Sexta-feira santa e eu nem sei a história de Jesus

Autor Mensagem
-Dan
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
A palavra no original (grego ou hebraico, sei lá) é DIA mesmo, de 24 horas. Não dá margem a interpretação. E se a Bíblia foi escrita por homens (que conheciam o conceito de DIA) e inspirada por Deus (que foi o cara que fez tudo em 7 DIAS), não dá margem a outras interpretações.

e pq 24 horas? por causa da volta do planeta em seu eixo.

Schimmidtmeier
Veterano
# mar/08
· votar


-Dan

concordo plenamente


bom, massa a conversa galera, mas tenho q ir, estudar

mais além volto
abç

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


-Dan
e pq 24 horas? por causa da volta do planeta em seu eixo.
Porque quem escreveu o Gênesis já tinha esse conceito.
Já que foi escrito BEM depois do gênesis.. hehe

-Dan
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Porque quem escreveu o Gênesis já tinha esse conceito.
Já que foi escrito BEM depois do gênesis.. hehe


mas o genesis nao conta as aventuras de deus no inicio da terra?
como sera que eles calcularam?

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


-Dan
um dia é uma notação da Terra

se o escritor quisesse dizer 1000 anos ele não escreveria 2 horas, por exemplo. Ele escreveria 1000 anos.

Se ele quisesse fazer referência a dias de Vênus, ele escreveria 2 dias de Vênus.

E, se ele não sabe o que é Vênus, não tem como ele usar a medida.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


-Dan
mas o genesis nao conta as aventuras de deus no inicio da terra?
como sera que eles calcularam?



com certeza não foi usando vida média de isótopos ^^.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


-Dan
mas o genesis nao conta as aventuras de deus no inicio da terra?
haha parece locução de filme da sessão da tarde

Sexta-feira santa e eu nem sei a história de Jesus
já é terça-feira, nem vou debater mais.
=)

brunohardrocker
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
A Terra tem 4,56 bilhões, vamos arredondar pra 5...
Considera então que a Terra foi criada em 6 dias -- no sétimo Deus descansou.

Assim fecha o levantamento científico com a Bíblia, de outro modo acho que não.


Isso que eu acho interessante. O dia (24hrs) só existe em virtude da Terra dar uma volta em torno de si mesma. Esse mesmo período é diferente em outros planetas, pela órbita ser diferente da Terra. Logo, não se poderia dividir o tempo que Deus construiu o universo em dias.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


brunohardrocker
Leia meus outros posts.
=)

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


quem comeu peixe comeu

quem não comeu é ateu (:P)

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Credo, dormi, acordei, e isso tá uma zona! :P

Lembro sempre de uma brincadeirinha:

Razão: quando as evidências não batem com a teoria, mude a teoria.
Fé cega: quando as evidências não batem com a teoria, mude as evidências. :)

Como tá muito bagunçado, vou só responder o Pardal:

Quanto ao sexo fora do casamento: ok. Você pode acreditar que o casamento é uma instituição divina e que por isso o sexo deve ocorrer apenas dentro dele. Desde que você saiba que isso é uma questão de fé, e que não se pode defender isso apontando apenas para uma menina que engravidou aqui ou um cara que pegou sífilis acolá. O que justifica a crença na "inviolabilidade" do casamento não são os riscos, é a fé.

Quanto ao agnosticismo: odeio esse argumento. A questão não é viver como um crisão, e sim ter fé. Se o deus no qual você acredita existir, viver como cristão não fará a menor diferença se não houver fé. Então o ponto não é "viver como se Deus existisse" e sim "ter fé na existência de Deus".

Deus obviamente não pode ser provado - é intrincecamente metafísico, e caso exista, os ratinhos de laboratório somos nós, não ele. O problema é que certas pessoas não conseguem acreditar cegamente naquilo que não pode ser provado ou experimentado no mundo material. A fé é exatamente isso, acreditar sem ver. Embora possa tirar proveito da razão (para eliminar certas crenças absurdas), a fé é por si só irracional, espiritual. E ninguém pode decidir racionalmente ter fé. Fé você não escolhe, você sente. O agnóstico não.

