Qual idioma devo estudar agora?

Autor Mensagem
McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Izzy Dragon
Cara, desculpa se falei besteira ou te ofendi de alguma forma.
Que isso, estamos aqui para trocar idéias...

Ou seja... Esperanto não tem raiz, não tem uma cultura associada diretamente a ele. Por isso é que precisam escrever este manifesto, porque não é um idioma que se sustente... precisa de muito esforço dos entusiastas para que não morra.

Pelo contrário. O Esperanto tem uma literatura e cultura mais ricas do que muitas línguas naturais:
- 50 mil títulos literários produzidos originalmente ou traduzidos para o Esperanto. (Entre eles a Bíblia e a biografia do Pelé rsrsrs)
- Filmes feitos totalmente nessa língua (inclusive no Brasil tem uma produtora que se especializou em produzir filmes somente nessa língua)
- Centenas de artistas que produzem suas músicas apenas na Língua Internacional (para mais informações procure o meu post sobre o Supernova).

O que é mais lógico para você? Investir 6 meses aprendendo uma língua através da qual você tem acesso a todos os países do mundo; ou investir 6 anos aprendendo inglês para conhecer EUA, UK e Austrália, depois mais 6 anos aprendendo Espanhol para conhecer Espanha, Argentina e Chile, depois mais uns 10 para aprender mandarim e conhecer uma parte da China, e por aí vai?

É justamente o fato do Esperanto não pertencer exclusivamente a um ou dois povos (ao contrário do Inglês, por exemplo) que o torna muito mais democrático que qualquer outra língua nacional, porque ninguém tem que abdicar da sua cultura para aprendê-lo, pelo contrário, quanto mais povos aprenderem essa língua, mais rica ela será.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


Izzy Dragon
Eu leio muito em espanhol, acabei de terminar um do Gabriel Garcia Marquez e já vou começar outro^^ É bom sempre espandir o vocabulário.

Kensei
Sim, to meio parado com o inglês faz um tempo, já não estou com a mesma habilidade de antes, estou estudando muito espanhol, vou voltar a estudar inglês.

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


Izzy Dragon
Te digo que nem morando no país você ira falar 100%, parte das palavras você vai por dedução e relação com outras palavras do contexto da frase.

has4
Veterano
# nov/07
· votar


TÔ n´outra, brother, Tô aprendendo: LÍNGUA DAS ANJINHAS!

paranauê
Veterano
# nov/07
· votar


Comecei a estudar finlandês (por enquanto, auto-didata) oficialmente. Primeiro aprender o vocabulário básico (números, animais, cores), depois partir pra gramática maldita.

Ngm
Veterano
# nov/07
· votar


Kensei
Eu sinceramente não acredito que existam escolas de idiomas realmente boas. Depois de dois anos estudando russo sozinho eu cheguei à conclusão que dá aprender melhor, mais rápido e de uma forma mais gostosa, se você fizer isso em casa, na hora que você quer, do jeito que você quer, sem ter que dar satisfação a ninguém. Eu fiz 3 anos de curso de inglês, e não tenho nenhuma dúvida que o período em que eu mais evolui foi quando eu terminei o colégio, e passei a estudar sozinho.

Você só precisa ter motivação, um pouquinho de tempo e um bom método. Atualmente, eu acho que o site que eu indiquei ali atrás (LingQ) tem o melhor método que eu já conheci.

McBonalds
Na boa, cara, isso aí é ilusão. O esperanto é muito menos do que você tá dizendo. Essa idéia de que falando essa língua você vai poder se comunicar em qualquer lugar do mundo é fantasia dos entusiastas.

Não me leve a mal, eu não tenho nada contra o esperanto em si. Acho a idéia de um idioma universal muito legal. Só não acho que seja realmente viável, ou que o esperanto seja essa língua.

paranauê
Finlandês deve ser muito legal! Se eu viver o bastante, um dia vou estudar essa língua!

TG Aoshi
Veterano
# nov/07
· votar


mas te aconselharia a estudar Esperanto!

Nada contra o idioma, mas é um dos piores conselhos que já ouvi quanto ao assunto...

TG Aoshi
Veterano
# nov/07 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Kensei
Todo mundo fala da Cultura Inglesa, mas... milagre não existe! Depende muito mais do seu interesse, da sua dedicação e sua disciplina do que de uma escola e métodos excelentes. Acho q o Atum Bluesman, como autodidata, é o maior exemplo disso.

E repito, não vai ter curso que faça milagres se vc não se dedicar e ter disciplina!

Atum Bluesman
Veterano
# nov/07
· votar


TG Aoshi
Algumas páginas atrás eu cheguei a indicar alguns livros, creio que com vontade dá para ir muito longe com eles.

Quanto a escolas para aprender mesmo tem que ser ou Cellep ou Alumni, que custam o olho da cara, de resto te enganam mais que tudo, talvés uma Cultura Inglesa se salve mas também não é tudo isso.

