Glossário Financeiro Mundial - Rato´s Style

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Kensei
PS: o site é ECO, logo, só pode ser contra BIO combustíveis.
Sim, tem que pesar bem a fonte.

MAAAAAS, porém, contudo, todavia, entretanto...
Não são só os verdes que estão afirmando isso. O plantio de soja e a derrubada ilegal de árvores estão acabando com a floresta amazônica... Saiu ontem mesmo em dois jornais internacionais. Vou ver se acho os links.

Kensei
Veterano
# mar/08 · Editado por: Kensei
· votar


r2s2
maggie

Cara, se tem uam coisa que economista gosta de fazer é gerar MEDO. O povinho viu... principalmente esses do mercado.

A vida inteira falaram mal do dolar barato. A vida inteira. Essa semana na folha, li um analista temendo uma possível elevação do dolar, haja vista que isso elevaria a inflação por conta dos insumos importados. MEU DEUS!!!!

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
Claro que no caso do petroleo existe suas particularidades. A Venezuela por exemplo, vende muito barato o combustível dentro do próprio país, pq a demanda, é irrisória diante da abundância de petróleo refinado.

Quem mora em Roraima diz que pagam R$ 0,11 por litro de gasolina na Venezuela!

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


r2s2
Velho, eu tava lendo meio que por cima sobre a reforma tributária, e em dado parágrafo o nego tava colocando a CIDE no mesmo bolo que o pis/pasep, e diminuição da contribuição do INSS, carai, fiquei sem entender nada... qual a relação?

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


MAAAAAS, porém, contudo, todavia, entretanto...
Não são só os verdes que estão afirmando isso. O plantio de soja e a derrubada ilegal de árvores estão acabando com a floresta amazônica... Saiu ontem mesmo em dois jornais internacionais. Vou ver se acho os links.


O Globo citando a reportagem do jornal "The Guardian".

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
A vida inteira falaram mal do dolar barato. A vida inteira. Essa semana na folha, li um analista temendo uma possível elevação do dolar, haja vista que isso elevaria a inflação por conta dos insumos importados. MEU DEUS!!!!

Pois é, mas o que vc acha do dólar baixo?

Eu sou ignorante, só sei o que leio da imprensa, e todos sabemos que ela quer sempre direcionar seu entendimento pro que ela quer, e não pro que é a verdade.

Uma coisa que eu num vejo ninguém falando é que o dólar baixo, mesmo encarecendo os nossos produtos para exportação, acabam estimulando a importação de bens de produção.

Poxa, isso gera um ciclo virtuoso, compra bens de produção baratos, produz mais barato, vende, compra mais bens baratos e por aí vai. Se for assim, até uma balança comercial um pouco deficitária seria boa a longo prazo.

Mas a imprensa toda só fala do malefício, e eu acabo achando que só importamos bens de consumo, e nossa balança comercial é péssima por isso.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


reforma tributária
IVA JÁ!!!
Deveria ter IVA e IR, e SÓ.

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
Velho, eu tava lendo meio que por cima sobre a reforma tributária, e em dado parágrafo o nego tava colocando a CIDE no mesmo bolo que o pis/pasep, e diminuição da contribuição do INSS, carai, fiquei sem entender nada... qual a relação?

No mesmo bolo no sentido de que querem juntar tudo isso num imposto só. Acho até que é o tal de IVA, que chama de valor agregado ou acrescido.

Mas num entendo se isso é possível ou adequado, esses tributos têm características bem distintas.

O INSS é uma contribuição que deveria ser idêntica pra todos, devido ao caráter solidário e contributivo da seguridade.

Já a CIDE tem uma função mais equalizadora, pois atua em produtos mais consumidos pelos mais ricos (combustíveis principalmente)

PIS/PASEP vai sobre o faturamento de empresas, num tem nada de relação com os outros. Num entendi isso tb.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Já a CIDE tem uma função mais equalizadora, pois atua em produtos mais consumidos pelos mais ricos (combustíveis principalmente)
Discordo!
Caminhão também paga CIDE, e sem caminhão o Brasil pára.
Não temos outro transporte decente pra substituir.

Não é uma função equalizadora, é arrecadadora.. huahau

Kensei
Veterano
# mar/08 · Editado por: Kensei
· votar


r2s2
Uma coisa que eu num vejo ninguém falando é que o dólar baixo, mesmo encarecendo os nossos produtos para exportação, acabam estimulando a importação de bens de produção.