-Dan
Veterano
# mar/08
· votar


brunohardrocker
Isso que eu acho interessante. O dia (24hrs) só existe em virtude da Terra dar uma volta em torno de si mesma. Esse mesmo período é diferente em outros planetas, pela órbita ser diferente da Terra. Logo, não se poderia dividir o tempo que Deus construiu o universo em dias.

foi o que eu falei

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Apenas uma parte interessante da obra de Bakunin:

" Jeová
acabava de criar Adão e Eva, não se sabe por qual capricho, talvez para ter novos escravos. Ele pôs,
generosamente, à disposição deles toda a terra, com todos os seus frutos e todos os seus animais, e impôs
um único limite a este completo gozo: proibiu−os expressamente de tocar os frutos da árvore de ciência.
Ele queria, pois, que o homem, privado de toda consciência de si mesmo, permanecesse um eterno
animal, sempre de quatro patas diante do Deus "vivo", seu criador e seu senhor. Mas eis que chega
Satã, o eterno revoltado, o primeiro livre−pensador e o emancipador dos mundos! Ele faz o homem se
envergonhar de sua ignorância e de sua obediência bestiais; ele o emancipa, imprime em sua fronte a
marca da liberdade e da humanidade, levando−o a desobedecer e a provar do fruto da ciência.
Conhece−se o resto. O bom Deus, cuja presciência, constituindo uma das divinas faculdades,
deveria tê−lo advertido do que aconteceria, pôs−se em terrível e ridículo furor: amaldiçoou Satã, o
homem e o mundo criados por ele próprio, ferindo−se, por assim dizer, em sua própria criação, como
fazem as crianças quando se põem em cólera; e não contente em atingir nossos ancestrais, naquele
momento ele os amaldiçoou em todas as suas gerações futuras, inocentes do crime cometido por seus
ancestrais. Nossos teólogos católicos e protestantes acham isto muito profundo e justo, precisamente
porque é monstruosamente iníquo e absurdo. Depois, lembrando−se de que ele não era somente um
Deus de vingança e cólera, mais ainda, um Deus de amor, após ter atormentado a existência de alguns
bilhões de pobres seres humanos e tê−los condenado a um eterno inferno, sentiu piedade e para
salvá−los, para reconciliar seu amor eterno e divino com sua cólera eterna e divina, sempre ávida de
vítimas e de sangue, ele enviou ao mundo, como uma vítima expiatória, seu filho único, a fim de que ele
fosse morto pelos homens. Isto é denominado mistério da Redenção, base de todas as religiões cristãs.
Ainda se o divino Salvador tivesse salvado o mundo humano! Mas não; no paraíso prometido pelo
Cristo, como se sabe, visto que é formalmente anunciado, haverá poucos eleitos. O resto, a imensa
maioria das gerações presentes e futuras arderá eternamente no inferno. Enquanto isso, para nos
consolar, Deus, sempre justo, sempre bom, entrega a terra ao governo dos Napoleão III, Guilherme I,
Ferdinando da Áustria e Alexandre de todas as Rússias"

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Considera então que a Terra foi criada em 6 dias -- no sétimo Deus descansou.



Leblues
Veterano
# mar/08 · Editado por: Leblues
· votar


Black Fire
A partir do momento que Ele criou tudo, acho que Ele tem liberdade pra fazer o que quiser.


Cara esse video acima te haver com o que? duvidar de tudo? se questionar por que Deus criou a terra em 6 dias e nao em 1? O que isso muda? Ele faz as coisas pelo proposito Dele ueh, nao adianta questionar, ninguem vai ter resposta.... a resposta desse velho aew soh vai vir o dia que ele morrer.

Bog
Veterano
# mar/08 · Editado por: Bog
· votar


Leblues

Hehehe, você tem o argumento indefensável: ninguem vai ter resposta

É a resposta definitiva para toda e qualquer discussão religiosa. Fé. Você tem ou não tem. Acredita ou não. E pronto. Não adianta questionar. Um deus nos modes do Deus cristão pode fazer tudo o que der na sua divina telha, e ninguém pode fazer nada a esse respeito - como eu disse acima, as cobaias somos nós, não ele.

