Autor |
Mensagem |
Street Cat Veterano |
# jan/08
· votar
como disseram ai q a dica 1 e n ter dinheiro... eu tenho um economias hehe
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Bog O pior de tudo é qndo vc começa a ir pro Brasil de vez em qndo só pra apssear... Aí é q vc não volta de vez nunca mais mesmo! hauehuaehhuaehahuea Vc trabalha aqui, unta uma graninha e vai só pra passar férias! hehehehe
Christhian Pra vc eu acho q não seria problema. Mas a situação tá ficando russa pros imigrantes aqui cara. Tem um ministro q sugeriu q o visto poderia passar a ser concedido apenas para qm tem fluência no idioma. Ou seja, a maioria esmagadora dos brasileiros poder~ter q arrumar as malas. Aí o Japão afunda.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jan/08
· votar
Multi do Dav: "A pai eu não quero mais ir pra Europa!" Pai do multi do Dav "cala a boca e continua nadando!"
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Soulface
Tem um ministro q sugeriu q o visto poderia passar a ser concedido apenas para qm tem fluência no idioma.
Hehehe, melhor eu garantir logo o meu espaço então!
Mas o pior mesmo é que eu de vez em quando vejo dekasegis (jovens) que vem passear em Tokyo, e simplesmente não consigo sentir qualquer conexão com eles. Tenho primos que trabalham aqui também, mas é a mesma coisa. Parece que somos bichos diferentes morando em países diferentes. O meu Japão e o Japão deles não é o mesmo país. Eu vejo aquela gurizada falando alto no trem, com suas roupas de "rapper", conversas sobre fábricas e fofocas sobre "a comunidade", e quase penso que os aliens são só eles, haahha.
Aí eu chego em casa, abro a caixa do correio, e encontro uma correspondência ilegível. Aí eu lembro que eu também sou alien. :P
Mas tenho amigos que fazem bico dando aulas em escolas para filhos de dekasegis... e pelo que me contam, os valores dessa nova geração também estão todos trocados. Alguns dos meus primos já têm essa mentalidade... "Estudar para que? Qualquer coisa, eu vou para o Japão, trabalho numa fábrica, e ganho mais do que qualquer engenheiro no Brasil!"
E como os japoneses respeitam muito títulos e diplomas (até mais do que deviam), acabam com esse olhar torto para cima dessa gente. Pior que os valores errados de alguns viram preconceito para cima de todos. Na última vez que cheguei aqui, fui parado no aeroporto com bastante truculência. Quando o cara viu os meus documentos, o tratamento mudou radicalmente, pedidos de desculpa, explicações... Ao mesmo tempo que foi uma inflada no ego, eu me senti meio mal por todos os que não tem como distribuir carteiradas por aí. É mais ou menos o que eu sinto quando pego uma daquelas revistinhas para dekasegi (hahah, 1 por ano, mais ou menos) e metade das propagandas são chamadas para empregos de apertador de parafuso. Parece que o mundo que oferecem para nós é tão... pequeno!
|
kohler1000 Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Soulface
Vocês vivem em partes diferentes do Japão?
|
# jan/08
· votar
kohler1000
Vocês vivem em partes diferentes do Japão? Um vive em Cerulian e o outro em Pallet town.
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Exatamente cara. O mundo da maioria dos brasileiros no Japão é pequeno demais. É a tecla do comodismo q eu sempre bato. Tanto aqui como no Brasil. Brasileiro é acomodado por natureza. Mesmo q tenham q vir pra cá pra batalhar a vida... Quantos brasileiros q vc conhece q ralmente procuram crescer? Pra sair da vida de casa - fábrica, fábrica - casa. "Yakin" - "Hirukin"?! Chegar aqui sem saber falar o idioma, tudo bem. Mas passar 5, 10 anos sem saber pedir um prato num restaurante tb já é demais.
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
kohler1000 Vocês vivem em partes diferentes do Japão?
Sim. Nunca vi o alface pessoalmente.
Black Fire Um vive em Cerulian e o outro em Pallet town.
Hein?!
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Soulface Mas passar 5, 10 anos sem saber pedir um prato num restaurante tb já é demais.
(momento the book is on the table)
Se for ミートソース ou ハンバーガ eu sei! =P
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Bog auehauhehaehaeuhuaheuaehuaea!!! Tem gente q seja ql for o restaurante, sempre pede o mesmo prato. Um tal de "kore"!
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Soulface
Heheh, qdo o Pato Fu veio para cá, o John ouvia a gente chamando todo mundo de "sumimasen" e chegou à brilhante conclusão de que sumimasen quer dizer "ô tio!". :)
Pior deve ter sido a Fernanda tentando explicar em nihongo o que 300 CDs estavam fazendo na mala dela para o sumimasen da alfândega, que não falava inglês.
|
Izzy Dragon Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Soulface
Já sei perguntar onde é o banheiro. Ajuda alguma coisa? hehehhe
|
# jan/08
· votar
Bog Tu não assiste pokémon?
|
Atum Bluesman Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Soulface Duvida, como um Brasileiro que não fala japones vive ai?
|
Izzy Dragon Veterano |
# jan/08
· votar
Atum Bluesman Soulface Duvida, como um Brasileiro que não fala japones vive ai?
No meio de outros brasileiros.
