Afinal governo de esquerda ou de direita?

Autor Mensagem
RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Era outros tempos... a violência aumentou em todo mundo -- não só no Brasil.
Eu concordo com isso em partes. No Brasil se vê um aumento de desorganizaçãoe violência bem fora da escala mundial.

Estava esperando alguém falar isso! ;)
E quem tocava a economia na época?
Collor.

de '92 a '94?????

Rato
Bom texto.
Só um comentário, eu sempre fui anti-esquerda! :P

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Kensei
Itamar

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


RafaelValeira
O bastião era FHC, mas pode-se dizer que as idéias vinham sendo estabelecidas dede 1984 (proposta LARIDA). Como eles mesmo dizem, faziam parte do "bunker" em 93-94: Gustavo Franco, André Lara Resende, Pércio Árida, Edmar Bacha e outros mais.

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


RafaelValeira
de '92 a '94?????
Itamar, e antes o Collor
Detalhe que o topete só assumiu porque Elle renunciou.
=))

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Kensei
As idéias podem vir de muito tempo, mas para mim se tivesse outra pessoa no lugar de FHC as coisas não seriam assim.

maggie
Eu sei que o Itamar só assumiu pq o Collor renunciou, mas a renúncia estava na cara.
Mas eu não diria que foi o Itamar que "tocou" a economia nesses 2 anos, e sim FHC.

Bom, como eu disse, eu defendo o primeiro mandato do cara.

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


RafaelValeira
Mas eu não diria que foi o Itamar que "tocou" a economia nesses 2 anos, e sim FHC.

Não, quem tocou foram os assessores.Gustavo Franco, André Lara Resende, Pércio Árida, Edmar Bacha e outros mais

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


RafaelValeira
As idéias podem vir de muito tempo, mas para mim se tivesse outra pessoa no lugar de FHC as coisas não seriam assim.

Provável, mas nunca saberemos!

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Kensei
Bom, ainda assim, eu não acho que essa alavancada na economia existiria sem ele estar na fazenda em '93 e '94 e como presidente de '94 a '98.

Minha opinião, claro.

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


Pessoal acredita muito no lance de existir um MITO, um herói, um homem. Invariavelmente as coisas não funcionam assim.

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Provável, mas nunca saberemos!
Concordo. Por isso eu digo que é minha opinião! ;)

Patys
Veterano
# jun/07
· votar


de existir um MITO, um herói, um homem

JK?

=)

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


Kensei
Eu não acredito em Mitos, estou pensando em fatos.
Eu sei que ele não foi único, mas a equipe dele foi!

Bom, legal essa discussão, mas vou almoçar! Flw!

RafaelValeira
Veterano
# jun/07
· votar


JK?
Quem começou com a dívida externa brasileira! :(

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


RafaelValeira
O problema é que a realidade é um somatório dos fatos, e dizer que ele foi um bom presidente de 94 a 98 (sua opinião) e esquecer o período de 98 a 2002 na minha opinião é errado.

O que deu errado de 98 a 2002 não é resultado apenas dos fatos que ocorreram nesse período, é sim, em muito, fruto das escolhas econômicas de 94 a 98. Amparado nos dados econômicos, pode se dizer que a estabilidade promovida com o Plano Real, por exemplo, foi promovida a qualquer custo.

Só pra ilustrar, vai aí um parágrafo do economista Belluzzo:

O Plano Real não foi capaz de alterar as tendências básicas que prevaleceram na economia durante os anos 80 e início dos 90: o crescimento, em declínio desde o início da “década perdida”, continuou sua trajetória no “ciclo do real”. Também a qualidade do crescimento industrial recente se deteriorou: a “taxa medíocre” de expansão da indústria esteve apoiada em um único segmento: bens de consumo duráveis. A retração do investimento público e as privatizações fizeram declinar o gasto com a nova construção de infra-estrutura, prometendo o aparecimento de gargalos sobretudo nas áreas estratégicas de energia e transporte. Também por isso, a indústria de bens e capital, que ensaiara o papel de liderança do crescimento no início do Plano Real, sucumbiu ante os fatores adversos, e seus níveis de produção passaram a oscilar abaixo da média de crescimento. Por fim, o acúmulo de desequilíbrios – o déficit externo transformado em fragilidade financeira interna do setor público – e a precariedade da “inserção emergente” lançam periodicamente a economia na crise monetária, agora acompanhada da ameaça recessiva

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


Devil Boy
Ninguém pode servir a Deus e ao Diabo. (2)
Levando em consideração as asneiras que tem dito recentemente, acho que ele deve ter a mesma mentalidade do Médici, a quem combateu tanto. (2)
♥♥

