Autor |
Mensagem |
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC Não existe ignorantes...existem pessoas com pouca ou nenhuma cultura sistemática. As vezes um agricultor ,que nem escreve seu nome, tem uma cultura muito maior que um letrado...isso é relativo. É preciso "aprender a aprender" onde de verdade, se encontra o conhecimento.
:)
trüe
|
grafitte Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC As vezes um agricultor ,que nem escreve seu nome, tem uma cultura muito maior que um letrad Claro, eu nao me referi a níveis de cultura, mas a adaptação que a sociedade requer de nós para uma vida, digamos, sustentável
|
kiki Moderador |
# fev/08
· votar
ZXC Surge desse modo uma questão que não se pode resolver à primeira vista: será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?
todo o conhecimento deriva sim da experiencia. mas conseguir extrair das diversas experiencias uma ideia que una diversas experiencias numa ideia comum é um ato de razão. é parte do que nos torna seres pensantes.
Dogs2 Essa foi a sacada genial do Kant, que nem Platão nem Aristóteles perceberam. pois é, a filosofia classica acreditava numa ideia perfeita, estatica, e a priori. eu entendo essa "ideia" que a gente tem das coisas como algo sempre atualizavel, que mesmo ja formada, a cada nova experiencia possa se modificar.
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
grafitte
Tenho refletido muito sobre isso....acho que eu seria mais feliz se tivesse lido mais a Revista TITITITI, do que as centenas de livros que li até hoje. Muita cultura letrada , deixa a gente meio estranha........ehehehehehehe
|
grafitte Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC Nem, por mais que eu ache todas essas coisas que eu falei pra ti, eu me divirto "jogando" filosofia com meus colegas, as vezes surge umas idéias interessantes, e é melhor que o velho papo furado, as vezes claro, falar merda também é relaxante hauha
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
Bom, o nome do professor era Epifânio....
hauhaahuahaha
*morri*
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
kiki filosofia classica acreditava numa ideia perfeita, estatica, e a priori.
Não concordo com você, quando diz que a filosofia clássica é estática. A filosofia, é de verdade uma visão unitária....de um só autor. É necessário sempre peneirar o que está dentro de suas ideologias, para isso , é sempre necessário fazermos oposição entre varios filósofos.
eu entendo essa "ideia" que a gente tem das coisas como algo sempre atualizavel, que mesmo ja formada, a cada nova experiencia possa se modificar.
Isso eu concordo...nada na vida pode ser estático. Nem a terra para....a vida é de verdade um eterno aprendizado.
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
pra mim funciona assim:
nós nascemos com necessidades e sentidos
aprendemos com eles, pois nossa necessidade nos diz que precisamos nos alimentar quando nascemos, e nossos sentidos dizem que leite sai da teta da nossa mãe (mano pe pa pa pa)
logo aprendemos que ali sai alimento.
quando colocamos um brinquedo na boca para experimentar o que é percebemos que aquilo tem gosto ruim (depende do brinquedo, ui) e não tornamos a colocar aquilo na boca
assim vamos formando nossa idéia sobre o mundo
[/modofalarmerdaoff]
|
kiki Moderador |
# fev/08
· votar
ZXC Não concordo com você, quando diz que a filosofia clássica é estática. A filosofia, é de verdade uma visão unitária....de um só autor. não to falando da filosofia, mas da noção de "ideia" que eles tinham. e "eles", digo aristoteles, mas principalmente o platão (que os outros gregos não conheço nada).d a noção de idea pra eles é algo ja dado, pronto, imutavel. deu pra entender?
Isso eu concordo...nada na vida pode ser estático. Nem a terra para....a vida é de verdade um eterno aprendizado.
é bem isso que eu acho...
|
Pseudonimum Veterano |
# fev/08
· votar
O mundo material não é nada; a 'validez' do concreto é questionável. A imposição da veracidade do palpável é uma coisa que se mostra necessária para o progresso da sociedade, para uma convivência harmoniosa onde todos estejam, digamos, na mesma 'sintonia'. Mas se eu vejo bonequinhos de 12cm passeando pelo chão da minha casa, nada garante que eles sejam de mentira. Pode-se até dizer que trata-se de uma disfunção neural que faz com que a pessoa tenha alucinações áudio-visuais, mas ainda assim... Seria um universo paralelo percebido, e igualmente real.
Dessa forma, sendo a verdade - ao meu ver - tão particular aos aspectos individuais, não acredito nos sentidos. A verdade está na razão pura, na lógica independente, no pensamento profundo.
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
O mundo material não é nada; a 'validez' do concreto é questionável. A imposição da veracidade do palpável é uma coisa que se mostra necessária para o progresso da sociedade, para uma convivência harmoniosa onde todos estejam, digamos, na mesma 'sintonia'. Mas se eu vejo bonequinhos de 12cm passeando pelo chão da minha casa, nada garante que eles sejam de mentira. Pode-se até dizer que trata-se de uma disfunção neural que faz com que a pessoa tenha alucinações áudio-visuais, mas ainda assim... Seria um universo paralelo percebido, e igualmente real.
Dessa forma, sendo a verdade - ao meu ver - tão particular aos aspectos individuais, não acredito nos sentidos. A verdade está na razão pura, na lógica independente, no pensamento profundo.
orra, que texto true-nerd+LSD-fromhell =O
|
staind Veterano |
# fev/08
· votar
Filosofia eh bom, voce acaba se inspirando. Eh contagiante...
|
Pseudonimum Veterano |
# fev/08
· votar
staind Se inspire e poste algo produtivo então.
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
kiki
Cada filosófo , tem essa propriedade mesmo, de achar que sua verdade é universal...
Paltão por exemplo: A amizade é uma predisposição recíproca que torna dois seres igualmente ciosos da felicidade um do outro. " Na época isso era filosofia...hoje me parece bem dentro da realidade não? Bem comum, nada de novo...mas não para a época.
O próprio Nietzsche: ""E aqueles que foram vistos dançando foram julgados insanos por aqueles que não podiam escutar a musica." ..Achou algo louco na sua fala para a atualidade?
É isso a que me refiro.
|
TiCk_NoRrIs Veterano |
# fev/08
· votar
staind Se inspire e poste algo produtivo então.
Melhor não.
hehueuhuehue
|
staind Veterano |
# fev/08
· votar
Pseudonimum Quero gastar meu precioso tempo nao hehehhe... Como se filosofar fosse um "bixo de sete cabeças"...
|
TiCk_NoRrIs Veterano |
# fev/08 · Editado por: TiCk_NoRrIs
· votar
Tuarelli,cade vc...
Eu vim aqui só pra ti ver...
|