Análise da imprensa

Autor Mensagem
r2s2
Veterano
# nov/08


Bom, vamos usar nesse tópico nosso senso crítico e tentar analisar os reais motivos que levam a imprensa a noticiar certos fatos e omitir outros, além das tentativas de manipulação.

Como eu sei que só o Ronin e a Maggie terão saco de ler tudo o que escrevi, então sentei o dedo e não poupei teclado. O DrBrosky também será bem-vindo. Apesar de eu nunca concordar com ele, é um cara sensato e que não alopra nos seus argumento (muito bons, por sinal).

Wrvieira seria um ótimo participante também, mas acho que ele nem posta mais no OT.

Kensei, jajá eu falo da Míriam Leitão, nossa iluminista do pós-modernismo!

Começando.

Reinaldo Azevedo é o melhor para ser analisado em primeiro lugar. Tem suas opiniões movidas pelos odores do achaque. Especialista em especulação política e jurídica, é capaz de alegar que a Lei da gravidade, por ser irrevogável em nosso mundo, levaria a um estado de totalitarismo, pois não foi submetida à análise democrática.
Aliás, democracia que por ele é defendida com toda a garra quando lhe interessa e aos seus patrocinadores, mas tratada como uma doença do povão, essa massa insolente que só causa problemas para serem resolvidos pela elite. Veja o que ele escreveu logo após a reeleição de Lula (29/10/2006):
"Eu não tenho o menor interesse na opinião do povo. Quase sempre ele está errado. Aliás, a opinião de muito pouca gente me interessa. A democracia sempre foi salva pelas elites e posta em risco justamente pelo "povo", essa entidade. Vai acontecer de novo. Lula, reeleito, tende a levar o país para o buraco. E uma elite política terá de ser convocada para impedir o desastre.

O "povo", nos assuntos realmente importantes, não apita nada. É uma sorte! Aqui e no mundo inteiro. Não apitou quando se fez o Plano Real. Ou nas privatizações. Teria votado contra a venda da Telebrás ou da Embraer. Junto com Lula. Estaríamos sem telefones e sem produzir aviões. Os petralhas sabem: fico aqui queimando as pestanas, tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui. Quando encontrar, darei sumiço no dito-cujo em silêncio. Ninguém nem vai perceber... Povo pra quê?" (grifos meus)
(http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2006_10_29_reinaldo_azevedo_a rquivo.html - 116212241471126618)
Agora ele mudou de opinião. Agora ele usa a democracia como sua espada. Leia isto que ele escreveu ontem (12/11/2008):
"Reitero: De Sanctis dá uma sorte danada. Tornado um bandido de manual, Daniel Dantas parece ter o poder de santificar, sem trocadilho, todos os que se apresentam como seus inimigos ou adversários. Ora, é evidente que a consideração do juiz é absurda. Não, senhor! Uma Constituição democrática, como é a nossa, tem de ser respeitada inclusive contra a vontade momentânea do povo, meritíssimo. O direito se acha na lei, não na rua."
(Não consegui o link, pq o clique dá sempre numa página de propaganda do livro de achaques dele)
Ah, agora a democracia tem que ser defendida, certo? Mas ele não queria acabar com a democracia?
E se a Constituição submete a todos, como ele insiste durante todo o post, pq ele glorifica o Gilmar Mendes, se ele desobedeceu a CF ao dar o segundo habeas-corpus a Daniel Dantas? Ele "esqueceu" o que diz a Carta? Lembre-se dela a seguir:

Seção IV
DOS TRIBUNAIS REGIONAIS FEDERAIS E DOS JUÍZES FEDERAIS
"Art. 108. Compete aos Tribunais Regionais Federais:

