Individualismo e negação de Deus favorecem crise, diz Lembo

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# fev/09


Segunda, 2 de fevereiro de 2009, 08h01

Explosão de soberba

Cláudio Lembo
De São Paulo


Paira um espectro sobre a Europa. Não é o espectro do comunismo. Fere um dos mais profundos sentimentos do Ocidente. A crença em Deus. Em países, antes arraigadamente católicos, estende-se a onda do ateísmo.

Não se trata de manifestações individuais. Ao contrário, formam-se coletivos para o exercício de ativa militância contra o divino. Campanhas publicitárias se desenvolvem.

Nas laterais dos ônibus da cidade de Barcelona, cartazes refletem esta situação. Dizem: Provavelmente, Deus não existe. Viva e goze a vida. A iniciativa tende a se estender a outras cidades da Espanha.

A autoria dos dizeres é de uma associação de ateus e livres pensadores. Houve resposta. Apareceram faixas em oposição: Você verá, quando tudo fracassar, restará Deus.

O fenômeno não se restringe ao espaço ibérico. No leste europeu existem países com alto percentual de pessoas que se declaram ateus. Mais de setenta por cento na Hungria.

Os franceses são autores de uma extensa bibliografia. Um combate contínuo contra a figura de Deus. Certamente, originário do pensamento iluminista.

O iluminismo, como posteriormente o marxismo, pretendeu colocar o homem no centro do universo, concebendo um humanismo materialista. Este, em seus primórdios, exercia grande influência entre os intelectuais.

Com o passar dos séculos e o surgimento do consumismo sem limites, o ateísmo ingressou na consciência das pessoas comuns. Os valores religiosos foram substituídos por um hedonismo selvagem.

Vale consumir e aparecer. Não importa qualquer aproximação com o Superior. Daí um passo para a negação de Deus. Antes o agnosticismo e em seguida uma posição expressa de contestação.

Os ateus não querem aceitar uma figura além da História. Desejam ser senhores de suas trajetórias, sem qualquer intromissão externa. Querem ser deuses individuais.

De há muito, os não-crentes passaram a preocupar os membros das religiões monoteístas. Ordens religiosas católicas apontam para a presença do ateísmo nas universidades da Ásia, África e América Latina.

Aqui, segundo estas fontes, a motivação seria diversa da existente nas sociedades afluentes. Um novo aspecto é apontado. A presença da injustiça como um fator de descrença.

Exatamente isto: a injustiça presente em todos os desvãos das sociedades latino-americanas leva a juventude a descrer. Encontrar, nas imensas diferenças sociais, motivo de não-crença.

Nota-se, pois, o encontro de duas vertentes nos países latino-americanos. Aquela que leva ao materialismo pelo excesso de consumo e de benesses e a outra que aponta para a carência dos bens mínimos para a sobrevivência.

Caro que estas posições de ponta não atingem todos os países de igual maneira. Graças às raízes africana, indígena e portuguesa, no Brasil existe um misticismo disperso.

Este atinge todas as camadas da sociedade. A crença no divino é inerente à formação brasileira. Com um traço específico. Os cultos de origem africana e indígena possuem um forte contingente panteísta.

Este nem sempre é percebido, em virtude do sincretismo religioso oriundo dos tempos das práticas escravagistas. O que se assemelhava aos rituais cristãos continha as práticas dos cultos dos ancestrais.

A natureza é traço marcante destes cultos. Ela se mostra por inteiro na forma de viver dos brasileiros. Convivem com natureza em seus vários aspectos. A exibição desinibida dos corpos é um deles.

Pode-se adiantar que a militância dos não-crentes não terá êxito entre os brasileiros. É própria de povos frustrados e deprimidos. No entanto, não se deve esquecer que a divindade, por aqui, tem um traço panteísta.

Como praticada na Europa, a descrença pode conduzir a um niilismo sem igual. A perda de referências leva as pessoas a um individualismo sem precedentes.

A um mundo sem valores e propício à prática de quaisquer atos. A crise financeira dos países centrais, certamente, tem grande parcela deste individualismo contemporâneo. Alarmantemente sem valores.




