Contos da Mitologia

Autor Mensagem
Kensei
Veterano
# set/08 · Editado por: Kensei


Nascimento e glória de Saturno

Numa era muito antiga — tão antiga que antes dela só havia o caos — o mundo era governado pelo Céu, filho da Terra. Um dia, este, unindo-se à própria mãe, gerou uma raça de seres prodigiosos, chamados Titãs. Ocorre que o Céu — deus poderoso e nem um pouco clemente — irritou-se, certa feita, com as afrontas que imaginava receber de seus filhos. Por isto, decidiu encerrá-los nas profundezas do ventre da própria esposa, à medida que eles iam nascendo.

— Aí ficarão para sempre, no ventre da Terra, para que nunca mais ousem desafiar a minha autoridade! — exclamou, colericamente, o deus soberano.

A Terra, subjugada, teve de segurar em suas entranhas, durante muitas eras, aquelas turbulentas criaturas e suportar, ao mesmo tempo, o assédio insaciável e ininterrupto do marido.

Um dia, porém, farta de tanta tirania, decidiu a mãe do mundo que um de seus filhos deveria libertá-la deste tormento. Para tanto escolheu Saturno, o mais jovem de seus rebentos.

— Saturno, meu filho — disse a Terra, lavada em pranto -, somente você poderá libertar-me da tirania de seu pai e conquistar para si o mando supremo do Universo!

O jovem e ambicioso Titã sentiu um frêmito percorrer suas entranhas.

— Diga, minha mãe, o que devo fazer para livrá-la de tamanha dor! — disse Saturno, disposto a tudo para chegar logo à segunda parte do plano.

A Terra, erguendo uma enorme foice de diamante, entregou-a ao filho. "Tome e use-a da melhor maneira que puder!", disseram seus olhos, onde errava um misto de vergonha e esperança.

Saturno apanhou a foice e não hesitou um instante: dirigiu-se logo para o local onde seu velho pai descansava. Ao chegar no azulado palácio erguido nos céus, encontrou-o ressonando sobre um grande leito acolchoado de nuvens.

— Dorme, o tirano... — sussurrou baixinho.

Saturno, depois de examinar por algum tempo o rosto do impiedoso deus, empunhou a foice e pensou consigo mesmo: "Realmente... demasiado soturno."

E fez descer o terrível gume, logo abaixo da cintura do pobre Céu. Um grito terrível, como jamais se ouvira em todo o Universo, ecoou na abóbada celestial, despertando toda a criação.

— Quem ousou levantar mão ímpia contra o soberano do mundo? — gritou o Céu, com as mãos postas sobre a ensangüentada virilha.
— Isto é pelos tormentos que infligiu à minha mãe, bem como a mim e a meus irmãos — respondeu Saturno, ainda a brandir a foice manchada de sangue.

Os testículos do Céu, arrancados pelo golpe certeiro da foice, voaram longe e foram cair no oceano, com um baque tremendo.

Em seguida, o deus ferido caiu, exangue, sobre seu leito acolchoado, sem poder dizer mais nada. As nuvens que lhe serviam de leito tingiram-se de um vermelho tal que durante o dia inteiro houve como que um infinito e escarlate crepúsculo.

Saturno, eufórico, foi logo contar a proeza à sua mãe.

— Isto é que é filho — disse a Terra, abraçada ao jovem parricida. Imediatamente foram soltos todos os outros Titãs, irmãos de aturno. Este, por sua vez, recebeu a sua recompensa: era agora o senhor inconteste de todo o Universo.

Quando a noite caiu, entretanto, escutou-se uma voz espectral descer da grande cúpula côncava dos céus:

— Ai de você, rebento infame, que manchou a mão no sangue do seu próprio pai! Do mesmo modo que usurpou o mando supremo, irá também um dia perdê-lo...

Saturno assustou-se a princípio, mas em seguida ordenou a seus pares que recomeçassem os festejos.

— Ora, ameaçazinhas... Deus morto, deus posto! — exclamou, com um riso talhado no rosto.

Mas aquela profecia, irritante como um mosquito, ficara ecoando na sua mente, até que Saturno, por fim, reconheceu-se também meio soturno:

— Será que uma vitória, neste mundo, não pode ser nunca completa?

__________________________

Franchini, A. S.
As 100 melhores histórias da mitologia: deuses, heróis, monstros
e guerras da tradição greco-romana/ A. S. Franchini /e/ Carmen Seganfredo. — 9 ed. — Porto Alegre :
L&PM, 2007.
464 p. ; 23 cm

Grow
Veterano
# set/08
· votar


v...

Pseudonimum
Veterano
# set/08 · Editado por: Pseudonimum
· votar


Eu prefiro os nomes gregos aos romanos. Saturno, nesse caso, seria o Cronos grego.

