A Educação no Brasil é

Autor Mensagem
Sashsiam_2
Veterano
# mar/07


...uma merda.

PERFIL DO ESTUDANTE BRASILEIRO MÉDIO (desconsiderando as cerca de duas exceções por turma):

- Acha matemática um troço complicado e inútil.
- Acha português um troço complicado e inútil.
- Acha história um troço complicado e inútil.
- Acha geografia um troço complicado e inútil.
- Acha física um troço complicado e inútil.
- Acha química um troço complicado e inútil.
- Acha biologia um troço complicado e inútil.
- Não presta atenção nas aulas.
- Estuda um dia antes das provas.
- Estuda decorando nomes e definições ao invés de realmente tentar aprender.
- Não faz o tema e copia dos colegas mais esclarecidos (as duas exceções que eu mencionei).
- Fala mal dos professores pelas costas.
- Tem orgulho de dizer que não gosta de estudar, embora nunca tenha realmente estudado na vida.
- O raciocínio e o senso crítico estão enterrados sob uma grossa camada de idiotice.
- É analfabeto funcional (ou seja, lê um texto e não entende nada, não é capaz de pensar sobre ele).


O que vocês sugerem que pode ser feito por professores, alunos mais esclarecidos, governo, diretorias de escolas, etc, para mudar esse quadro? Enquanto tivermos esse tipo de gente em nossas escolas, seremos sempre atrasados.

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07 · Editado por: Carlos Henrique 2
· votar


O que vocês sugerem que pode ser feito por professores, alunos mais esclarecidos, governo, diretorias de escolas, etc, para mudar esse quadro?

Quanto ao Ensino Médio tenho uma idéia: que os professores parem de se preocupar em apenas "preparar o aluno para o vestibular" e passem também a se preocupar em fazer com que o aluno entenda e compreenda a matéria ao invés de ensinar como se faz determinados exercícios (os mais "caíveis" em vestibular), transformando as matérias em decoreba pura, praticamente.

Mas aí moram outros problemas, afinal que escola não quer usar como propaganda um imenso outdoor com os dizeres "Primeiro Lugar na USP", "Primeiro na UFRJ", "Primeiro na UERJ", etc?

Sou a favor da abolição do vestibular e a criação de um novo sistema de avaliação do candidato a vagas nas faculdades e universidades. Idéia? Infelizmente não tenho nenhuma..

MANFREDINI_
Veterano
# mar/07
· votar


PERFIL DO ESTUDANTE BRASILEIRO MÉDIO (desconsiderando as cerca de duas exceções por turma):

- Acha matemática um troço complicado e inútil.
- Acha português um troço complicado e inútil.
- Acha história um troço complicado e inútil.
- Acha geografia um troço complicado e inútil.
- Acha física um troço complicado e inútil.
- Acha química um troço complicado e inútil.
- Acha biologia um troço complicado e inútil.
- Não presta atenção nas aulas.
- Estuda um dia antes das provas.
- Estuda decorando nomes e definições ao invés de realmente tentar aprender.
- Não faz o tema e copia dos colegas mais esclarecidos (as duas exceções que eu mencionei).
- Fala mal dos professores pelas costas.
- Tem orgulho de dizer que não gosta de estudar, embora nunca tenha realmente estudado na vida.
- O raciocínio e o senso crítico estão enterrados sob uma grossa camada de idiotice.
- É analfabeto funcional (ou seja, lê um texto e não entende nada, não é capaz de pensar sobre ele).


eu não sou assim.

Rato
Veterano
# mar/07
· votar


afff

nada a vê isso aí

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


Sashsiam_2

Eu sugiro que os estudantes de todo Brasil estude mais, faça como eu, prá depois não falarem que as matérias é COMPLICADO e INUTIL

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


Sugiro:

- O que pode ser feito por professores: procurar outra profissão, ou estudar para fazer concurso público;

- O que pode ser feito por alunos mais esclarecidos: estudar no exterior, em Buenos Aires, por exemplo, que é ali na esquina. Ah, hoje em dia o brasileiro tem os mesmos direitos que os argentinos, e vice-versa (resultado de um acordo feito entre os dois governos, recentemente).

Ainda sobre o país dos nuestros hermanos, pra quem não sabe, a Argentina está classificada no grupo de países desenvolvidos de acordo com o IDH - Índice de Desenvolvimento Humano (Argentina em 36 lugar, Brasil em 69) A lista completa pode ser vista aqui:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_%C3%8Dndice_de_D esenvolvimento_Humano

- O que pode ser feito pelo governo: isso até os recém-nascidos, ainda na maternidade, sabem, INVESTIR EM EDUCAÇÃO.

Foi graças ao investimento em educação que, para citar apenas um exemplo, que a Coréia do Sul - um país destroçado por guerras, hoje tem mais patentes do que o Brasil. Vejam só isso: em 1980 o Brasil tinha 24 patentes e a Coréia do Sul apenas 8. Repito, Brasil 24 x 8 Coréia do Sul.

Só que devido a pesados investimentos na educação feitos pelo governo coreano (que continua até hoje), no ano 2000 a situação era a seguinte:

Brasil: 98 (noventa e oito)
Coréia do Sul: 3.314...péra aí, 3.314 ? Sim, TRÊS MIL, TREZENTAS E QUATORZE PATENTES !!

Como todos sabem, vender computadores, chips, maquininhas, ou fazer motores pra navios, produzir carros, como faz a Hyundai, dá muito mais grana do que vender soja, ferro entre outras matérias primas.

Onde se encontra a Coréia do Sul hoje de acordo com o IDH ? No 26 lugar...