I - processar e julgar, originariamente:

d) os "habeas-corpus", quando a autoridade coatora for juiz federal;"
Aliás, não é só ele defendendo essa atitude do Gilmar Mendes. Várias pessoas de caráter duvidoso também o fizeram. Mas ninguém até hoje conseguiu explicar de uma forma que não deixe ou uma ou outra das seguintes questões: Por que então essa interpretação só serve para o Dantas? Por que não se esperou a decisão do TRF no segundo HC?
Aliás, qual o motivo para o Reinaldo Azevedo e sua trupe de difamações não criticar o Gilmar Mendes por decidir a favor do Dantas, sendo que as últimas 4 páginas da decisão de prisão não tinham sido enviadas a ele?
Minha opinião sobre o caso do que disse o Juiz Sanctis: Ele está certo. A Constituição é uma norma fundamental, mas submetida à interpretação dos tribunais. E que essa interpretação seja igual para todos, seja o Daniel Dantas, seja qualquer outro. Por isso a composição do STF é plural e a dos outros tribunais também tenta alcançar uma representatividade maior fora da magistratura. Se não fosse assim, bastaria uma Constituição ultra-analítica, com 8 milhões de artigos, que detalhe, burocraticamente, todo o ordenamento jurídico. Os juízes seriam meros lavradores de sentenças.
Mas, voltando ao Reinaldo Azevedo, foi interessante vê-lo quietinho quando o Gilmar Mendes sugeriu a punição de jornalistas que vazassem informações sigilosas de inquéritos. Ficou mais mudo que o Mainardi quando as investigações começaram a indicar que ele era um dos vendidos ao DD. No entanto, bastou o Lula sugerir isso que ele voltou com a especulação sobre regime ditatorial, perseguição etc.
Aliás, ele foi um dos que acusou o Protógenes de tentar intimidar equipes de reportagem ao pedir a prisão daquela jornalista que antecipou o inquérito para dar fuga ao Dantas. Intimidar os outros a não exporem opinião, que absurdo, certo? Característica de regime ditatorial e o escambau. Mas, se essa intimidação é tão demoníaca, por que o Reinaldo fez isso aqui:
"Horda
Desculpem a demora. Estava postando comentários. Escapou um lote de petralhas. Eu os caço e casso depois. Vocês não têm idéia do que está chegando, especialmente depois que Ricardo Noblat resolveu fazer comigo uma parceria unilateral e publicou um trecho do meu texto. Só aviso aos espertinhos que cada comentário enviado corresponde a um e-mail. Todos entram numa caixa de mensagens, onde ficam guardados, com registro do IP. Quando e se achar necessário, a gente conversa. Em alguns casos, estão passando da conta."

http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/2006/10/horda.html

Avisar que tem registro de IP é para intimidar.

Aliás, aproveitando o mesmo post, aqui vai uma dica: Nunca, repito, NUNCA leve a sério alguém que em quase todas as manifestações extrapole um fato isolado para impor medo. Veja só o que ele escreveu na seqüência:
"Não, eu não caio na conversa de Lula do pronunciamento de ontem. Sua mão estendida busca nos puxar para o buraco institucional. Fico do lado de fora. Se puder, piso na sua cabeça dele — tecla SAP para metáforas acionada — e mando-o para o abismo antiinstitucional de onde nunca deveria ter saído. O país está prestes a começar a amarrar as pessoas na rua para a cusparada do povo, como na China maoísta. Ou para os linchamentos e depredações, como no fascismo e no nazismo."
OK, é uma alegoria. Mas é uma alegoria que tenta projetar um futuro negro. Ou seja, tenta gerar medo.
Se eu digo que sou a favor da prisão dos torturadores do regime militar isso não quer dizer que eu sou nazista revanchista fascista e que quero um regime ditatorial em que os criminosos de tempos passados sejam fuzilados. Vou chamar essa estratégia de poliintimidação, ou seja, utilização de várias técnicas para impor a certeza pessoal a outrem.
As pessoas que utilizam essa técnica fazem uso das seguintes ferramentas: a) citações de pensadores para dar robustez às suas afirmações; b) buscam impingir o medo, concluindo que, se permanecer dessa forma, o caminho certamente levará à ruína, seja da democracia, seja do que ele estiver defendendo no momento; c) tiram frases do contexto, e as atribuem um quê de desastre ou escândalo; d) tentam associar a pessoa ou o gesto a algo péssimo (exemplo clássico é usar uma frase ou idéia e associá-la a Hitler ou outros fascistas); e) reducionismo, ou seja, se vc disser "quero beber hoje" vc é um alcoólatra, se vc votou no Lula vc é petralha, se vc é a favor do aborto vc é um genocida; f) tentam acabar com todo o seu argumento atacando um pequeno aspecto dele. Por exemplo, nesse parágrafo ele usaria o item e) e diria: "O apedeuta ainda considera qualquer um que bebe alcoólatra". Percebeu o que foi feito? Distorceu o meu exemplo, atribuindo a mim uma afirmação que eu não fiz, mas que usei como exemplo. Isso é feito para cansar. O atacado fica mais tempo explicando essas pequenas "inconsistências" geradas pelo achacador do que expondo suas idéias. Afogamento detalhista.

