Autor |
Mensagem |
TIO_TEDDY Veterano |
# nov/07
· votar
você até consegue passar em exames práticos de seleção de pessoal sem ter que fazer as provas.
Isso é mentira...
Eu tive uma professora que trabalhava justamente selecionando gente pra trabalhar, e ela mesmo disse que o diploma não influencia muito.
|
CheshireCat Veterano |
# nov/07
· votar
Horcruxes Jornalismo... mas... não tem jornalismo na unicamp, fia XD
mas me disseram uma coisa: não adianta eu ir bem só nas matérias q o curso exige, como portuguÊs e história. Eu tenho q ir bem em matemática e física tbém, porque nessas os outros dançam. Aí eu elimino a concorrência. certíssimo! mas também depende de como é o vestibular que você tá prestando, eu tô me matando de estudar matemática e física e sendo mais tranqüila com as outras, porque essas duas são prioritárias de ciências da computação... e na unicamp, se você não tira uma determinada nota de corte nas prioritárias, já era... (e a nota de corte de ciências é uma das mais altas... a nota que eu tenho que tirar em matemática é mais alta do que quem tá prestando matemática... ¬¬)
|
Ken Himura Veterano |
# nov/07
· votar
Isso é mentira... Isso é o que eu vi acontecer muitas vezes, e muitos professores já me disseram.
Foi uma das coisas que desestimularam a continuar na informática.
|
Bog Veterano
|
# nov/07 · Editado por: Bog
· votar
McBonalds
Hhoahoahoa...
Olha, até concordo com vc em partes. Em especial, acho que o vestibular não é exatamente um esquema de avaliação muito bom. Também acho que no ensino médio tem muito "ensino" inútil. Mas só chamo a atenção para UM detalhe: cuidado com o "cargo cult"!
Passar no vestibular e fazer faculdade não implica em sucesso profissional. Concordo plenamente. Mas NÃO passar no vestibular também não!!!
Se muitos caras bem sucedidos não se saíam bem na escola, não quer dizer que se saindo mal na escola como eles você também será bem sucedido (daí a referência ao cargo cult)! Você diz que muitos gênios não eram bons alunos. Isso é verdade. Mas não quer dizer que não tenham existido gênios que eram bons alunos. E não-gênios que eram bons alunos. E não-gênios que eram maus alunos.
Em outras palavras, não vejo qualquer relação entre genialidade e "passar no vestibular", ou mesmo fazer faculdade.
Além disso, o que dizer sobre as pessoas que NÃO SÃO gênios? "Ah, grandes gênios não eram bons alunos"... grande coisa. Se você não for um gênio, esta é uma informação completamente irrelevante. Se o cara quer aumentar suas chances de ser bem-sucedido, o diploma ajuda sim. Não é fator determinante, mas ajuda. Afinal de contas, genialidade não é algo que se adquire. Ou você é ou não é gênio. Se é, que bom para você. Se não é, prepare-se para suar.
Um comentário: Einstein não era um aluno ruim, como muitos acreditam. Não era muito mais que medíocre, mas quando chegou na faculdade, teve sim destaque.
No mais, só sei de uma coisa. Se EU não tivesse feito faculdade, não estaria hoje onde estou. Isso é fato. E estou muito feliz e satisfeito com a carreira que venho seguindo. Tenho a mais absoluta certeza de que não estaria tão bem caso tivesse ignorado a faculdade.
Moral da história: muitos gênios e empreendedores fizeram fortuna sem ter feito faculdade. Mas eu não sou gênio e nem empreendedor. Logo...
|
Bog Veterano
|
# nov/07
· votar
The Blue Special Guitar
Cara, o Bill Gates sempre foi um cara muito limitado tecnicamente. O seu "gênio" não tem a ver com a CIÊNCIA da computação e sim com fazer uma ponte com o usuário comum, enxergando oportunidades e ganhando muito dinheiro no processo. Se isso é ruim? Não necessariamente. Afinal, o cara *É* bem-sucedido.
Estou só corrigindo uma visão errada que muita gente tem de que o Bill Gates é um "gênio da informática", quando na verdade ele é um grande empreendedor. Gênio da informática era o Dijkstra. O Knuth.
Bill Gates está para a computação assim como Ronald McDonald está para a gastronomia. :P
|
Jason Voorhees Veterano |
# nov/07
· votar
eu fiz soh por fazer....e passei em 4º lugar \o\ uhuuu =D
|
Horcruxes Veterano |
# nov/07
· votar
CheshireCat mas... não tem jornalismo na unicamp, fia XD Eu sei, eles tem comunicação social com ênfase, se não me engano, em midialogia. Tbém rola... mas USP é sempre a 1ª opção...
Jason Voorhees eu fiz soh por fazer....e passei em 4º lugar \o\ uhuuu =D Isso´aí, cara, humilhe os pobres mortais q passam a vida toda estudando e ainda não passam... ¬¬'
|
McBonalds Veterano |
# nov/07
· votar
Mas NÃO passar no vestibular também não!!! Com certeza que não. Já disse o que penso a respeito disso.
Se muitos caras bem sucedidos não se saíam bem na escola, não quer dizer que se saindo mal na escola como eles você também será bem sucedido
Citei o exemplo dos gênios como forma de demonstrar que o fato de ir bem ou mal na escola não implica necessariamente em ir bem ou mal na carreira profissional. Isso significa que o sistema educacional vigente não é eficiente o bastante para aproveitar o potencial de alguns indivíduos.
