Redução da maioridade penal será votada este mês

Autor Mensagem
marcio_zav
Veterano
# fev/08
· votar


maggie


O sr. Dogs2 que prometeu uma noite na sua companhia pra qm acertasse uma charadinha la... ve se pode :P

Dogs2
Veterano
# fev/08
· votar


marcio_zav
:O

seu dedo-duro!
aproveita que vc tem o dedo-duro e enfia no.. :)

marcio_zav
Veterano
# fev/08
· votar


Dogs2

=(

ih caramba.....

Dogs2
Veterano
# fev/08
· votar


marcio_zav
ahuahuahua ;)

maggie
Veterana
# fev/08
· votar


marcio_zav
O sr. Dogs2 que prometeu uma noite na sua companhia pra qm acertasse uma charadinha la... ve se pode :P
Não tenho nada com isso, ele que se acerte com a aposta.

Dogs2
aproveita que vc tem o dedo-duro e enfia no.. :)

Ó, acho que gostou da idéia.

Diino
Veterano
# fev/08
· votar


pois eh, assim como a maioridade penal vais er reduzida pra 16, a idade pra dirigir tb tem q ser...

injusto isso...

BiaaH
Veterano
# fev/08
· votar


TaH certo...
agora só falta diminuir
a idade pra tirar carta de motoRista
...de preferencia com 16!!!


lol

fernando tecladista
Veterano
# fev/08
· votar


sugere que a idade penal passe de 18 para 16 anos,


tá mais do que na hora, já que em tudo hoje se inicia mais cedo (votar, trepar, beber, roubar...) tem que adequar a lei a realidade

boa parte dos representantes de governo que lutam contra essa ideia é que sabem que havera um "bum" nos presidios já que está se andiantando dois anos na projeto cronologico de detenção, traduzindo o que se planeja de vagas e construção em presidios pra daqui dois anos teria que estar pronto hoje na vigoração da lei

BokuWa
Veterano
# fev/08
· votar


Essa idade de 18 anos para sexo também tem que cair, senão a lei seria mais hipócrita do que já é

Para os nerds não faz diferença.

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


Podiam libera poder trabalhar com 14 anos em vez de 16.
Teriam menos muleques na ruas e tbm teria menos nerds.

Atum Bluesman
Veterano
# fev/08
· votar


Acho que todas as escolas deveriam ser de período integral, de manha estuda de tarde aprende uma profissão, ou a tocar algum instrumento, ou a pintar...

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


Atum Bluesman

Mais diminuir a idade minima para o trabalho tambem seria uma boa.
Quando eu cheguei nos meus 14 anos tava todo facero que ia trabalha dai aumentao a idade minima tive que esperar mais 2 anos,agora vo trabalhar ateh que enfim.

fernando tecladista
Veterano
# fev/08
· votar


TiCk_NoRrIs
Podiam libera poder trabalhar com 14 anos em vez de 16.
Teriam menos muleques na ruas e tbm teria menos nerds.


é relativo
eu comecei com 14 e era permitido
mas entrar cedo no mercado de trabalho é quase sinonimo de abandonar a escola também em menos tempo, o que acaba gerando uma mão de obra desqualificada

os piá com 14 de hoje não aguentam trabalhar de dia e estudar a noite

Simonetti
Veterano
# fev/08
· votar


fernando tecladista
eu comecei com 14 e era permitido

Eu também.

Minha mãe me conseguiu um estágio no banco que ela trabalhava, no setor de conferência de cheques.

Eu estudava de manhã e trampava de 13:00 às 19:00. Era muito bom, eu com 14 anos, já ter meu dinheiro para gastar com, obviamente, computador e games (na época a moda eram os MSX).

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


fernando tecladista

Eh soh ter consciencia cara,eu estudo e jah trabalhei,fiz um estagio com 14 anos por causa de um curso de menor aprendiz que eu fiz.
Eu soh não fiquei no emprego por causa que não tinha idade¬¬
O pessoal elogio tudo,disse que eu era um bom empregado,mais que~eu não podia continuar por causa idade,mais que quando eu fizesse 16 era pra voltar lah.