Talvez prefire porque é a com que estou mais acostumado...

Kensei
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Eu ia fazer essa explicação, e tb tenho a mesma preferência.

sithknight
Veterano
# set/08
· votar


True God of War isso...

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


True God of War isso...

Contrário. God of War que é true isso.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Kensei
É muito interessante... Cronos prendeu todos os seus filhos nos testículos dele, aí Zeus (Júpiter) foi lá e detonou com o saco do cara.

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Kensei

Péssima versão. A grega é muito melhor. Céu é Úrano, Terra é Géia (ou Gaia), Saturno é Cronos.

POSITIVE
Veterano
# set/08 · Editado por: POSITIVE
· votar


Editado.

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Prefiro os eróticos.

Já escrevi um. :O

Kensei
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Ai no texto fala que Urano (Céu) prendeu os caras no testículo, Cronos comia mesmo os filhos e Zeus deu um chazinho do bom pra ele...

r2s2
Em se tratanto de nomes vc tem razão... no livro que tenho lá em casa " O livro de Ouro da Mitologia" é usado essa forma que vc citou.

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
É muito interessante... Cronos prendeu todos os seus filhos nos testículos dele, aí Zeus (Júpiter) foi lá e detonou com o saco do cara.

Tá confundindo, isso foi cronos que fez com úrano. Cronos vomitou os filhos engolidos após tomar uma poção mágica

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Kensei
r2s2

Têm razão.

r2s2
Veterano
# set/08 · Editado por: r2s2
· votar


Kensei
Em se tratanto de nomes vc tem razão... no livro que tenho lá em casa " O livro de Ouro da Mitologia" é usado essa forma que vc citou.

Eu leio sobre mitologia há anos, e para mim não há dúvida, os melhores livros sobre isso são os do Junito de Souza Brandão (Lista dos livros dele). Tenho todos esses livros, todos ótimos. (Aí ainda falta o mitologia grega III, o único que não tenho dele)

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Kensei

Por isso que jogo GOW e fico abismado, e acho o jogo perfeito. O cara conseguiu fazer aquele puta jogo e foi quase 100% fiel à mitologia. Claro, fez as adaptações para incluir o Kratos e para dar dinâmica ao desenrolar do enredo, mas ficou foda!

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Kensei

Esse livro de ouro é legal também. A parte do Faetonte guiando o carro-sol é fodástica! Conta até o q os outros deuses fizeram para se protegerem das barbeiragens cósmicas do cabra!

Kensei
Veterano
# set/08
· votar


r2s2
É, eu já tinha visto vc falar de GoW com muito entusiasmo, estava aqui linkando as idéias. De fato o jogo é o máximo mesmo.

Esse livro aqui que eu tenho, gostei bastante.

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Kensei

Achei até uma versão do Faetonte aqui, é meio diferente da do livro, mas é legal também:

"O carro do Sol



Hélio, filho dos titãs Hiperíon e Thea, era o deus que conduzia o carro do Sol todos os dias, de oriente para ocidente, através do céu, espalhando luz e calor sobre o Mundo. Ao anoitecer voltava para casa a ocidente no meio de uma grande bola de fogo, que mergulhava no rio Oceano, que envolvia a terra. E ali ficava a descansar até começar nova jornada quando alvorecia.

O seu carro era de ouro, puxado por quatro cavalos fogosos, com crinas também de ouro, e ele próprio usava um capacete de ouro, coberto de jóias de toda a espécie. Todas as pessoas que o olhavam tinham que tapar os olhos para não cegarem com os raios de luz que brilhavam em toda a sua volta.

Faetonte era filho de Hélio e da nereida Clímene, uma das cinqüenta filhas de Nereu, deus do mar. Tinha nascido na fértil terra do Egito. Embora Faetonte pudesse ver o pai à distância todas as vezes que ele passava no céu, a casa de Hélio ficava muito longe e a sua tarefa diária não lhe deixava tempo para visitar o filho. Se ele o tivesse feito, a história de Faetonte talvez fosse mais feliz, porque quando o rapaz cresceu foi troçado pelos companheiros. Não o acreditavam quando ele dizia que era filho do Sol. Pensavam que aquilo fosse uma mentira para esconder que o pai de Faetonte se fora embora de casa.

- Não és mais do que nós - diziam-lhe. - Nós não precisamos de fingir que somos filhos de deuses para nos fazermos importantes. Sentimo-nos felizes por sermos o que somos, e tu devias fazer o mesmo.

