Não passei no Vestibular

Autor Mensagem
Toalhinha
Veterano
# nov/07
· votar


no mundo de onde eu venho, o vestibular é o único objetivo de um feto.

McBonalds
se vc só tira dez no colégio, quer dizer que vc tem capacidade de traçar uma meta e lutar por esse objetivo. por um objetivo que te inclua no sistema. Só significa que vc tb vai tirar as melhores notas na faculdade, e conseguir a bolsa que quiser ter, e os melhores e maiores cargos. todos os cargos, se você quiser algum. qualquer um.

Toalhinha
Veterano
# nov/07
· votar


e ao inves de cantar a musiquinha da cuca, eles te explicam que chutar em um único item te oferece de 20 a 25% de acerto ¬¬"

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
mundo é dos sábios, não dos inteligentes.

O mundo é dos esforçados e determinados.

E tirar notas boas é apenas prova disso: esforço.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


Izzy Dragon
Ou não, existem os que tem facilidade para as matérias da escola, mas não sabem nem manter um diálogo com outra pessoa.

Toalhinha
Veterano
# nov/07
· votar


Atum Bluesman
isso é mito, amigo com cheiro de peixe.

cada um dialoga como quer e se tiver afim, e com pessoas compatíveis e que façam por merecer ou não. @_@


eu não falo com pessoas que considero não confiáveis. descobri dia desses que o problema não é timidez =S nem medo, nem não saber falar. é paranoia mesmo \o\

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Toalhinha

no mundo de onde eu venho, o vestibular é o único objetivo de um feto.
E você acha que isso é uma boa perspectiva de vida?

se vc só tira dez no colégio, quer dizer que vc tem capacidade de traçar uma meta e lutar por esse objetivo. por um objetivo que te inclua no sistema. Só significa que vc tb vai tirar as melhores notas na faculdade, e conseguir a bolsa que quiser ter, e os melhores e maiores cargos. todos os cargos, se você quiser algum. qualquer um.

Isso só significa que você é bom em decorar coisas que outras pessoas te passam. Nada mais.

Izzy Dragon
O mundo é dos esforçados e determinados.

E tirar notas boas é apenas prova disso: esforço.


Na boa, Se esforço valesse alguma coisa eu ganharia dinheiro para cagar no banheiro. O mundo é daqueles que ousam, que mudam, e não apenas ficam repetindo e decorando formulinhas passadas em um cursinho.

Toalhinha
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
vc decora matemática?

o sistema de ensino é ruim, umas pessoas se adaptam e outras não. minha memória é um lixo, imagina como eu sobrevivi.. todo livro de história, eu lia pulando nomes de pessoas e datas, eu gostava de inventar uma outra história e usa-la pra responder nas provas =D mas o sistema é um lixo. umas pessoas se adaptam. outras não. @_@

boa perpescitva nada, é o basico. eu nasci com o objetivo de concluir uma faculdade, meu irmão já tá sendo criado com a ideia de um mestrado, são os dias de hoje.

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Toalhinha
vc decora matemática?

Durante todo o Ensino Fundamental e Médio fui obrigado a decorar milhares de fórmulas que eu nunca mais precisei na vida.

o sistema de ensino é ruim

Esse é o ponto. O sistema de ensino hoje é voltado basicamente para o vestibular, quando na verdade deveria formar cidadãos conscientes. O Ensino Mérdio mesmo é um preparatório disfarçado de escola.

eu nasci com o objetivo de concluir uma faculdade, meu irmão já tá sendo criado com a ideia de um mestrado

Sinceramente, eu recomendo que você salve ele antes que seja tarde. Quando a pessoa recebe esse tipo de criação a vida toda, chega no final da faculdade e fica desiludida, sem rumo na vida, já que seu único objetivo foi conquistado...

Multiplique isso por bilhões de crianças em todos os lugares e você terá uma sociedade de pessoas egoístas, que só ligam para o próprio umbigo, sem saber pensar, refletir, criticar.