Poxa, isso gera um ciclo virtuoso, compra bens de produção baratos, produz mais barato, vende, compra mais bens baratos e por aí vai. Se for assim, até uma balança comercial um pouco deficitária seria boa a longo prazo.




heheheh mas vc já sabe tudo ué, não tenho o que explicar. Tudo isso que vc falou é verdade.

Mas td depende do estágio de industrialização que a se encontra a nação. Ótimo se for para importar bens de capital (máquinas que produzem máquinas, que produzem mercadorias). Ruim se for para importar bens de consumo. Não só pelo lance da balança comercial.

Não pense somente nos exportadores. Pense que o dolar barato, permite que produtos externos cheguem mais baratos aqui, e via de regra, desbancam os nacionais (o pq disso é outra discussão), isso enfraquece todo o setor industrial. Daí vc tem que expandir seu pensamento de forma macro e ir concatenando:

Indústria Nacional enfraquecida >>> demissões >> menos emprego >>> menor renda >> menor capacidade de comprar bens ofertados por outras indústrias>>>

É cíclico, manja? Daí que surgem as barreiras protecionistas (35% véiculos, por ex)

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
Não pense somente nos exportadores. Pense que o dolar barato, permite que produtos externos cheguem mais baratos aqui, e via de regra, desbancam os nacionais (o pq disso é outra discussão), isso enfraquece todo o setor industrial. Daí vc tem que expandir seu pensamento de forma macro e ir concatenando:

Indústria Nacional enfraquecida >>> demissões >> menos emprego >>> menor renda >> menor capacidade de comprar bens ofertados por outras indústrias>>>

É cíclico, manja? Daí que surgem as barreiras protecionistas (35% véiculos, por ex)


Mas isso também num iria estimular o desenvolvimento aqui?

Se o governo atuasse mais diretamente, tipo diminuir imposto de importação de tecnologias, investir em pesquisas e desonerar folha de pagamento eu acho q isso ia ser até benéfico.

Meu professor de história sempre usava o exemplo do Japão. Eles importaram tudo após a 2ª Guerra, principalmente com o plano Colombo. Aí eles pegavam tudo que importavam, desmontavam, aprendiam como era e refaziam tudo melhor e menor, mais ou menos como a China faz hoje.

KaTy
Miss Simpatia 2012
# mar/08
· votar


Pelas passadas de olho que dei, parece interessante e me será muito útil. Lerei amanhã, com mais calma.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


r2s2
Pois é, aí, entra um detalhe que não consta em enenhum modelo econômico ou estatístico. A genética ou herança cultural.

Japoneses gostam de criar as coisas. Brasileiros gostam de beber e comentar sobre a bunda da kanda que trabalha com ele.

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Discordo!
Caminhão também paga CIDE, e sem caminhão o Brasil pára.
Não temos outro transporte decente pra substituir.


Mas pobre num compra caminhão.

A CIDE num onera leite, pão etc.

Kensei
Veterano
# mar/08 · Editado por: Kensei
· votar


O primeiro item do glossário é muito interessante (arbitragem), ali leva-se sobre alterações marginais milhões e milhões. Sem a globalização, e a libre mobilidade de capitais, isso não seria possível. Ou seja, no Chile não acontece isso.

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
Japoneses gostam de criar as coisas. Brasileiros gostam de beber e comentar sobre a bunda da kanda que trabalha com ele.

Nossa, num precisa me acusar assim não... Aliás, como vc soube disso?

Hehehe

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


r2s2
Mas pobre num compra caminhão.
A CIDE num onera leite, pão etc.


Onera sim... já que os caminhões transportam todos esses produtos.
Justamente por isso o governo procura adotar algumas medidas como:
• controlar o preço do diesel, pra não onerar o transporte rodoviário
• tentar controlar a fabricação de carros de passeio a diesel, pra evitar que todo mundo se beneficie do controle
• deixar a 'concorrência' correr solta nos demais combustíveis
• lembrando que Contribuição deveria ser destinada a um fim específico, acredito que no caso da CIDE seja pra reformar estradas etc. O que eu duvido que esteja acontecendo.. hehe

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
lembrando que Contribuição deveria ser destinada a um fim específico, acredito que no caso da CIDE seja pra reformar estradas etc. O que eu duvido que esteja acontecendo.. hehe