Eistein, por exemplo, teve muitas dificuldade SIM na escola básica, pois tinha (além de outros distúrbios) dislexia, o que prejudica o aprendizado. Ele se destacou na Universidade, é verdade, mas será que ele se destacaria tanto assim se tivesse nascido no Brasil? Com o Sistema de Cotas, por exemplo?
Bill Gates é outro caso interessante. Estudou Matemática, mas acabou se destacando mesmo em Administração. O que ele fez de mais? Inovou, só isso.
No caso dele acho que foi mais fácil, porque ele já era rico antes de fundar a Microsoft, então...
Particularmente, eu penso que cada um seja um tenha sua genialidade em determinada área. O problema é descobrir que área é essa.
EU não tivesse feito faculdade, não estaria hoje onde estou. Isso é fato. E estou muito feliz e satisfeito com a carreira que venho seguindo.
Ah, mas aí já é outra história. O fato de você estar satisfeito com a sua carreira não significa que você seja o que os outros consideram 'bem sucedido'. Talvez o pedreiro esteja mais satisfeito com o seu trabalho do que o engenheiro civil, mas isso é assunto pra outro post.
Se o cara quer aumentar suas chances de ser bem-sucedido, o diploma ajuda sim.
Aí vai depender da capacidade e visão do profissional. Um diploma sem idéias não vale de nada.
|
Bog Veterano
|
# nov/07
· votar
McBonalds o sistema educacional vigente não é eficiente o bastante para aproveitar o potencial de alguns indivíduos.
Isso para mim é claro. Eu conheci um superdotado. Não, não um cara inteligente. Um superdotado. Um cara que aprendeu sozinho a ler aos 3 anos de idade, perguntando para a mãe "que palavra é essa aqui". O cara chegou na faculdade e reprovou em várias matérias. Motivo: falta de interesse. Mas quando ele se interessava... era assustador.
Com o Sistema de Cotas, por exemplo?
Eu também sou contra o sistema de cotas...
eu penso que cada um seja um tenha sua genialidade em determinada área.
Eu discordo. O que eu vejo é que existe um monte de gente medíocre (medíocre, de médio, sem destaque) e uns poucos que se destacam. Claro, cada um tem suas forças e fraquezas. Mas daí para achar que cada um tem genialidade em alguma coisa...
E falo isso porque eu sei. Eu me conheço. Talvez você seja um gênio, mas se acha que todo mundo tem genialidade, visão você não tem. Eu tenho perfeita noção dos meus limites. E isso não quer dizer de forma alguma que eu seja um acomodado...
EU não tivesse feito faculdade, não estaria hoje onde estou. Isso é fato. E estou muito feliz e satisfeito com a carreira que venho seguindo. Ah, mas aí já é outra história.
Não, não é, porque eu estou numa posição na qual só poderia estar graças à faculdade. E te garanto que é uma posição que muita gente considera como "bem sucedida".
Agora eu te pergunto: e você? Já tá rico? Bem sucedido? Está esperando que o mundo enxergue a tua genialidade? Está procurando a tua força?
Se o cara quer aumentar suas chances de ser bem-sucedido, o diploma ajuda sim. Aí vai depender da capacidade e visão do profissional.
Exatamente. Mas existe muita gente que não tem tanta capacidade e visão naturalmente. Uma faculdade pode ser muito, MUITO útil para essa gente. Ou você acha que todo bom engenheiro seria bom engenheiro se fosse auto-didata? Cara... eu mesmo aprendi a programar sozinho, aos 15 anos, mas tenho a mais absoluta certeza de que estaria bem longe de onde estou agora se tivesse apostado simplesmente nisso. E isso porque eu tenho muita facilidade em aprender coisas sozinho. Quase não tirei nada de "aulas" no doutorado, a pesquisa caminha porque eu corro atrás, leio, pesquiso, testo idéias. Mas mesmo assim, eu acho que a faculdade foi muito importante para que eu pudesse fazer isso hoje em dia.
Aliás, muita gente entra na faculdade sem ao menos "saber aprender". Pelo menos onde eu estudei, isso foi uma das coisas mais importantes para muita gente. Aquele monte de guri que sai de escola particular, achando que o professor tem a obrigação de dar tudo na boquinha... A faculdade foi o primeiro contato com o "mundo real" para muita gente ali. Inclusive para mim.
Repito: é claro que se o cara tivesse a visão de um Bill Gates, tudo isso seria bobeira. Mas tenho a mais absoluta certeza de que para cada cara com visão, tem uns 1000 ceguinhos, todos ávidos por uma mãozinha que os guie.
Um diploma sem idéias não vale de nada.
Com certeza. Mas a coisa aí não é binária. Não é "existe idéia" ou "não existe idéia". Tem gente com muitas idéias, e idéias fantásticas. Tem gente com menos idéias. E tem gente que só quer seguir uma profissão, não necessariamente ficando rico com isso, ou revolucionando a área. A gente tem que saber respeitar isso... o mundo não é só de gênios, mas nem precisa ser. Tem bastante lugar para quem quer entrar numa faculdade, conseguir um trabalhinho confortável com carteira assinada, sem grandes rompantes de genialidade ou brilhantismo.
