Com licença, a classe média foi à luta

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mai/07


Um grupo de 15 sem-teto aproveitou a madruga do feriadão -de segunda para terça-feira- e começou a levantar, tábua por tábua, num terreno baldio da zona sul paulistana, um conjunto de barracos. Ao ouvir as primeiras marteladas, 150 moradores de três condomínios vizinhos, linha classe média-média, decidiram enfrentar os “invasores”, destruíram o que havia sido construído e fizeram uma fogueira gigante com a madeira dos favelados.

Os moradores de um dos condomínios, o Village di Firenze, chegaram a interditar a avenida do Cursino, ali nas proximidades, em protesto contra os sem-teto e a prefeitura -o terreno baldio era particular, foi desapropiado e voltou, depois de disputa jurídica, para as mãos do dono, que nunca utilizou a propriedade para nada. Os condôminos dizem que a favelização resultaria em assaltos e desvalorização dos apartamentos. A queda-de-braço com os sem-teto não é de hoje, mas foi a primeira vez que resolveram enfrentar eles mesmos os desabrigados -a PM chegou bem depois.

Fonte

Daniel Jr
Veterano
# mai/07
· votar


Primeiro lol

xXCarolXx
Veterano
# mai/07
· votar


nossa...

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/07 · Editado por: Christhian
· votar


maggie
Passei por lá ontem, tive que desviar absurdamente de caminho, não sabia o que havia acontecido.

Essa região tem muito contraste de classes sociais - próximo ao shopping Plaza Sul existem casas de até R$ 800.000,00. Quando comprei a minha aqui, uma casa menor (a minha tem 180m² e lá haviam umas de 120m², bem menores) estavam até 30% mais caras. Já na região da Cursino, com a grana que comprei aqui, dava pra comprar praticamente duas. Justamente por esse contraste.

Acho meio doido fazer isso, apesar que eles defenderam os interesses deles. No meio dessa gente tem muita gente trabalhadora, mas tb existem os malucos que só fazem assaltar e se drogar. Pra arrumarem uma onda de seqüestros relâmpagos agora, não custa nada. Eu não passo mais por lá tão cedo, depois dessa.

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


Parafraseando Heinrich Heine:

"Onde se queimam favelas, acaba-se queimando pessoas."

maggie
Veterana
# mai/07
· votar


Acho meio doido fazer isso, apesar que eles defenderam os interesses deles.
É.. não sei o que pensar disso.
Por um lado, concordo que a população reaja e não fique só reclamando.

Por outro lado, tem toda uma classe de sem-tetos por aí.
Mas se esses sem-teto forem do mesmo naipe dos sem-terra do MST, provavelmente o percentual de gente trabalhadora é bem pequeno. A maioria é aproveitador, mesmo.

Space Ace
Veterano
# mai/07
· votar


tem mais é q tacar fogo nesses parasitas mesmo

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


maggie

A CF prevê situação assim, mas é o estado que tem que utilizar o imóvel. Primeiro eles tributam com iptu progressivo se o imóvel estiver sem utilização. Depois eles desapropriam. Será que funciona?

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


maggie
Eu acho que isso é uma questão complicada. A população tem uma parcela de culpa, principalmente por votar errado, pois a responsabilidade disso é do governo. Nao é justo essas pessoas ficarem desalojadas tb.

Não são exatamente como os Sem terra, mas já houveram diversas tentativas em negociar um terreno em uma região 3 km mais afastada, no início da rodovia dos imigrantes (existe transporte coletivo regular ali) e um grupo não aceitou, pois queria msm é ficar perto de onde tem $$ (eles alegavam que tinham direito de morar perto do comércio, como todo mundo. Porém não geram muita renda para usufruir do comércio dessa região, que é diferenciado) Vai entender. Se for o msm grupo, é meio manjado na região.

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


Space Ace
tem mais é q tacar fogo nesses parasitas mesmo

Aí os familiares desses "parasitas" aparecem e cortam em pedacinhos vc, sua famílias e todos os seus vizinhos.

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# mai/07
· votar


r2s2
Ali já havia sido desapropriado, mas o proprietário parece que reaveu na justiça... o problema é que está sem uso, desde muito tempo atrás.

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


Pena que a classe baixa brasileira não tem a coragem dos franceses...

r2s2
Veterano
# mai/07 · Editado por: r2s2
· votar


Christhian

É pq no Brasil vc sabe, as leis e a CF são postas em prática em doses homeopáticas.

CF/88:

Art. 182. A política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem- estar de seus habitantes.
....
§ 4º - É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento, sob pena, sucessivamente, de:
I - parcelamento ou edificação compulsórios;
II - imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana progressivo no tempo;
III - desapropriação com pagamento mediante títulos da dívida pública de emissão previamente aprovada pelo Senado Federal, com prazo de resgate de até dez anos, em parcelas anuais, iguais e sucessivas, assegurados o valor real da indenização e os juros legais.