Aí é claro que sobra conteúdo pro Jô Soares mostrar antes de começar o programa dele (as pérolas dos vestibulares)

Toalhinha
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
em um mundo perfeito, em que todos estão se preparando pra o sistema não tem pérolas. mas não acaba não.
=D o vestibular é só o primeiro passo pra ajudar a escolher o novo endereço, cidade, carros favoritos, hobbies ( sonhos bobos que o sistema te obriga a ter =D )


me salvar de um mestrado? tá louco? O_o ou eu faço um, ou monto uma banda.

uma sociedade de pessoas egoístas, que só ligam para o próprio umbigo, sem saber pensar, refletir, criticar.
seja bem vindo ao mundo ^^
mas precisamos parar de pensar nisso \o/

Toalhinha
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
eu nunca decorei matemetica nem fisica @_@ na verdade, as últimas coisas que eu decorei, foi qual é a mão esquerda, como se escreve meu nome e qual deles é o acelerador.
=P

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Toalhinha
uma sociedade de pessoas egoístas, que só ligam para o próprio umbigo, sem saber pensar, refletir, criticar.
seja bem vindo ao mundo ^^
mas precisamos parar de pensar nisso \o/


Precisamos é parar para pensar nisso...

Até quando nossos jovens vão precisar decorar coisas inúteis ao invés de analisar, pensar e refletir? Aqui no Brasil pode continuar assim, mas no mundo civilizado o vestibular nem sequer existe mais.

Não estou pedindo um mundo perfeito, sem pérolas (longe de mim querer uma coisa dessa huahua) e essas coisas. Só estou dizendo que o sistema escolar atual está longe de definir o real potencial de uma pessoa. Em sumo:

Vestibular não é nada

Rock Charles
Veterano
# nov/07
· votar


Aí, 19 questões certas só....



...volta o cão arrependido...

Fermc
Veterano
# nov/07 · Editado por: Fermc
· votar


McBonalds

Cara, não fala merda...

Se você é um peão sem futuro na vida, guarde isso pra você, ao invés de querer contaminar as pessoas com seus pensamentos absurdos e sem fundamento, típicos de uma pessoa que não tem capacidade mental pra passar num vestibular e por isso inventa argumentos tolos na busca de esconder toda a sua falta de conhecimento e cultura.

Se você acha que vestibular e faculdade não são nada, só tenho uma coisa pra te dizer:

"Ótimo!! Mais um peão pra eu pisar em cima e ganhar dinheiro em cima dele!!"

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
Até quando nossos jovens vão precisar decorar coisas inúteis ao invés de analisar, pensar e refletir?
haha
presta um vestibular "decente"(não uma dessas faculdades estranhas que surgem todos os anos, tipo UniOMG da vida) e vê se você consegue passar sem analisar, pensar e refletir

inclusive se for ver pelo enem, a maior deficiência dos brasileiros é justamente essa: interpretação e análise das informações. se você disser que as escolas não preparam adequadamente, posso até concordar. mas dizer que o vestibular só exige decoreba, não concordo.

precisa decorar formulinhas? é bom. mas teve uma questão que eu não sabia a fórmula, deu pra deduzir fácil. além disso, tem muita gente que acha que é só decorar a fórmula, decora, e ae mudam uma coisinha no enunciado da questão, pronto: a pessoa não consegue resolver...

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


CheshireCat

O ENEM é o maior lixo... aquilo não avalia nada mais do que interpretação de texto.

Quando eu fiz teve muito carinha que era bom pra caramba em matemática, física e química que foi pior do que outros que tinham mais facilidades com humanas.
O ENEM é feito para valorizar a porcaria do ensino público do Brasil, por isso tem muito pouco conteúdo complexo na área de exatas, que é o ponto mais fraco da imensa maioria dos estudantes.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


The Blue Special Guitar
Amigo queira ou não interpretar um texto é muito mais importante que um cálculo estequiométrico, tem muito cara que sabe química mas não consegue nem manter um diálogo.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


Fermc
Ele quis dizer que o Vestibular não prova que você é melhor capacitado, mostra que você se saiu melhor em decorar o conteúdo escolar, as vezes uma pessoa consegue decorar um texto mas não consegue refletir sobre o mesmo, em resumo nem entende o conteúdo, mas consegue se saír bem em uma prova.