Quanto a mim... acredito sim nas universidades. Acredito que posso contribuir. Tanto acredito que estou no caminho de me tornar professor - só estou esperando para ver se esse REUNI vai ser realmetne tão catastrófico quanto parece.
|
Christina Amaral Veterano |
# nov/07
· votar
Ah eu passei \o/
Não numa federal, mas eu passei ^^ ¬¬ =P
|
Izzy Dragon Veterano |
# nov/07
· votar
E te garanto que é uma posição que muita gente considera como "bem sucedida".
Eu considero muitíssimo bem sucedida.
E tem gente que só quer seguir uma profissão, não necessariamente ficando rico com isso, ou revolucionando a área. A gente tem que saber respeitar isso. (2)
A discussão já se tornou sem sentido. Não tem como negar que o canudo é importante.
"Ah, mas tem fulado e sicrano que ganharam rios de dinheiro e nunca pisaram numa sala de aula", "Ah, tá cheio de engenheiro vendendo cachorro-quente no pé da favela"... ¬¬
São exceções que não anulam o fato de que o teto salarial pra quem tem e pra quem não tem diploma são muuuito diferentes.
|
Bog Veterano
|
# nov/07
· votar
Izzy Dragon
Pois é... quero ver alguém lembrar de que "canudo não diz nada" na hora que quebrar um braço e precisar de um traumatologista. O cara diz que "um diploma sem grandes idéias não tem utilidade", mas quero ver ele sentando na cadeira de um dentista que está mais preocupado em ter "grandes idéias" do que em fazer uma simples obturação.
Tem gente que se esquece que para cada Einstein existir, PRECISA existir uma legião de anônimos que não revolucionam coisa alguma, mas fazem o seu trabalho direitinho. Tem pessoas que aprenderam o serviço em curso do Senac, gente que aprendeu na faculdade, gente que aprendeu sozinha... Mas o mundo não precisa somente de gênios. E isso vale mesmo para a área científica: para cada Einstein existir, PRECISA existir uma legião de cientistas anônimos que não revolucionam a física, mas fazem experimentos e testam hipóteses, aumentam a base de conhecimentos.
Claro, se o cara acredita que é a cereja do bolo, deixa ele. Talvez ele até seja mesmo. Ou talvez o Mundo Real logo o puxe pelos calcanhares para mostrar que muito adolescente que se acha genial e revolucionário é na verdade só mais um no meio de muitos - e um sem um diplominha na mão, alguém sem grandes idéias gritando aos 4 ventos que "diplomas não valem nada sem idéias". Mas mesmo que ele SEJA genial e revolucionário, o que a cerejinha lá em cima não pode esquecer é que abaixo dela existe todo o bolo. E certamente, existe muito mais bolo que cereja...
|
TASIVA Veterano |
# nov/07
· votar
caralho nego posta uns textos gigantes aqui uhauhauhua pqp
|
McBonalds Veterano |
# nov/07
· votar
O cara chegou na faculdade e reprovou em várias matérias. Motivo: falta de interesse.
Lógico. Se o indivíduo não quer, não tem inteligência que o faça progredir. Penso que um 'medíocre' (não gosto dessa palavra, prefiro 'mediano') esforçado tenha mais valor do que um gênio acomodade.
E falo isso porque eu sei. Eu me conheço.
Se tem uma coisa que eu aprendi é que nós nunca podemos dizer que nos conhecemos totalmente. Eu, pelo menos estou a todo o tempo descobrindo coisas novas sobre mim, e essas descobertas não param, vão desde a infância até a velhice. Você pode descobrir uma aptidão extraordinária para determinada coisa daqui a 20 anos, ninguém pode prever.
Não, não é, porque eu estou numa posição na qual só poderia estar graças à faculdade. E te garanto que é uma posição que muita gente considera como "bem sucedida".
É sim. Você é feliz com a vida que tem? Se não, eu diria que você não é bem sucedido, independente do trabalho que tem.
Quase não tirei nada de "aulas" no doutorado, a pesquisa caminha porque eu corro atrás, leio, pesquiso, testo idéias. Mas mesmo assim, eu acho que a faculdade foi muito importante para que eu pudesse fazer isso hoje em dia.
Exatamente. Então, que outra utilidade você teve no Douturado, se não conseguir um diploma, para que outras pessoas vissem o quanto você sabe? Se você mesmo buscou tudo sozinho, por conta própria, o Doutorado não teve outra utilidade.
Aliás, muita gente entra na faculdade sem ao menos "saber aprender".
Deixa eu adivinhar: decorar formulinhas, aplicá-las em situações fora de contexto e passar em vestibulares. É isso? Desse tipo de pessoas está cheio, e eu não desrespeito elas de forma alguma. O que eu não concordo é que uma delas entre aqui e venha me dizer que vai ser meu patrão e que eu vou limpar a privada da casa dela porque vou ficar pobre...Lamentável.
tem gente que só quer seguir uma profissão, não necessariamente ficando rico com isso, ou revolucionando a área.
Sim, mas aí não chamaríamos exatamente de 'sucesso profissional', não é mesmo? Creio que a auto-satisfação, seja lá no que você quer fazer, seja mais valiosa do que um diploma de doutorado, ou qualquer outra coisa.
Agora eu te pergunto: e você? Já tá rico? Bem sucedido? Está esperando que o mundo enxergue a tua genialidade? Está procurando a tua força?
Não, eu não procuro riqueza nem sucesso profissional. O dinheiro que eu quero é só pra financiar as minhas idéias e me manter no futuro. É certo? É errado? Não, só é o que eu quero.
Não tem como negar que o canudo é importante.