A comunidade de brasileiros lá é gigantesca... o cara pode viver anos lá falando quase só portugues
|
# jan/08
· votar
ミートソース ou ハンバーガ Por que um país tão adiantado, evoluído, ainda usa pinturas rupestres?
|
Atum Bluesman Veterano |
# jan/08 · Editado por: Atum Bluesman
· votar
Izzy Dragon Interessante, mas sei lá, acho que eu tentaria aprender japones se morasse lá, deve ser horrivel um monte da japones falando e você não entender nada.
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Atum Bluesman Como o Izzy falou... Os brasileiros aqui vivem fechados em mundinhos... sós e relacionam com brasileiros e tal. Sem contar q hj em dia se tem tradutor pra tudo (e eu sou um deles). O brasileiro aqui não se sente mais na obrigação de aprender o idioma. Aí se acomodam. Mas na verdade mesmo, vivem como mudos, surdos e analfabetos.
|
Izzy Dragon Veterano |
# jan/08
· votar
Soulface Cara, você acha que se o cara tiver disposição pra correr atrás, aprender o idioma e tal...
tem chance de sair das fábricas?
PS.: Aliás... o que deu que não te vejo mais no msn?
|
Atum Bluesman Veterano |
# jan/08
· votar
Soulface Um conhecido meu estava pretendendo não fazer faculdade para ir para ai trabalhar em uma montadora de carro(não lembro qual) por que tinha uma prima que indicaria ele, será que ele não estaria fazendo merda?
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Izzy Dragon Cara, você acha que se o cara tiver disposição pra correr atrás, aprender o idioma e tal... tem chance de sair das fábricas? Totais... Eu saí!
Aliás... o que deu que não te vejo mais no msn? QL é o teu MSN mesmo? Fala aí q eu apago depois.
Atum Bluesman Depende da necessidade dele cara... Indicação em fábrica não vale nada. É certo q ele vai ganhar mais do q certamente ganharia aí o Brasil. mas dificilmente vai sair disso. É difícil falar da vida dos outros. É uma mudança muito radical. Mas nem tudo aqui é um mar de rosas. Aliás, está muito longe disso.
|
Izzy Dragon Veterano |
# jan/08
· votar
Atum Bluesman Pode add ae =D
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Atum Bluesman
Olha só o que eu disse ali em cima:
Mas tenho amigos que fazem bico dando aulas em escolas para filhos de dekasegis... e pelo que me contam, os valores dessa nova geração também estão todos trocados. Alguns dos meus primos já têm essa mentalidade... "Estudar para que? Qualquer coisa, eu vou para o Japão, trabalho numa fábrica, e ganho mais do que qualquer engenheiro no Brasil!"
EU particularmente não gostaria de levar uma vida dessas. É um tipo de trabalho cansativo, repetitivo, e que do ponto de vista de "carreira" só faz sentido se você tiver um objetivo muito claro de quanto quer ganhar e como vai gastar.
Por exemplo, eu tenho um primo que é piloto de avião e quer fazer o curso para piloto comercial. Mas é caro para caramba, então ele veio pro Japão para juntar $ para esse curso. É um investimento, e é uma atitude que eu admiro. É completamente diferente da mentalidade do "eu posso trabalhar numa fábrica, para quê estudar?". As pessoas que têm essa mentalidade dificilmente evoluem profissionalmente, e quanto mais tempo ficam nessa vida, menos chances terão depois de sair dela. Claro, se é a opção da pessoa, se ela não liga de ficar apertando parafuso para o resto dos seus dias, paciência... Mas não é uma vida que eu gostaria de escolher para mim. Nem para um filho meu.
Quanto a aprender japonês, também não é assim tão simples... Exige tempo e dedicação, e é um tempo/dedicação que muitas vezes a pessoa não está a fim de investir. Eu mesmo falo bem pouco japonês, e trabalho usando o inglês mesmo. Algumas pessoas têm mais dificuldade que outras. Eu sabia mais de 1000 kanjis, e consegui a façanha de esquecer a maior parte deles em quase 3 anos morando no Japão!!!
|
Atum Bluesman Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Entendi\o\
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Black Fire Tu não assiste pokémon?
Não... Quando virou mania no Brasil, eu já era grandinho demais para ver desenho. :P
(ironia, pq aqui eu viciei nos desenhos do Ghibli)
|
Bog Veterano
|
# jan/08 · Editado por: Bog
· votar
Soulface É difícil falar da vida dos outros.
Hahah, pelo contrário. O que mais tem é gente falando da vida dos outros! :P
"Fulano? Fulano é um inútil. Ciclano? Ciclano é um metido. E Beltrana é uma vaca."
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Bog Qndo eu tava na fábrica ainda, trabalhei com um cara q era comissário de bordo no Brasil. Fala 5 idiomas fluentemente e ainda tinha uma escola de computação. Largou tudo por causa da mulher, e agora está aqui ralando...
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Soulface
Caramba... O que os homens não fazem pelas mulheres. :P
Mas confesso que se não fosse pela minha mocinha, eu tb não estaria tão disposto a continuar no Japão. Só que eu não queria abrir um parêntesis de 3 anos na minha carreira, nem impedir ela de realizar o que veio fazer aqui. Por isso que eu estou procurando trabalho como pesquisador. Não que eu queira ficar aqui só POR ela, mas SEM ela, não ficaria.
|
Soulface Veterano |
# jan/08
· votar
Bog É o amooooooorrrrrr...
[Modo Zezé di Camargo OFF]
Mas eu ainda continuo na torcida pra ganhar uma Variax!
|
Bog Veterano
|
# jan/08
· votar
Soulface
Hhahaha, ganhar é?
|