"Seção Marolinha" =D

Autor Mensagem
Ronin
Veterano
# mar/09
· votar


Wrvieira
De um lado, economistas como Paul Krugman apontam que a crise decorre de um "desbalanceamento" mundial (um enorme superávit de países como China e membros da OPEP, por exemplo, que migraram seu dinheiro para os EUA, mantendo os juros americanos ridiculamente baixos, incentivando o boom de crédito e, consequentemente, um déficit estrondoso).

Acho meio loucura, pois já li artigos dizendo que o que ocorreu foi o contrário... que é o dinheiro americano que está na China... bilhões de dólares, para falar a verdade, oriundo dos EUA utilizando a China como mão de obra e comprando materiais chineses. Os EUA está com um problema de solvência, até onde sei, e não de excesso de capital.

Mas, não sou economista, a melhor pessoa para comentar isto seria o Kensei.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/09
· votar


Muitos destes empregos foram gerados por um aquecimento de mercado ocorrido durante os últimos 3 anos. As demissõpes nestes setores são apenas o retorno aos níveis de um mercado normal.
Nem todos os setores estão em crise, os mais afetados são industria auotmobilística mundial, crédito e investimentos. Ou seja empresas que estejam direta ou indiretamente envolvidas com estes setores terão sim seus resultados comprometidos e proporcionalmente sentirão os efeitos mais fortes dependendo de sua localização. A industria automoblistica nacional apenas fará uma readequação proporcional ao mercado interno e externo, enquanto que a GM norte americana viverá seus dias de inferno, ou seja neste exemplo as demissões serão muito maiores no EUA do que aqui.
O maior problema do desemprego na atualidade é a estratégia que grandes empresa tem adotado diante do mercado. Ou seja em eventuais aquecimentos de mercado global aumentam sua contratação a nível terceirizado e eventualmente geram alguns empregos internos com carteira registrada em proporção muito menor apenas durante os períodos em que o mercado permanecer aquecido. Ou seja são empregos que oscilam junto ao mercado. Um exemplo disto o proprio setor automotivo que há 3 décadas atrás tinha em seu efetivo 40.000 ou mais trabalhadores.
Hoje operam com pouco mais de 5.000, transferindo ás montadoras perficericas o restante dos empregos. Resultado da gestão de mão de obra, evolução da tecnologia e robotização das fabricas.
Resultado, vc trabalha em uma industria metalurgica que tem como seu principal cliente uma montadora de automoveis. Diante da baixa de produção seu chefe não tem duvidas demite 50% do quadro e adequa sua produção e custos aos fluxo de outros clientes. Ao empregado com mão de obra qualificada resta esperar o próximo aquecimento de mercado vivendo de alguns bicos e plantões em portões de sindicatos gerando massa popular para eventuais protestos conta o sistema.
Neste contexto não existe nenhuma medida política que possa mudar este efeito. Pelo menos não por lei ou intervenção como o governo tentou fazer. O que gera e mantém emprego sempre foi, e em qualquer lugar do mundo a economia e seus efeitos sobre o mercado. Portanto o governo que quiser gerar empregos e mante-los terá que dar condições economicas para que isto aconteça.
Quanto ao Brasil neste episódio tem deficiências não sanadas há muito tempo, para desgosto dos fãs de Lula e odiadores de FHC e outros.
O governo Lula tem demonstrado através de suas ações interesse em manter os níveis de crescimento ou mesmo de manter pelo menos a economia nos mesmos patamares do ano passado. Reduziu mesmo que provisoriamente o IPI dos automóveis e vai continuar mantendo os investimentos do PAC para 2009, o que certamente continuará mantendo vários setores do mercado com bons níveis de funcionamento. No entanto insiste em manter os mesmos elevados índices fiscais de governos anteriores aliados a taxa de juros altíssimas e gastos desnecessários elevados em sua gestão.
Este é o ponto que os amantes da gestão de Lula resistem em entender, que sua política continuísta não desviará o Brasil de grandes crises como esta, e que o funcionamento economico do país está amarrado a investimentos de planos de governo. Ou eja se o governo não tivesse condições e investir neste momento, estaríamos numa situação muito difícil.
Sem ofenças ao pessoal que compara Lula a FHC, mas a maioria de vcs não tinha nem 4 anos de idade quando FHC foi presidente, portanto não tem a menor condição de ficar equiparando governos. A opinião de muitos para mim é apenas de senso comum, alguém adotou esta linha de raciocínio e vcs sem conhecimento e vivência dos fatos simplesmente levataram as bandeirinhas em defesa de Lula " o Super Herói do Brasil "

Grow
Veterano
# mar/09
· votar


queda do PIB no Brasil é uma das piores no mundo, só pra constar :P

Ronin
Veterano
# mar/09
· votar


"Joseph Stiglitz, Nobel de Economia: 'Brasil é vítima inocente da crise ... mesmo os países (como o Brasil) que fizeram a lição de casa, tiveram boas políticas e boa situação macroecônomica vão ser afetados."
Jornal Estadão

Miriam Leitão diz: "os erros (de Lula) da crise. A crise é externa: veio de fora. Mas os erros do Governo são ..."
Fonte: Jornal O Globo, pag.20 Seção Panorama Econômico (11/03/2009)


Agora vocês escolhem em quem confiar. Miriam Leitão ou o ganhador do Nobel em economia.