TiCk_NoRrIs
Veterano
# fev/08
· votar


Simonetti

já ter meu dinheiro

Bah,eh a melhor coisa o cara ter o SEU dinheiro mesmo,aquele dinheiro que eh soh seu.Sem ter que depender de ninguem.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Tirando o tópico do túmulo, eu gostaria de compartilhar com vocês o relato de um amigo.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que as estatísticas podem até passar uma falsa ilusão de que o problema do menor criminoso é irrelevante o suficiente para desmerecer a discussão e a vontade social de mudança na legislação, mas a realidade é outra.

Um amigo meu trabalha num instituto "sócio-educativo" para menores. Tem um garoto de 17 anos lá com 7 homicídios nas costas e já disse pra ele que ao ser liberado da "medida sócio-educativa", dentro de um ano provavelmente já terá aumentado esse número para 10, pois vai voltar a roubar e ai de quem se meter no caminho dele.

Isso as estatísticas não mostram.

Outro dia meu amigo foi agredido por um menor lá no trabalho dele e o coordenador ainda o chamou para questioná-lo se ele não havia incitado a agressão.

Desculpa ressucitar o tópico, mas só um desabafo mesmo.

Beatlemaniac
Veterano
# mar/15 · Editado por: Beatlemaniac
· votar


Sobre o assunto idade penal, vejam esse pequeno trecho do Jornal da Cultura, principalmente o comentário do Luiz Flávio Gomes.

Eu vejo a redução da idade da pena da mesma maneira do "feminicídio"... O problema do Brasil não é falta de lei, ou da gravidade da lei. O problema é a APLICAÇÃO. Um criminoso ser pego no Brasil e ser levado à julgamento é coisa rara, menos de 10% dos casos. Diminuir a idade para 16 não vai mudar em nada as estatísticas de criminalidade, pois não é esse o problema.

https://www.youtube.com/watch?v=9uQjuWC5aM0

FELIZ NATAL
Veterano
# mar/15
· votar


Beatlemaniac
Diminuir a idade para 16 não vai mudar em nada as estatísticas de criminalidade, pois não é esse o problema.

O crime utiliza, segundo a polícia, de menores para realizar determinadas atividades devido a leis "facilitarem" para eles. Eu já ví a molecada falando q ñ tem medo pois dimenor não pega nd, nesses programas vespertinos de sangue e humor ( Datena e o Corta pra Mim), qnd morava c/ a mamãe.

D qqr forma vê bem ae, acho q mexe na estrutura do crime sim passar a peneira na molecada contraventora. Se bem q há estatistica de paises q aplicaram a medida e ñ deu em nd.

Beatlemaniac
Veterano
# mar/15
· votar


Só pra deixar ainda mais claro a idéia, o que intimida criminoso não é a gravidade da lei, é a certeza da punição.

No trecho em questão, o jurista também fala sobre a necessidade de reformar o ECA, para mudar coisas como a limpeza da ficha criminal do menor, quando ele completa 18 anos.

Beatlemaniac
Veterano
# mar/15
· votar


FELIZ NATAL

Então, é exatamente esse o ponto central do argumento do jurista. Na verdade ele aborda dois pontos. Um é o próprio ECA em si, que precisa ser reformado. Ele fala, e eu não sabia desse dado, que quando vc comete um crime como menor, sua ficha se torna limpa ao completar 18 anos. Porra, sua história é sua história né, do dia que você nasceu até o dia da morte. Esse ponto precisa ser mudado urgentemente!

Sobre o outro ponto, acho que só corrobora a idéia:
Eu já ví a molecada falando q ñ tem medo pois dimenor não pega nd
Então, esse é o problema. Concordo que o ECA possa ser brando na punição, mas isso quando há punição. No Brasil, via de regra, bandido dificilmente é pego e julgado.