Rato
Veterano
# nov/08
· votar


opa.
Diz aí r2s2 , o que vc gosta de ler ? =D
entre livros, revistas, jornais, sites e etc

r2s2
Veterano
# nov/08
· votar


Uma das moças da CBN que é bem legal, ela deve ser aluna da Míriam Leitão.

Estou bem andando de carro, ouvindo a cremosa CBN e escuto o comentário econômico da moça (que por um lapso de atenção eu não peguei o nome) e ela, ao comentar sobre a BOVESPA, soltou a péroal:

- Essa MP 443 pegou tão mal que a BOVESPA caiu ontem. (risos)

Hahahaha, as bolsas já estavam caindo quase todo dia havia quase 2 semanas, as bolsas do mundo inteiro caindo e ela diz que a BOVESPA caiu por causa da MP! E agora, pq ela continua caindo? E pq subiu anteontem?

Terrível essa.

Grow
Veterano
# nov/08
· votar


r2s2
pára de usar o gerador de lero lero kra

Clauber guns
Veterano
# nov/08
· votar


Afinal o q vc quer com esse topico?

Loola
Veterano
# nov/08
· votar


Afinal o q vc quer com esse topico?(2)

Kensei
Veterano
# nov/08
· votar


Clauber guns
Loola

Se vcs não sacaram, é pq não possuem capacidade, uma boa tarde.



r2s2
Um exercício interessante é procurar as manchetes da época em que o Brasil conseguiu uns 180 de reserva e compará-las com as de hoje, na base dos mesmos 180.

r2s2
Veterano
# nov/08
· votar


Rato
opa.
Diz aí r2s2 , o que vc gosta de ler ? =D
entre livros, revistas, jornais, sites e etc


Livros eu leio vários tipos, mas adoro os da segunda guerra mundial, os sobre física e astronomia, além os de ciências médicas (por ser dentista). Estudei muito para concursos, fiquei 2 anos só lendo livros de Direito, Contabilidade e relacionados.

Hoje estou lendo livros que nem sei classificar, como os 2 últimos do Steven Pinker (Tábula Rasa e Como a mente funciona) e alguns de psicologia aplicada, aqueles de assertividade na criação de crianças.

Mas leio muito. Antes de entrar no submundo dos concursos eu lia de 2 a 3 livros por semana. Hoje em dia gasto mais tempo tocando guitarra.

Revistas leio sempre a Veja, Época e IstoE. Odeio as 3, são péssimas, mas as leio sempre. São muito ruins e totalmente parciais. Leio a Carta Capital de vez em quando. É ruim também, e muito parcial também, mas acho legal um contraponto a essa imprensa manipuladora.

Jornal só leio o Correio Braziliense, não curto ler jornal, por isso fico em um só. O papel é sofrível e o formato é dificílimo.

Sites de notícias: Terra, Globo, BBC Brasil e FCC (hahahaha)
Blogs: Azenha, Nassif, Paulo Henrique Amorin, Reinaldo Azevedo, Diogo Mainardi, Zé Dirceu e Mino Carta (o melhor de todos, escreve muito bem!)

Respondido?

r2s2
Veterano
# nov/08
· votar


Kensei
Um exercício interessante é procurar as manchetes da época em que o Brasil conseguiu uns 180 de reserva e compará-las com as de hoje, na base dos mesmos 180.

Exponha para nós um breve resumo.

Estou evitando ler sobre economia ultimamente. Vc sabe que sou um entusiasta do assunto, adoro isso, mas com essa crise as notícias~só nos confundem. Uma hora o fundo soberano é a solução, na outra é o caos, depois aumentar os gastos públicos é a panacéia, já para alguns é um desastre... Enfim, cansei.

Só sei de uma coisa. Se a crise ficar e acertar em cheio o Brasil, a imprensa toda irá culpar o Lula pela importação dela. Vai ser devagar, mas vão.

Rato
Veterano
# nov/08
· votar


(por ser dentista
carái velho.
Tu é dentista e tentou/tenta/conseguiu concurso público é?
Não vira trabalhar como dentista não?