Deus levou 7 dias para fazer o mundo porque não desejou que fossem 6 ou 8. Levou 40 dias para fazer o dilúvio porque não desejou que fossem 34 dias, 8 horas, 3 minutos e 21 segundos. Por que isso? Por que aquilo? Porque Deus quis. Ponto final.

Claro, algumas adaptações conceituais são necessárias. Por exemplo, de um ponto de vista divino, onde não existe o Tempo, talvez a morte (física) não seja uma coisa ruim. Do contrário, Deus não deixaria a gente morrer, em sua imensa bondade. No plano geral das coisas, morrer não deve ser um grande mal. Mas do nosso ponto de vista, matar o fulano ao lado talvez não seja uma coisa muito legal de se fazer.

Eu costumo dizer que, caso exista um deus, o nosso conceito de Bem seria somente uma projeção de um conceito maior que nos é intangível. É como um objeto e a foto do objeto. Reconhecemos o objeto (o Bem) ao olhar para a foto. Mas a foto não mostra todos os lados do objeto, e muito menos é o próprio objeto. Imagem e semelhança? Projeções, na melhor das hipóteses. E pronto. Tá resolvida a questão. Parece cruel matar animais inocentes? Parece cruel levar 40 dias para inundar tudo? Tanto faz. O Bem que nos é tangível é só uma faceta de algo maior e intangível.

O problema disso é que isso tira toda e qualquer possibilidade de racionalização sobre o tema. Deus é onipotente? Seus atributos são intangíveis, observáveis apenas como projeções? Deus não precisa obecer às leis da física (na verdade, é o contrário, né!)? Pronto, tudo é possível. E nada é racionalizável. Aí acabamos voltando exatamente ao ponto de partida: não há razão. Há fé. Ou se acredita ou não se acredita. E isso vale para todo e qualquer deus onipotente que eu possa porventura imaginar. Todos os deuses possíveis são tão intangíveis quanto o deus cristão. Não existe nenhum motivo racional para acreditar mais em Deus do que em Shiva ou em Hachiman. Existe, sim, a fé. Você não pensa que Deus existe. Você acredita (ou "sente").

A moral da história é: a mesma intangibilidade que torna qualquer discussão sobre Deus um exercício vão, também inutiliza qualquer discussão sobre qualquer outro deus metafísico, seja ele real ou imaginário. No fim das contas, tudo se resume à fé.

Por essas e outras, eu não tento tirar dos cristãos essa fé básica em Deus. Não é algo que você pensa e decide não ter. Ë algo que se tem ou não, e pronto. No máximo, eu questiono coisas esquisitas (por ex, por que os católicos rezam para santos, em vez de rezar logo para Deus, que é onisciente e onipotente?). No mais, o melhor é deixar cada um acreditar no deus que quiser.

Mas desde que não façam o caminho contrário, e tentem ME convencer de que o deus cristão é o deus certo, ou afetem a minha vida com legislações baseadas em princípios cristãos, ou seja lá o que for. Eu não sou ateu, sou agnóstico. Mas espero que respeitem a dúvida daqueles a quem falta fé da mesma forma que eu respeito a fé daqueles que a tem.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08 · Editado por: Christhian
· votar


A história de Jesus:



Abraços.

Leblues
Veterano
# mar/08 · Editado por: Leblues
· votar


Bog


É a resposta definitiva para toda e qualquer discussão religiosa. Fé. Você tem ou não tem. Acredita ou não. E pronto. Não adianta questionar. Um deus nos modes do Deus cristão pode fazer tudo o que der na sua divina telha, e ninguém pode fazer nada a esse respeito - como eu disse acima, as cobaias somos nós, não ele.

Exato. Se Ele existe e criou tudo mesmo, Ele eh o todo poderoso e faz o que quiser, temos que nos dar por agradecidos e nos sentirmos honrados em sermos criados por Ele, poderiamos nem existir....

Deus levou 7 dias para fazer o mundo porque não desejou que fossem 6 ou 8. Levou 40 dias para fazer o dilúvio porque não desejou que fossem 34 dias, 8 horas, 3 minutos e 21 segundos. Por que isso? Por que aquilo? Porque Deus quis. Ponto final.