Tem sim. Eu, por exemplo, nunca mostrei meu diploma (sim, eu tenho um diploma de inglês, mesmo tendo aprendido sozinho) de inglês em nenhuma das minhas entrevistas de emprego. Segundo um dos meus entrevistadores, o caso é simples: se sabe, sabe. Se não sabe, esquece. Independente do diploma.
Bog
O cara diz que "um diploma sem grandes idéias não tem utilidade", mas quero ver ele sentando na cadeira de um dentista que está mais preocupado em ter "grandes idéias" do que em fazer uma simples obturação.
Deixe-me citar um exemplo: Você já ouviu falar do Dr. José Lazarotto? Ele é o pioneiro na cirurgia de redução intestinal do Brasil. Foi ele quem desenvolveu a técnica de Bypass intestinal, enquanto a maioria dos outros médicos fazia só a redução do estômago. Resultado: Centenas de ex-obesos e milhares de reais na conta dele.
Ele foi um dos que resolveram sair do 'comum' e inovar. Claro, ele tem diploma de medicina, é especializado em gastroenteorologia e tudo mais. Talvez ele tivesse ficado rico, caso permanecesse no convencional. Ou talvez ele estivesse brigando junto com os médicos do SUS por aumentos salariais, é muito relativo.
Tem gente que se esquece que para cada Einstein existir, PRECISA existir uma legião de anônimos que não revolucionam coisa alguma, mas fazem o seu trabalho direitinho.
Lógico, para cada um que descobre o seu real potencial existem milhares de pessoas que não descobrem. Já pensou o que seria de Einstein se ele tivesse nascido numa família de militares? Ou se ele tivesse se tornado jogador de futebol?
Claro, se o cara acredita que é a cereja do bolo, deixa ele.
De modo algum. Ter fé no próprio potencial, e acreditar mesmo que consegue dar o rumo que quer à própria vida não significa se achar a cereja do bolo. Isso se chama auto-confiança.
|
Brad_Evans Veterano |
# nov/07
· votar
Já está marcado, vou viajar! : D Enquanto os outros se acabam com o vestibular, ha ha ha!
|
Bog Veterano
|
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar
McBonalds Se tem uma coisa que eu aprendi é que nós nunca podemos dizer que nos conhecemos totalmente.
Tenho para mim que não sou gênio...
Você é feliz com a vida que tem? Se não, eu diria que você não é bem sucedido,
Ei, pera lá! Vc está invertendo as coisas. Lembremos desta linha de reciocínio. Eu comecei dizendo que:
estou muito feliz e satisfeito com a carreira que venho seguindo.
Você respondeu que:
O fato de você estar satisfeito com a sua carreira não significa que você seja o que os outros consideram 'bem sucedido'.
E eu lembrei que:
estou numa posição na qual só poderia estar graças à faculdade. E te garanto que é uma posição que muita gente considera como "bem sucedida".
Ou seja, é bem simples: eu me considero bem sucedido, muitas outras pessoas também me consideram bem sucedido, e estou satisfeito com o meu caminho. E eu não estaria onde estou se não tivesse feito faculdade.
Então, que outra utilidade você teve no Douturado, se não conseguir um diploma, para que outras pessoas vissem o quanto você sabe?
1. Ambiente acadêmico, que estimula o intercâmbio e a circulação de idéias.
2. Contato com pesquisadores topo de linha, que criticam minhas idéias, fazem perguntas que abrem os olhos, ou mesmo que me ajudam com coisas que eu não conheço muito bem e que complementam as minhas próprias idéias.
3. Contato direto com uma empresa de grande porte (Panasonic).
4. Pesquisa de ponta. Conhecer o estado da arte dentro do ambiente onde ele nasce.
5. Recursos para desenvolver o meu projeto. Dinheiro para congressos internacionais e equipamentos.
6. Oportunidade de ter o trabalho visto por outras pessoas. Visitar a Universidade de Tokyo é programa normal. Visitar um maluco desconhecido não.
Cara, a tua posição parece a de alguém que nunca fez uma BOA faculdade. Você parece imaginar que faculdade == escolão, o que (ainda) não é verdade. Claro, existem umas picaretas que nem isso são, são pontos de venda de diplomas. Mas uma BOA faculdade vai muito além do "ensinar formulinhas". Não é a toa que as faculdades federais são fundadas em TRÊS princípios: ensino, pesquisa e extensão.
Deixa eu adivinhar: decorar formulinhas, aplicá-las em situações fora de contexto e passar em vestibulares. É isso?
Exatamente. Tive um professor na faculdade que disse: "Muitos de vocês aprenderam como golfinhos. Faz o truque, ganha o peixe. Aqui a coisa é diferente. Aqui vocês não podem ser piás e gurias, aqui é lugar para homens e mulheres." Veja bem, isso também foi algo que muita gente aprendeu na faculdade. Diferente da idéia de escolão que você parece fazer.
tem gente que só quer seguir uma profissão, não necessariamente ficando rico com isso, ou revolucionando a área. Sim, mas aí não chamaríamos exatamente de 'sucesso profissional', não é mesmo
Pode ser. Depende da concepção que a pessoa faz do que é sucesso profissional.