Kensei
Veterano
# nov/08
· votar


Rato
Olhaí, pintou a oportunidade de abrir um consultório em OZ hahaha só na parceiragem...

Kensei
Veterano
# nov/08
· votar


r2s2
Tem que fazer uma pesquisa básica.... vou ver se consigo.

r2s2
Veterano
# nov/08
· votar


Rato
carái velho.
Tu é dentista e tentou/tenta/conseguiu concurso público é?
Não vira trabalhar como dentista não?


Já sou concursado, mas queria um com o salário melhor. Não consegui, aí parei.

Odonto é muito bom, mas rompi o ligamento do joelho, perdi o emprego e isso me frustrou. Aí decidi que queria uma estabilidade e poder continuar jogando bola e outras coisas (ter férias, não ter problemas na coluna, nem hemorróidas etc), então estudei para concurso e passei.

r2s2
Veterano
# nov/08
· votar


Kensei
Tem que fazer uma pesquisa básica.... vou ver se consigo.

Mete ferro negão.

Mas vc concorda que estamos sofrendo um serviço de desinformação em relação a essa crise?

Kensei
Veterano
# nov/08
· votar


r2s2
Tô aqui dando uma olhada nos relatórios do BC...


Então, sinceramente, não existe modelagem capaz de determinar os rumos dessa crise, é o que eu acho. Tudo é expectativa.

E o pior, que qualquer movimento alteram essas expectativas, por isso acaba gerando essa desinformação que vc observou muito bem.

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


Clauber guns

Loola

Afinal o q vc quer com esse topico?

Afinal o q vc quer com esse topico?(2)

Vão postar no conselho seus flooders.

r2s2

tentando achar um jeito de eliminar o povo da democracia. Ainda não consegui.

Me lembrou aquela discussão sobre voto facultativo. Se isso fosse colocado em prática, uma grande parcela do "povo" iria deixar de votar, deixando as eleições com um caráter elitizado.

Rato
Veterano
# nov/08
· votar


Kensei
Olhaí, pintou a oportunidade de abrir um consultório em OZ hahaha só na parceiragem...
olha. Conheço ótimos pontos por aqui. Infestado de ciganos e bicheiros que podemos ter na carteira de clientes =D
bora?



r2s2
legal hein guras;
deve tá montado no dinheiro já =D


mas assim, alguns anos atrás fui em um dentista e ele me disse q escovando dos dentes somente uma vez ao dia, na noite, era suficinete para manter-se longe de cáries e afins.

Procede?

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


r2s2
pára de usar o gerador de lero lero kra
(2)

Afinal o q vc quer com esse topico?( 3 )

É pior que tópicos de CRENTES

Rato
Veterano
# nov/08
· votar


não existe modelagem capaz de determinar os rumos dessa crise

só sei q quando o IBOV voltar para os 30k entro rasgando =D

toty
Veterano
# nov/08
· votar


O "povo", nos assuntos realmente importantes, não apita nada.

perfeito!!!

Kensei
Veterano
# nov/08
· votar


Rato
Tô contigo.

lula_molusco
Veterano
# nov/08
· votar


Como meu nome não foi citado, não posso opinar.

brunohardrocker
Veterano
# nov/08
· votar


Bom, vamos usar nesse tópico nosso senso crítico e tentar analisar os reais motivos que levam a imprensa a noticiar certos fatos e omitir outros, além das tentativas de manipulação.

Bom, a minha humilde opinião é de que sempre devemos ser imparciais naquilo que expressamos em público. Seja a imprensa ou nós mesmos.
O que não é o caso desse tópico, que seleciona pessoas por nome para opinar. Desculpe a sinceridade.

Sab_Ian
Veterano
# nov/08 · Editado por: Sab_Ian
· votar


r2s2

além das tentativas de manipulação.

Rede Globo e Veja, são ótimos exemplos de vias de manipulação da massa.

Lembro de uma revista Veja em que a capa era: "Cai o Ditador", fazendo referência a Hugo Cháves. A idéia do cara sempre foi a de melhorar a qualidade de vida da maioria da população da Venezuela, que é de origem indígena. Como isso foi de encontro ao interesse das elites, criaram uma péssima imagem de Hugo Cháves então. Ele tem pontos fracos; claro que tem, mas não podemos simplesmente fazer essa análise superficial. Pontos fracos todos têm.