GAROTA
Veterano
# nov/07
· votar


Izzy Dragon
Esperanto não conseguiu nem atingir o propósito para o qual foi criada

Ainda não..

GAROTA
Veterano
# nov/07
· votar


TG Aoshi
Nada contra o idioma, mas é um dos piores conselhos que já ouvi quanto ao assunto...

Minha opinião pessoal..

E repare que eu dei outras sugestões também..

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Ngm

Na boa, cara, isso aí é ilusão. O esperanto é muito menos do que você tá dizendo. Essa idéia de que falando essa língua você vai poder se comunicar em qualquer lugar do mundo é fantasia dos entusiastas.

Não me leve a mal, eu não tenho nada contra o esperanto em si. Acho a idéia de um idioma universal muito legal. Só não acho que seja realmente viável, ou que o esperanto seja essa língua.


Eu estudo e falo Esperanto fluentemente (não que seja lá uma coisa tão difícil), aprendi em menos de 6 meses. E te digo: tenho amigos por todo o mundo, no Japão, na Hungria, na Letônia, na Rússia e até nos Estados Unidos, com os quais me comunico apenas em Esperanto. O Esperanto já é universal.

Posso viajar para qualquer lugar do mundo sem pagar por hospedagem, apenas utilizando um serviço chamado 'Pasporta Servo', que me permite me hospedar na casa de outras pessoas que falam Esperanto em qualquer lugar do mundo sem pagar nem um centavo. Inclusive, no ano que vem, planejo ir para Rotterdam participar do Congresso Universal de Esperanto.

Não há embazamento teórico e nem prático para se dizer que o Esperanto não seja viável. Pelo contrário, estudos mostram que o Esperanto é a única língua capaz de cumprir a função de Língua Auxiliar Internacional, pelo fato de ser neutra e de fácil aprendizado. Nenhuma outra língua nacional serve para essa função.

Na boa cara, eu estou dizendo o que eu vi, nesse ano que eu tenho estudado essa língua. Muito do que se diz contra o Esperanto é baseado em pensamentos poéticos e românticos sobre lingüística, nada disso tem embasamento.

TG Aoshi
Nada contra o idioma, mas é um dos piores conselhos que já ouvi quanto ao assunto...

Um dos piores conselhos que eu já ouvi foi esse: "Estude inglês, além de conseguir um empregobom, com ele você se comunica em qualquer lugar do mundo. Isso sim é ilusão

Mas tirando isso, eu gostaria de estudar húngaro. A escrita e o som me lembram muito as línguas élficas criadas por Tolkien.

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


***POST DUPLO***

GAROTA
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

Um dos piores conselhos que eu já ouvi foi esse: "Estude inglês, além de conseguir um emprego bom, com ele você se comunica em qualquer lugar do mundo". Apesar de ser muito importante estudar inglês, esse pensamento é uma ilusão

Concordo contigo.. esse monopólio inglês nas nossas vidas me incomoda...

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


GAROTA
Na verdade incomoda o mundo todo. É o que acontece quando se utiliza como língua auxiliar um idioma que não têm as mínimas condições para isso...

Não estou dizendo que não seja importante estudar inglês, é sim. Mas também é importante estudar Mandarim, Espanhol, Servo-Croata, etc. Nenhuma língua nacional deveria ser considerada mais importante que as outras.

Larizinha
Veterano
# nov/07
· votar


Atum Bluesman

Eu tô querendo aprender por conta própria tbm mas nem sei por onde começo. Tô perdidaça. Não sei se pela gramática ou vocebulário. O que você me indica?

LuizJu88
Veterano
# nov/07 · Editado por: LuizJu88
· votar


Hoje posso dizer que sei Português e me viro muito bem em Inglês(inclusive considerado fluente por alguns testes, apesar de eu não o considerar assim)
Minha maior vontade é aprender Francês, acho um idioma fantástico, acabei construindo admiração por musicas e outras coisas nessa língua...

PS: teria que aprender por conta própria e não faço nem idéia de por onde começar ou onde encontrar material =]

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

Mas por outro lado, se eu não soubesse inglês, jamais poderia ter a profissão que tenho. Para o bem ou para o mal, é o idioma usado no que faço. Claro que essa de que todo mundo fala inglês é ilusão. Aqui no Japão, são poucos os que falam.

Mas não tem desculpa: se eu não souber escrever em inglês, não publico nada. Se não souber ler em inglês, não posso sequer acompanhar a pesquisa dos outros, ou saber do "estado da arte". Se não souber falar inglês, não posso ir a conferências.

Enfim, existe um grande abismo entre "as coisas como são" e "as coisas como deveriam ser"... :-/

Christina Amaral
Veterano
# nov/07
· votar


Qual idioma devo estudar agora?
Todos os idiomas que conseguir...
Mas acho que chinês é uma boa (caso queira apenas mais um idioma...)