Só não sei se já existe essa lei municipal aí.

brunohardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


A classe média é sempre a que mais se fode, acho que ela tem que começar a botar pra fuder também!

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


brunohardrocker
Seria bom se eles (nós?) fudessem com quem fudeu eles, não?

brunohardrocker
Veterano
# mai/07 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Party Boy

Classe média só leva pau, é a que sofre pra pagar os impostos para melhorar a qualidade de vida, mas na verdade não melhora a qualidade de vida, e sim o bolso da classe alta, e a classe baixa cada vez mais "baixa" e sendo sustentada também pela classe média.
Eu pertenço a classe média e sei o que é isso.

maggie
Veterana
# mai/07
· votar


r2s2
É só um terreno, pelo que entendi.
E se o cara quiser ter o terreno sem nada, e pagar os impostos em dia, não há o que fazer.

Christhian
e um grupo não aceitou, pois queria msm é ficar perto de onde tem $$
Putz, se foi esse o caso... foi bem feito!
Porque se der casa e terreno pra eles, eu também quero. Eu e milhares que não tem casa própria.

gsprs
Veterano
# mai/07
· votar


maggie
Mas se esses sem-teto forem do mesmo naipe dos sem-terra do MST, provavelmente o percentual de gente trabalhadora é bem pequeno. A maioria é aproveitador, mesmo.
Ponho uma vírgula aí.
Depende o grupo de sem terras que você fala.
No meu ponto de vista tem muito mais gente trabalhadora e honesta do que baderneira. Só que os baderneiros aparecem mais.

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


brunohardrocker
Concordo, mas isso só acontece pq a classe média permite e é apática diante das elites. Ninguém faz nada, e quando faz é só pra reclamar do aeroporto, pedir diminuição da maioridade penal por causa do assassinato de fulano-de-tal...

Com uma classe média apática dessas, e com uma classe baixa alienada ao extremo devido às condições impostas, esse Brasil de bosta não tem salvação mesmo!

brunohardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


Party Boy

Triste, mas é a realidade.

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


brunohardrocker
Triste, mas é a realidade.

[mode James on]

Sad But Truuuuueeeeee!!

[mode James off/]

=D

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


brunohardrocker

Exatamente isso.

Os ricos, desde o Gênesis nos exploram. Eles inventaram um motivo pra nos obrigar a trabalhar pra eles. Já disseram de todas as formas possíveis que temos que trabalhar como loucos. Já nos convenceram que era maldição pelo crime de caim, pelo erro de epimeteu, que enobrece a alma e agora nos convencem que faz bem pra auto-estima. Eles nos mandam para as guerras e nos convencem que é honrado morrer pelo país, mas eles mesmos não vão.

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


maggie
É só um terreno, pelo que entendi.
E se o cara quiser ter o terreno sem nada, e pagar os impostos em dia, não há o que fazer.


Leia o texto da CF que eu postei. O que vc disse está algumas décadas atrasado. Atualmente toda propriedade deve cumprir sua função social, num é só ter e pagar imposto não.

ROTTA
Veterano
# mai/07
· votar


É este tipo de atitude que anda em falta no nosso país. É uma conivência com a bandidagem que eu nunca pensei que fosse ver! A vagabundagem é (mais) celebrada e quem trabalha e tem opinião é chamado de reacionário...

Abraços.

Party Boy
Veterano
# mai/07 · Editado por: Party Boy
· votar


r2s2
num é só ter e pagar imposto não.
Isso em teoria né...

Eu sempre tenho a impressão de que esses artigos são cuidadosamente escritos pra favorecer os proprietários, apesar de não entender nada de leis...

Party Boy
Veterano
# mai/07
· votar


Marco Alan Rotta
Só faltou falar q era um bando de baderneiros e subversivos...

Já ouvi isso em algum lugar...

gsprs
Veterano
# mai/07
· votar


Eu sempre tenho a impressão de que esses artigos são cuidadosamente escritos pra favorecer os proprietários...
auhsahsuuahsuauhsuhaush

Boa

gsprs
Veterano
# mai/07
· votar


Só faltou falar q era um bando de baderneiros e subversivos...

Já ouvi isso em algum lugar...

auhsuhasuhauhsuhauhsuauhsu

Boa (2)

r2s2
Veterano
# mai/07
· votar


Party Boy
Eu sempre tenho a impressão de que esses artigos são cuidadosamente escritos pra favorecer os proprietários, apesar de não entender nada de leis...

Nem precisa, pode ser explícito que os caras atropelam mesmo.

Rato
Veterano
# mai/07
· votar


o mais interessante é quando qustionam a prefeitura sobre o " status " do terreno.

Nimnguém sabe de anda haha

de qualquer forma, tá certo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Com licença, a classe média foi à luta