Poligamia – Será que a Bíblia proíbe?

Autor Mensagem
hard rock and roll
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti
El_Cabong
Quem proibe a poligamia é a sociedade ocidental.

Mais por motivos econômicos do que por motivos religiosos.


eu pensei que era pq com muita mulher, muito filho, se tem casal que consegue a proeza de 7 filhos, imagina com 2, 3 mulheres...

a América ia ficar pequena

128556
Veterano
# dez/07
· votar


como q um livro pode proibir algm de fazer algo ou nao ?

aaa .. pelo amor

manda td pra pqp

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


hard rock and roll
eu pensei que era pq com muita mulher, muito filho, se tem casal que consegue a proeza de 7 filhos, imagina com 2, 3 mulheres...


A poligamia era permitida até alguns milênios atrás. A história é mais ou menos assim (o mais ou menos me exime de quaisquer imprecisões históricas!)

Voltemos ao tempo de Roma como o maior império do mundo: a poligamia era permitida, tanto por homens quanto por mulheres. Havia o marido/esposa oficiais, mas a poligamia extra-oficial era permitida. Então as mulheres, que não eram nada santas, engravidavam na rua e traziam a "barriga" pra casa, para o marido oficial alimentar, sem jamais ter a certeza que o filho era dele.

Demorou algumas décadas até que os corn... ops... os homens ficassem incomodados com isto e proibiram a gravidez extra-conjugal. Mas como não havia métodos anti-concepcionais que não a abstinência, os homens viram que suas mulheres extra-oficiais também não lhes davam mais, por causa das leis que eles passaram, embora algumas ainda teimassem em se engravidar de homens solteiros.

OS bebês bastardinhos que nasciam eram, obviamente expulsos de casa juntamente com suas progenitoras, e isto é o que deu início aos primeiros bolsões de pobreza do império Romano.

Mas ainda assim, a lei como ficou não estava boa, pois estava gerando diversos problemas sócio econônicos, como pobreza, crianças sem pais, etc, etc, etc. E resolveram acabar logo de vez com qualquer poligamia, e é assim até hoje e tenho dito e quem quiser que conte outra!

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


128556
como q um livro pode proibir algm de fazer algo ou nao ?


Não é o livro que proíbe, é a fé das pessoas naquele livro e na história por ele narrada que as proíbe.

Mesmo sendo crente, judeu, muçulmano, católico, test. de jeová, mórmom, o que for, as pessoas ainda são indivíduos e agem por conta de seu livre arbítrio. Isto aliás, é um dos pontos em comum entre TODAS as religiões. Todos os deuses dão às pessoas o livre arbítrio, e é o livre arbítrio, junto com a crença , e fé que faz com que as pessoas sigam ou não a doutrina de sua religião.

Proibir é um verbo muito forte para isto. A lei humana proíbe, e pune concretamente (quando funciona!) a quebra da lei. As leis divinas não podem ser ditas que proíbem, pois a punição depende de cada fé. Ninguém pode dar testemunho se existe céu ou inferno, portanto a crença nisto fica por conta de cada um.

pagode nem morto
Veterano
# dez/07
· votar


Poligamia – Será que a Bíblia proíbe?

Depende da bíblia e da sua interpretação dela.

Rodrigo_Iron
Veterano
# dez/07
· votar


pagode nem morto
Depende da bíblia e da sua interpretação dela.


E ql biblia seria ? o.O

pagode nem morto
Veterano
# dez/07
· votar


Rodrigo_Iron

Não sei. Ninguém especificou. =)

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


Mesmo a monogamia estando nos "planos do Divino", a poligamia sempre esteve presente depois de Adão e Eva...