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Bog
Mas por outro lado, se eu não soubesse inglês, jamais poderia ter a profissão que tenho. Para o bem ou para o mal, é o idioma usado no que faço. Claro que essa de que todo mundo fala inglês é ilusão. Aqui no Japão, são poucos os que falam.

Com certeza. E o seu desempenho profissional ficaria em questão, caso você não falasse inglês, pois não poderia argumentar nem expor as suas idéias à comunidade científica. Do meu ponto de vista, isso é uma grande injustiça, pois enquanto você tem que gastar 5-7 anos de sua vida para estudar um idioma estrangeiro, um americano gasta esse tempo se aperfeiçoando na área dele e -quando em conferências internacionais - simplesmente falaria o idioma que sempre falou, desde o berço. Isso não é democrático.

GAROTA
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
Nenhuma língua nacional deveria ser considerada mais importante que as outras.

Claro..
mas infelizmente.. =/

Bog
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

Pois é... eu ainda tive a sorte de aprender inglês naturalmente, desde os 3 anos. Não me lembro de ter "aprendido" inglês em algum momento. Mas já vi muita gente - e gente boa - ficando para trás por não conseguir acompanhar o ritmo dos demais. Enquanto os outros estão assimilando idéias, eles estavam apenas tentando entender do que os outros estavam falando.

Quanto ao esperanto, nunca conheci alguém que falasse de verdade. Isso por si só já me deixa meio desconfiado da utilidade prática desse idioma. Não que a idéia seja ruim, mas é aquilo... a diferença entre o que é e o que devia ser.

Por outro lado, se ninguém faz nada, ficamos para sempre com o como é e jamais chegamos no como deveria ser. Mas isso eu deixo para os linguistas e outros...

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Bog
Quanto ao esperanto, nunca conheci alguém que falasse de verdade. Isso por si só já me deixa meio desconfiado da utilidade prática desse idioma.

Tolkien, Graciliano Ramos, O Papa João Paulo II e seus antecessores... Mas no dia-a-dia, talvez você não tenha encontrado apenas por não perguntar às pessoas certas, ninguém anda com uma plaquinha escrito: "Eu falo Esperanto".

O Congresso Universal de Esperanto aconteceu aí no Japão, em Julho desse ano, por exemplo.

Quanto à utilidade prática do Esperanto, eu não tenho dúvidas. Ele é utilizado nos mais diversos campos, como as artes, a medicina, na economia (Comércio Exterior incluso), nas ciências exatas e nas religiões.

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds
sério mesmo que esperanto é útil? Eu achava que era mó língua pouco usual, que foi criada já fadada ao fracasso

Dogs2
Veterano
# nov/07
· votar


Black Fire
estude tupy-guarani...
Bah, esse é tri útil, basta ver a vasta literatura indígena.


ahuahauah poxa, triste mas real

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


Ngm
Que pegada hein mermão, aprendeu russo na "unha"! Parabéns!

McBonalds
Veterano
# nov/07
· votar


Dogs2
Pelo menos eu encontro bastante utilidade. Estou lendo um livro de um escritor polonês que foi publicado só na língua nacional dele. Sem o Esperanto eu nunca teria acesso a esse tipo de literatura.

PS.: O Esperanto tem 120 anos, e a estimativa de esperantistas variam de 3 a 10 milhões, em 115 países em todos os continentes.

Izzy Dragon
Veterano
# nov/07
· votar


McBonalds

Cara... é que pra mim não tem sentido defender uma língua que precisa ser defendida pra existir.

E um idioma, pra ser forte, deve ser resultado de séculos de história, não surgir da cabeça de 1 homem.

Depois que li o site que você recomendou meu conceito sobre esperanto decaiu ainda mais.

Kensei
Veterano
# nov/07
· votar


Na minha opinião, a principal utilidade de estudar uma língua, é aproximar culturas, dessa forma, e de acordo com o stabelishment, o inglês é a ferramenta mais utilizada, e que permite vc conseguir trocar idéias, culturas e o caralho a 4 com um tailandês, por exemplo. Acho que no caso do Esperanto, isso não seria possível, de um modo geral, mas podendo ter utilidade em casos "específicos".

McBonalds
Veterano
# nov/07 · Editado por: McBonalds
· votar


Izzy Dragon
O Esperanto não precisa ser defendido para existir, ele tem se mostrado ser uma língua viva, como qualquer outra. O que nós defendemos é a adoção dele como Língua Auxiliar nas relações internacionais, pelos motivos explicados no Manifesto de Praga.

E um idioma, pra ser forte, deve ser resultado de séculos de história, não surgir da cabeça de 1 homem.


Será que daqui a 80 anos seu pensamento vai mudar? Afinal de contas, o Esperanto tem 120 anos...
Pense em toda a diversidade cultural da humanidade ao seu alcance através de um único idioma. Eis o Esperanto.

O fato do Esperanto ser uma língua sem pátria, não significa que ele não tenha cultura, cada esperantista ajuda a construir e a enriquecer a língua de acordo com a sua própria cultura.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Qual idioma devo estudar agora?