que tem de cuidar, e sempre... dívidas a longo prazos, por mais que necessárias, nunca são boas opções. Destes 4.000 da Embraer, diversos podem ser realocados em outras áreas e segmentos que estão crescendo com a crise... só que você pode ter certeza, isto não irá para a televisão (como não foi o fato da indústria calçadista admitir que "demitiu demais").

Além disto, por mais que atinja os funcionário, estas demissões da Embraer foram fruto de má administração de crise (e se não de "antecipação" como o caso da indústria calçadista). A Embraer produziu muito nos últimos anos, teve lucros muito altos, e se você tem capital para se manter durante uma crise, isto é melhor que demitir funcionários (demitir 4.000 funcionários custa muiiiiiito caro, e deveria ser sempre uma última opção). Teve um funcionário da Embraer na TV dizendo que tinha esperança de ser recontratado... acredite, se isto acontecer, não vai para a TV.


Isto tudo não muda o fato de que ter cautela é bom. Mas se você tem dinheiro para gastar, segurar dinheiro na mão é terrível para o mercado e para a economia neste momento. ALém do que dinheiro na mão é uma ótima arma de negociação hoje em dia (você consegue descontos impressionantes nas lojas com dinheiro na mão).

Carol_line
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
Te mandei uma mp, depois me liga ^^

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Grow
Bem, o que que eu posso dizer então.
Que o Financial Times está errado quando diz que a economia brasileira é sólida... que as empresas do mercado exterior não sabem de nada quando dizem que devem investir no Brasil... que a imprensa estrangeira está errada em dizer que o Brasil pode sair desta crise como a 6ª economia mundial, na frente do Canadá e da Espanha.


E que o certo mesmo é que todos os bancos vão falir, a economia vai entrar em colapso e todo mundo deve ir ao banco, tirar todo o seu dinheiro e esconder sob o colchão com litros e litros de água potável e miojo. Claro, isto seria o ideal para combater a crise...


Rato
pessoas q trabalham comigo estão praticamente em estado de pânico. Gastaram e muito ... tem 2 pagando financiamento de carro.

Com o que vc trabalha? O mercado está ruim para vocês... existe grande risco de demissão? Ou o medo dos que trabalham com você é simplesmente irracional (ou então eles realmente gastaram mais do que ganham... o que não é incomum).

Aliás não estoura uma "bolha" aqui no mercado automobilístico porque não tem grande peso no PIB do Brasil.

Eu convivo diretamente com o mercado de automóveis aqui, pois temos alguns clientes deste ramo aqui na agência. As concessionárias estão lucrando muuuuuuuuito... principalmente depois que o governo fez o certo e reduziu o IPI. Se estão lucrando, as pessoas estão pagando suas dívidas. E estão pagando suas dívidas porque o dinheiro está rodando no mercado.


Isto me lembra uma célebre frase do futebol:
"Um time retrancado só consegue impedir uma coisa... seus próprios gols."

Economia esfriando só ajuda a esfriá-la ainda mais. Se todo mundo para de consumir com a crise, o mercado para de produzir e aí sim as demissões acontecer, e o começa um ciclo de demissões > redução de demanda > menor produção > mais demissões...


Grow
c quer dizer q a embraer usou a crise para demitir? esse janeiro com queda de vagas d emprego formal depois de 10 anos sem registro de tal, não teve nada a ver com a crise?
Não... mas estou dizendo que para evitar ferir seus lucros exorbitantes os acionistas estão preferindo 'enxugar' a máquina por antecipação, como a indústria calçadista fez, e se arrependeu depois.

Claro que a crise existe, claro que é real... o que insisto é que, comparar o mercado aquecido no Brasil, com a crise que faz as imobiliárias se livrarem de imóveis à preços simbólicos, é aceitar que a crise de cá é marolinha. E que o medo exagerado, neste momento, é a pior coisa que pode haver para o nosso mercado.

Rato
Veterano
# fev/09 · Editado por: Rato
· votar


Ronin
man.

Não consigo entender essa sua "raiva" ou indignação com a imprensa achando q ela é contra o Governo.
Se fosse assim não diriam q o barba está com mais de 80% de aprovação. Isso falaram no jornal Nacional.
Acho q essa Teoria da Conspiração ainda não está ocorrendo guras.
O q ocorre é q eles divulgam o q dá Ibope pow, vc sabe bem disso.
Olhei o bançanço de pelo menos 30 empresas q estão no vermelho por conta da crise e não tem nada a ver com falta de dinheiro no mercado brasileiro.
Boa parte é receita de exportações

Não foi especificamente a dívida do John Smi q causou a crise e sim por vários americanos com o mesmo intuito. Foi uma reação em cadeia causada e talvez esse tenha sido um ligeiro impulso, mas nada q pudesse de alguma forma ter sido evitado, caso não ocorresse, evitar o q estamos passando.