Quase todos que consideravam o Antigo Testamento foram poligâmicos.....alguém aí lembra de Salomão com suas setecentas mulheres e trezentas comcubinas? ahahahahaha
Ou Abraão, Jacó, Davi, Moises......e blá, blá, blá
Adão só não entrou nessa lista, porque só existia Eva...ehehehehe

Bem , eu não entendo muito da Bíblia, mas Segundo Martim Lutero, as palavras de Deus são bem claras: as mulheres foram feitas para serem esposas e prostitutas...ehehehehehe


Eu estava lendo que a Lei de Deus ensina, que não se deve cobiçar a mulher do próximo. Ensina o respeito necessário entre o casal , em todas as circunstâncias . Ocorre que , em determinadas situações históricas , para que um mal maior não ocorresse , ou um bem maior fosse realizado , havia uma exceção temporária autorizada por Deus , considerada a circunstância .

Como , por exemplo , a perpetuação do Povo de Deus , que era o herdeiro da promessa e tinha a missão de conduzir a Palavra de Deus ao seu fim supremo , a fixação das tribos de Israel na Terra Santa.

Deus poderia , como fez , operar milagres , no caso de Sara e da mulher de Isaac , ou permitir uma exceção legal. Se as ações descritas fossem incompatíveis com a vontade divina , os seus autores seriam punidos , o que não aconteceu.

O mesmo pode ter se verificado em relação à família de Adão , que , muito provavelmente , manteve relaçães conjugais entre primos . Outra modalidade regular entre , era o levirato , ou o casamento do irmão com a cunhada , a esposa do irmão falecido.

Isso é muito engraçado não? Para perpetuar a religião e levar a palavra de Deus não foi pecado, e sim "exceção temporária concedida por Deus"... Por que hoje o seria? ehehehehehe

Mas reflitam comigo......Deus mentiu para Adão e Eva ao dizer que morreriam ao comerem a maça (Gen 02:17)....a serpente disse a verdade (Gen.03:05) ehehehehehehehehe

Rato
Veterano
# dez/07
· votar


bah

já peguei de duas, três e fiz todas felizes. Duvid q seja castigado por conta disso

bons tempo haha ultimamente t^ pegnado ninguém :p

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


ZXC
Adão só não entrou nessa lista, porque só existia Eva...ehehehehe

:) kakakakakakaa!!!!

Se bem que isto é discutível.
Os outros profetas que você citou têm relatos históricos que existiram de verdade. Já Adão e Eva, todos sabemos, foi uma fábula, jamais existiram.

Veja só: se pegarmos a teoria do criacionismo, com Adão e Eva no começo da humanidade, de quem nós somos filhos?

Adão e Eva tiveram 2 filhos homens, mas hoje, milênios depois, nós somos 6 bilhões de pessoas. De quem começou a nascer tanta gente? Algum dos filhos comeu a Eva? Incesto!

anonymous4
Veterano
# dez/07 · Editado por: anonymous4
· votar


Quanta besteira alguem pode ler em um forum de internet?

Acho que não existem limites mesmo.

Referencia ao texto que abriu a discussão.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti

Adão e Eva tiveram 2 filhos homens, mas hoje, milênios depois, nós somos 6 bilhões de pessoas. De quem começou a nascer tanta gente? Algum dos filhos comeu a Eva? Incesto!

O mesmo pode ter se verificado em relação à família de Adão , que , muito provavelmente , manteve relaçães conjugais entre primos . Outra modalidade regular , era o levirato , ou o casamento do irmão com a cunhada , a esposa do irmão falecido.

Sabe..li uma frase negraçada que até postei aqui em outro tópico...
"Depois de escutar o relato de duas testemunhas sobre um acidente, você começa a duvidar dos historiadores" (Dave Barry) ehehehehehe

Já Adão e Eva, todos sabemos, foi uma fábula, jamais existiram.
Fábulas não deveriam estar na Bíblia não? ahahahaha

anonymous4
Veterano
# dez/07
· votar


Isto aliás, é um dos pontos em comum entre TODAS as religiões.

Eis aí um engano, na verdade MUITAS, quase a maioria das denominações protestantes acreditam antes na predestinação...

É triste, mas acreditam.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


anonymous4
É triste, mas acreditam.