Não tem como negar que o canudo é importante. Tem sim. Eu, por exemplo, nunca mostrei meu diploma (sim, eu tenho um diploma de inglês, mesmo tendo aprendido sozinho) de inglês
Cara, não estou falando de diplominha de inglês. Eu mesmo não tenho diploma de inglês e falo fluentemente. Nunca me fez falta. Mas é fácil de saber se a pessoa fala ou não inglês. Quero ver você aplicar esta idéia a um neurocirurgião, a um dentista, um engenheiro, um astrofísico.
Você já ouviu falar do Dr. José Lazarotto? Ele foi um dos que resolveram sair do 'comum' e inovar.
Sim, mas já pensou se TODOS resolvessem inovar? Às vezes, você precisa não de um novo e revolucionário tratamento experimental, e sim daquilo que é fato, estabelecido, testado e comprovado. O tal Dr. só pode ser considerado bem sucedido depois que as suas idéias se espalharam, e foram usadas por outros médicos, que não estavam ocupados demais com as próprias invenções. Às vezes, tudo o que o cliente precisa é de algo nada revolucionário. Às vezes, você quer apenas o que é estabelecido, testado, o tratamento convencional.
Já pensou se você quebra um braço e descobre que todos os traumatologistas estão inventando tratamentos mirabolantes? E você lá, precisando de um bendito profissionalzinho que faça um bendito de um gesso...
para cada um que descobre o seu real potencial existem milhares de pessoas que não descobrem.
Não, não é só isso. Estou falando que PRECISAM existir vários anônimos para que exista um Einstein. Eu sou pesquisador, cientista, estou falando como alguém "de dentro". Para cada Einstein com idéias revolucionárias, PRECISA existir uma legião de pequenos pesquisadores que aplicam as idéias, testam hipóteses, confirmam ou negam resultados. PRECISA existir gente que não está só tendo idéias revolucionárias. PRECISA existir gente que aplica o conhecimento na prática E gente que cria o conhecimento. PRECISA existir ciência básica, ciência aplicada, engenharia, profissionais que somente aplicam os conhecimentos e pessoas que vendam isso tudo bem. É tudo um sistema. Colocar todo o foco sobre os criadores (ou os vendedores) é tirar a importância daqueles que aplicam o conhecimento - e que são responsáveis pelo sucesso do revolucionário!
Ter fé no próprio potencial, e acreditar mesmo que consegue dar o rumo que quer à própria vida não significa se achar a cereja do bolo. Isso se chama auto-confiança.
Depende muito do ponto de vista. Para alguns pode ser sinal de prepotência e arrogância. Principalmente se você grita aos 4 ventos que "o mundo precisa de grandes idéias" mas não tem qualquer idéia revolucionária. Se você diz que "somos todos gênios" e não dá nenhuma demonstração de genialidade. Claro, se você TIVER idéias revolucionárias e FOR um gênio, você *É* a cereja do bolo. Do contrário, fica parecendo alguém qeu não consegue dar valor às pessoas que apliacam conhecimentos e fazem a engrenagem rodar.
Pense nas coisas de forma mais sistêmica. Vai ficar claro que todos os componentes são necessários. O mundo também precisa de profissionais que aprendem a executar as coisas na faculdade. E muita gente precisa aprender na faculdade, precisa do ambiente acadêmico, da cobrança, da figura do professor. SE você puder ser superfeliz e bem-sucedido sem essa estrutura, ótimo. Eu precisei dela. E tenho certeza de que muita gente precisa.
O mundo não é feito só de gênios. Eu não sou gênio. Ou pelo menos não posso me dar o luxo de esperar 20 anos até descobrir qual é a minha superaptidão. Para gente normal, como eu, passar no vestibular É o primeiro passo para uma *chance* de ter uma vida melhor.
|
Horcruxes Veterano |
# dez/07
· votar
Mas sabe o que é pior d tudo isso? Eu não levo o melhor jeito com nada q envolva números (sou uma negação em matemática e física), mas o meu pai quer porque quer que eu faça engenharia no ITA! Kct, isso não é pra mim! Eu já tentei argumentar d todas as maneiras com ele q a minha vocação é o jornalismo, e tudo o mais, mas ele axa q eu quero ser a sucessora da Fátima Bernardes, e tudo o q eu quero é trabalhar numa agência d notícias via internet. O q eu falo pra ele, hein?
|
Bog Veterano
|
# dez/07
· votar
Horcruxes
Fala para ele que ele é um fanfarrão! Pai escolher carreira para filho... Tá certo que tem muito filho com ilusões, idéias erradas sobre carreira. Aquela filha que fala que vai fazer cinema porque "aaaaamaaa" Uma Linda Mulher tem mais é que ser acorrentada junto à cama. Aquele filhão que resolve fazer computação achando que vai ser o próximo Bill Gates (que nunca foi bom em computação, o negócio dele é... negócios) também merece levar uma tijolada da realidade. Mas se VOCÊ sabe que jornalismo não é o mesmo que Jornal Nacional, quem está com a idéia errada é ele.
|
Horcruxes Veterano |
# dez/07
· votar
Bog Mas se VOCÊ sabe que jornalismo não é o mesmo que Jornal Nacional, quem está com a idéia errada é ele. É, eu sei... mas eu não quero nem saber, já desisti d argumentar. Vou fazer Jornalismo e se ele não aceitar, azar dele. Axo q ele vai TER que entender, querendo ou não.
|
Fermc Veterano |
# dez/07 · Editado por: Fermc
· votar
Horcruxes
Ele pode até querer que você faça engenharia, e te encher o saco por causa disso...