- Hei-de-lhes provar que estão enganados - dizia Faetonte, zangado, porque tinha orgulho no pai, e a mãe ensinara-lhe a manter-se sempre firme nos seus argumentos. Pensou um bocado e resolveu que só havia uma maneira de mostrar que falava verdade. Tinha que visitar Hélio e pedir-lhe um favor, que se fosse satisfeito não deixaria dúvidas nos outros rapazes. Então foi-se embora e passados muitos dias chegou ao sítio onde as torres do palácio do pai brilhavam no horizonte.

- Eu sou o seu filho Faetonte - disse ele assim que chegou )unto do pai. - Fiz uma longa viagem desde a casa da minha mãe Clímene, no Egito, para ver o deus meu pai, e pedir-lhe um favor.

Hélio recebeu o filho com ternura.

- Basta pedires - respondeu ele imediatamente. Mas, quando Faetonte lhe disse o que pretendia fazer, ele franziu o sobrolho.

- O que me pedes é impossível - disse. ele. Pede-me tudo menos isso. É preciso ter experiência e habilidade, e muita força nos braços para fazer o que pretendes. Além disso, és muito novo para te meteres em semelhante tarefa.

Porque Faetonte tinha pedido ao pai se podia, só por uma vez, tomar o lugar de Hélio e guiar o carro do Sol através do céu. Os amigos haviam de vê-lo e não podiam deixar de acreditar que dissera a verdade.

Faetonte pediu muito, e por algum tempo Hélio manteve-se firme, mas tinha dado a sua palavra e acabou por satisfazer o pedido, embora contra vontade.

- Muito bem - disse ele por fim -, mas só por um dia. Os meus cavalos são bravos e não se deixam dominar, e desde o princípio dos tempos que só eu sei lidar com eles e levá-los por bom caminho. Vai com cuidado. Não os leves para muito alto, nem para muito baixo. Segue pelo caminho largo por onde seguimos sempre pelos séculos fora, e segura sempre as rédeas com firmeza. Porque, se os cavalos tomam o freio nos dentes, vai ser uma desgraça.

A madrugada aproximava-se rapidamente quando Faetonte subiu para o carro do Sol e pegou nas rédeas. Os cavalos pareciam mansos e obedientes, e ele sentiu-se cheio de confiança quando brandiu o chicote e os guiou no ar frio da noite. Os cavalos elevaram-se para o céu, e a sua luz tocou primeiro o alto das montanhas do Oriente, iluminando os vales e as aldeias escondidas nas concavidades dos vales.

Os cavalos estenderam os pescoços, e as crinas de ouro esvoaçavam atrás deles. Ficaram com os olhos cheios de um brilho selvagem quando sentiram mais uma vez a amplidão dos céus, percebendo que não era o braço forte e a vontade de ferro de Hélio que os conduzia. Quando passaram sobre a terra de Faetonte, ele olhou para baixo e viu lá ao longe as casas muito pequeninas onde viviam ele e os amigos, com as portas ainda fechadas por causa do frio da noite.

- Como vão eles conhecer-me? - perguntou Faetonte. -Tenho que levar os cavalos mais para baixo para eles saberem que sou eu e acreditarem que o meu pai é um deus.

Fazendo estalar o chicote sobre as cabeças dos cavalos, começou a descer rapidamente para a Terra, afastando-se do caminho trilhado em milhões de viagens. Os cavalos obedeceram, descendo muito mais abaixo do que Faetonte queria, de forma que as árvores pareciam arremeter para ele, e depois ficavam para trás, quando o carro tornava a subir. Pelo canto do olho ele viu um grupo dos seus amigos assustados a esconderem-se atrás das casas e depois desaparecerem conforme o carro em chamas seguia a sua carreira.

Agora os cavalos sabiam que dominavam o carro. Cavalgavam baixo sobre a superfície da Terra, queimando as árvores e os prados, secando o trigo, e deixando as cidades abrasadas com o calor terrível do Sol: a fértil terra do Egito tornou-se num deserto vermelho e estéril, exceto uma estreita tira de verdura onde corriam as águas do Nilo. Mas até mesmo o grande rio desapareceu, porque a água evaporou-se com o calor. A seguir, os cavalos galoparam alto, sobre o cume do céu, e a terra lá em baixo ficou fria e os mares gelaram, arrastando grandes blocos de gelo.

Faetonte gritou pelo pai a pedir ajuda, mas o deus do Sol não podia fazer nada. Parecia que toda a terra ia acabar. E assim teria acontecido se Zeus, sempre à espreita no Olimpo, não tivesse pegado num dos seus raios e não o atirasse ao rapaz.

Faetonte caiu do carro com um grande grito e foi precipitado para a Terra, caindo morto num sítio chamado Erídano. Ali, as ninfas da água choraram de desgosto, arrefecendo o seu corpo queimado com lágrimas, tentando em vão reanimá-lo. Diz-se que Zeus teve pena delas e as transformou em salgueiros, e as suas lágrimas em gotas de âmbar. E ali ficaram para sempre, suspirando ao vento e refrescando a terra em redor com as folhas leves.

