Para os que adoram citar a crença em Deus como "fraqueza".

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar

makumbator

Mas lembre-se que física de Einstein e a mecânica quântica são antagônicas em muitos sentidos(tanto que ele não concordava com ela em seu surgimento). A chamada "teoria de tudo" ou "super teoria" busca justamente unir esses dois mundos aparentemente inconciliáveis(a teoria das supercordas é uma tentativa nessa linha).

Na verdade, até onde sei Einstein não gostava é da idéia de indeterminação presente física quântica. E o problema de unificação é que não há uma explicação comprovada da relatividade na física quântica. Não chega a ser um antagonismo.

As bíblias não são utilizadas no ensino da rede pública, seja para o ensino do surgimento do universo, ou criação do homem.
E se levarmos em consideração o que você postou a risca, teorias incompletas ou com possibilidade de controversa ou questionamento, não deveriam constar nos livros escolares, simples assim.

Muita calma aí. Não são teorias incompletas e são muito sólidas. Tanto a relatividade quanto a teoria do Big Bang já foram inclusive comprovadas por observação. Radiação cósmica de fundo, lentes gravitacionais, tempo de vida de partículas aceleradas a velocidades fracionárias da luz, etc.

O fato de que teorias podem ser contestadas não significa que qualquer argumento bobo e sem fundamento as derrubarão.

E essas teorias, já testadas e verificadas devem ser ensinadas em escolas SIM. São a base do nosso conhecimento, sem elas ficamos reduzidos a superstições e especulações sem fundamento. E ainda que fossem assim cheias de controversas e tão questionáveis como você falou, seria muito melhor do que ensinar que o mundo foi feito em 7 dias quando já foi provado que não.

maggie
Veterana
# jan/09
· votar

Grosseria
Jesus nunca mentiu ou foi grosseiro (1 Pedro 02:22 e Isaías 53:09).
Chamou a uma mulher e sua filha cachorrinhas (Mateus 15:26).
Destruiu uma figueira porque não tinha frutos (fora de época) (Mateus 21:19).
Mentiu aos discípulos (João 07:08-10).
Condenou quem chamasse aos outros louco (Mateus 05:22) mas ele próprio usou esta palavra (Mateus 23:17-19 e Lucas 11:40).
Disse que nenhum homem jamais subiu aos céus exceto aquele que veio dos céus e que lá está, o Filho do homem (João 03:13).
Mas Elias foi levado aos céus numa carruagem de fogo (2 Reis 02:11). E se Jesus estava na terra e o Filho do homem nos céus, eles não são a mesma pessoa.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar

Lucas Borlini
O q impediria Deus de criar e depois deixar evoluir?

Infelizmente para os religiosos, eles se esqueceram de combinar com a natureza como o universo funcionaria...

O curioso é que antes da teoria da evolução, não havia criacionismo. Esse foi engedrado apenas para que a religião não ficasse MUITO anacrônica frente às comprovações científicas.

Funciona assim: a religião diz que tal coisa age de modo A. Depois a ciência comprova que não, a natureza funciona é de modo B. Então, os religiosos correm atrás e inventam uma "teoria" para dizer que B na verdade é fruto da intervenção divina...

maggie
Veterana
# jan/09
· votar

Lucas Borlini
O criacionismo não tem comparação alguma com a Teoria da Evolução.
O q impediria Deus de criar e depois deixar evoluir?

Isso é um arremedo da bíblia, vai contra o gênesis (mundo criado em 7 dias etc).

Um cristão que crê que a bíblia não tem falhas não pode duvidar disso..

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar

maggie

Existe uma passagem na Bilbia q diz q se vc ve alguem fazendo algo errado avise essa pessoa do seu erro, se ela persistir no erro (avisada disso) ela sera julgada pelo mesmo, a passagem q vc postou diz isso:

E, se alguém ouvir as minhas palavras, e não as guardar, eu não o julgo; pois eu vim, não para julgar o mundo, mas para salvar o mundo.