Isso não é uma tristeza...é uma ignorância. ehehehehehe

Simonetti
Veterano
# dez/07
· votar


ZXC
Fábulas não deveriam estar na Bíblia não? ahahahaha

Não foi isto que eu quis dizer. Eu quis dizer que o caso específico da situação marital de Adão e Eva - que são uma fábula - não pode ser comparado com casos supostamente reais, como dos profetas que você inicialmente citou. Seria comparar maças com laranjas.

Tem espaço para tudo na Bíblia, meu. Daí a chance de se ter tantas e variadas interpretações para seus textos.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


Simonetti

Sinceramente...para mim a Bíblia é toda uma fábula. A história original, (se realmente ela existiu), se perdeu no terceiro historiador, e foi alterada no primeiro mosteiro, pela conveniência da religião....ehehehehe

anonymous4
Veterano
# dez/07 · Editado por: anonymous4
· votar


ZXC
Sinceramente...para mim a Bíblia é toda uma fábula. A história original, (se realmente ela existiu), se perdeu no terceiro historiador, e foi alterada no primeiro mosteiro, pela conveniência da religião....ehehehehe


Bom, Isso é razoavelmente parcial. Existem sim alterações na Bíblia, no entanto elas são conhecidas e não são tantas quanto se imagina.
Uma coisa que comprova isso são por exemplo os manuscritos do mar morto. São escritos anteriores a Jesus (circa 70 AC) que quando comparados com os textos do Velho testamento que se encontram nas bíblias de hoje em dia não se vêem modificações quanto a mensagem, no máximo expressões diferentes, mas o conteúdo em sí é igual.

É um assunto que me enteressa, textos antigos especialmente religiosos, e uma coisa que me surpreende é o cuidado que os antigos copistas tiveram em manter o texto intacto. Por exemplo, nos mosteiros medievais, o trabalho de copia de Bíblia era extremamente cuidadoso onde os monges queimavam completamente uma folha se houvesse um erro com relação ao original.

Mesmo assim, algumas poucas coisas foram adulteradas, porém, ainda existem vários manuscritos do século 8 DC que frequentemente são consultados para saber o conteúdo original, daí se afirmar que os textos que existem hoje são bem confiáveis e como disse, as poucas alterações existentes são já bem conhecidas e documentadas.

Quanto ao conteúdo ser ou não ser fábula fica a responsabilidade de quem lê, mas como disse, o conteúdo não foi alterado como se imagina.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


anonymous4

Não concordo...antes dos "copistas" como chama ....a história passou pelo boca a boca camarada. Nada que tenha esse caminho, pode ser o relato da veracidade.

Tu já brincou de telefone sem fio com 10 pessoas somente....a história se deturpa rapidamente quando é contada ou relatada.
É como os livros....cada autor tem sua versão para o mesmo tema...muito difícil o que não se coloca um ponto a mais ou menos do seu próprio ponto de vista.

E quanto aos mosteiros....a realidade é que eu acho, que "omitiram" o que não estava dentro dos conformes religiosos da época.

Os manuscritos que foram encontrados até hoje...nunca foram comprovados sua originalidade verdadeira...

Eu leio muito também...mas aprendi a ser crítica...não acredito em tudo que leio. Peneiro de acordo com a minha verdade. E assim eu acho que se comporta a Bíblia. Cada um faz sua interpretação , de acordo com sua religião, vivência e verdade.

anonymous4
Veterano
# dez/07
· votar


ZXC

Não concordo...antes dos "copistas" como chama ....a história passou pelo boca a boca camarada. Nada que tenha esse caminho, pode ser o relato da veracidade.

Tudo bem, mas quando vc se refere a história a ser contada, a qual história vc se refere exatamente?

anonymous4
Veterano
# dez/07 · Editado por: anonymous4
· votar


ZXC
E quanto aos mosteiros....a realidade é que eu acho, que "omitiram" o que não estava dentro dos conformes religiosos da época.