Cláudio Lembo é advogado e professor universitário. Foi vice-governador do Estado de São Paulo de 2003 a março de 2006, quando assumiu como governador.

Fonte: http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI3485758-EI8421,00-Explo sao+de+soberba.html

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


Depois q esse tópico cair no esquecimento eu vou criar um "Tópico oficial para discussões religiosas".

conandrade
Veterano
# fev/09
· votar


Deus me deu o livre arbítrio, acho que isso encerra qualquer questão religiosa. Se ele me deu isso, ele me deu algo e ele existe. Olha que curioso? Então se ele existe, prefiro acreditar e crer nele como uma força que me ajuda a dar forças a mim mesmo. Pra mim, Deus é essa fé, essa força e o resto depende de mim.

Então, acredito no ser humano, mais do que nele.

Agora... fanatismo, costela de adão... mar que se abre (creio em maré baixa...) enfim...

no fóking uêi men!

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# fev/09
· votar


E a moda da crise vai gerando seus entusiastas... vai desbancar os emos.

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas Borlini

Pior que esse nem é pra ser um tópico sobre discussão religiosa, e sim, sobre a relação 'Crise ecômica/Individualismo x Crença'.
Mas, infelizmente, como a maioria dos tópicos, o assunto acaba partindo pra "Deus existe, então prove", depois pra contradições da Biblia, e bla bla bla até desembocar em fisica quantica, Malmsteen e outros bichos mais.

Mila Turunen
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mila Turunen
· votar


O iluminismo, como posteriormente o marxismo, pretendeu colocar o homem no centro do universo, concebendo um humanismo materialista. Este, em seus primórdios, exercia grande influência entre os intelectuais.
É devido esse mesmo Iluminismo que vocês estão usando a internet nos computadores de última geração, confortavelmente sentadinhos em uma cadeira.

Com o passar dos séculos e o surgimento do consumismo sem limites, o ateísmo ingressou na consciência das pessoas comuns. Os valores religiosos foram substituídos por um hedonismo selvagem.
Não. Consumismo sem limite é coisa de capitalista, e o ateísmo é, geralmente, coisa de esquerda. Não misture as coisas.

Vale consumir e aparecer. Não importa qualquer aproximação com o Superior. Daí um passo para a negação de Deus. Antes o agnosticismo e em seguida uma posição expressa de contestação.
Não. Consumismo sem limite é coisa de capitalista, e o ateísmo é, geralmente, coisa de esquerda. Não misture as coisas. (2)

Os ateus não querem aceitar uma figura além da História. Desejam ser senhores de suas trajetórias, sem qualquer intromissão externa. Querem ser deuses individuais.
Não. Não existe senhores de destino. Nem um deus, nem eu nem ninguém. Não é possível controlar tudo, existem diversos fatores externos. Afirmar que ateus se acham deuses individuais faz parecer que nós cremos que comandamos tudo que nos diz respeito, e isso é uma grande bobagem.

A um mundo sem valores e propício à prática de quaisquer atos. A crise financeira dos países centrais, certamente, tem grande parcela deste individualismo contemporâneo. Alarmantemente sem valores.
Crise financeira foi gerada por Neo-liberalismo, coisa de Conservador, e não de esquerda/ateus.


O senhor Lembo confunde muita coisa.
E é muito, mas muito complicado fazer todas essas afirmações. Faltou bom senso nesse texto e respeito pelas opiniões adversas.

Burp após Duff
Veterano
# fev/09 · Editado por: Burp após Duff
· votar


Individualismo e negação de Deus favorecem crise


Porém há ateus que não são individualistas. Ajudam necessitados e querem ver uma melhora da humanidade e também há os crentes em Deus que agem apenas para si.

O certo seria O individualismo favorece crise.

Talvez responsabilizar os ateus seja uma forma de tornar essa mensagem mais divulgada e discutida

Mila Turunen
Veterano
# fev/09
· votar


Burp após Duff
É como eu dizer que todo teísta é altruísta.