Só que ele não vai poder te inscrever no ITA, fazer o vestibular por você e estudar por você, ou seja, ele pode até querer que você faça, mas se você não quiser fazer, tudo que ele falar não vai mudar absolutamente nada!!
|
Fermc Veterano |
· votar
Bog
Concordo 100% com o Bog.
Como disse anteriormente, ser um gênio não é pra qualquer um!! Ou você nasce gênio, ou não nasce gênio... A genialidade não se adquiri!!
E cabe a nós "não-gênios" correr atrás das coisas e ralar muito pra ser alguém!!
É lógico que as oportunidades são essenciais nas nossas vidas, e sem elas não adianta nada se matar de estudar e etc, mas uma faculdade, cursos, certificados, podem contribuir muito para que essas oportunidades apareçam!!
|
Bog Veterano
|
# dez/07
· votar
Ken Himura e doutorado em informática (...) IA (...) infernos na Terra.
Hhaohaoahoaho, agora que vi isso. Nem é inferno não. IA é a área mais legal! Tirando redes neurais. Redes neurais é chato. Integrais demais pro meu gosto... =P Mas swarm intelligence e algoritmos inspirados em formigas são legais.
|
Dogs2 Veterano |
# dez/07
· votar
Bog Bill Gates está para a computação assim como Ronald McDonald está para a gastronomia. :P
NPUa3hAEIUhAOIUHaoiAUHawioeuh
|
McBonalds Veterano |
# dez/07
· votar
Bog
Tenho para mim que não sou gênio...
Você é a sua própria limitação. Você só descobre seu potencial quando quer.
Ei, pera lá! Vc está invertendo as coisas.
Não estou invertendo as coisas. Só estou tentando dizer que Realização Profissional é diferente de Sucesso Profissional.
Oportunidade de ter o trabalho visto por outras pessoas. Visitar a Universidade de Tokyo é programa normal. Visitar um maluco desconhecido não.
Exatamente. O que é mais importante, afinal de contas é o canudo, e não o seu conhecimento. Mas no seu caso é diferente, você está na metrópole tecnológica do mundo, e eu estou falando das universidades brasileiras mesmo.
Cara, a tua posição parece a de alguém que nunca fez uma BOA faculdade.
Talvez. Eu nunca fiz uma faculdade no Japão, para ver como é, mas posso dizer que no Brasil TODAS tem deficiências no seu método didático.
Mas uma BOA faculdade vai muito além do "ensinar formulinhas". Não é a toa que as faculdades federais são fundadas em TRÊS princípios: ensino, pesquisa e extensão.
Cara, a minha faculdade é particular e tem esses três princípios, mas isso não quer dizer nada quando você está sob o jugo de pessoas que nunca entraram numa sala de aula, como é o caso do MEC. Não tem como mudar num caso desses.
Deixa eu adivinhar: decorar formulinhas, aplicá-las em situações fora de contexto e passar em vestibulares. É isso?
Exatamente. Tive um professor na faculdade que disse: "Muitos de vocês aprenderam como golfinhos. Faz o truque, ganha o peixe. Aqui a coisa é diferente. Aqui vocês não podem ser piás e gurias, aqui é lugar para homens e mulheres." Veja bem, isso também foi algo que muita gente aprendeu na faculdade. Diferente da idéia de escolão que você parece fazer.
Esse 'choque' poderia muito bem desaparecer, se o sistema de admissão nas faculdades fosse diferente.
Pode ser. Depende da concepção que a pessoa faz do que é sucesso profissional.
Como eu disse antes, Sucesso Profissional é diferente de Realização Profissional. A última é infinitamente mais importante.
Cara, não estou falando de diplominha de inglês. Eu mesmo não tenho diploma de inglês e falo fluentemente. Nunca me fez falta. Mas é fácil de saber se a pessoa fala ou não inglês. Quero ver você aplicar esta idéia a um neurocirurgião, a um dentista, um engenheiro, um astrofísico.
O diplominha de inglês serviu só como um exemplo para mostrar que nem sempre o 'sistema educacional' consegue ensinar aquilo que o cara precisa saber.
Já pensou se você quebra um braço e descobre que todos os traumatologistas estão inventando tratamentos mirabolantes? E você lá, precisando de um bendito profissionalzinho que faça um bendito de um gesso...
Depende, se o 'tratamento' mirabolante fosse mais eficiente, rápido e/ou barato eu não pensaria duas vezes.
Não, não é só isso. Estou falando que PRECISAM existir vários anônimos para que exista um Einstein. Eu sou pesquisador, cientista, estou falando como alguém "de dentro". Para cada Einstein com idéias revolucionárias, PRECISA existir uma legião de pequenos pesquisadores que aplicam as idéias, testam hipóteses, confirmam ou negam resultados. PRECISA existir gente que não está só tendo idéias revolucionárias. PRECISA existir gente que aplica o conhecimento na prática E gente que cria o conhecimento. PRECISA existir ciência básica, ciência aplicada, engenharia, profissionais que somente aplicam os conhecimentos e pessoas que vendam isso tudo bem. É tudo um sistema. Colocar todo o foco sobre os criadores (ou os vendedores) é tirar a importância daqueles que aplicam o conhecimento - e que são responsáveis pelo sucesso do revolucionário!
Sim, é só isso sim. Bill Gates, Einstein, Chaplin, Van Gogh, Michelângelo são pessoas que descobriram a sua genialidade e trabalharam em cima dela, por isso se destacaram. Todo o resto permaneceu anônimo.
