SP: matemática chega a derrubar 95,7% dos alunos

Autor Mensagem
B4cK5p4c3
Veterano
# mar/08


O desempenho em Matemática de até 95,7% dos estudantes paulistas está abaixo do adequado para a série escolar que cursam. Dados de 2007 do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp), divulgados hoje pela Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, mostram esse alto porcentual entre alunos do 3º ano do Ensino Médio. Os jovens tiveram desempenho 'abaixo do básico' ou 'básico' na disciplina.

O Saresp avaliou, em novembro do ano passado, 1,858 milhão de alunos das 1ª, 2ª, 4ª, 6ª e 8ª séries do Ensino Fundamental e do 3º ano do Ensino Médio em 60.965 escolas de todo o Estado. Foram aplicadas provas de Matemática e Língua Portuguesa. A partir da 4ª série, exigiu-se ainda uma redação. Alunos do Ensino Fundamental também tiveram dificuldades em Matemática. Na 4ª série, o índice de estudantes com desempenho abaixo do adequado na disciplina foi de 80,9%. Na 6ª série, o conhecimento inferior ao esperado foi de 78,1% e, na 8ª, de 94,6%.

Em nota à imprensa, a secretária da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, disse que aposta, desde o início do ano, em reforço da disciplina. "Estamos investindo pesadamente na recuperação de Matemática", informou. Em abril, a Secretaria promete implantar uma nova recuperação paralela para a matéria, com foco nas dificuldades identificadas no Saresp.

Português e Redação

As notas da maioria dos estudantes em Português também ficaram abaixo do adequado. O pior resultado foi, de novo, dos alunos do 3º ano - 78,8% tiveram desempenho 'abaixo do básico' ou 'básico'. Os mais bem avaliados na disciplina foram os estudantes da 4ª série, com 40,3% de desempenho 'adequado' ou 'avançado' e 59,7% abaixo do adequado. Maria Helena comentou o fraco resultado dos jovens do Ensino Médio. "Está aquém do que desejamos. Temos de trabalhar muito para que nossas escolas atinjam padrões de qualidade que permitam chegar ao nível adequado."

Na Redação, no entanto, 35,6% dos alunos do 3º ano tiveram desempenho adequado e 14,3%, avançado. As notas foram boas também no Ensino Fundamental, para 52,7% dos estudantes da 8ª série, 45,1% dos alunos da 6ª série e 43,5% dos discentes da 4ª série.

Os estudantes de 1ª e 2ª série do Ensino Fundamental foram os que melhor se saíram na avaliação do Saresp. O resultado das provas de Português indica que 87,4% dos alunos da 2ª série mostraram capacidade para ler e escrever. Maria Helena destacou que a avaliação deixa o Estado mais próximo da meta de alfabetizar todos os alunos de 8 anos de idade até 2010. "Ainda temos muito a percorrer, mas os dados mostram que chegaremos à meta até 2010", afirmou a secretária da Educação.

Fonte: http://br.noticias.yahoo.com/s/13032008/25/manchetes-matematica-chega- derrubar-95-7-dos-alunos-sp.html


Mas é a maior cidade da america latina e é só isso que importa \o/

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


:(

Eu vejo pelas coisas que aparecem aqui cara...

Estamos procurando estagiários... Recebi já três currículos com erros de português FEIOS...

Sem contar que a empresa ainda participa de um programa em conjunto com algumas instituições para profissionalizar jovens de 16 a 18 anos que CURSAM o ensino médio em escolas públicas...

Para você ter uma idéia, outro dia pedi para um deles embalar e identificar um monitor de computador para ser transportado... Ele colocou o monitor na caixa e colocou um folha colada com durex escrito:
"MUNITÔR"

Daqui a pouco vou começar a pedir uma redação e vou me dar por satisfeito quando a pessoa conseguir escrever alguma coisa que faça sentido e sem erros (será que quero muito?).

A matemática então eu nem me arrisco a verificar, mas já tive demonstrações de como eles são preparados...

Irmao_Caminhoneiro_Shell
Veterano
# mar/08
· votar


shoyoninja
Eu tambem tenho amigos, que parecem q são analfabetos... escrevem 25% das palavras de forma errada

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Não sei como está o nível das escolas ultimamente... mas eu estudei em escola pública e não tive uma educação ruim.