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Pontos que considero importantes para uma nova realidade de legislação trabalhista.
Primeiro - do meu ponto de vista uma nova legislação poderia surgir dentro das classificações de porte das empresas como elas já se apresentam atualmente. Somente para um exemplo rápido, Micro empresas ou Simples (Não sei se existem nos Estados de vocês.) ou com faturamento igual ou inferior a R$244,000,00 e número de funcionários inferior a 19 (neste caso Micro).
Por exemplo: Um funcionário de qualquer organização terá os seguintes custos.
INSS 20% sobre o salário Bruto, sendo 12% pago pelo empregador e 8% pelo funcionário.
FGTS 8%, sendo que este incide sobre o total de proventos, horas extras e outros adicionais. . . Lembrando que quando da rescisão de contrato incidirá sobre o valor total depositado multa de 50% do valor, sendo 40% a favor do funcionário e 10% para o governo, pagos pelo empregador.
13º salário e 30% adicional sobre férias.
O seja:
Salario R$1,000,00
INSS R$200,00
FGTS R$80,00
13° R$76,92
Férias R$108,33
Total - R$1465,25
(não sou contador mas se alguém quiser recalcular)

Vou tentar não me alongar e vou a proposta.
É uma covardia que empresas deste porte e funcionários paguem a mesma carga que empresas de grande porte, portanto o governo poderia criar incentivos ao emprego da seguinte maneira.

1 - Repassar os custos e benefícios do FGTS para o seguro desemprego, como ? compartilhando com as empresas de seguro do setor privado esta responsbilidade ( O que eu chamaria de responsbilidade social de verdade).

2 - Diminuir o valor das contribuições tanto da empresa como do empregado e o INSS passa a assumir em sua carteira de aposentadoria o 13° e adicional de férias dos empregados de micro e pequenas empresas.

Haveriam outras maneiras, que vou postando ao longo do tópico.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Rato
Kensei
Um pedacinho ali em cima ok?

Devil Boy
Veterano
# jun/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


ZXC
♥♥
O tópico estava indo tão bem. Para quê desvirtuá-lo, delícia?

ZXC
Veterano
# jun/07 · Editado por: ZXC
· votar


Devil Boy

Tu não entende mesmo atitudes de carinho né? Eu apenas concordei com suas palavras...delícia!!!
Não quero que me chame em público de comunista, por isso me abstive de comentários. Afinal eu criei esse tópico........

maggie
Veterana
# jun/07
· votar


jimmt vandrake
Tem algumas viáveis, outras nem tanto...

Somente para um exemplo rápido, Micro empresas ou Simples (Não sei se existem nos Estados de vocês.) ou com faturamento igual ou inferior a R$244,000,00 e número de funcionários inferior a 19 (neste caso Micro).
Já tem MUITA sonegação de ICMS por conta dos pesados impostos.
E também já ouvi muitos empresários falando que no Brasil, muitas vezes é vantagem ser pequeno. Já pensou? Um país onde não vale a pena crescer, e quem cresce tem que sonegar.

ZXC
Veterano
# jun/07
· votar


maggie
O simples foi criado para não termos os fiscais no pé...acho que foi para ajudar a sonegação mesmo.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


maggie
Veja, vc tem razão em partes, não estou pensando em sonegação e outras coisas (como currupção), apenas em como mudar uma realidade onde formigas tem que lutar como elefantes para sobreviver.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


E quem é grande tem que praticar preços extorsivos?

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


jimmt vandrake
Diminuir o valor das contribuições tanto da empresa como do empregado e o INSS passa a assumir em sua carteira de aposentadoria o 13° e adicional de férias dos empregados de micro e pequenas empresas.

Cara, não sei se entendi certo, mas vc quer passar pro Estado isso? Juro que pensei que vc iria propor algo diminuísse a atuação do Estado.

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


jimmt vandrake
Veja, vc tem razão em partes, não estou pensando em sonegação e outras coisas (como currupção), apenas em como mudar uma realidade onde formigas tem que lutar como elefantes para sobreviver.

Man, o Estado nunca vai intervir dessa forma pra regular o mercado capitalista. Talvez na França ou Alemanha isso possa ocorrer...

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Kensei
Não, aumentar a participação do estado, particularmente acho que é responsabilidade do estado incentivar o emprego, face aos altos valores arrecadados em impostos e que julgo de baixo retorno.
No modelo atual, minha mera visão, o estado repassou para o empregado e empregador os custos e parece que este é um dos modelos que estão trazendo prejuízos ao emprego.

imorrivel
Veterano
# jun/07
· votar


Se for centro esquerda/direta ai nao sei, eh tudo a mesma merda!

Agora, nada como a boa e velha extrema direita...

Mas ah quem prefira o governo do Lulalá, fazer o que?

jimmy vandrake
Veterano
# jun/07
· votar


Kensei
Ampliar as responsabilidades, uma parte para o estado, outra para o empregador e empregado e outra para a iniciativa privad, como citei as seguradoras, que poderiam participar deste sistema e ainda ter um lucro.

Devil Boy
Veterano
# jun/07 · Editado por: Devil Boy
· votar


ZXC

Não quero que me chame em público de comunista
E você não é?

Afinal eu criei esse tópico........
Gostei do tópico. Faz anos que não pegava em minúcias de Economia, a galera daqui parece saber do que fala.

Kensei
Veterano
# jun/07
· votar


jimmt vandrake
Vc tem uma microempresa?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Afinal governo de esquerda ou de direita?