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Grow
Compare, nos números lá do tópico mesmo, o número de cortes em dezembro, no momento do "todo mundo em pânico" da crise, e em janeiro. Somando-se ao fato de que demissões em janeiro/fevereiro são normais (principalmente em setores que atendem ao turismo), e me diga quantos % o número de cortes foi menor em janeiro (após o "todo mundo em pânico") e em dezembro.

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
Acho q essa Teoria da Conspiração ainda não está ocorrendo guras.
Poxa Rato, isto é tão visível quanto é possível ver.
Você viu na TV a questão da indústria calçadista e de vestuário assumindo que demitiu demais? Quem sabe, você até mesmo viu a Mirrian Leitão dizendo isto no Bom Dia Brasil?

Postei lá no tópico sobre análise da imprensa. Em dezembro uma notícia do "O Globo" cheio de números otimistas para o mercado, a equipe do jornal escolheu o único índice que baixou (e baixou dentro da margem de erro) para fazer uma manchete sensacionalista.

Eles dão a aprovação do Lula pq são obrigados, pq é um índice... mas se vc ver a reportagem, sempre rola um "maaaaassssss..." um "porémmmmmm..." e vem atrelado a coisas negativas.

Tem programas que chegam a absurdos. Como a Record noticiar a prisão do governador da Paraíba, por corrupção, o cara ser do PSBD, e o programa mostrar diversas fotos do cara em cerimônias cumprimentando o Lula.

Olhei o bançanço de pelo menos 30 empresas q estão no vermelho por conta da crise e não tem nada a ver com falta de dinheiro no mercado brasileiro.
Sim, mas isto é mercado.
A empresa bem administrada está preparada para uma queda de demanda? Veja a GM... a GM está apresentando balancetes no vermelho tem quase 5 anos... e agora eles vem dizer que precisam de ajuda por causa da crise? Que crise? 5 anos!!

Por que as montadoras como Toyota e outras que não são gigantes, mas que tbém vivem de exportação, não estão falindo? Boa gestão de crise, investimento nos mercados certos e etc.

TaylorBass
Veterano
# fev/09
· votar


Seção Marolinha.. pensei q ia ser algo sobre bagulho.

Rato
Veterano
# fev/09
· votar


Ronin
O mercado está ruim para vocês... existe grande risco de demissão?
mês passado demitiram mais de 300 =/

mas assim, foi reestruturação mesmo.
O lucro aqui saltou 22% e atingiu R$ 190 milhões no último trimestre de 2008. O firmão tá bom pra carái.
Ramo é diferenciado, cosméticos.
Agora me fala por exemplo os caras q trabalhm na Perdigão, cuja receita é de pelo menos 50% provinda de Exportações.
Não sei se divulgaram o resultado ainda.

Se todo mundo para de consumir com a crise, o mercado para de produzir e aí sim as demissões acontecer, e o começa um ciclo de demissões > redução de demanda > menor produção > mais demissões...
Sim, isso é fato, mas o q digo é ter cautela e tb q não estamo no melhor dos mundos.

Grow
Veterano
# fev/09
· votar


PREciso de um drink

r2s2
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
"Seção Marolinha"

Afe, mais um fã do Retardado Azevedo....

É esta crise de confiança que abalou a casa de swing que atualmente abala o mercado financeiro: quem estava investindo não investe mais; e quem pensava em começar a investir não investirá mais. A analogia entre a casa de swing e o mercado financeiro é mesmo a mais adequada, afinal, no frigir dos ovos, é tudo a mesma coisa: uma grande sacanagem!

O problema é que os ativos que existiam de verdade continuam existindo. Com isso, haverá uma queda de preços devido à diminuição da demanda, e com isso o recrudescimento do consumo, e o capitalismo volta aos eixos.

Agora que o Lula exagerou a falar da marolinha ele exagerou mesmo. Mas eu ainda acho q ele estava certo. Imagina ele gritando: "Fudeu! Corram! O mundo e o Brasil vão quebrar!"

r2s2
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
Sim, isso é fato, mas o q digo é ter cautela e tb q não estamo no melhor dos mundos.

Não concordo. Crise é momento de oportunidades. Pode ter certeza que muita gente vai se dar bem com ela.

Quem se fode é a ralé e o povo que queria ganhar grana fácil e rápida, principalmente nessas manobras financeiras especulativas.

lula_molusco
Veterano
# fev/09
· votar


Na boa, eu trabalhei lá no ano passado, e mesmo antes da crise chegar já tinha muita gente só fazendo uso do cabide de empregos.
Só que a Embraer não tinha a desculpa certa pra mandar esse pessoal embora...agora tem :)

ROTTA
Veterano
# fev/09
· votar


Rato
"Seção Marolinha" =D

Marolinha "de nove dedos" no dos outros é refresco!
Abraços.

Kamus23
Veterano
# fev/09
· votar


Olha desemprego não sei...

Ta passando a uma semana aqui na minha cidade, um carro de som com vagas para empregos.

Claro, aqui é o Sul do Brasil, a economia é mais forte, mas aqui estão contratando, e não mandando embora

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Seção Marolinha" =D