Lembo, não fode.

Bozo_O_Palhaco_Traquino
Veterano
# fev/09
· votar


Eu tinha lido Cláudio Limbo.

Burp após Duff
Veterano
# fev/09 · Editado por: Burp após Duff
· votar


Minha opinião foi escrita em partes, então editei.

shoyoninja
Veterano
# fev/09
· votar


Um monte de frases soltas com uma conclusão absurda no fim.

Sem nexo. Péssimo texto.

Ronin
Veterano
# fev/09
· votar


A partir do momento em que o artigo assume que deus existe, assume que os ateus estão errados... que quem coloca a publicidade 'atéia' está errado... quem coloca publicidade cristã está certo... e etc... o artigo nasce tão viciado, parcial e inválido quanto a própria postura que critica.

_FrEd_
Veterano
# fev/09
· votar


A parcialidade do artigo começa no titulo: "Explosão de soberba", ja criticando a postura de ateus no ponto de vista do autor.

Depois, com um texto mt mais teórico do que dissertativo, e sentindo a falta de argumentos para criticar o ateísmo, o autor finalmente diz que "A crise financeira dos países centrais, certamente, tem grande parcela deste individualismo contemporâneo" e termina o texto sem nenhuma argumentação sobre tal fato.

Teria sido melhor se ele apelasse para o fanatismo religioso, pelo menos ele conseguiria achar algum argumento decente.

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKkkkkkkkkkkkkkk

Euri.

Ahan, agora a culpa é dos ateus pela crise economica tá blz;
Só ñ eskece q o titio Bush é catolico blz?!

Cláudio Lembo é advogado e professor universitário. Foi vice-governador do Estado de São Paulo de 2003 a março de 2006, quando assumiu como governador.

Não tem nada melhor pra essa anta com sombrancelha de taturana fazer pelo Estado do que escrever esse monte de merda??
E nem vou falar q Deus ñ existe.

Grow
Veterano
# fev/09
· votar


até comentei no encontro q tem sempre um tópico padrão para a pergunta "deus existe?" toda semana! o desta semana, está criado

toty
Veterano
# fev/09 · Editado por: toty
· votar


edit*

Esse assunto só gera conflito...

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Grow
daushduashduasduashd

:D

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


e o ateísmo é, geralmente, coisa de esquerda. Não misture as coisas.

Isso ai ja é opinião sua certo?

O unico ateu de esquerda q conheço é o leandro rodrigues

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Mila Turunen
Consumismo sem limite é coisa de capitalista, e o ateísmo é, geralmente, coisa de esquerda. Não misture as coisas.
´
Não concordo totalmente com esta parte. Consumismo é coisa de capitalista sim, mas o capitalismo é de direita? o ateísmo é de esquerda?
Como vc mesmo disse não devemos misturar as coisas. Crença e descrença ficam numa esfera, sistemas de governo e pensamento político ficam em outra.
Nem todo catolicismo é capitalista, assim como nem todo ateísmo é comunista.

Mila Turunen
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas Borlini
Isso ai ja é opinião sua certo?
Não. O Ateísmo é intrínseco do Marxismo; era a posição religiosa oficial da URSS.
Eu sou de esquerda e atéia, o Pseudominum é de esquerda e ateu... eu só posso citar esses, porque não conheço muitos ateus do Fórum. Mas todos os ateus que eu conheço são de esquerda.

Clauber guns
Veterano
# fev/09
· votar


Eu sou ateu e apolitico \o/


Previsão de post:
E...?

Mila Turunen
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mila Turunen
· votar


brunohardrocker
O Capitalismo é sim de Direita. Alguns esquerdistas, não muito radicais, não são totalmente contra o Capitalismo, somente ao dito Selvagem (que é o que ocorre no Brasil e maioria dos países).
Como já disse, o Ateísmo era uma das bases do Marxismo. Logo... =)
Eu ainda disse que geralmente ateu é de esquerda. Já foi para não generalizar.