O crime utiliza, segundo a polícia, de menores para realizar determinadas atividades devido a leis "facilitarem" para eles.
Provavelmente verdade. Mas, ao diminuir a idade penal para 16 anos, não vai aumentar a segurança da sociedade. Te garanto que a única coisa que vai mudar, é que os bandidos agora passarão a recrutar menores de 16 anos para cometer crimes.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/15
· votar


Vai é faltar cadeia.

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


Viciado em Guarana

Conhece uns di menor do crime por ai, mano?

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


trecho do Jornal da Cultura, principalmente o comentário do Luiz Flávio Gomes.

Me deu cancer.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/15
· votar


sallqantay
Conheço uns caras que conhecem. Fui criado em bairro de ryco e evito andar nas quebrada daqui.
Mas o negócio aqui não tá mole não, antes era só briga, agora tem menor enfiado em tudo que é tipo de merda, tem guri até passando a peixera no pescoço do outro.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Beatlemaniac
Um criminoso ser pego no Brasil e ser levado à julgamento é coisa rara, menos de 10% dos casos. Diminuir a idade para 16 não vai mudar em nada as estatísticas de criminalidade, pois não é esse o problema.

Pode não mudar as estatísticas, mas quem tem cú tem medo. Logo o moleque de 16 pode até continuar cometendo crimes, mas não vai se sentir mais tão intocado quanto como ocorre atualmente. Se antes ele tinha carta branca até os 18, com a redução seria até os 16, logo, pelo menos a mamata ia diminuir.

FELIZ NATAL
O crime utiliza, segundo a polícia, de menores para realizar determinadas atividades devido a leis "facilitarem" para eles. Eu já ví a molecada falando q ñ tem medo pois dimenor não pega nd, nesses programas vespertinos de sangue e humor ( Datena e o Corta pra Mim), qnd morava c/ a mamãe.

Sentimento de impunidade, simples. Pega um adolescente de 16, 17 anos cheio de testosterona e com quase nada de controle emocional. O moleque tá na fase que se sente o Conan, e ainda sabe que não vai acontecer nada... isso é uma bomba relógio.

FELIZ NATAL
D qqr forma vê bem ae, acho q mexe na estrutura do crime sim passar a peneira na molecada contraventora. Se bem q há estatistica de paises q aplicaram a medida e ñ deu em nd.

O problema das estatísticas é que elas retratam apenas uma realidade quantitativa de um problema. Sem falar que as metodologias para elaborar estatísticas podem facilmente distorcer ou maquiar o problema real.

Por exemplo, se você pegar os indíces de analfabetismo no Brasil, eles caíram consideravelmente nas últimas décadas, porém o que mais se tem hoje é burro com "diproma". Isso, inclusive dentro de universidades.

Beatlemaniac
Só pra deixar ainda mais claro a idéia, o que intimida criminoso não é a gravidade da lei, é a certeza da punição.

No trecho em questão, o jurista também fala sobre a necessidade de reformar o ECA, para mudar coisas como a limpeza da ficha criminal do menor, quando ele completa 18 anos.


Isso. Tem razão. Mas se reduzir a maior idade não vai punir 100%, pelo menos os 10% que vão rodar servirão para no mínimo dar uma resposta à sociedade de que ainda prevalece o cidadão de bem contra o marginal. Ainda que a passos de tartaruga algo precisa de ser feito para mudar o cenário que está aí, esfregado na cara de todos nós atualmente.

Beatlemaniac
Provavelmente verdade. Mas, ao diminuir a idade penal para 16 anos, não vai aumentar a segurança da sociedade. Te garanto que a única coisa que vai mudar, é que os bandidos agora passarão a recrutar menores de 16 anos para cometer crimes.

Bom, de uma coisa eu tenho certeza: é mais fácil para uma mãe e um pai exercerem controle sobre um filho de 14/15 anos do que sobre um de 16/17. Sobre bandidos passarem a recrutar menores de 16, isso não seria uma novidade. Há mais de 10 anos conheço inúmeros casos aqui em Goiânia de garotos na faixa a partir dos 9 anos (isso mesmo, não é exagero) já envolvidos com traficantes e em pequenos delitos.