Tipo ele veio pra dar o aviso, quem persistir no erro sera julgado de acordo.

João 12:48 Quem me rejeita, e não recebe as minhas palavras, já tem quem o julgue; a palavra que tenho pregado, essa o julgará no último dia.

Este seria Deus Pai no dia do julgamento (ou apos nossa morte)

Capiche???

GuitarTigre
Veterano
# jan/09
· votar

maggie
Olha, é dificil contestar com o que vc diz, pq vc realmente sabe do que ta falando, tem base científica pra isso. E eu ja não tenho tanto conhecimento da Bíblia a ponto que convencer outra pessoa.
Mas uma coisa é certa, mesmo que tentem de todas as formas contestar partes da Bíblia, as proprias contestações serão contestadas, entende? Ou seja, tudo é muito complicado, assim como é difidil provar que algo existe, é tambem difícil provar que não existe. Mesmo que me mostrem um monte de provas que a Bíblia possa estar errada, eu jamais negarei a existência de Deus, e de Jesus, porque não é preciso a Bíblia para me dizer isso, como está escrito: "o justo viverá pela fé". "A fé é o firme fundamente das coisas que se esperam e a prova das coisa que não se vêem". Quem não conhece Deus, Jesus, nunca sentiu seu Espirito Santo, jamais poderá compreender isso. Jesus mesmo disse que muitos pessoas sábias perderiam a sua salvação por terem a mente aberta demais para as coisas materiais, e fechada para as coisas espirituais, não acreditando no que o olho não vê.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar

shoyoninja
Na verdade, até onde sei Einstein não gostava é da idéia de indeterminação presente física quântica. E o problema de unificação é que não há uma explicação comprovada da relatividade na física quântica. Não chega a ser um antagonismo.

Elas são antagônicas quando se tenta explicar o funcionamento de partículas sub-atômicas com a física de Einstein. Nesse ponto a mecânica quântica é que dá as respostas. Por isso atualmente se tenta chegar em uma explicação que comporte ambas(as chamadas teorias de tudo).

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar

makumbator
Não mesmo! Lembro-me de matérias recentes na Folha de SP sobre o ensino disfarçado do criacionismo na rede pública de algumas cidades do interior do Rio. Já dei aula de musicalização em escola pública infantil, e me assustei com a prática de reza de pai-nosso toda manhã(com a participação dos professores). Claro que me recusei a participar.

Então está errado, nada de imposicões.

Mas o criacionismo é ciência ruim...é uma tentativa patética de religiosos darem uma roupagem pseudo-científica para alguns tópicos da religião. Eles a ensinam como ciência(o que definitivamente ela não é). A religião deveria se ocupar dos assuntos do íntimo da alma de cada fiel, e não em tentar explicar o surgimento do universo, pois nesse campo, ela já perdeu faz tempo.

Acabaram de citar que criacionismo não tem relação cientifica e você o torna a questão. Enfim, existem cientistas com posturas criacionistas, mas de fato você tem muito mais mérito do que eles para postar tal comentário.

maggie
Veterana
# jan/09
· votar

Todos
Independente dos posicionamentos, parabéns pela postura.
Fazia tempo que não via um tópico falando sobre religião durar tanto, sem descambar pra baixaria.
=]

GuitarTigre
Veterano
# jan/09 · Editado por: GuitarTigre
· votar

maggie

Usar versículos pescados aqui e ali é uma maneira muito facil de se querer desmentir a Bíblia, mas quem conhece a Bíblia a fundo sabe da verdade disso. Deus não se engana, não se contradiz, não mente. Voces estão usando trechos de forma manipuladora.

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar

makumbator
Mas você busca uma explicação definitiva e pronta para tudo na natureza. Sinto muito, mais isso você nunca terá. Pois a ciência nunca se esgota, e está sempre aberta a mudanças e novas descobertas, e a religião, no campo da natureza via de regra só diz bobagens sem sentido.