Dá para perceber em provas como o Enem que muitos "nerds devoradores de livros" acabam se saindo mal, porque a prova pede mais do que uma simples inflormação, ela pede que você leia e entenda o texto.

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


The Blue Special Guitar

O ENEM é o maior lixo... aquilo não avalia nada mais do que interpretação de texto.

foi justamente o que eu disse =)

O ENEM é feito para valorizar a porcaria do ensino público do Brasil
olhando pela média das pessoas, eu vejo que ele valoriza muuuuito...

tem muito pouco conteúdo complexo na área de exatas, que é o ponto mais fraco da imensa maioria dos estudantes.
olha, eu acho que ele tem muito pouco conteúdo complexo. ponto. em todas as matérias...
mas se a pessoa é melhor em matemática mas é ruim em interpretar um texto, é claro que ela vai achar interpretação de texto mais complexo, enquanto que uma pessoa com mais facilidade em interpretação vai achar a questão de matemática mais complexa.

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Atum Bluesman
Amigo queira ou não interpretar um texto é muito mais importante que um cálculo estequiométrico, tem muito cara que sabe química mas não consegue nem manter um diálogo.


Então...mas se você pegar a prova do ano que eu fiz, verá que de 60 questões ( era esse o número, se não me engano ), 55 são de leitura e 5 são de cálculo...e ainda coisa muito simples, coisa de resolver com pitágoras e porcentagem. Em física, só com regra de três...

E não é assim que as coisas funcionam, ainda mais pra quem pretende seguir carreira em exatas.

Interpretação é muito importante em qualquer área, até nas exatas, mas não é só isso. Não adianta nada entender o problema mas não dispor de técnicas para saber resolvê-lo.

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


CheshireCat
olha, eu acho que ele tem muito pouco conteúdo complexo. ponto. em todas as matérias...
mas se a pessoa é melhor em matemática mas é ruim em interpretar um texto, é claro que ela vai achar interpretação de texto mais complexo, enquanto que uma pessoa com mais facilidade em interpretação vai achar a questão de matemática mais complexa.


O problema é a disparidade na quantidade de questões... tem um número muito grande de questões de humanas e um número pequeno de exatas. Aí é que se evidencia o interesse do governo com o ENEM, que é mostrar a "qualidade" do ensino na rede pública. Se você souber ler, resolve pelo menos a metade do ENEM sem nada mais do que leitura.
Afinal de contas, a grande maioria dos alunos da rede pública - falo isso porque já estudei em escola estadual - só sabe fazer isso.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


The Blue Special Guitar
Concordo, mas o Enem é simplesmente para avaliar a capacidade do estudante de pensar, independente da matéria escolar.

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Fermc
Cara, não fala merda...

Se você é um peão sem futuro na vida, guarde isso pra você, ao invés de querer contaminar as pessoas com seus pensamentos absurdos e sem fundamento, típicos de uma pessoa que não tem capacidade mental pra passar num vestibular e por isso inventa argumentos tolos na busca de esconder toda a sua falta de conhecimento e cultura.


Se você acha que vestibular e faculdade não são nada, só tenho uma coisa pra te dizer:

"Ótimo!! Mais um peão pra eu pisar em cima e ganhar dinheiro em cima dele!!"


Ué, se zangou por que? Só porque eu contrariei o dogma que fizeram você engolir nos cursinhos da vida?

Em primeiro lugar isso aqui é um fórum, eu tenho o direito de vir aqui e expor a minha opinião, sem 'contaminar' ninguém.

Em segundo lugar, uma pessoa que se esconde atrás do seu diplona não é nada mais do que um frustrado na vida, que fica feliz com a única coisa boa que conseguiu de todo esse trabalho inútil. A idéia de que se você não passar no vestibular, vai virar peão é ridícula e sem qualquer embasamento. Se você se acha melhor do que eu só porque sabe repetir como um papagaio aquilo que os outros falaram, ótimo, permaneça assim. Continue almejando o seu diplomazinho furado, porque no futuro é só isso que você vai ter.

