Defesa do Território

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Uma coisa que me intriga...

Por que a "cultura dos brancos" pode - e deve - mudar, mas a dos índios é defendida como se devesse permanecer estática em 1500? Digo, mesmo os métodos que eram tradicionalmente usados para tratar animais de corte já foram abandonados há tempos. Fígado de ganso é olhado com olho torto por alguns. A música que ouvimos é outra, a língua que falamos está longe de ser o português castiço, nossas casas pouco têm a ver com as casas que eram construídas há 500 anos... Ou seja, a "nossa" forma de vida muda, e ninguém vê nada demais nisso.

Por outro lado, parece que defendem que a cultura dos índios deve permanecer como era em 1500. Não pode mudar, deve ficar como era. Vai ver índio representa a pureza, ou algum outro ideal romântico. Mas é muito esquisito defenderem isso, quando estamos falando de índios que tomam pinga, jogam futebol, calçam havaianas, e usam facões.

Tipo... pelo menos no Paraná, não existe índio. Acabaram com a cultura dos ancestrais deles? Acabaram, mas paciência, a merda já foi feita. As gerações atuais não são os mesmos índios que estavam lá há 500 anos, então agora o melhor que se pode fazer é integrá-los à sociedade dos "vencedores". E não manter reservas especiais para descendentes de índios que viram agricultores, usam celular, e vão para a capital exigir dinheiro (que gastam em pinga).

PS - Minha tia já trabalhou com esses "índios", e para o bem ou para o mal, a única relação deles com os "índios" que existiam há 500 anos é a carga genética. Eles realmente iam lá para Curitiba exigir dinheiro, e depois torravam tudo no boteco!

Ed_Vedder
Veterano
# mai/08
· votar


A maio especialidade indigena é fazer indiozinhos.


Se eles tivessem a manha de criar gado, na mesma proporção com que fazem filhos, seriam os reis do gado.

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Canto
entao eh o que estou dizendo, os caras vivem na mamata....nao trabalham, nao fazem porra nenhuma... tambem quero viver assim!!

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues

Hahahahah, procê ver, às vezes a gente até concorda. =P

Canto
Veterano
# mai/08
· votar


guga1232000
Mas ainda assim não é justo condenar o modo de vida e a cultura dos caras pelo fato de caçarem e colherem coisas na natureza.

Mas eles não caçam e plantam novamente, acho que não.

Leblues
Veterano
# mai/08
· votar


Bog
eh.. milagres acontecem, tai a prova rsrsrsrs

Certeza
Veterano
# mai/08
· votar


os caras vivem na mamata

só fazendo aquelas dancinhas mané...conheço índio q recebe uma boa grana da funai só pra fumar maconha e fingir q estuda...

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


guga1232000
não é justo condenar o modo de vida e a cultura dos caras pelo fato de caçarem e colherem coisas na natureza.

E pelo fato de eles terem algumas mamatas, ganharem dinheiro do governo, comprarem produtos "de branco", e na prática viverem de forma totalmente diferente dos índios que existiam no passado? É justo condenar, neste caso?

Canto
Veterano
# mai/08 · Editado por: Canto
· votar


Bog
PS - Minha tia já trabalhou com esses "índios", e para o bem ou para o mal, a única relação deles com os "índios" que existiam há 500 anos é a carga genética. Eles realmente iam lá para Curitiba exigir dinheiro, e depois torravam tudo no boteco!

Eles querem a vida de sustento, essa atitude deles é rídicula.

Ed_Vedder
Veterano
# mai/08
· votar


guga1232000


Cara eu visitei varias fazendas do centro-oeste, algumas faziam divisas com reservas indigenas.. é de enfurecer qualquer um cara... tinah reservas de 30 Mil he sem absolutamente NADA plantado, enquanto ao lado, na mesma terra, era possivel observar os campos verdinhos de soja. Vc não tem idéia do que é conviver com indios por perto... os caras não tem palavra alguma, invadem, saqueiam, matam tudo o que aparece na frente.