Isso não é do interesse do estado de SP.
SP já arrendou todas as rodovias.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Kensei
São os interéééésses!
Assinado: Brizola vive

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
• lembrando que Contribuição deveria ser destinada a um fim específico, acredito que no caso da CIDE seja pra reformar estradas etc. O que eu duvido que esteja acontecendo.. hehe

Idealmente num deveria ser, pq existe o proncípio de não-vinculação de receitas. No Brasil, constitucionalmente, só num pode para impostos, mas idealmente seria para todas as receitas.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Outra coisa que eu não sabia: SP consome mais do que produz, ou seja, "nóis é igual aos gringo". Portanto, em uma possível alteração no ICMS prejudicaria SP. portanto, eu voto NÃO.

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


Kensei
Outra coisa que eu não sabia: SP consome mais do que produz, ou seja, "nóis é igual aos gringo". Portanto, em uma possível alteração no ICMS prejudicaria SP. portanto, eu voto NÃO.

Pensa no resto do País, "broda".

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


r2s2
Idealmente num deveria ser, pq existe o proncípio de não-vinculação de receitas. No Brasil, constitucionalmente, só num pode para impostos, mas idealmente seria para todas as receitas.

Existem inúmeras classificações para os tributos segundo os mais variados critérios. Destacamos, a seguir, aquelas mais relevantes.

a) VINCULADOS - a cobrança do tributo depende de uma atuação ou atividade do Estado em relação ao contribuinte. São as taxas e as contribuições de melhoria.

b)NÃO-VINCULADOS - a cobrança do tributo independe de uma atuação estatal em relação ao contribuinte. São os impostos.

A teoria dos tributos (ou fatos geradores) vinculados e não-vinculados constitui a viga-mestra da construção do Sistema Tributário Nacional. Por meio dela temos a competência tributária privativa no campo dos impostos (cada ente da Federação possui um rol de impostos que pode instituir) e a competência tributária comum no campo das taxas e contribuições de melhoria (desde que realize o serviço, obra ou exercite o poder de polícia qualquer dos entes estatais pode criar e cobrar taxas ou contribuições de melhoria).


Ou seja, no caso da CPMF por exemplo: foi criada para dar mais recursos à saúde, no entanto no final estavam repassando parece que 40% apenas... Isso cria precedentes perigosos.

Seria legal aparecer um advogado aqui e comentar isso, mas pelo que sei são simplesmente absurdos cometidos por burocratas que não entendem o que acontece além dos seus escritórios com ar-condicionado...

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


faltou a fonte

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Kensei
Outra coisa que eu não sabia: SP consome mais do que produz, ou seja, "nóis é igual aos gringo". Portanto, em uma possível alteração no ICMS prejudicaria SP. portanto, eu voto NÃO.
Consome mais o quê?
Com certeza geral muito mais valor agregado que qualquer outro estado, nesse sentido um ICMS único iria ajudar, manô.

maggie
Veterana
# mar/08
· votar


Reforma tributária: pra começar, seria legal o consumidor final saber quanto está pagando.
Fazer aquele esquema de "Preço do produto: XXX + YYY de impostos".
Talvez assim rolasse uma revolta da população em geral.

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Segundo escutei*** por aí, mais importamos do que exportamos para os outros estados produtos finais. Eu pensava que fosse ao contrário. O lance do icms que querem mudar é o seguinte.


Atualmente: carro produzido no RS e vendido em SP: ICMS arrecadado para o Governo de SP.

Nova proposta: carro produzido no RS e venido em SP: ICMS arrecadado para o Governo Gaucho


*** Bom dia Brasil, Rede Globo.

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


maggie

Vc postou sobre tributos. Existe uma espécie de tributo, a Taxa, que fundamentalmente tem sua receita vinculada. Esse texto com certeza refere-se a ela.

Já impostos devem ser desvinculados. No entanto, vc conhece o nosso país né?

Pois é, aqui na Suíça as coisas são um pouco mais complexas...

Kensei
Veterano
# mar/08
· votar


Beijos, fui.

r2s2
Veterano
# mar/08
· votar


maggie
Reforma tributária: pra começar, seria legal o consumidor final saber quanto está pagando.
Fazer aquele esquema de "Preço do produto: XXX + YYY de impostos".
Talvez assim rolasse uma revolta da população em geral.


Eu morei na espanha em 1991. Lá já era assim naquela época.

Que vergonha!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Glossário Financeiro Mundial - Rato´s Style