A Educação no Brasil é

Autor Mensagem
Carla Andréa
Veterano
# mar/07
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Sashsiam_2

Pois é. A maioria das pessoas acham que criança vai à escola apenas para brincar, pintar, colar e cobrir letras...¬¬
Poucas têm a consciência da importancia pedagógica nesta fase, inclusive o esporte ou qualquer atividade física (com um acompanhamento de profissional apto, para poder desenvolver tb), pois estimulam a parte criativa, dão equilíbrio e disposição. Além de extravasar a energia da mulecada! \o/

Spectrum
Veterano
# mar/07
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Pois é...
Eu entrei agora no Ensino Médio e muitos alunos da minha classe que levavam a 8ªsérie na brincadeira estão levando o 1ºano na mesma...
E é formação do brasileiro mesmo, porque tem aluno assim tanto no estado quanto em particular...
eu mesmo digo que não sei estudar direito...porque mesmo em colégio particular, começaram a cobrar estudo mesmo "ameaçando", algo do tipo
"Estuda senão não vai tirar NOTA", sendo que o estudo é pra APRENDER de verdade, NOTA é consequência...é o que falam agora...
No mais, investimento em educação é a solução mesmo, vide Coréia, exemplo que eu ia dar mas já falaram aí...
=/

JB_
Veterano
# mar/07
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Acho que talvez o Brasil tenha problemas no interior em regiões mais pobres onde os recursos não chegam

Nem sempre, nas regiões um pouco mais distantes dos grandes centros, muitas crianças e adolescentes vão realmente para estudar e ver se viram alguém na vida. Já nas metrópoles 85% vão para causar, e mesmo quem quer estudar tem muita dificuldade. Falo isso por experiência, pelo menos aqui em SP é assim.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
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Deveria haver: Introdução ao Direito, Educação Ambiental, Adminstração Financeira. Português, Matema´rica Financeira, Política no Brasil, Introdução a Política; dentre outros =)

Bom tb Gäto.

Aqui ainda rola, em alguns colégios: Sociologia, Filosofia, Gestão Empreeendedora (O.o), Economia...sério.

Mas Biologia tem que ter! hehe

Saudades do velhos tempos que existia O.S.P.B, EMC...
=(

Spectrum
Veterano
# mar/07
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Agora lembrei de uma coisa aqui...
tava com uma amiga estudando Matemática (era pra estar na minha classe, mas ela tá na 8ª série, bombou na 6ª) e percebi que sei lá...ela já começa o ano "pronta" pra pegar recuperação...ela não se interessa em ao menos estudar...pra aprender, pra usar na vida dela e ainda conseguir aproveitar plenamente as férias...não entendo isso...
vai saber =/

thiaguinhu
Veterano
# mar/07
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se o aluno souber aplicações, ele se interessará ....

quem nunca ouviu na sala da faculdade "professor ...onde eu vou usar isso?!" e o professor começa a enorme lista de utilidades ...esse é o caminho ...

Sniper
Veterano
# mar/07
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Que saudades do ginásio

Pardal
Veterano
# mar/07
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Como futuro professor, gostaria de emitir minha opinião. Sabem todos vós que tivemos um grande educador, Nelson Freire? Pedagogo, o cara sabia que o que tem que mudar não é só o investimento no professor e no aluno, mas também o foco, como já foi falado aqui anteriormente.

Hoje em dia, assimilamos a identidade daquilo que fazemos. Por exemplo: Eu sou estudante, aspirante a professor, certo? Errado, eu sou uma pessoa, que se chama Daniel Campos. Mas hoje em dia somos tão bombardeados com a idéia de sermos "algo" e não alguém que nos sujeitamos a estudar em escolas e cursinhos para sermos algo que não somos. Eu não me chamo professor, eu tenho uma identidade pessoal. Mas para essa identidade pessoal é necessário que haja também uma "qualificação", isto é, a escola tem de preparar para a vida. Deve ser, portanto, uma busca constante do educador de se aprimorar para poder fornecer ferramentas aos seus alunos, que eles usarão por toda a vida, e não só em determinada situação profissional. Atualmente temos perdido o objetivo da educação: Antes, ela existia para construir a pessoa, prepará-la para utilizar os conhecimentos que existiam. Hoje, prepara para ela competir com os outros, e não a viver em harmonia com eles.