Em uma dessas reservas, um padre conseguiu uma doação de 100 cabeças de gado, voce acha que eles pelo menos tentaram seguir adiante? eles simplesmente foram matando um por um, até que não sobrasse nada.

No inicio do mes, era uma verdadeira invasao na cidade, todos eles vinham com aquela penca de filhos pra receber o seu dim dim.. e sabe o que eles faziam? iam nos melhores e mais caros restaurantes da cidade...

Alessandra
Veterano
# mai/08
· votar


não é justo condenar o modo de vida e a cultura dos caras pelo fato de caçarem e colherem coisas na natureza.

Ianomâmi ancestral detected

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


Ed_Vedder

Só acho q vc tem uma visão um pocuo exagerada das coisas.

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


Ed_Vedder
Uhhh...isso é foda...nunca presenciei isso...dou o braço a torcer e entendo sua posição.

Grow
Veterano
# mai/08
· votar


Só acho q vc tem uma visão um pocuo exagerada das coisas.
ahuuhauhahua

Bog
Veterano
# mai/08
· votar


Canto
Eles querem a vida de sustento, esse atitude deles é rídicula.

Pois é, e sempre que alguém falava algo contra, era aquele berreiro, o homem branco tomou nossas terras, vocês acham que são superiores a nós, e blablabla.

500 anos é tempo demais, cara. Há menos de 300 anos, meus antepassados foram explorados pelos senhores feudais do Japão. Há menos de 100, meus avós e bisavós foram explorados pelos fazendeiros de café. E isso vale para MUITA gente aqui. Vê se a gente fica cobrando dívidas de 500 anos, exigindo retribuição porque "há 300 anos, os seus antepassados aristocratas exploravam os meus antepassados".

ROTTA
Veterano
# mai/08
· votar


É certo esse tipo de manifestação provocada pelos índios?

Na minha opinião, não.

Deveria continuar sendo mantida uma área reservada para eles

Deveria, isto sim, é reavaliar a descriminalização (com "E") que existe para alguns atos indígenas. Eles são bem crescidinhos e espertos para saber o que é certo ou errado.

Abraços.

Canto
Veterano
# mai/08
· votar


Ed_Vedder
Cara eu visitei varias fazendas do centro-oeste, algumas faziam divisas com reservas indigenas.. é de enfurecer qualquer um cara... tinah reservas de 30 Mil he sem absolutamente NADA plantado, enquanto ao lado, na mesma terra, era possivel observar os campos verdinhos de soja. Vc não tem idéia do que é conviver com indios por perto... os caras não tem palavra alguma, invadem, saqueiam, matam tudo o que aparece na frente

Resumindo eles são revoltados, é isso. E são muito espertos, aumentando a família, aumenta-se o auxílio.

Ed_Vedder
Veterano
# mai/08
· votar



Só acho q vc tem uma visão um pocuo exagerada das coisas.



Só porque sou defensor da tese de que indio bom é indio morto? =)

Leblues
Veterano
# mai/08 · Editado por: Leblues
· votar


Meu tatataravo era o brigadeiro Jordao que era dono das terras onde eh a Cidade de Campos do Jordao inteiro... as terras foram tomadas e ele as perdeu injustamente.... se for assim tambem vou la agora pedir o direito das minhas terras e expulsar todo mundo daquela porra rsrsrrsrs

Isso de vir pedir direitos sobre algo que aconteceu a milianos atras nao existe... o mundo muda e agente tem que se enquadrar nas mudancas, senao ficamos pra tras!

Canto
Veterano
# mai/08
· votar


Marco Alan Rotta
Eles são bem crescidinhos e espertos para saber o que é certo ou errado.

E bem metidos a espertos.

Grow
Veterano
# mai/08
· votar


Ed_Vedder
Só acho q vc tem uma visão um pocuo exagerada das coisas.