Disso eu tenho que discordar em parte. Por dois exemplos práticos.
Um dos exemplos, o batismo que se lê na Bíblia é o chamado batismo por imersão. Inclusive no original grego, a palvra Baptiso significa imergir.
Na igreja medieval que é o periodo dos copistas ao qual nos referimos, o batismo se dava (e ainda se dá) por aspersão.
Outra coisa interessante. Se alguem ler a Divina Comédia, o pensamento da época era o de que Lúcifer estaria aprisionado no centro da terra. No entanto, o texto bíblico diz que lúcifer não estaria preso em lugar algum.

Algo interessante também. Não existe versículo que diz claramente que Jesus é Deus e sabemos que a igreja sofreu grandes polêmicas quanto a natureza de Cristo. Aliás, quando se lê no livro Código da Vinci que havia uma dúvida quanto a divindade de Cristo, não é uma mentira histórica. Realmente, um bispo chamado Ário da Igreja Egípcia acreditava que Jesus não era Deus, e essa "heresia" permanece ainda hoje em denominações cristãs. Acredito que se fosse preciso, haveria uma modificação no original para ter "evidencia" conclusiva para a divindade de cristo.

Outro fator interessante. Ao contrário do que se pensa, não existia apenas a Igreja Católica na Idade Média, mas também a Igreja Copta, a Igreja Armenia, a Igreja Persa, a Igreja Etíope e mais outras, cada uma com interpretações diferentes quanto a alguns temas, no entanto, a Bíblia usada era a mesma.

(por favor, não faça disso uma pregação, mas uma discussão racional ok)

pagode nem morto
Veterano
# dez/07
· votar


ZXC

A história original, (se realmente ela existiu), se perdeu no terceiro historiador, e foi alterada no primeiro mosteiro, pela conveniência da religião....ehehehehe

Eu não sei o que aconteceu, mas é mais provável terem mudado a história original milhares de vezes do que terem conservado fielmente o que foi escrito. Acho que muita gente segue religiões que foram criadas por homens que tinham interesses pessoais/econômicos.

ZXC
Veterano
# dez/07
· votar


anonymous4

Se eu achasse que era uma pregação , nem teria retornado ao assunto....odeio pregadores.

Outra coisa interessante. Se alguem ler a Divina Comédia, o pensamento da época era o de que Lúcifer estaria aprisionado no centro da terra. No entanto, o texto bíblico diz que lúcifer não estaria preso em lugar algum.

Não se pode usar a Divina Comédia como parâmetro, pois trata-se de uma obra de ficção.
Dante quando a escreveu, vivia numa época de mudanças culturais e institucionais, presenciando o dinamismo burguês, numa explosão de costumes e de modos de vida, capazes de abalar toda uma sociedade, que já não tinha mais referências sólidas a que se apegar.
Assim ele criou a Divina Comédia, dividida em 3 partes...Inferno, Purgátório e Paraíso, no simbolismo desse reencontro do ser humano perdido.

Diz o senso comum, que Lucifer mora no centro da terra, pois acredita-se que nele exista somente fogo. Pura simbologia barata.....só um débil acreditaria nisso....

Código da Vinci que havia uma dúvida quanto a divindade de Cristo,
O Código se trata de novo de pura ficção...chamo de literatura comercial, pois religião, é sempre um assunto polêmico....Visão clara de um só homem...

Não existe versículo que diz claramente que Jesus é Deus e sabemos que a igreja sofreu grandes polêmicas quanto a natureza de Cristo
Nem poderia mesmo...os copistas jamais eventuariam um assunto onde a veracidade da história contada, fosse colocada em evidência...
E de verdade só um homem a contrapor a natureza de Jesus, não leva o caso em considerações maiores....