Também sinto muito pelo teu comentário, jamais buscarei explicação para tudo, isso seria pior que mijar nos pés, seja me apegando a ciência ou bíblia. Como citei anteriormente, você tem mais mérito que os cientistas com postura criacionista.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar

GuitarTigre
Mesmo que me mostrem um monte de provas que a Bíblia possa estar errada, eu jamais negarei a existência de Deus, e de Jesus

mas se uma boa parte de um documento se mostra incorreto e fora da realidade da natureza, há uma boa chance das partes que ainda não podem ser refutadas, também serem falsas ou imprecisas. É uma questão de lógica básica.

Mesmo que exista um Deus, é muito provável que a Bíblia(e outros textos sagrados, que com boa frequência são antagônicas entre si) não passe de mero chute. Em suma, caso exista um Deus, provavelmente não é esse da Bíblia.

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar

maggie

A Biblia e suas falhas (ou não-falhas) dependem do bom discernimento e interpretação do que esta escrito.

Tipo aquela passagem de arrancar os olhos caso eles o levem ao pecado, sem a interpretação ou discenimento do q esta escrito todo cristão seria cego (e no caso de alguns maneta tbm).

makumbator

Pois é cara, a ciência é um dom (existe o dom da ciencia) mas muitas vezes nós cristãos nos fechamos a isso (infelizmente) a criamos coisas sem fundamentos cientificos para justificar a Deus sem ao menos pesquisar e conciliar com nossos estudos cientificos.

O ministerio em que sirvo (ligado a renovação catolica carismatica) procura conciliar fé e razão, mesmo pq somos todos universitarios e profissionais (Ministerio universidades renovadas vulgo MUR, tem no wikipedia)

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar

Bagre_Ensaboado

Acabaram de citar que criacionismo não tem relação cientifica e você o torna a questão. Enfim, existem cientistas com posturas criacionistas, mas de fato você tem muito mais mérito do que eles para postar tal comentário.

Criacionismo tem roupagem científica, mas no fundo não é ciência. Lembremos que assim como pastores e padres são humanos, cientistas também. Então há aqueles que se consideram como tal, sem realmente serem.

Mahasiah
Veterano
# jan/09
· votar

Einstein descreveu o Big Bang como uma "singularidade" - um termo do jargão científico para absurdo.

É, eu devo estar com uma dificuldade enorme mesmo de entender as coisas, porque eu li e reli isso aí e não consegui descobrir de onde saiu a história de que Einstein considerava o Modelo FLRW como um absurdo...

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar

Bagre_Ensaboado

Eles podem até ter postura criacionista, mas falta uma teoria sólida e evidências. Felizmente apenas a postura deles não vai gerar isso.

O evolucionismo por outro lado...

Houve uma tentativa escandalosa nos EUA de incluir essas maluquices em livros escolares utilizando o sistema jurídico, no fim foi barrada.

maggie
Veterana
# jan/09
· votar

shoyoninja
Houve uma tentativa escandalosa nos EUA de incluir essas maluquices em livros escolares utilizando o sistema jurídico, no fim foi barrada.
Foi um fiasco.

GuitarTigre
Veterano
# jan/09
· votar

makumbator
mas se uma boa parte de um documento se mostra incorreto e fora da realidade da natureza, há uma boa chance das partes que ainda não podem ser refutadas, também serem falsas ou imprecisas. É uma questão de lógica básica.

Mesmo que exista um Deus, é muito provável que a Bíblia(e outros textos sagrados, que com boa frequência são antagônicas entre si) não passe de mero chute. Em suma, caso exista um Deus, provavelmente não é esse da Bíblia.

Bom, eu conheço Deus, eu sei o que ele pode fazer, eu ja vi prova de existencia dEle, por meio de curas, milagres, ja vi muitos relatos de outras pessoas. Creio que os demais cristãos daqui do forum podem dizer o mesmo. Sei que quem não quer aceitar a existência de Deus concegue arrumar um monte de desculpa pra isso. Mas podemos tirar prova disso. Leiam a Bíblia e depois discutimos.

makumbator
Moderador
# jan/09
· votar

Lucas Borlini

Sim, conheço esse tipo de grupo que busca conciliar ciência e religião. desde seja feito com honestidade, não vejo porque não estudar ambos. Até porque, existem grandes cientistas que acreditam em Deus(ou algo parecido), mas é claro que também há grandes cientistas ateus(ou próximo disso).