MAS sempre tive:
• a família me cobrando boas notas
• sempre me esforcei pra ir bem
• não ficava faltando aula toda hora
• os professores tinham liberdade pra xingar os alunos, e
• os alunos respeitavam os professores

É fácil simplesmente colocar a culpa "na escola", mas o furo é mais embaixo.

shoyoninja
Veterano
# mar/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


maggie
É fácil simplesmente colocar a culpa "na escola", mas o furo é mais embaixo.

Existem outros fatores sim, lógico que sem apoio da família e esforço do aluno não há escola que dê jeito.

Mas isso é culpa das escolas sim, é culpa do nosso sistema de educação.

Como pode existir um aluno do terceiro ano do nível médio que não sabe escrever direito????

Não existe. Esse aluno está lá porque algum incompetente aprovou ele em todos os cursos anteriores. Ele cursa o terceiro ano sem ter capacidade para aprovação na quinta série do ensino fundamental.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


shoyoninja
Como pode existir um aluno do terceiro ano do nível médio que não sabe escrever direito????
Não existe. Esse aluno está lá porque algum incompetente aprovou ele em todos os cursos anteriores. Ele cursa o terceiro ano sem ter capacidade para aprovação na quinta série do ensino fundamental.


Nesse ponto eu concordo contigo.
São analfabetos funcionais. E o pior: eles votam. heuhuehue

Mas sério, isso pra mim é culpa dessa bobagem de "não vamos tramatizar o moleque, não podemos deixar ele repetir o ano enquanto os coleguinhas passam". Bull shit, a vida é dura amigo.

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Nesse ponto eu concordo contigo.
São analfabetos funcionais. E o pior: eles votam. heuhuehue

Mas sério, isso pra mim é culpa dessa bobagem de "não vamos tramatizar o moleque, não podemos deixar ele repetir o ano enquanto os coleguinhas passam". Bull shit, a vida é dura amigo.



é :(

Aí nivela tudo por baixo, faz um belo número de aprovações que fica lindo em estatísticas e ainda economiza dinheiro empurrando o infeliz "curso acima"... Os premiados acabam sendo os que são reprovados ^^.

Soda... Muito Soda.

The Blue Special Guitar
Veterano
# mar/08
· votar


hahahaha

na faculdade ainda tem cara que escreve "prossessamento" e te cutuca pra perguntar esse "desligasse" é com s, ss ou ç =P

Isso porque aqui é federal... imagine nessas do PROUNI hahaha

Pati Cobain
Veterano
# mar/08
· votar


=OOO

Sempre amei matemática \o\

sorvete.de.flocos
Veterano
# mar/08
· votar


=OOO

Sempre amei matemática \o\
[2]

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Não sei como está o nível das escolas ultimamente... mas eu estudei em escola pública e não tive uma educação ruim.

Eu tb estudei em escola pública, desde a 7ª série.

Admito uma coisa, eu que fui vagabundo. A matéria era dada, quem estudava passava e bem, e eu rodava sempre.

Na hora do vestiba ralei adoidado, tive que compensar o que não aprendi no colégio no cursinho, foi soda.

staind
Veterano
# mar/08
· votar


Matematica exige uma paciencia demais que eu nao tenho.

_Raulzito_
Veterano
# mar/08 · Editado por: _Raulzito_
· votar


na faculdade ainda tem cara que escreve "prossessamento" e te cutuca pra perguntar esse "desligasse" é com s, ss ou ç =P

Isso porque aqui é federal... imagine nessas do PROUNI hahaha


Depois ninguém acredita na minha conjectura de que algumas vagas das federais são vendidas ou conseguidas por apadrinhamento.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/08
· votar


E ainda querem fazer uma Copa do mundo no Brasil.

heiwa
Veterano
# mar/08
· votar


Eu sempre disse que a matemática era violenta.

Essas coisas...

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# mar/08
· votar


lals nub

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Eu dizia que a aritmética...

Ass.: Prof. Girafales

Atum Bluesman
Veterano
# mar/08
· votar


Vamos ver se vocês resolvem essa:

Aluno que não quer estudar + Professor que não quer dar aula = x

Chespirito
Veterano
# mar/08
· votar


Aluno que não quer estudar + Professor que não quer dar aula =
Peço ajuda dos universitários!!!