Não estou dizendo que o 'resto' seja insignicante, desprezível ou que não tenha valor. Estou dizendo que os que compõe esse 'resto' ainda não descobriram o seu real potencial. Ou não querem descobrir.
Mas isso não exclui a nossa estimativa: Para cada 1 Einstein existem 1000 anônimos. Uma vez me disseram uma frase bem interessante: 'Ai do Cavaleiro, se o Cavalo soubesse da força que tem'.
Depende muito do ponto de vista. Para alguns pode ser sinal de prepotência e arrogância. Principalmente se você grita aos 4 ventos que "o mundo precisa de grandes idéias" mas não tem qualquer idéia revolucionária.
Não é arrogância e nem prepotência, pois eu não estou dizendo que sou melhor que ninguém. Só estou dizendo que todos podem se equiparar a Beethoven, Einstein ou Bill Gates.
Quer dizer que, se eu gritasse aos 4 ventos: 'O Mundo precisa de petróleo', eu teria que ter petróleo, para não passar por arrogante ou prepotente? Não, meu caro. Eu estou dizendo do que o mundo precisa, mas não estou dizendo que eu tenho isso. Eu não disse que já descobri a minha genialidade, mas eu tenho certeza: ela existe. Como existe para todo mundo.
E muita gente precisa aprender na faculdade, precisa do ambiente acadêmico, da cobrança, da figura do professor. SE você puder ser superfeliz e bem-sucedido sem essa estrutura, ótimo. Eu precisei dela. E tenho certeza de que muita gente precisa.
Sim, por mais gênio que seja, ninguém nasce sabendo, em algum lugar tem que aprender. O problema é que a faculdade está longe de ser isso.
O mundo não é feito só de gênios.
É sim. O que muda é que alguns descobrem suas áreas afins e outros não.
Eu não sou gênio.
É sim. Só não conhece sua potencialidade.
não posso me dar o luxo de esperar 20 anos até descobrir qual é a minha superaptidão.
Não vai demorar necessariamente 20 anos. É uma questão de autoconhecimento e observação.
Para gente normal, como eu, passar no vestibular É o primeiro passo para uma *chance* de ter uma vida melhor.
Presumo que com 'normal' você queira dizer 'comum'. Mas se você é feliz com a vida que tem, continue assim. Talvez você nunca descubra seu real potencial, mas haverão outras oportunidades.
Fermc A genialidade não se adquiri!!
Exato. Genialidade não se adquirE... Se descobre.
|
Fermc Veterano |
· votar
McBonalds Exato. Genialidade não se adquirE... Se descobre.
Não foi isso que eu disse...
Eu disse que ou você nasce gênio, ou não nasce gênio. É impossível alguém depois dos 19 anos anos pensar: Eu sou um gênio!! E pronto, o cara vira gênio!! Você tá assistindo muito filme cara!! =)
A genialidade não está ao alcançe de todos, muito pelo contrário.
Conheço pessoas que são burras por natureza, assim como Einstein nasceu um gênio essas pessoas que eu conheço nasceram burras, e acredite, nada, EU DISSE ****NADA**** nesse mundo é capaz de fazer essas pessoas deixarem de ser burras!!
Nem se existisse aquele negócio igual no filme Matrix, que as pessoas "instalam" o conhecimento de algo no cérebro da pessoa, nem assim esses meus amigos deixariam de ser burros!!
E cara, não venha dizer que eles podem ser inteligentes se acreditarem nisso e blá, blá, blá, porque eu conheço os caras e acredite: Se eu digo que é impossível eles deixarem de ser burros, é porque realmente é impossível!!
OBS: Você é psicólogo ou sociólogo?
|
Valefort Veterano |
# dez/07
· votar
vou fazer vestibular amanha e nao vou passar:)
|
Fermc Veterano |
# dez/07
· votar
Valefort
Blz! Você tem futuro garoto, confio em você!!
|
McBonalds Veterano |
# dez/07
· votar
Fermc
Você tá assistindo muito filme cara!! =)
Vendo muitos filmes, lendo muitos livros e me informando muito sobre esse assunto.
Cara, no caso desses seus amigos, se eles decidirem despertar essa genialidade escondida neles, não é você quem vai dizer o contrário.
O que existe nesse caso é a acomodação e a auto afirmação: "Eu sou burro, não há ***NADA*** que me faça mudar". Aí não muda mesmo.
A genialidade não está ao alcançe de todos, muito pelo contrário. Sim, está. Inclusive tem muitos autores que escreveram sobre isso. Na verdade não é questão de alcance, e sim de você se auto-conhecer o suficiente para procurar essa genialidade adormecida dentro de você. Se você não quiser fazer isso e ficar se auto-afirmando do contrário, paciência.
Limitações físicas não existem. Está provado que todos estes gênios tinham exatamente o mesmo cérebro que as pessoas normais. A diferença está no empenho de cada indivíduo.
OBS: Você é psicólogo ou sociólogo?
Como já disse antes, a minha área é Comércio Exterior, mas me interesso muito por Psicologia e tenho conhecimentos em Pedagogia.
|
Fastturtle Veterano |
# dez/07
· votar
vou fazer vestibular amanha e nao vou passar:) \o/
|
Bog Veterano
|
# dez/07 · Editado por: Bog
· votar
McBonalds Não estou invertendo as coisas. Só estou tentando dizer que Realização Profissional é diferente de Sucesso Profissional.