Mas isso cabe à pessoa que está à frente de uma sala de aula. O professor não é um profissional, é um mestre. O objetivo dele não deve ser ganhar um salário no final do mês, mas sim de transmitir conhecimentos de formação. é dever do educador participar do processo de assimilação dos alunos, indicando-lhe os vários caminhos. É também mister afirmar que o aluno só dará valor à aula que ele considerar importante e/ou interessante, e ninguém mais além do professor tem a condição de expôr o fator interesse; logo, precisamos de melhores professores, que não sejam profissionais, mas verdadeiros mestres da vida.

Nunca antes houve tantas teorias de como o conhecimento "aparece" na mente das pessoas, principalmente dos jovens. Paradoxalmente, nunca tivemos uma educação tão voltada para o "sucesso" profissional, como se alguém que recebesse pouco, apesar de ter estudado tanto, esteje realmente fracassado. Vivemos num mundo que não acredita que há espaço para todos. Precisamos mudar essa percepção: é como um bolo enorme, numa festa que tem muita gente: se você comer um pedaço grande demais, sem que houvesse de sua parte necessidade, outras pessoas podem ficar sem. Uma ilustração perfeita: o aniversário de São Paulo: um bolo quilométrico (literalmente), mas as primeiras pessoas foram as únicas a provarem do bolo, visto que todos os que estavam na linha de frente, ao invés de diretamente comerem o bolo, pegaram enormes porções dele, e só algumas famílias puderam saboreá-lo. Foi ridículo assistir àquilo, não foi? Pois é, no mundo as coisas estão acontecendo conformemente a isso: Muitas pessoas pegam muito, outras não pegam nada; mas, se todo mundo pegasse só um pouquinho, sem estrapolar da própria necessidade, haveria para todos um pedaço.

128556
Veterano
# mar/07
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- Acha matemática um troço complicado e inútil. [nao axo]
- Acha português um troço complicado e inútil. [aff..]
- Acha história um troço complicado e inútil. [eh a forma com a sociedade se organizo ¬¬ só isso ]
- Acha geografia um troço complicado e inútil. [dps votam no lula]
- Acha física um troço complicado e inútil. [ignorantes]
- Acha química um troço complicado e inútil. [burros]
- Acha biologia um troço complicado e inútil. [nao curto biologia.. mas podemos entender muitos efeitos sobre nós]

Soulface
Veterano
# mar/07
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Educação no Brasil???

Coldplay
Veterano
# mar/07
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eu só não gostava muito de Português, mas é util

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
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Lembrem-se, o perfil que eu coloquei é o do estudante médio. Nas escolas existem estudantes de vários níveis, desde os vagabundos até os esclarecidos, passando pelos médios e por aqueles que gostam de uma ou outra matéria, mesmo estudando só para ganhar nota.

Em particular, aqueles que tem um bom desembaraço matemático são os que se darão melhor no vestibular e na vida (saber interpretar direito um gráfico, raciocinar para resolver problemas, relacionar assuntos diferentes são qualidades que ajudam em tudo, não só na matemática). O estudante médio decora as fórmulas e as aplica em problemas ridículos. Quando aparece algo mais sugestivo, eles empacam e botam a culpa no professor, que não ensinou a matéria. Alguns poucos encaram o problema como um desafio e conseguem resolver, talvez pegando até um certo gosto pela matemática. Estes estão um nível acima dos médios.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
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Eu sou um pouco assim pelo simples falto de ensinarem coisas que nem eles mesmos sabem aonde vamos usar(já perguntamos para os professores na escola, boa parte eles falam que não tem uso mesmo, ensinam simplesmente para o vestibular, parece que nossa vida acaba ali) e esquecem de ensinar coisas importantes, quase não aprendemos sobre política na escola, somos o país menos politizado da américa latina, por isso nossos governantes deitam e rolam sobre nós.
E outra coisa parece que os professores hoje tem curso de, "como fazer o aluno não gostar da matéria, muito mal preparados, hoje se você pegar um tema e procurar meia hora na internet já tem informações muito mais atualizadas que eles, sem contar os que simplesmente não sabem matéria.

