Aprovada nova lei dos estágios!

Autor Mensagem
DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Ronin

O que você entende por "livre".
Acho que compreender isto me facilitará o entendimento de sua opinião.


Sem intervenção do estado em acordos feito entre pessoas voluntariamente.

Ronin
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Se elas oferecem apenas esse tipo de serviço, é porque é o único que vale a pena oferecer.

A questão é ser um serviço de necessidade básica. Hoje, se você não tem um telefone, você basicamente não existe. A empresa te oferece um serviço porco, mas necessário, e que o "livre mercado" a colocou em uma posição na qual ela não tem mais concorrência ou se aliou a ela. Então ela não precisa mais se preocupar... é o mercado fácil... você é obrigado a comprar dela, e ninguém pode competir com ela, as corporações escolheram um mercado e resolveram compartilhá-lho e explorá-lo entre si.

O mesmo acontece com necessidades muito mais básicas como alimentação, vestuário, energia, saúde e etc.

Duvideiro
Veterano
# set/08 · Editado por: Duvideiro
· votar


DrBrodsky
Por que não deixar para os envolvidos?
ai que está a questão

os dois lados nao discutem o termo em igualdade. Sempre o maior beneficiário sera a contratante, primeiro por existir a tal "reserva de mão de obra", a empresa dita as regras com aquele discursinho "nao quer, tem quem faça pela metade"...

e segundo pela propria legislação que trata o estagio como um "trabalhe como funcionario, ganhe como estagiario". entao acredito que estado deva intervir, mas em benefício do contratado

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Ronin

...é como brigar por uma corrida justa depois de ter largado na frente.


Mas acontece que a solução proposta é que um dos corredores vai quebrar a perna de todo mundo e depois vai prometer que vai tentar competir em igualdade.

Ronin
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Sem intervenção do estado em acordos feito entre pessoas voluntariamente.

Agora imagina isto com monopólios controlando a distribuição de água, energia, sistemas de saúde, empresas de geração de alimentos e etc. Cartéis formados, oligopólios corporativos.

Ronin
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Mas acontece que a solução proposta é que um dos corredores vai quebrar a perna de todo mundo e depois vai prometer que vai tentar competir em igualdade.

A solução proposta seria uma espécie de handcap... que quem corresse na frente tivesse deveres sociais que fossem o suficiente para ele não se tornar uma ilha, mas também não fossem o suficiente para que correr na frente deixasse de ser uma vantagem.

O sistema que faça isto ainda não existe, infelizmente. Por isto, até lá, prefiro um sistema que encontre um "meio termo melhor" entre a liberdade do mercado e a intervenção do estado.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Ronin

A questão é ser um serviço de necessidade básica.


Mas aí é outra história.

Acredito que o estado deva sim assumir um serviço essencial que não interesse à iniciativa privada, mas só em último caso.

Não acho que seja o da telefonia.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Ronin

A solução proposta seria uma espécie de handcap... que quem corresse na frente tivesse deveres sociais que fossem o suficiente para ele não se tornar uma ilha, mas também não fossem o suficiente para que correr na frente deixasse de ser uma vantagem.


Acontece que a vida não é uma competição. Não importa quem chegue antes. O importante é chegar e não ficar pelo caminho ou levar rasteira.

Se alguém é mais rápido, partiu na frente, e é geneticamente mais rápido, isso não significa que ele mereça um handicap.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Ronin
que quem corresse na frente tivesse deveres sociais que fossem o suficiente para ele não se tornar uma ilha, mas também não fossem o suficiente para que correr na frente deixasse de ser uma vantagem.

Resultado: os melhores corredores procurariam outro esporte.

Ronin
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
Resultado: os melhores corredores procurariam outro esporte.


Isto povoaria outros setores com melhores corredores... equilíbrio, mais uma vez. Mas eu não discordo de vc em seus posicionamentos... mas por mais que concorde com alguns, acho complicado aplicar algo do tipo no Brasil. Um sistema liberal precisa de regras, inevitavelmente, que serão redigidas por alguém.