TWT ICE
Veterano
# mar/08
· votar


matematica eh chato, dificil e inutil....( tirando contas de mais, menos, dividir, vezes, regra de tres e saber contar)

adnz
Veterano
# mar/08
· votar


Problemas com matemática?

Ligue 0-800-[(10x)(13i)^2]-[sen(xy)/2.362x]

Ibanez GSA 270dx
Veterano
# mar/08 · Editado por: Ibanez GSA 270dx
· votar


TWT ICE
matematica eh chato, dificil e inutil

chato e dificil eu concordo... mas inutil nao... inutil eh o que eh ensinado na escola, como polinomios por ex... imagina um engenheiro sem saber areas, um economista sem saber matematica financeira, etc. ate um jogador de poker sem saber probabilidade... ela foi acho que a 1ª ciencia do mundo, ela foi desenvolvida junto com as civilizaçoes antigas...matematica eh inutil pra vc entao, prq pro mundo eh importantissima!!

TWT ICE
Veterano
# mar/08
· votar


Ibanez GSA 270dx
isso eh, mas eu nao vou ser isso e me ferro por causa disso =/

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/08
· votar


Sempre amei matemática \o\


Eu também amava até entrar pra faculdade

kohler1000
Veterano
# mar/08
· votar


Matemática é só pensar que você resolve tudo.










Coisa que o mundo tem preguiça de fazer hoje em dia.

TiCk_NoRrIs
Veterano
# mar/08 · Editado por: TiCk_NoRrIs
· votar


Nunca gostei de matemática,mas nunca tive problema com ela...

Sempre passei tranquilo em matemática na escola.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/08
· votar


TWT ICE
Ibanez GSA 270dx
O modo como a matemática é ensinada na maioria das escolas faz com que 99% dos alunos não entendam a máteria, consequentemente não vejam uso para ela.

Agora fazendo cursinho fui aprender coisas que já era para ter aprendido a 3 anos, e vejo que existe um abismo entre mim e alunos de colégios particulares "famosos"(entende-se caros e exclusivos para filhinhos de papai) de São Paulo.

Vai soar estranho para alguns, mas eu não tenho base nem para estudar muito.

Horcruxes
Veterano
# mar/08
· votar


A matemática sempre me f*de...
É só ver os probleminhas q geralmente o pessoal posta aqui no FCC: a grande maioria eu não consigo fazer. Mas é pq eu sou imbecil msm, não tenho jeito com números e pronto. E já estudei em colégio público e em particular, e os particulares oferecem mais conteúdo. Vejo, por exemplo, meus amigos que pegam ônibus comigo e que estudam num colégio estadual perto do meu: e~les estão vendo, agora, o que eu vi há um ano atrás...
Graças a Deus q pelo menos eu sou boa em português! O.o

Bizet
Veterano
# mar/08
· votar


O problema é que os professores não ensinam como aplicar a matemática, só jogam o assunto pra você passar no vestibular... Isso fode.
Tanto que eu detestei minhas aulas de probabilidade, mas tô sempre usando até mesmo por diversão uhauhauha

Horcruxes
Veterano
# mar/08
· votar


Bizet
O problema é que os professores não ensinam como aplicar a matemática, só jogam o assunto pra você passar no vestibular... Isso fode.
É. Isso é que é o pior.
Tenho dois professores de matemática, um ensina álgebra e o outro ensina geometria. Como o sistema aki no meu colégio pra terceiro ano é revisão, estou vendo matéria do 1° ano de novo. O de álgebra até que ensina bem, e fala pouco do fdp do vestibular. Mas o de geometria é um grande de um filho da puta. Só pq ele dá aula num monte de colégios e tem só 23 anos, fica se achando e fazendo terrorismo com esse lance de vestiba. Hj mesmo fiz prova com ele e tenho certeza de que tomei um ferro.
Tanto que eu detestei minhas aulas de probabilidade, mas tô sempre usando até mesmo por diversão uhauhauha
Pelo menos probabilidade não é a minha matéria mais fácil. Eu me fodo mesmo é em trigonometria, funções, matrizes e determinantes (quem tava aki no finalzinho do ano passado deve lembrar q eu fiz um pedido desesperado de socorro pros nerds do fórum pra me explicarem, e ainda assim consegui zerar a última prova)...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a SP: matemática chega a derrubar 95,7% dos alunos