Uma outra coisa é em relação a Barack Obama. A mídia por enquanto só tem falado pontos positivos dele. Provavelmente essa é a intenção para esconder fatos. Quando Lula estava para ser eleito, a propaganda política sobre ele era nesse mesmo sentido de destacar os pontos bons dele, e no fim das contas, o cara que estava do lado do povo virou a casaca.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08
· votar


O "povo", nos assuntos realmente importantes, não apita nada.

Que o diga o índio, que não apita mais há muito tempo

Índio não qué mais apito, índio não qué mais muié

Wrvieira
Veterano
# nov/08
· votar


r2s2

Ótimo tópico! E num momento bem oportuno. Eu fico enojado de ver como parte da imprensa consegue manipular certas situações em favor de convicções particulares.

Isso que vc comentou sobre o HC do Dantas também é uma das coisas mais inexplicáveis que já vi. No STF, no julgamento do HC, alegou-se "desrespeito à instância superior", "lição primorosa aos juízes brasileiros", dentre outras abobrinhas típicas de quem teve o orgulho ferido. É o poder pela força, coação...

Agora, sobre a crise, também não entendo muito, mas achei isso engraçado.

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


r2s2
Ah, agora a democracia tem que ser defendida, certo? Mas ele não queria acabar com a democracia?

Você está colocando palavras na boca do pobre Rei (como ele gosta de ser chamado)... afinal, ele nunca falou que queria acabar com a democracia... só falou que queria tirar o povo dela... não foi?

Será que ele sabe o que o "demo", em democracia, significa?



Ps.: Ele foi vender o livro dele no Programa do Jô semana passada... também passou o programa pagando pau de "Defensor da Democracia". A melhor parte foi a cara dele quando o Jô falou que os EUA já não tinha mais um partido democrata e um republicano, que agora tudo parecia um grande PSDB, sem grande identidade política.

Ps2.: O Rei faz parte, junto do Mainandi (este anda mais silencioso e sumido) e outros, de um plano para salvar Daniel Dantas, e o fazem denegrindo o processo que levou ele à prisão bem como seus envolvidos.

Enquanto isto, em Florianópolis, um vendedor de DVDs piratas foi preso na rua, e junto dele foi encarcerado um cliente... o Jornal do Almoço de hoje filmou o cara (o comprador) encarcerado, com os braços para fora da cela, e a algema o prendendo pelo lado de fora. Eu pergunto... cade o Gilmar Mendes? Reinaldo Azevedo?

r2s2
Veterano
# nov/08
· votar


Kensei
Então, sinceramente, não existe modelagem capaz de determinar os rumos dessa crise, é o que eu acho. Tudo é expectativa.

Mas isso é óbvio, acho q qualquer um chega a essa conclusão. O Foda da imprensa é que eles sempre estão certos, a verdade de um é diametralmente oposta à do outro, mas os dois se proclamam os donos da verdade e nós, os leigos, ficamos totalmente perdido no meio disso.

Sab_Ian
Me lembrou aquela discussão sobre voto facultativo. Se isso fosse colocado em prática, uma grande parcela do "povo" iria deixar de votar, deixando as eleições com um caráter elitizado.

Nem sei como seria com voto facultativo. Mas eu votaria! E sempre!

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


Wrvieira
Isso que vc comentou sobre o HC do Dantas também é uma das coisas mais inexplicáveis que já vi. No STF, no julgamento do HC, alegou-se "desrespeito à instância superior", "lição primorosa aos juízes brasileiros", dentre outras abobrinhas típicas de quem teve o orgulho ferido. É o poder pela força, coação...

Na verdade temos de ler nas entrelinhas. O que está escrito nos HCs, para todo juiz, delegado e estudante de direito ler é: "Nem tentem... mexer com grandes em poderosos, tentar ser honesto, ético e direito, aqui dá cadeia e afastamento. Jogue o jogo, ouça seus superiores, e seja feliz".

Grow
Veterano
# nov/08
· votar


Se vcs não sacaram, é pq não possuem capacidade, uma boa tarde.
nossa... q mala


é legal anotarmos as previsões dos "analistas" de hoje para o futuro e ver quem estava certo


aliás, alemanha entrou em recessão por causa do governo lula

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise da imprensa