Atum Bluesman
Veterano
# mar/07
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Sashsiam_2
bom desembaraço matemático são os que se darão melhor no vestibular e na vida
Esqueça isso, a matemática por ser exata não existe "um outro lado", é aquilo e pronto, matérias humanas desenvolvem o aluno melhor para a vida por não ser algo certo, você acaba tendo que pensar por todos os lados, de todas as maneiras possíveis.

Normalmente quem gosta mais de matemática tem dificuldades em dialogar/debater, coisa que o aluno que vai bem em humanas provavelmente não tem.

Soulface
Veterano
# mar/07
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Atum Bluesman
Normalmente quem gosta mais de matemática tem dificuldades em dialogar/debater, coisa que o aluno que vai bem em humanas provavelmente não tem.
Sou nerd sim, e daí? aheuhauehuaheuhaeuhauheuaehaea

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
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Atum Bluesman
Acho as humanas importantes para a pessoa entender sobre política e economia, saber pensar sobre isso e comentar com os outros, ter sua própria opinião e não se deixar enganar pelos políticos.

No entanto, eu valorizo muito as exatas porque não é só no cálculo que elas são úteis. Depois de terminar o ensino médio, o aluno que teve maus professores de matemática vai esquecer os conhecimentos e não vai sobrar nada. Aquele que teve bons professores e soube aproveitá-los pode até esquecer o que aprendeu, mas vai preservar a capacidade de analisar os problemas que surgirem em sua vida, o raciocínio e a capacidade de relacionar conceitos diferentes. O estudante que resolve um problema geométrico utilizando álgebra, algo corriqueiro nas olimpíadas de matemática vai poder usar seu conhecimento de humanas para relacionar o que acontece na política com o que afetará sua vida de forma clara, quase automática. Também será, no gerla, mais organizado do que seria sem aprender matemática, inclusive na maneira de pensar.

Aliás, o bom mesmo é saber usar o raciocínio matemático em conjunto com o espírito crítico proveniente das ciências humanas. E um pouquinho de cálculo não faz mal a ninguém. Um pouco de inequações, por exemplo, e uma dose de abstração, e dá pra calcular qual é o combustível mais econômico no momento, o que vale mais a pena, se uma embalagem com 100g de um produto por 2 reais ou uma de 300g por 5,50. E aí também entram as humanas, fazendo o cara analisar se realmente consumirá os 300g, se vale mesmo a pena comprar o mais econômico.

a matemática por ser exata não existe "um outro lado", é aquilo e pronto, matérias humanas desenvolvem o aluno melhor para a vida por não ser algo certo, você acaba tendo que pensar por todos os lados, de todas as maneiras possíveis
A matemática tem recursos infinitamente variados, e pode ter múltiplas formas. Por exemplo, certa vez vi um problema fodão de uma olimpíada internacional, de geometria, resolvido por geometria plana, por trigonometria, por geometria analítica e por álgebra. 4 soluções para o mesmo problema! O resultado final é sempre o mesmo, e é isso que torna a matemática tão bela.

ScoobyD00
Veterano
# mar/07
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Eu acho..
- Acha matemática um troço complicado e inútil.
- Acha português um troço complicado e inútil.
- Acha história um troço complicado e inútil.
- Acha física um troço complicado e inútil.
Eu...
Estuda um dia antes das provas.

Guto EADG
Veterano
# mar/07
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eu nunca esqueço minha professora de matematica no colegio, qndo perguntavam pra ela pra qq servia tal coisa, ela sempre respondia uma das duas:

"não sei. nao fui eu que inventei."

ou "pra passar no vestibular..."

tudo o que eu NÃO SABIA de matemática, eu devo a ela.

baz
Veterano
# mar/07
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Não vou formular nenhum tese sobre a educação no Brasil, mas um dos pontos fundamentais é a leitura. Ou melhor a ausência dela.
As pessoas lêem pouco e vivem na frente da tv. A tv (segundo Giovanni Sartori em Homo Videns) não transmite qualquer conhecimento, pelo contrário destrói o pouco que há. Sua comunicação é baseada exclusivamente em imagens, descartando o discurso oral(deixado de lado, a prioridade é a imagem) ou escrito. Imagens só representam coisas concetras, já formulação de conceitos é baseado no abstrato.
Resumindo engolem tudo que vomitam.
Essa é a síntese das gerações que cresceram em frente à tv, inclusive a minha.

obs:(internet é a mesma coisa, apesar de ser uma mídia interativa).

baz
Veterano
# mar/07
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* já a formulação de conceitos é baseada no abstrato.

conceitos como Estado, soberania, buracracia etc.

izzystradlin
Veterano
# mar/07
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não concordo em nada disso aí....

