Autor |
Mensagem |
ZXC Veterano |
# fev/08
Um pouco de Filosofia......
Não se pode duvidar de que todos os nossos conhecimentos começam com a experiência, porque, com efeito, como haveria de exercitar-se a fa culdade de se conhecer, se não fosse pelos objetos que, excitando os nossos sentidos, de uma parte, produzem por si mesmos representações, e de outra parte, impulsionam a nossa inteligência a compará-los entre si, a reuni-los ou separá-los, e deste modo à elaboração da matéria informe das impressões sensíveis para esse conhecimento das coisas que se denomina experiência?
No tempo, pois, nenhum conhecimento precede a experiência, todos começam por ela. Mas se é verdade que os conhecimentos derivam da experiência, alguns há, no entanto, que não têm essa origem exclusiva, pois poderemos admitir que o nosso conhecimento empírico seja um composto daquilo que recebemos das impressões e daquilo que a nossa faculdade cognoscitiva lhe adiciona (estimulada somente pelas impressões dos sentidos); aditamento que propria mente não distinguimos senão mediante uma longa prática que nos habilite a separar esses dois elementos.
Surge desse modo uma questão que não se pode resolver à primeira vista: será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?
Bem essas palavras são de Kant, em seu livro "Crítica da Razão Pura." Vocês são capazes de responder ao questionamento do filósofo?
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
Um pouco de Filosofia......
zzzzzzzzzz
eu dormia em toda aula :/
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
E=MC²
|
TiCk_NoRrIs Veterano |
# fev/08
· votar
Filosofia......
Isso me lembrar as aulas... =/
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
128556 eu dormia em toda aula :/
Que penaaaaaa.....por isso ficou assim? ehehehehe
|
TaylorBass Veterano |
# fev/08
· votar
Droga, isso me lembra faculdade. E as aulas voltam semana que vem, que tristeza..
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC pois é
meu negocio é ser da paz true fumaça from jamaica, e pensar em coisas do tipo paaaz, mar, musica
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
eu sei a resposta: é 42
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
Frigeri. e cade as contas ?
colou por acaso é ?
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
128556 e cade as contas ?
colou por acaso é ?
fiz de cabeça
|
TiCk_NoRrIs Veterano |
# fev/08
· votar
paz true fumaça from jamaica
o_O
huahhuahuha
|
TIO_TEDDY Veterano |
# fev/08
· votar
será possível um conhecimento independente da experiência e das impressões dos sentidos?
tem coisas que a gente nasce sabendo
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
128556 meu negocio é ser da paz true fumaça from jamaica, e pensar em coisas do tipo paaaz, mar, musica
Quando a gente cresce...mudamos alguns valores desses , tu vai ver...ehehehehehe
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC ahh
espero que não
é tao bom nao ter muitas responsabilidades, e pensar em tao poucas coisas
hoje só penso em praia, musica, paz espiritual
|
izzystradlin Veterano |
# fev/08
· votar
cognoscitiva
me obriguei a parar aqui pra pesquisar o que significa...
|
Carlos Henrique 2 Veterano |
# fev/08
· votar
Só filosofo quando estou cagando
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
izzystradlin me obriguei a parar aqui pra pesquisar o que significa...
Era só me perguntar.... Cognoscitiva= Que tem a faculdade ou capacidade de conhecer; cognitivo.
:)
|
izzystradlin Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC =]
thank's
/o/
|
grafitte Veterano |
# fev/08
· votar
Questionar demais é destrutivo, simplicidade, simplicidade!
|
Dogs2 Veterano |
# fev/08 · Editado por: Dogs2
· votar
Não é possível conhecimento sem conteúdo. O próprio Kant falou que a razão é uma estrutura vazia, inata, pronta a ser preenchida de conteúdo a partir da experiência. Logo, a razão pura existe sem experiência, mas o conhecimento só existe a partir do "conhecer", do empírico. Essa foi a sacada genial do Kant, que nem Platão nem Aristóteles perceberam.
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
grafitte Questionar demais é destrutivo
Questionar é coisa de criança....refletir é coisa de adulto...ehehehehe
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
Dogs2 sem conteúdo
O conteúdo podemos chamar de experiência...
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC vc faz filosofia ? ciencias sociais ?
ou algo do genero onde todo mundo fuma maconha ?
|
ZXC Veterano |
# fev/08 · Editado por: ZXC
· votar
128556
Gosta de um oregano né? ehehehehehe Sou carioca, adoro o mar e a filosofia claro...toco piano e teclado, mas detesto a pazzz e músiaca jamaicana...ehehehehehe
|
grafitte Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC Refletir é questionar, e vice-versa
Eu acho interessante ler Rousseau, Voltaire, etc.. Apesar de achar o questionamento uma das fontes do sofrimento, quanto mais se conhece mais tens a sofrer, pois geram diversas formas de dor, assim como geram os prazeres também, tudo tem seu lado.. É meio complicado entender
Pense num passarinho na selva, toda a dor que ele conhece é a que o predador proporciona ao comê-lo, ou algum acidente que possa ter durante sua vida, ou à custa de fome, não há dor psicológica de relações com outros seres, pensamentos, opções de vida, indagações etc.. Mas claro, estamos em uma sociedade, se formos ignorantes seremos esfolados vivos pela própria..
|
128556 Veterano |
# fev/08
· votar
ZXC Gosta de um oregano né? ehehehehehe
em cima da pizza é uma delicia
mas falando serio, o que eu queria é fazer um curso do tipo, geografia, pra refletir sobre o mundo, e tal
sem contar que acredito que o "orégano" expande nossa visao sobre um monte de coisas
entendi todas as vinhetas malucas da MTV, fiz uma redação fudida e até ja compus uma musica quando tava na pala
|
Vick Vaporub Veterano |
# fev/08
· votar
Empírico
Meu professor de filosofia adorava dizer esta palavra. Acho que quando ele tiver um filho, ele vai ser agraciado com este nome.
|
Frigeri. Veterano |
# fev/08
· votar
Vick Vaporub Meu professor de filosofia adorava dizer esta palavra. Acho que quando ele tiver um filho, ele vai ser agraciado com este nome.
credo tava imaginando aqui "oi, meu nome é Empírico"
aheiau
|
ZXC Veterano |
# fev/08
· votar
grafitte se formos ignorantes
Não existe ignorantes...existem pessoas com pouca ou nenhuma cultura sistemática. As vezes um agricultor ,que nem escreve seu nome, tem uma cultura muito maior que um letrado...isso é relativo. É preciso "aprender a aprender" onde de verdade, se encontra o conhecimento.
:)
|
Vick Vaporub Veterano |
# fev/08
· votar
Frigeri.
Bom, o nome do professor era Epifânio....
|