Concordo plenamente, ficar se perguntando porque Ele fez em 2, 3 ,10 dias nao muda nada, Ele fez porque Ele quis, ponto final, eu nao tenho base pra responder o velho do video, mas se eu colocar um teologo estudado pra contraargumentar o velho, ele derruba esses argumentos duvidosos do velho na mesma hora.

Por essas e outras, eu não tento tirar dos cristãos essa fé básica em Deus. Não é algo que você pensa e decide não ter. Ë algo que se tem ou não, e pronto. No máximo, eu questiono coisas esquisitas (por ex, por que os católicos rezam para santos, em vez de rezar logo para Deus, que é onisciente e onipotente?). No mais, o melhor é deixar cada um acreditar no deus que quiser

Sim, essa eh uma das principais diferencas entre catolicos e "evangelicos"( nao gosto de usar esse termo, muito generalizador), os catolicos creem que por intermedio de qualquer estatua de santo eles podem chegar a Deus, os evangelicos creem que o unico intermedio eh Jesus Cristo.

No final eu concordo com voce plenamente, tudo se resume a fe. E eu nao acho que um ateu, ou um agnostico nao a tenham, creio que todos temos fe, ou pelo menos em algum momento de nossa vida precisaremos dela.
Ja aconteceram diversas situacoes na minha vida onde eu tive fe e tudo deu certo, obtive resposta imediata de Deus, pode ate ser coincidencia na cabeca de alguns, mas pra mim nao eh, pra mim foram simplesmente provas de que eu tenho um Deus que realmente se importa comigo e me mostrou de forma clara isso na minha vida, tem vezes que estou mais afastado Dele, tem vezes que estou mais proximo, mas sempre que estou me distanciando Ele me mostra algo que faz me aproximar denovo, isso eh incrivel, eu nao poderia negar a Deus mesmo se quizesse, jah tenho provas mais que suficientes de que Ele existe.

Bog
Veterano
# mar/08
· votar


Leblues

Heheh, viu? Acho que tem como ter discussões civilizadas sobre o tema. Desde que não fique um tentando impor a sua moral ou crença (ou descrença) usando argumentos físicos para algo intangível. Pior é quando a discussão passa para o nível da pura porrada, do ódio, da ameaça, e da soberba.

E esse tipo de comportamento a gente encontra em ambos os lados.

Ja aconteceram diversas situacoes na minha vida onde eu tive fe e tudo deu certo,

Pois é, e elas valem como "prova pessoal", servem para reforçar a TUA fé, e eu respeito isso porque você não está tentando me convencer de que são evidências físicas de que existe um deus. Até porque eu também tive diversas situações na minha vida onde eu NÃO tive fé e tudo deu certo. Aliás, é só o que tem me acontecido nos últimos tempos. Tudo dando muito certo, mesmo eu nunca rezando e morando num país onde só uns 3% da população acreditam no deus cristão. Mas eu sei que isso também não abala a tua fé nem minimamente. Nem faz sentido eu imaginar que poderia usar isso como argumento para te convencer a não ter fé.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Christhian
Muito bom, já conhecia esses fatos mas nunca tinha visto o vídeo.
Vou passar adiante.
=)

jimmy vandrake
Veterano
# mar/08
· votar


Christhian

Simplesmente alucinante o vídeo.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mar/08
· votar


maggie
jimmt vandrake
Assistam todas as partes. Vai da religião ao Federal Reserve, passando pelo 11/9. É bem interessante.

:)

Devil Boy
Veterano
# mar/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


QUARESMA
Pensamento bem pequeno esse

O que leva alguém a questionar a suprema autoridade do Deus Pai Javé, senão a incontrolável vontade de chamar a atenção? É coisa de menino rebelde, sim... que não se conforma em ser um grão de areia perante a infinita grandeza de Nosso Senhor...