Ah, tá.
O que é mais importante, afinal de contas é o canudo, e não o seu conhecimento.
Cara, você simplesmente ignorou a minha listinha de "coisas para as quais servem um doutorado e que não são um diploma". Muitas delas valem para graduação também, e para graduação no Brasil.
Continuo achando que você encara universidade como um "escolão". Universidade não é e nem deve ser isso. Se a TUA universidade é assim, não quer dizer que as outras sejam. E se você julga o todo a partir de uma idéia pré-concebida (e errada), teu julgamento só pode ser errado.
Esse 'choque' poderia muito bem desaparecer, se o sistema de admissão nas faculdades fosse diferente.
Com certeza. Digo mais, tudo o que se ensina no ensino médio é cheio de problemas. Mas isso não muda em nada a utilidade de uma boa universidade como ambiente para disseminação de idéias, e geração/divulgação do conhecimento.
nem sempre o 'sistema educacional' consegue ensinar aquilo que o cara precisa saber.
Isso é óbvio. Mas entre um médico com diploma e um médico sem diploma que jura que é bom porque faculdade é desnecessário, ainda fico com o primeiro.
Depende, se o 'tratamento' mirabolante fosse mais eficiente, rápido e/ou barato eu não pensaria duas vezes.
O tratamento mirabolantes só seria mais rápido/barato/eficiente se muitos outros médicos não estivessem inventando seus próprios tratamentos mirabolantes.
Além de ignorar o fato de que universidade não é escolão, você também parece não entender como que a pesquisa se estabelece e como que o conhecimento geral evolui.
Não estou dizendo que o 'resto' seja insignicante, desprezível ou que não tenha valor.
Ah tá! Então, se o cara vem e diz "puxa, não passei no vestibular", não é legal dizer "vestibular não significa nada". Se os objetivos do cara incluem isso, significa sim, para ele.
ninguém nasce sabendo, em algum lugar tem que aprender. O problema é que a faculdade está longe de ser isso.
Como assim?!?!?!?! Você acha que faculdade nenhuma ensina nada?!?!!? Cara, você está com um problema de lógica!!! Vamos lá:
A afirmação
Para toda universidade X e todo aluno Y, se Y estuda em X, Y aprende.
É falsa. Mas isso não quer dizer que a implicação oposta:
Para toda universidade X e todo aluno Y, se Y estuda em X, Y não aprende.
Seja verdadeira!!!!
Se nem toda universidade ensina o que deveria, não quer dizer que ninguém pode aprender nada em qualquer universidade!
Você é a sua própria limitação. Você só descobre seu potencial quando quer.
os que compõe esse 'resto' ainda não descobriram o seu real potencial.
todos podem se equiparar a Beethoven, Einstein ou Bill Gates.
Eu não disse que já descobri a minha genialidade, mas eu tenho certeza: ela existe. Como existe para todo mundo.
Eu não sou gênio. É sim.
O mundo não é feito só de gênios. É sim.
Opa, então nós chegamos no cerne da questão. É aqui que as nossas opiniões divergem, e divergem gritantemente. Vamos lá:
1. Como você está fazendo a afirmação positiva, você devia apresentar evidências. Do contrário, não temos um fato estabelecido, e sim uma crença.
2. A tua hipótese não é testável, e nem científica. Ela é o tipo de "verdade auto-evidente". Para qualquer sujeito que eu teste e conclua que ele não é um gênio, você SEMPRE pode dizer: "é sim, mas não descobriu ainda". Por ser uma hipótese não-testável, é e continuará sendo meramente uma questão de FÉ.
3. A força da tua crença em algo não torna algo mais verdadeiro por si só.
No mais, todo esse papo parece mais um discurso de livrinho de auto-ajuda do que o fruto de observação e experimentação. Por isso, vou continuar cético a respeito da hipótese de que todos são gênios. Até que se prove o contrário.
Para finalizar:
Está provado que todos estes gênios tinham exatamente o mesmo cérebro que as pessoas normais. A diferença está no empenho de cada indivíduo.
"Está provado" onde? Ficaria muito feliz se você me mostrasse onde é que "está provado".
Sei que a Internet não é exatamente uma fonte segura de conhecimentos, mas leia isso:
http://pessoas.hsw.uol.com.br/genios1.htm
destaque para
O cérebro de Einstein era um pouco menor do que o cérebro médio. Partes de seu lobo parietal, entretanto, eram mais largas do que o cérebro da maioria das pessoas. As áreas maiores no cérebro de Einstein estão relacionadas ao raciocínio matemático e espacial. Seu lobo parietal quase não apresentava uma fissura que é encontrada no cérebro da maioria das pessoas.
Ou seja, ao que parece nem TODOS esses gênios tinham o mesmo cérebro que "pessoas normais". Pelo menos um tinha um cérebro diferente...
Cuidado ao dizer que algo "está provado" sem ter evidências disso. Nada "está provado" sem evidências. Tua crença em algo não prova este algo. E não temos qualquer evidência de que a hipótese "todos são gênios" seja verdadeira. Não existe qualquer fato que demonstre isso. Pelo contrário, temos indícios é de que existem diferenças entre os gênios e as pessoas ditas "comuns".
E lembre-se: a diferença entre a razão e a fé cega é simples: na razão, se as evidências não batem com a hipótese, muda-se a hipótese. Na fé cega, se as evidências não batem com a hipótese, mudam-se as evidências.
|