Crença e descrença ficam numa esfera, sistemas de governo e pensamento político ficam em outra.
A História diz o contrário. Crenças estão profundamente ligados com filosofia política. Quer maior exemplo que a Reforma Protestante?

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


Mila Turunen

Ateu é a pessoaq não acredita em nada, em Deus nenhum, a posição politica independe da religiosa.

Pelo q vc me disse vc é marxista e isso inclui ser ateu.

Mila Turunen
Veterano
# fev/09
· votar


Lucas Borlini
Não, rapaz...
Posição religiosa interfere sim, e muito, em posição política. O Protestantismo surgiu devido o interesse da burguesia.
Para se ter uma idéia, há a Vigília dos 318 Pastores para empresários, realizada pela Universal. Já a Igreja Católica condena o lucro.
Se quem se diz católico não liga para isso, assim como tantos outros conceitos católicos, isso é outro problema. Mas as crenças (isso inclui a falta dela) interferem sim na política econômica.

Eu não sou marxista. Sou de esquerda, com forte influência de Marx, mas não me considera marxista.

brunohardrocker
Veterano
# fev/09
· votar


Mila Turunen
O Ateísmo é intrínseco do Marxismo; era a posição religiosa oficial da URSS.
Eu sou de esquerda e atéia, o Pseudominum é de esquerda e ateu... eu só posso citar esses, porque não conheço muitos ateus do Fórum. Mas todos os ateus que eu conheço são de esquerda.


O ateísmo é quase tão velho quanto as religiões. E como eu disse antes, crença e descrença são esferas diferentes que posições políticas, e claro, quando essas esferas se encontram formam as diversas opiniões. Aqui no fórum podemos citar o Devil Boy e a snowwhite que são ateus e têm posições de direita, o Senhor Marine (João) que é das antigas e discutia aqui com nós também era, e tem muito ateus de direita pelo mundo.
Se na Hungria 70% da pupulação se diz atéia, por que aquele país não é comunista?
Assim como também, existem muitos teístas de esquerda.

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


Mila Turunen
Acho q vcs (gente iluminada) se preocupam d+ com as regras do q vcs seguem, regras como ateu é esquerdista e os conceitos catolicos q vc citou, sou catolico praticante e não dou a minima pra muitos dos conceitos catolicos.
A igreja condena o lucro mas eu ainda assim quero ganhar dinheiro.
Regras (na minha humilde opinião) foram criadas por gente burra e sem nada pra fazer, se eu fosse ate seria de direita por pura sacanagem, só pra contrariar.

Mas tipo, ainda não acho q posição religiosa interfere na posição politica (talvez interfira em assuntos como aborto) pois conheço católicos de esquerda, direita e ateus de esquerda, direita.

Lucas Borlini
Veterano
# fev/09
· votar


brunohardrocker
O ateísmo é quase tão velho quanto as religiões

Senão mais, desde q existe uma religião (muiiiiito antes de qualquer cristianismo) existia alguem q não acreditava (um ateu),
só q a um tempo atras deram nome pra isso.

Headstock invertido
Veterano
# fev/09
· votar


Lembo é o nome do cara?
Putz

22222 oirartnoc oa
Veterano
# fev/09
· votar


Limbo

Mila Turunen
Veterano
# fev/09 · Editado por: Mila Turunen
· votar


brunohardrocker
O estranho de um ateu ser de direita é porque o moralismo cristão está implícito no mesmo. Mas existem.
A contradição ideológica/filosófica é uma das características humanas mais marcante.
Mas acho que você já entendeu o papel da religião na política econômica. =)

E segundo o Almanaque Abril, que utiliza dados de um órgão mundial que não me recordo o nome, na Hungria a religião é: cristianismo 87,6% (católicos 63,1%, protestantes 24,1%, outros 4%- dupla filiação 3,6%) sem religião 7,1%, ateísmo 4%, outras 1,3%. Dados de 2005.
Não sei de onde 70% da Hundria é atéia -.-
O país que mais apresenta ateus é a China (comunista, rá!), sendo 8% da população - ou seja, alguns milhões de chineses.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Individualismo e negação de Deus favorecem crise, diz Lembo