Só porque sou defensor da tese de que indio bom é indio morto? =)

hauuhahuauhauha, apelou

Canto
Veterano
# mai/08
· votar


Leblues
as terras foram tomadas e ele as perdeu injustamente.... se for assim tambem vou la agora pedir o direito das minhas terras e expulsar todo mundo daquela porra rsrsrrsrs

Acho que foram compradas e desenvolvidas, não?

Leblues
Veterano
# mai/08 · Editado por: Leblues
· votar


Canto

talvez quem sabe... hauauhuha

guga1232000
Veterano
# mai/08
· votar


Estava almoçando, voltei... o.o


Ed_Vedder
Só porque sou defensor da tese de que indio bom é indio morto? =)

Então tá né!
Garotão malvado.

Jio-kun
Veterano
# mai/08 · Editado por: Jio-kun
· votar


Leblues

eles nao pegam nem 10% das criancas isso eh que eh a verdade... nao eh soh onde voce mora que tem crianca brou!!

O que importa é que eles tem a iniciativa. Se não existissem pessoas com a coragem e a vontade que eles (os organizadores das ONGs), TODAS as crianças moradoras de rua estariam perdidas. Eles utilizam o pouco tempo livre que eles tem e ajudam quem precisa, sem NENHUM retorno ou gratificação. Já participei de um grupo musical da FUTURONG e é espantosa a força de vontade que eles tem de ensinar e cuidar das crianças. O professor de música, por exemplo, mora no Capão Redondo e vai até o extremo Sul de São Paulo só para ver alguns rostinhos felizes.

Não existe uma solução definitiva para acabar com a pobreza do Brasil ou de qualquer outro país, mas comece a ver com atenção esses pequenos detalhes, as pessoas que fazem a diferença.

sithknight
Veterano
# mai/08 · Editado por: sithknight
· votar


tinha é que acabar com a mamata da indiaiada e prender o vagabundo que deu uma facãozada no tiozão...

Bizet
Veterano
# mai/08
· votar


Tem que acabar com essas reservas indígenas e ensinar esse povo a ser gente.

Tio Frank
Veterano
# mai/08 · Editado por: Tio Frank
· votar


Eu acho que não tem que acabar com as reservas, afinal, isso ajuda a manter a vegetação, a biodiversidade e tal. Além de que o poderio dos índios de destruir as espécies é minino se comparado a destruição que ia ser causada pelas plantações, onde os bichos iam ficar?

Mas eu sinceramente acho que as bolsas devem ser suspensas, afinal, se os caras querem viver do jeito que viviam à 500 anos atrás, porque eles precisam de dinheiro agora?

Se eles recebem ajuda, tem que devolver isso de alguma forma para a sociedade. Mas não, eles vão lá e dão facada no cara que está tentando amenizar uma necessidade real do país.

O que é mais importante? Desenvolver o país ou manter a 'cultura' indigena? Não é problema nosso se eles querem viver como à 1000 anos atrás, eles já não tão vivendo mais.

Imagina o que não seria economizado se acabasse com essa de dar dinheiro pros índios?

maggie
Veterana
# mai/08
· votar


Os índios americanos são bem ricos.
=)

Black Fire
Gato OT 2011
# mai/08
· votar


Ed_Vedder

O problema é que um dia a caça acaba, e ai eles vão pra cidade roubar e matar.

Obvio que eles jamais vão adotar o modo branco de vida (que é o do trabalho).

Assim fica facil ser indio né... vc mora numa reserva, recebe um salario minimo por mes, pelo simples fato de ser indio, e recebe carta branca para consumir com todos os recursos naturais que a reserva te oferece, legal, parabens campeão.


Quando a caça acabar a gente vê o que acontece, mas por enquanto não se tem o mínimo de direito moral ou legal de interferir no modo de vida de outros povos. Essa reserva nada mais é do que a garantia de que não vão ser roubados, não é favor nenhum.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Defesa do Território