Distinção Entre o Conhecimento Puro e Empírico.

Autor Mensagem
ZXC
Veterano
# fev/08


Um pouco de Filosofia......

Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimentos começam com a experiência, porque, com efeito, como haveria de exercitar-se a fa culdade de se conhecer, se não fosse pelos objetos que, excitando os nossos sentidos, de uma parte, produzem por si mesmos representações, e de outra parte, impulsionam a nossa inteligência a compará-los entre si, a reuni-los ou separá-los, e deste modo à elaboração da matéria informe das impressões sensíveis para esse conhecimento das coisas que se denomina experiência?

No tempo, pois, nenhum conhecimento precede a experiência, todos começam por ela. Mas se é verdade que os conhecimentos derivam da experiência, alguns há, no entanto, que não têm essa origem exclusiva, pois poderemos admitir que o nosso conhecimento empírico seja um composto daquilo que recebemos das impressões e daquilo que a nossa faculdade cognoscitiva lhe adiciona (estimulada somente pelas impressões dos sentidos);
aditamento que propria mente não distinguimos senão mediante uma longa prática que nos habilite a separar esses dois elementos.

Surge desse modo uma questão que não se pode resolver à primeira vista: será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?

Bem essas palavras são de Kant, em seu livro "Crítica da Razão Pura."
Vocês são capazes de responder ao questionamento do filósofo?

128556
Veterano
# fev/08
· votar


Um pouco de Filosofia......


zzzzzzzzzz

eu dormia em toda aula :/

Frigeri.
Veterano
# fev/08
· votar


E=MC²

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


Filosofia......

Isso me lembrar as aulas... =/

ZXC
Veterano
# fev/08
· votar


128556
eu dormia em toda aula :/

Que penaaaaaa.....por isso ficou assim? ehehehehe

TaylorBass
Veterano
# fev/08
· votar


Droga, isso me lembra faculdade.
E as aulas voltam semana que vem, que tristeza..

128556
Veterano
# fev/08
· votar


ZXC
pois é

meu negocio é ser da paz true fumaça from jamaica, e pensar em coisas do tipo paaaz, mar, musica

Frigeri.
Veterano
# fev/08
· votar


eu sei a resposta: é 42

128556
Veterano
# fev/08
· votar


Frigeri.
e cade as contas ?

colou por acaso é ?

Frigeri.
Veterano
# fev/08
· votar


128556
e cade as contas ?

colou por acaso é ?


fiz de cabeça

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


paz true fumaça from jamaica

o_O

huahhuahuha

TIO_TEDDY
Veterano
# fev/08
· votar


será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?

tem coisas que a gente nasce sabendo

ZXC
Veterano
# fev/08
· votar


128556
meu negocio é ser da paz true fumaça from jamaica, e pensar em coisas do tipo paaaz, mar, musica

Quando a gente cresce...mudamos alguns valores desses , tu vai ver...ehehehehehe

128556
Veterano
# fev/08
· votar


ZXC
ahh

espero que não

é tao bom nao ter muitas responsabilidades, e pensar em tao poucas coisas

hoje só penso em praia, musica, paz espiritual

izzystradlin
Veterano
# fev/08
· votar


cognoscitiva

me obriguei a parar aqui pra pesquisar o que significa...

Carlos Henrique 2
Veterano
# fev/08
· votar


Só filosofo quando estou cagando

ZXC
Veterano
# fev/08
· votar


izzystradlin
me obriguei a parar aqui pra pesquisar o que significa...

Era só me perguntar....
Cognoscitiva= Que tem a faculdade ou capacidade de conhecer; cognitivo.

:)

izzystradlin
Veterano
# fev/08
· votar


ZXC
=]

thank's

/o/

grafitte
Veterano
# fev/08
· votar


Questionar demais é destrutivo, simplicidade, simplicidade!

Dogs2
Veterano
# fev/08 · Editado por: Dogs2
· votar


Não é possível conhecimento sem conteúdo. O próprio Kant falou que a razão é uma estrutura vazia, inata, pronta a ser preenchida de conteúdo a partir da experiência. Logo, a razão pura existe sem experiência, mas o conhecimento só existe a partir do "conhecer", do empírico.
Essa foi a sacada genial do Kant, que nem Platão nem Aristóteles perceberam.

ZXC
Veterano
# fev/08
· votar


grafitte
Questionar demais é destrutivo

Questionar é coisa de criança....refletir é coisa de adulto...ehehehehe

ZXC
Veterano
# fev/08
· votar


Dogs2
sem conteúdo

O conteúdo podemos chamar de experiência...

128556
Veterano
# fev/08
· votar


ZXC
vc faz filosofia ? ciencias sociais ?

ou algo do genero onde todo mundo fuma maconha ?

ZXC
Veterano
# fev/08 · Editado por: ZXC
· votar


128556

Gosta de um oregano né? ehehehehehe
Sou carioca, adoro o mar e a filosofia claro...toco piano e teclado, mas detesto a pazzz e músiaca jamaicana...ehehehehehe

grafitte
Veterano
# fev/08
· votar


ZXC
Refletir é questionar, e vice-versa

Eu acho interessante ler Rousseau, Voltaire, etc.. Apesar de achar o questionamento uma das fontes do sofrimento, quanto mais se conhece mais tens a sofrer, pois geram diversas formas de dor, assim como geram os prazeres também, tudo tem seu lado.. É meio complicado entender

Pense num passarinho na selva, toda a dor que ele conhece é a que o predador proporciona ao comê-lo, ou algum acidente que possa ter durante sua vida, ou à custa de fome, não há dor psicológica de relações com outros seres, pensamentos, opções de vida, indagações etc..
Mas claro, estamos em uma sociedade, se formos ignorantes seremos esfolados vivos pela própria..

128556
Veterano
# fev/08
· votar


ZXC
Gosta de um oregano né? ehehehehehe

em cima da pizza é uma delicia

mas falando serio, o que eu queria é fazer um curso do tipo, geografia, pra refletir sobre o mundo, e tal

sem contar que acredito que o "orégano" expande nossa visao sobre um monte de coisas

entendi todas as vinhetas malucas da MTV, fiz uma redação fudida e até ja compus uma musica quando tava na pala

Vick Vaporub
Veterano
# fev/08
· votar


Empírico

Meu professor de filosofia adorava dizer esta palavra. Acho que quando ele tiver um filho, ele vai ser agraciado com este nome.

Frigeri.
Veterano
# fev/08
· votar


Vick Vaporub
Meu professor de filosofia adorava dizer esta palavra. Acho que quando ele tiver um filho, ele vai ser agraciado com este nome.

credo
tava imaginando aqui "oi, meu nome é Empírico"

aheiau

ZXC
Veterano
# fev/08
· votar


grafitte
se formos ignorantes

Não existe ignorantes...existem pessoas com pouca ou nenhuma cultura sistemática.
As vezes um agricultor ,que nem escreve seu nome, tem uma cultura muito maior que um letrado...isso é relativo.
É preciso "aprender a aprender" onde de verdade, se encontra o conhecimento.

:)

Vick Vaporub
Veterano
# fev/08
· votar


Frigeri.

Bom, o nome do professor era Epifânio....

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Distinção Entre o Conhecimento Puro e Empírico.