Quanto ao link, só te digo: milagres já se mostraram verdadeiros com o tempo, irmão... Acontecem o tempo todo... Tenha Fé e Jesus pode e vai mudar a sua vida, tal como fez com a água e o vinho. Peça e Ele lhe dará qualquer coisa. E quando digo qualquer coisa, me refiro a algo sobrenatural mesmo, aparentemente impossível às leis físicas! Algo como ressuscitar um parente que já morreu... isso mesmo: ressuscitar! Fale com o SENHOR e nada estará fora de seu alcance... NADA! Creio mesmo, do fundo de meu coração, que Ele o fará!

"Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele há de passar; e nada vos será impossível."

Devil Boy
Veterano
# mar/08 · Editado por: Devil Boy
· votar


_Raulzito_
Ironia socrática?

Não necessariamente "socrática"... Só se você tomar a "fé" como sinônimo de burrice...

brunohardrocker
e existe o ateu não tem opinião própria, só posta argumentos encontrados em blogs e páginas de ateísmo, frases de intelectuais, achando que com isso está levando alguma vantagem, charges, tirinhas, etc.

Isso é generalizar.

Só porque alguém usa argumentos baseados em Lógica Formal(que existe desde Aristóteles, portanto não é privilégio de nenhuma página de ateísmo) ou já leu bastante sobre o tema(tanto livros religiosos quanto de ateus) e gosta de fazer citações de autores, não quer dizer que "não tenha opinião própria".

Esse é o mesmo raciocínio de quem diz que "ler é coisa de burro. Quem é inteligente, tem as próprias idéias e não precisa ficar lendo o que foi escrito pelos outros".

Talvez pelo fato dos argumentos serem puramente lógicos(esses nenhum religioso jamais conseguirá refutar satisfatoriamente), sejam vistos como desrespeito...

Ninguém lê "Deus está morto", na capa do livro do Nietzsche, e decide que vai virar ateu ou agnóstico(não é óbvio?)... Apesar do contrário muitas vezes acontecer, nas "conversões" religiosas...

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


Leblues
A partir do momento que Ele criou tudo, acho que Ele tem liberdade pra fazer o que quiser.


Então porque criou 10 mandamentos, que são a conduta moral perfeita na concepção dele, e, mesmo sendo um ser perfeito, vive os desobedecendo?(Principalmente o sexto.)




Exato. Se Ele existe e criou tudo mesmo, Ele eh o todo poderoso e faz o que quiser, temos que nos dar por agradecidos e nos sentirmos honrados em sermos criados por Ele, poderiamos nem existir....


Temos que nos sentir honrados por sermos escravos dos caprichos de um ser invisível que cria regras para nossas vidas e ainda nos ameaça com o inferno?


Cara esse video acima te haver com o que? duvidar de tudo? se questionar por que Deus criou a terra em 6 dias e nao em 1? O que isso muda? Ele faz as coisas pelo proposito Dele ueh, nao adianta questionar, ninguem vai ter resposta.... a resposta desse velho aew soh vai vir o dia que ele morrer.


Não faz sentido um ser todo poderoso demorar 6 dias para criar algo e ainda ficar cansado, como o poder infinito pode cansar?

se eu colocar um teologo estudado pra contraargumentar o velho, ele derruba esses argumentos duvidosos do velho na mesma hora.

Blá, blá, blá, um teólogo na melhor das hipóteses vai dizer que você tem que ter fé e que não cabe aos homens entenderem a obra de Deus, muito pouco convincente.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar




-Dan
Veterano
# mar/08
· votar


Devil Boy
heueueu .. seu nick é contraditorio..

se eu colocar um teologo estudado pra contraargumentar o velho, ele derruba esses argumentos duvidosos do velho na mesma hora.

pessima argumentação

QUARESMA
Veterano
# mar/08
· votar


Devil Boy

O que leva alguém a questionar a suprema autoridade do Deus Pai Javé, senão a incontrolável vontade de chamar a atenção? É coisa de menino rebelde, sim...


Chamar atenção de quem?? e pra que???Eu não posso ter opinião diferente da sua que sou chamado de menino rebelde??...Aff se ta zuando né...

que não se conforma em ser um grão de areia perante a infinita grandeza de Nosso Senhor...

Cuma?

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


-Dan
QUARESMA
é que ele esqueceu de colocar no final: [/ironia]

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar




Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sexta-feira santa e eu nem sei a história de Jesus