Lucas Borlini
Tipo aquela passagem de arrancar os olhos caso eles o levem ao pecado, sem a interpretação ou discenimento do q esta escrito todo cristão seria cego (e no caso de alguns maneta tbm).

Exato. A literalidade de textos religiosos só leva à ignorância, violência e ódio. O meu medo, é que dentre em breve, não me seja permitido ser ateu. Pois se eu honestamente não creio em um Deus, deveria fingir apenas para agradar aos demais? Eu mesmo já fiz isso, apenas para não ser vítima de preconceito.

brunohardrocker
Veterano
# jan/09
· votar

Isso ainda vai dar morte.

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar

GuitarTigre
Leiam a Bíblia e depois discutimos.

Já fiz isso.

makumbator
Moderador
# jan/09 · Editado por: makumbator
· votar

GuitarTigre

Aí que está, boa parte da Bíblia está em comprovado descompasso com a natureza. Não podemos alcançar a verdade da natureza, saindo de uma premissa falsa. É por isso, que se EU considerasse a existência divina, já de saída eliminaria o cristianismo(e na verdade todas as grandes religiões).

Mas sinceramente, se existe um Deus, ele gostaria que eu simulasse a crença nele apenas para agradá-lo? Acho que não. Sou mais honesto comigo mesmo me mantendo ateu do que abraçando uma religião por medo ou imposição social.

EDIT: a discussão está até boa(o tópico está bombando). Mas tenho que ir nessa, depois volto aqui!

Mahasiah
Veterano
# jan/09 · Editado por: Mahasiah
· votar

Deus não se engana, não se contradiz, não mente. Voces estão usando trechos de forma manipuladora.

impressionante...

*lálálá!!! não to ouvindo nada!! lálálá!!!*

Lucas Borlini
Veterano
# jan/09
· votar

makumbator

Cara, eu nunca fiz nada pra agradar ninguem, sempre prefiri discutir e mostrar minha opinião eu aprendo com isso e a pessoa (ou pessoas) q discutem comigo tbm (a não ser q seja um grupo de cabeças-duras).

Eu acho q certas atitudes sem pensar (como o q vc citou do medo de preconceito) acabam afastando ateus de cristãos ou outras religiões quais forem, os muçulmanos radicais são a prova.

Megadeth - Holy wars

Brother will kill brother
Spilling blood across the land
Killing for religion
Something I don't understand

Fools like me, who cross the sea
And come to foreign lands
Ask the sheep, for their beliefs
Do you kill on God's command?

GuitarTigre
Veterano
# jan/09
· votar

EDIT: a discussão está até boa(o tópico está bombando). Mas tenho que ir nessa, depois volto aqui!

Esse tópico é muito bom de se discutir.

shoyoninja
Já fiz isso.

Bom, e vc entendeu? Mas leu toda?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar

Para apimentar

http://str.com.br/Debate/debate0103e.htm

maggie
Veterana
# jan/09
· votar

Bagre_Ensaboado
Conheço uma galera de lá... faz tempo que não apareço.
A Åsa ainda frequenta?

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar

maggie
Conheço uma galera de lá... faz tempo que não apareço.
A Åsa ainda frequenta?

Haha, se eu te falar que meu primeiro contato foi hoje :(, se eu a encontrar mandarei lembranças rsrs :D

maggie
Veterana
# jan/09
· votar

Bagre_Ensaboado
hehe
Vale a pena, tem muito material interessante lá!
Recomendo também esse site:
http://www.lablogatorios.com.br

Bagre_Ensaboado
Veterano
# jan/09
· votar

maggie

Opa valeu, ta anotado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Para os que adoram citar a crença em Deus como "fraqueza".