Cheio de tristeza, Hélio foi procurar o seu carro. E encontrou-o no alto das montanhas da Etiópia, crestando a terra milhas em redor, enquanto os quatro cavalos patinhavam e relinchavam aflitos. Hélio tapou-lhes os olhos com o manto para os amansar e levou-os calmamente para o estábulo do Ocidente, voando devagar e com cuidado pelo caminho habitual. E, durante o resto do dia, a escuridão cobriu a Terra."

Fonte

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Kensei
r2s2
É, eu já tinha visto vc falar de GoW com muito entusiasmo, estava aqui linkando as idéias. De fato o jogo é o máximo mesmo.

Esse livro aqui que eu tenho, gostei bastante.


É, eu tenho ele também.

Sobre a parada que postei acima, aqui uma versão melhor:

Versão2

maggie
Veterana
# set/08
· votar


Eu dizia que A ARITMÉTICA...



Kensei
tem um cara aqui que é fã dessas paradinhas
é interessante
=)

Sephiro
Veterano
# set/08
· votar


Kensei
r2s2

Sim, a idéia é q a história se repete, por mais que Cronos tentasse impedir q a profecia se cumprisse (comendo seus filhos). Réia conseguiu esconder Zeus em uma caverna, onde ele viveu até decidir se vingar do pai.

Zeus consegue fazer Cronos vomitar seus irmãos e eles lutam contra os titãs e os vencem.

Cronos é acorrentado no tártaro (inferno dos gregos), Atlas é obrigado a carregar a terra e por aí vai. Daí agora Zeus é a bola da vez.

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Sephiro
Sim, a idéia é q a história se repete, por mais que Cronos tentasse impedir q a profecia se cumprisse (comendo seus filhos). Réia conseguiu esconder Zeus em uma caverna, onde ele viveu até decidir se vingar do pai.

Zeus consegue fazer Cronos vomitar seus irmãos e eles lutam contra os titãs e os vencem.

Cronos é acorrentado no tártaro (inferno dos gregos), Atlas é obrigado a carregar a terra e por aí vai. Daí agora Zeus é a bola da vez.


Por isso ele será destronado por Kratos, que é seu filho!

Go with the gods, Kratos. Go forth, in the name of Olympus

r2s2
Veterano
# set/08 · Editado por: r2s2
· votar


Sephiro
Zeus consegue fazer Cronos vomitar seus irmãos e eles lutam contra os titãs e os vencem.

Titanomaquia.

A luta anterior, de Cronos contra Úrano é a Gigantomaquia.

E se aproxima a Kratomaquia!

Kensei
Veterano
# set/08
· votar


r2s2
"O carro do Sol

Muito louco hein.. sensacional

Sephiro
Veterano
# set/08
· votar


r2s2
Mas Zeus pediu tb né...dando aquela espada sem noção q roubou a divindade dele..aeihaueha ¬¬

Agora q o Kratos soltou os titãs td eu quero ver... =D

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Sephiro
Mas Zeus pediu tb né...dando aquela espada sem noção q roubou a divindade dele..aeihaueha ¬¬

Agora q o Kratos soltou os titãs td eu quero ver... =D


All Olympus trembles at my name! Zeus is weak. Ares and Athena are dead and I wield the Blade! We can win the Great War but not in this time! Together we will destroy the petty gods and we will see Olympus crumble before us! Come with me Gaia, return to my time! Victory awaits!"

Sephiro
Veterano
# set/08
· votar


r2s2
All Olympus trembles at my name! Zeus is weak. Ares and Athena are dead and I wield the Blade! We can win the Great War but not in this time! Together we will destroy the petty gods and we will see Olympus crumble before us! Come with me Gaia, return to my time! Victory awaits!"


auheuaheuhea, Kratos nas costas da Gaia escalando o Olympus

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Sephiro
auheuaheuhea, Kratos nas costas da Gaia escalando o Olympus

Não, isso é antes, é quando ele chama Gaia e a galera para se unirem a ele.

Na hora q vc disse ele fala:

Zeus! Your Son is back, and bring the destriction of Olympus

Nossa! Como eu sou nerd!

Kensei
Veterano
# set/08
· votar


r2s2
dude, vc poderia fazer uma síntese (ampla) de goW hein? Q acha?

r2s2
Veterano
# set/08
· votar


Kensei
r2s2
dude, vc poderia fazer uma síntese (ampla) de goW hein? Q acha?


Uai, moleza. Vc não conhece eles todos não?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Contos da Mitologia