Regras que evitem coisas como trust, monopólios, oligopólios, cartéis e etc... pois são o tipo de coisa que exploram o humano e estagnam o mercado. Estas regras precisam ser ditadas e controladas por alguém... a questão é, se não o estado, quem?

Os americanos têm a vantagem de terem um sistema judiciário forte, que funciona e impõe as regras criadas para o bom funcionamento do mercado. O Brasil possui um judiciário que é platocrático e serve de latrina para o legislativo/executivo.

Quanto mais eu penso, menos esperança vejo, rsss.

DrBrodsky
Veterano
# set/08
· votar


Ronin
trust, monopólios, oligopólios, cartéis

A meu ver, essas ações não se perduram em um sistema livre se não forem a menos pior das opções.

Ronin
Veterano
# set/08
· votar


DrBrodsky
A meu ver, essas ações não se perduram em um sistema livre se não forem a menos pior das opções.

E se forem a única? Estou falando em todas as empresas de um determinado mercado se unindo para explorarem juntas um segmento de necessidade básica. Não precisa ir nem tão longe... todas as farmácias de sua região, todas as padarias, todos os restaurantes.

Não acho isto difícil de se imaginar ou acontecer. Na verdade, acontece o tempo todo, principalmente com transporte, combustíveis e etc.

The Blue Special Guitar
Veterano
# set/08
· votar


Estágio não remunerado é legal?

</nem_li_o_topico_inteiro>

DrBrodsky
Veterano
# set/08 · Editado por: DrBrodsky
· votar


Ronin
Não precisa ir nem tão longe... todas as farmácias de sua região, todas as padarias, todos os restaurantes.

Pois é. Não conheço monopólios desses gêneros.
Pelo menos, não que tenham durado muito.

Mas eu acho que as empresas têm direito de cobrar o que quiserem.

Nunca ocorrerá perda de acesso aos produtos, pois, sem vender, não existe vantagem no cartel.

A liberdade não significa sempre a competição ferrenha.

Leis anti monopólio só fazem tirar a atratividade do setor, o que resulta em duas situações: as empresas restantes praticam o preço que quiserem ou a escassez do produto.

Agora... se o que você quer é pagar um preço menor que o que é vantajoso pra quem vende, aí não existe lei que dê jeito.

A não ser pela coerção... tem-se então o comunismo.

Ronin
Veterano
# set/08 · Editado por: Ronin
· votar


DrBrodsky
Pois é. Não conheço monopólios desses gêneros.
Pelo menos, não que tenham durado muito.


Os postos de combustíveis vivem fazendo isto... digo pois conheço gente que é dona de posto. Não só é feito o cartel, como quem não participa é ameaçado de morte e etc. Durar, não dura... mas não dura porque o estado/polícia interferem. Mas se não fosse feito, haveria exploração, pois a gasolina é uma necessidade básica... imagina se em uma determinada região todos os postos decidem aumentar o preço do combustível, igualmente, para um preço abusivo (não estou falando em absurdo, mas abusivo), as pessoas continuarão a ser "obrigadas" a comprar (ou utilizar ônibus, cuja passagem tbém vai subir devido ao curto do combustível).

Acaba-se assim um dos principais reguladores, depois da regra de oferta e demanda, que se torna questionável quando se fala de necessidades básicas, que é a concorrência.

DrBrodsky
Mas eu acho que as empresas têm direito de cobrar o que quiserem.
Nunca ocorrerá perda de acesso aos produtos, pois, sem vender, não existe vantagem no cartel.

Imagine as empresas que oferecem água decidirem montar um cartel então. Todas cobram o mesmo preço, serviço idêntico, e necessário. Sua opção é morrer de sede? Não tomar banho? Pois não há concorrência. As empresas vão se importar se as famílias mais pobres vão morrer de sede, ou ficarem sem energia? Sem problemas, vão compensar nos mais ricos, que poderão pagar o preço maior.