Dje
Veterano
# mar/07
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legal!! eu faço parte da minoria..ashaushuashasa
eh + eh verdade os professores taum eh preucupados em preparar o aluno p/ o vesibular ai vira uma decorreba soh..antes d mudar para a escola q eu estudo era tudo na decoreba mesmo,agora eu aprendi a estudar...
shuahsuas parece akels comerciais d escola particular neh? shaushas eh naum+ seila minha escola se destacou!! uhuhuhuhuh shaushaushas
=D~
nuss nada a ve...
bom + eh isso o kuadro tem q muda e os prof1s tem q ensinar e o aluno tem q ter vontadi d aprender...

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
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Normalmente quem gosta mais de matemática tem dificuldades em dialogar/debater, coisa que o aluno que vai bem em humanas provavelmente não tem.

putz, mas que bobagem

Dogs2
Veterano
# mar/07
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Culpa do método de ensino, que não regula o QI com o QE, não regula o hemisfério direito com o esquerdo do cérebro, e nas provas o conteúdo está relacionado também com o preparo emocional.
Outra coisa, a matéria não tem graça, os profesores não mostram como a geografia, a física... influencia a vida dos alunos, nem procuram saber o que mais atrai os alunos em cada matéria.
Mas graças a Deus algumas coisas estão melhorando... o senso crítico dos alunos vem aumentando, os questionamentos e a participação são maiores, embora o senso crítico está enterrado sob uma grossa camada de idiotice.
Mas quem nunca foi idiota na juventude?

paranauê
Veterano
# mar/07
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- Acha matemática um troço complicado e inútil. (Não acho, é muito útil)
- Acha português um troço complicado e inútil. (Se dessem ênfase na parte certa, que é a de interpretar as coisas e saber escrever, além dos estilos literários, mas ficar decorando Oração Subordinada Assindética não sei das quantas, ô coisinha...}
- Acha história um troço complicado e inútil. (Quem considera história inútil é uma besta, não vai entender nunca como a sociedade se organizou e porque ela é assim hoje...)
- Acha geografia um troço complicado e inútil. (Burros...)
- Acha física um troço complicado e inútil. (Burros...)
- Acha química um troço complicado e inútil. (Burros, uma matéria extremamente importante pra entender o mundo...)
- Acha biologia um troço complicado e inútil. (Importante pra entender a vida...)

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
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Tô precisando desabafar mas achei que não valia a pena abrir um tópico só para isso.

Hoje teve a temida prova de biologia que o professor vinha prometendo há semanas. Na aula de história, metade da turma lia o livro de biologia, botando o caderno em cima quando o professor olhava.
Tem um importante trabalho para ser apresentado em Química, e enquanto tento falar de química com os colegas de grupo, só o que ouço são perguntas sobre biologia.
No recreio, quero me descontrair um pouco, mas o que tem é gente vindo perguntar sobre...biologia. Tudo por causa dessa prova de merda! Antes os caras escreviam "boiologia" no quadro durante o recreio.
Depois da prova (bem feito, não caiu nada do que os idiotas se matavam para decorar), tivemos um período de inglês, com uma tarefa escrita para fazer. Perguntei para um colega (a tarefa era em duplas): "como podemos completar essa frase?" e o que ele respondeu foi "o que tu botou na questão 3 de biologia?".

Sério, dá uma raiva ver os caras ficarem neuróticos no dia da prova, e o que é pior, decorando a torto e a direito, sem nenhuma tentativa de realmente tentar entender o conteúdo pedido. E depois, na hora da prova esquecem tudo, é óbvio, pois não dá para decorar toda a matéria de uma prova em meia manhã, sem falar que várias questões não são de decoreba, e sim de aplicação. E quando alguns alunos vão melhor porque estudaram dias antes e não tentaram decorar nada, aí eles são os nerds, os CDFs, os crânios, os gênios. Ah, vão tomar no cu!

Pronto, já me sinto melhor...a propósito, isso acontece em todo lugar ou é só aqui na minha escola?

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