Grow
queda do PIB no Brasil é uma das piores no mundo, só pra constar :P
Não esqueça que o cálculo do PIB no qual se baseou esta informação leva em consideração os 4 semestre de 2008 apenas. Ou seja, leva em conta o pior momento da crise (em geral causada mais por medo do que por fatos, acho que isto já foi constatado neste tópico), mas não considera a melhora na situação que aconteceram em Janeiro e Fevereiro.

Não tenho o link agora, mas segundo o Terra o Superávite no Brasil cresceu bastante no último mes. Somado ao fato das empresas recontratando e etc... acho que o panorama está menos pior do que o que se pinta.

Kensei
Veterano
# mar/09
· votar


Joseph Stiglitz

Entende muito de crises. Recomendo a leitura dos livros dele....

Rato
Veterano
# mar/09
· votar


Indústria paulista fecha 43 mil vagas e tem pior fevereiro desde 2006
: Investimentos
Considerando o ajuste sazonal, queda é de 2,09%. Desde o agravamento da crise, já foram eliminados 236,5 mil postos.

Chespirito
Veterano
# mar/09
· votar


E msm com a crise financeira os políticos pensam em ter o aumento dos salários deles.

\pqp/

Ronin
Veterano
# mar/09
· votar


Chespirito
E msm com a crise financeira os políticos pensam em ter o aumento dos salários deles.
Por ventura, o cabeça daquela hora extra, que tirou 6,2 mi dos cofres públicos para pagar hora extras de dias em que o Planalto nem funciona, é da mesma oposição (DEM) que vai para a TV dizer que está tudo explodindo, que vamos todos morrer, e que a crise irá sair de baixo de nossas camas e nos devorar durante a noite.

new-dawn
Veterano
# mar/09
· votar


Lula e sua "lingua-suja" ñ tem mais jeito!!!!

Rato
Veterano
# mar/09
· votar


Marolinha - Governo Lula reduz previsão de crescimento do PIB para 2%
A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) deste ano foi revista pelo governo Lula que passou a projetar uma taxa de crescimento de 2%.


Marolinha - Arrecadação federal cai 27% em fevereiro e mostra o pior resultado desde 2005
A arrecadação de impostos e contribuições federais somou R$ 45,106 bilhões em fevereiro, uma queda real, ajustado pela variação do IPCA, de 26,99% em relação a janeiro deste ano.

Marolinha - Consumo de combustíveis no País cai 1,7% em janeiro
O consumo de combustíveis no Brasil caiu 1,7% em janeiro deste ano sobre o ano passado, informou hoje a Agência Nacional do Petróleo (ANP).


Marolinha - Redução de vendas faz ARACRUZ demitir 177 funcionários
A Aracruz anunciou nesta quinta-feira 140 demissões em suas unidades em Barra do Riacho (ES) e na Bahia, além de mais 37 cortes em Guaíba (RS).



Marolinha - Cheques sem fundo sobem 20% no 1º bimestre
O volume de cheques sem fundo no Brasil aumentou 19,7% no primeiro bimestre de 2009, na comparação com o mesmo período de 2008, informou nesta quinta-feira o indicador Serasa Experian de cheques sem fundo.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/10
· votar


Era só uma marolinha mesmo.

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1527021-9356,00-L ULA+REBATE+CRITICAS+A+RETRACAO+DO+PIB+BRASILEIRO+EM.html

Rato
Veterano
# jun/10
· votar


PIB avança 2,7% nos três primeiros meses de 2010, na base trimestral

SÃO PAULO - O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, em valores correntes, apresentou no primeiro trimestre de 2010 um avanço de 2,7% em relação aos três meses anteriores. Na comparação com o mesmo período de 2009, o indicador registrou crescimento de 9%.

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta terça-feira (7), o avanço de janeiro a março foi resultado sobretudo do bom desempenho da indústria, que cresceu 4,2% frente ao quarto trimestre e 14,6% quando comparada aos três primeiros meses de 2009.



estava ouvindo o Barba ontem, comentou o quanto foi esculhambado quando disse sobre a tal da marolinha.

Fiz parte bem levemente dos q malharam o barba.
Lavo minha boca e meus dedos com sãbão. Boa barba.

:)

Johnny Favorite
Veterano
# jun/10
· votar


Viva o Lula!

J. S. Coltrane
Veterano
# jun/10
· votar


Rato

Pagou um pau, hein?

r2s2
Veterano
# jun/10
· votar


Rato
Fiz parte bem levemente dos q malharam o barba.
Lavo minha boca e meus dedos com sãbão. Boa barba.


Que bom que isso aconteceu. Por mais que eu seja fã do Lula, ainda assim eu torceria pela recuperação do Brasil, independente de ser meu país e do governo do momento.

E que bom que vc reconheceu que neguinho exagerou. Mas vc não pode ser culpado. Os jornais vivem de sangue e de crises. Eles só vendem assim. Então é comum acreditarmos quando temos esse bombardeio sobre nós.

Inclusive, você percebeu que falam agora de uma base deprimida? Se lembra que não falavam durante a crise de uma base superaquecida? É o discurso! Se o Chomsky fosse brasileiro, escreveria um livro só sobre esse assunto da marolinha.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "Seção Marolinha" =D