Ao contrário do que se pensa, não existia apenas a Igreja Católica na Idade Média
Isso perdura até hoje...a Bíblia é a mesma , mas cada Igreja tem sua historinha...sua pregação...suas verdades , se assim pode-se dizer né? Pois as vezes as multidões seguem loucuras, completamente contestáveis bibliograficamente. ehehehehe

Devil Boy
Veterano
# dez/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


Simonetti
Voltemos ao tempo de Roma como o maior império do mundo: a poligamia era permitida, tanto por homens quanto por mulheres.

Estudei Direito Romano por um ano na faculdade(inclusive, escrevi um artigo sobre as relações sexuais "ilegítimas" em Roma) e nunca ouvi essa história.

Mesmo quando homem e mulher apenas "viviam juntos" como amantes, ou seja, não eram casados no matrimônio oficial da lei romana(justas núpcias), existia a obrigação de fidelidade recíproca entre eles. Nenhum dos dois podia se casar ou trepar com ninguém mais. Tanto que mesmo nesses casos, o adultério que fosse cometido tanto por um como por outro, era considerado crime equivalente ao estupro e punido como tal.

E durante muito tempo, os filhos ilegítimos, os "bastardinhos" nascidos fora do casamento(tanto da mulher como do homem, veja só), não tinham direito nem à herança nem a porra nenhuma, pois os romanos entendiam que se o relacionamento entre os pais era contra a lei, o reconhecimento do filho pelo pai(ou pelo corno) também o era. Lembrando que o marido que suspeitasse de traição podia rejeitar a criança recém-nascida e a mulher. Logo, o "bastardinho" era um filho em que não podia, de um jeito ou de outro, constar o nome de qualquer pai que fosse nos registros... ou seja, foi nessa época em que surgiu a figura do "filho da puta" na tradição ocidental...

Sobre poligamia de fato, essa não existia em Roma. O máximo que podia acontecer era uma "suruba familiar". O homem, chefe da família, tinha por lei, o direito de comer ocasionalmente qualquer mulher da família que estivesse sob sua autoridade, desde que não fosse sua parente de sangue... Valia comer as noras(principalmente as noras), cunhadas, "agregadas" e todo tipo de parente adotiva, desde que vivessem na casa dele.

As escravas eram uma categoria à parte, já que não eram família, mas propriedade absoluta do cara. Ele podia fazer e enfiar onde quisesse, sem nem ouvir um pio.

Essas situações, pela lei, não eram adultério, mas "gozo" de direito(ou direito de gozo, como preferir). E claro, não valia para as mulheres. Essas, se chifrassem o marido de qualquer forma(que não com o chefe da família a que pertenciam), eram punidas como "hediondas".

E isso tudo vigorou desde o início de Roma, com a Lei das XII Tábuas, o primeiro Código de leis.

ZXC
Mas reflitam comigo......Deus mentiu para Adão e Eva ao dizer que morreriam ao comerem a maça (Gen 02:17)....a serpente disse a verdade (Gen.03:05) ehehehehehehehehe

Deus não mentiu... Ele disse a Adão que ele morreria se comesse da árvore(Gen 2:17)... e assim que descobriu o que o homem havia feito, amaldiçoou-o com o trabalho(morte em vida) e a morte definitiva (Gen 3:19).

128556
Veterano
# dez/07
· votar


eu nao passei pra segunda fase em eng de produção na POLI..

foda =/

Dogs2
Veterano
# dez/07
· votar


128556
como q um livro pode proibir algm de fazer algo ou nao ?

É isso aê, vamos rasgar a constituição!!
Viva!

¬¬

Evan de Andrade
Veterano
# dez/07
· votar


ou seja, foi nessa época em que surgiu a figura do \\\\\\\"filho da puta\\\\\\\" na tradição ocidental...


mas \\\\\\\"gozo\\\\\\\" de direito(ou direito de gozo, como preferir)

muito boa as colocações no nobre...


É isso na verdade, la se permitia a putaria, a amante, a prostituta, a boilagem, mas nem pensar em ter duas esposas. Esses Romanos são uns filho da puta...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Poligamia – Será que a Bíblia proíbe?