Se parar pra pensar, a redução da maioridade penal para 16 anos ainda seria uma medida em boa parte branda por parte do estado.

Viciado em Guarana
Vai é faltar cadeia.

Isso é bem verdade. Mas a maior vergonha do nosso país é justamente que alguns juristas, educadores e assistentes sociais utilizem este tipo de argumento nas mídias para defender o posicionamento da não redução da maioridade penal.

Em vez de criticar/cobrar do estado por não manter uma estrutura carcerária decente e condizente com a realidade social do país, utilizam isso como argumento para continuar deixando os "di menor" à vontade para passar fogo à vontade em trabalhadores, estudantes e pais/mães de família, enfim, gente que contribui para a sociedade.

Viciado em Guarana
Veterano
# mar/15 · Editado por: Viciado em Guarana
· votar


rcorts
Mas a maior vergonha do nosso país é justamente que alguns juristas, educadores e assistentes sociais utilizem este tipo de argumento nas mídias para defender o posicionamento da não redução da maioridade penal.

Em vez de criticar/cobrar do estado por não manter uma estrutura carcerária decente e condizente com a realidade social do país, utilizam isso como argumento para continuar deixando os "di menor" à vontade para passar fogo à vontade em trabalhadores, estudantes e pais/mães de família, enfim, gente que contribui para a sociedade.


Não os condeno por serem práticos e tomarem essas atitudes condizentes com a realidade atual.

Ao invés de superlotar ainda mais as carceragens, desumanizando ainda mais a porra toda, sendo mal visto aos olhos internacionais como mais um país que não respeita os direitos humanos declaradamente e correndo o risco de que grupos como PCC se formem ou tomem ainda mais força podendo até ser atribuída uma máscara coerente de milícia de luta social ao invés de organização criminosa perante a opinião pública.

Ou ter que torrar bilhões e afundar ainda mais o país economicamente construindo cadeias eletrônicas adequadamente equipadas debaixo da terra e mantendo elas (aí vai ter construir muita cadeia mesmo porque vale lembrar que: Economia ruim = Pobreza = Criminalidade).

Cadeia não é solução, é punição.
Um sistema carcerário é necessário, mas se você gasta demais com isso é sinal de que tem muita coisa errada fora dele (que obviamente você tinha que corrigir primeiro).

Geral fica datenando aí achando que esse tipo de coisa é simples, sempre pregam algo genérico que não serve pra porra nenhuma ou então aparecem com uma solução milagrosa, mas nunca pensam nas consequências.

sallqantay
Veterano
# mar/15
· votar


Carai, o viciado já tá manjando dos paranaue. Juiz jr.

rcorts
Veterano
# mar/15
· votar


Viciado em Guarana

Sim, seus argumentos são fortes e, a longo prazo o que muda um país é educação e cultura e não cadeia. Só que o longo prazo precisa pelo menos começar a ser executado no hoje, senão nunca surtirá resultados efetivos.

Mas, digamos que eu tenha uma torneira vazando na minha casa, pois a pressão do encanamento central é mais forte que a capacidade da torneira.
Sabe-se que mesmo que eu troque a torneira ou instale um redutor de pressão e o vazamento pare naquele ponto, a causa do problema não foi combatida, ou pelo menos não foi tomada medida prática para atacá-la. Provavelmente na torneira do meu vizinho o vazamento talvez até piore, já que eu contive uma parte da pressão, o que acabou gerando uma pressão reversa. Pergunto: por isto devo deixar minha torneira continuar pingando?

Eu realmente estou longe de estar certo. E você com certeza está mais certo do que eu. Mas aqui no Brasil nada se faz, tudo se justifica. Usa-se o argumento (válido) de que atacar os efeitos é inútil, porém não se faz nada para atacar as causas. E enquanto isso as fezes continuam a exalar o seu odor.

Black Fire
Gato OT 2011
# mar/15
· votar


Cadeia não é solução, é punição.

Pode crer, bora parar de distribuir coquetel de HIV também, não é solução é procrastinação.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Redução da maioridade penal será votada este mês