Aumenta-se o abismo dos que podem e não podem. Em pouco tempo você terá o grupo dos que tem acesso aos produtos e serviços, e o grupo dos que nunca terão - e estes deixam de importar para o mercado... se tornam um peso morto.

Agora... se o que você quer é pagar um preço menor que o que é vantajoso pra quem vende, aí não existe lei que dê jeito.

Não é a questão de pagar o preço menor do que o vantajoso. A questão não é nem o preço. Mas o monopólio por sí só. Quando a empresa vira um monopólio ela não cobra mais o preço vantajoso... ela cobra o preço que quiser... se o serviço prestado for um serviço de necessidade básica, então, sua opção é pagar o que eles querem, ou não ter o serviço, e a sua ausência eles compensam cobrando mais caro dos que podem pagar.

Por um lado você tem o ciclo de redução de qualidade... na qual os produtos vão caindo de qualidade para se tornarem competitivos. Por outro lado você tem o ciclo >> redução da demanda >> demissões >> desemprego >> menor demanda >> demissões >> desemprego >> e por aí vai.

As leis que coibem o monopólio, o oligopólio, o trusth e daí por diante existem aqui, existem nos EUA e etc... e nem por isto o mercado se torna, em qualquer momento, não atrativo.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


o meu é 132 hrs por mes, to desde abril, mas o meu chefe é bonzinho, vai me dar 15 dias de ferias, rubricando o cartao ponto.
\o/

run to the beach!

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# set/08
· votar


na teoria é muito boa... mas nao sei se na pratica ela realmente vai funcionar assim, principalmente no quesito da carga horaria... em vez de ficarem 8 horas (o que é absurdo, prq assim nao da tempo de se dedicar a facul), deixam os estagiarios na empresa por 4 ou 6 horas mas dao atividades para eles fazerem que vao durar 8 horas ou mais, ficando na mesma e/ou pior... ai tem um processo, a empresa se defende falando que nao descumpriu a lei por ter deixado o cara 4 ou 6 horas trabalhando, e que o estagiario teve que trabalhar mais pra cumprir prasos prq nao foi competente o sufuciente...

mas a lei inteira eu concordo... espero que haja fiscalizaçao para o que estiver escrito seja cumprido de fato

Ch4p0L1N
Veterano
# set/08
· votar


(eu nunca vi contrato de estágio maior que 6 meses)
o meu é de 1 ano XP

Ch4p0L1N
Veterano
# set/08
· votar


The Blue Special Guitar
Estágio não remunerado é legal?

legal na legalidade sim
legal de divertido não

Gan
Veterano
# set/08
· votar


ótimo, menos estagiários, mais emprego pra mim. gostei.

diego gr
Veterano
# set/08
· votar


Ronin
O estagiário ganha, na melhor das hipóteses, 6 meses de experiência para apresentar no currículo na próxima entrevista de emprego.

Isso aconteceu comigo. Essa experiencia que eu tive em empresa acabou me levando a onde estou agora.
Nem trabalho na mesma área da empresa anterior, mas foi importante ter noção de como funciona uma empresa.

Diino
Veterano
# set/08
· votar


Gan

mais estagios vc quis dizer...
:P

-

tem empresas ai que 70% do pessoal é estagiário, mao de obra barata, tiração de couro. sem ferias, sem 13º sem convenio, sem sindicato, é perfeito pras empresas, ai acaba 2 anos nao admitem ninguem e renovam a turminha.
:S

Carla Andréa
Veterano
# set/08
· votar


Felizona!!! Todos os estágios que estive foram de 1 ano! huhuhu
E os atuais não têm tempo estabelecido.
huhuhuu

Férias para mim em agosto de 2009!
\o\
/o/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Aprovada nova lei dos estágios!