CheshireCat
presta um vestibular "decente"(não uma dessas faculdades estranhas que surgem todos os anos, tipo UniOMG da vida) e vê se você consegue passar sem analisar, pensar e refletir

O pior é que consegue. Você já viu aquelas reportagens em que analfabetos passam em vestibulares e concursos públicos sem nem saber escrever o nome direito?

De qualquer forma, o que eu quero dizer, é que o ensino tem que ser muito mais voltado à cidadania do que à profissão, propriamente dita. Tem muito crânio em física, matemática, química que não tem condições de conviver em sociedade.

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Atum Bluesman
Concordo, mas o Enem é simplesmente para avaliar a capacidade do estudante de pensar, independente da matéria escolar.

EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

Então ele contradiz o próprio nome...

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


The Blue Special Guitar
Então...mas se você pegar a prova do ano que eu fiz, verá que de 60 questões ( era esse o número, se não me engano ), 55 são de leitura e 5 são de cálculo...
mas essas 55 questões são divididas em português, geografia, história, química, biologia...
algumas partes de química e biologia envolvem cálculos sim, mas boa parte delas é mais de conhecimentos mesmo... que você no caso chama de leitura. por exemplo, que tipo de cálculo você quer numa questão de história? =\
posso estar enganada, mas acredito que o número de questões para cada matéria era o mesmo...

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


CheshireCat
posso estar enganada, mas acredito que o número de questões para cada matéria era o mesmo...


Fiz a prova no ano passado e acertei toda a matemática usando porcentagem e pitágoras. Quatro questões, no máximo.
De física, com cálculo, uma ou duas, e coisa bem simples.

Agora, geografia, um monte...

Fermc
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

Que bom que você pensa assim cara... Afinal, quem iria carpir o quintal da minha casa, ou limpar a minha fossa se não fosse pessoas como você, não é mesmo?

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


Fermc
Cara diploma não garante emprego.

CheshireCat
Veterano
# nov/07
· votar


The Blue Special Guitar
Fiz a prova no ano passado e acertei toda a matemática usando porcentagem e pitágoras. Quatro questões, no máximo.
De física, com cálculo, uma ou duas, e coisa bem simples.

Agora, geografia, um monte...

hum, eu vi lá no site e tem 63 questões, não deve mesmo ser o mesmo número de questões pra cada matéria...

não me recordo se tinha uma disparidade tão grande no número de questões, mas lembro que achei a parte de exatas bem fraquinha mesmo, assim como a prova em geral, tanto que quando alguém chega pra mim e fala "vou fazer o enem, mas não sei o que estudar", eu digo pra treinarem interpretação lendo gibi da mônica...

o fato é que o enfoque do enem não é a área de exatas... será que o enfoque está errado? não sei, mas o que dá pra fazer é que a população em geral é muito ruim em interpretação... se fossem pegar pesado nas exatas, aí sim ia ser uma catástrofe! eu acho que não dá pra fazer isso enquanto a interpretação estiver tão ruim, porque como disse antes, resolver matemática ou física não é só fazer conta, tem que interpretar um pouco também... análise combinatória, por exemplo, muita gente não consegue entender quando é arranjo, quando é conjunto...

The Blue Special Guitar
Veterano
# nov/07
· votar


Bill Gates não possui curso universitário e é um dos mais ricos do mundo.

Auto-didata.

Diploma ajuda, mas não é tudo.

Tem muito pedreiro por aí que ganha, por mês, mais do que alguém que seja formado em curso superior.

Se vocês discutem só o aspecto financeiro da vida, ter ou não um diploma universitário não necessariamente garante que você ganhará mais dinheiro que alguém que não tem nem o ensino médio.

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


The Blue Special Guitar

Se for pensar pelo aspecto financeiro...

Qualquer pessoa com mestrado consegue ganhar R$4mil/mês fácil
(Óbvio que em algumas áreas mais que o triplo disso)

Agora se não tiver nem graduação... fica complicado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não passei no Vestibular