A única saída para o Brasil é a Educação. Christóvam Buarque estava certo, ou melhor, está.

leandro rodrigues
Veterano
# mar/07
· votar


estudar no exterior, em Buenos Aires, por exemplo, que é ali na esquina. Ah, hoje em dia o brasileiro tem os mesmos direitos que os argentinos, e

Prefiro aqui mesmo no Brasil, Já tive 2 diplomas na USP

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


(Argentina em 36 lugar, Brasil em 69)

Não é a toa que este país é uma putaria
hehehe

cao fofo
Veterano
# mar/07
· votar


eu fiz colegial em escola publica, reprovei 3 vezes por la, sofro de desvio de atençao, o ensino ja era uma bosta e eu ainda tinha isso entao so me ferrei, culpo a escola pq nao tinha ninguem q pudesse me ajudar

Julinha---pink floyd
Veterano
# mar/07
· votar


- Não presta atenção nas aulas.
- Estuda um dia antes das provas.

- Fala mal dos professores pelas costas.

isso eu faço hhuhuhu
mais concordo com vc, a educação no Brasil é uma droga.

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


leandro rodrigues

Parabéns, mas a questão não é essa, a questão é o estado lastimável do ensino brasileiro, o descaso do governo para com a Educação. O Brasil está do jeito que está exatamente por causa da falta de investimento na educação. O Brasil perdeu o bonde da história, a verdade é essa, e agora pra correr atrás, vai ser difícil.

Carlos Henrique 2
Veterano
# mar/07
· votar


Clave
O Brasil perdeu o bonde da história, a verdade é essa, e agora pra correr atrás, vai ser difícil.

Deixaram a bola de neve crescer demais....

Para-la se torna cada vez mais difícil..

Mega
Veterano
# mar/07
· votar


Felizmente eu sou a exceção, sem querer me gabar nem nada, mas eu sempre procurei entender tudo que faço, questionando de toda e qualquer forma possível e deduzindo sempre que há espaço para isso. Pra mudar esse quadro é necessário uma comoção generalizada, mas começando da base da estrutura social: família. O pai tem que botar na cabeça do filho, nem que seja na base da força, que se ele não questionar o que lhe é apresentado e procurar entender o verdadeiro sentido das coisas ele se tornará uma pessoa fudida. Só com essa base é que vai se tornar válido o trabalho pedagógico por parte da escola. Mas é claro que por vááários motivos, há pessoas que não encontram afinidades com certas matérias, mas se encontra com nenhuma... aí já é vagabundagem mesmo e não merece respeito. Isso sem considerar, é claro, pessoas com deficit de atenção ou coisas do tipo, falo do estudante regular. E o que vejo frequentemente, mesmo na minha sala (sala de graduação já, ensino superior) é gente com medo de deduzir, medo de falar, medo de aprender por conta própria, medo de errar, medo de entrar em áreas novas do conhecimento... Medo pra tudo! Ou seja, falta de preparo por motivos diversos, e por aí vai. O que quero dizer é: tá tudo uma merda e vai continuar assim caso não haja uma mudança de postura por parte de tooooooooooooooooodo mundo. Agora, de minha parte: se eu vier a ter filhos, não vou querer que sejam gênios, só quero que tomem atitudes e saibam decidir.
Textinho meio longo hein

kaus
Veterano
# mar/07
· votar


caras a Educação é a única chave que pode realmente mudar essa joça desse país idiota

e esses políticos filho de uma puta sabem muito bem disso e nada fazem para melhorar

caraio será que ninguém percebe que esses merdas que estão em Brasília é que manipulam a massa pobre do país ????

se todos tivessem uma educação descente no mínimo as coisas mudaria em poucos anos

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Vou evitar comentar sobre o Brasil até por que não tenho profundo conhecimento de causa, mas meu filho estuda em escola pública e eu acompanho todas as reuniões na escola, conheço os professores e estou muito satisfeito com o padrão de ensino e preocupação que estes profissionais tem dedicado a sua profissão. Acho que talvez o Brasil tenha problemas no interior em regiões mais pobres onde os recursos não chegam, e algumas pessoas atuam como professores pelo menos para alfabetizar crianças e adultos, onde acredito que ocorram os problemas de índices da ONU.

Mega
Veterano
# mar/07 · Editado por: Mega
· votar


kaus
Como vc mesmo disse, o povo ignorante é mais fácil de manipular e tem a mente muito mais simples... Aqui em pernambuco no início da década de 90, vários políticos levaram luz e água encanada para algumas cidades do interior e até hoje todos são eternamente gratos a eles, e eles ainda estão no poder até hoje. Mas o povo não percebe duas coisas muito básicas: 1 - é obrigação deles fazer o que fizeram, e não precisa ninguém suplicar. 2 - Com energia e água levadas de maneira formal para as cidades, impostos são recolhidos e isso aumenta a receita da máquina pública.

E pra extender a discussão, vc não acha intrigante o fato de livros serem super caros e quando vc vai tirar xerox de umas 200 páginas, por exemplo, não sai por mais de 10 reais (supondo xerox a 5 centavos) Enquanto o livro deve ter custado no mínimo uns 30? Por que um valor agregado tão alto?? Impostos! Livros deveriam ser isentos de impostos para facilitar a cultura.

Voltarei a dizer o que falei em outro tópico: Maquiavel ficaria orgulhoso com a política brasileira.

RobertSmith
Veterano
# mar/07
· votar


educação pública ou privada?

Rato
Veterano
# mar/07
· votar


tinham q incluir Eduação Financeira no colégio e tirar esse motne de matérias inúteis.

Deveriam ser todas opcionais.

O q mais ouço desses aborrescentes cretinos são: p q eu tenho q aprender a fórmula de fulano? onde q vouo usar isso na vida?

por isso digo.; Tem q ser tudo opcional e claro; deveriam deixar bem claro qual a impotância de cada matéria para o desenvolvimento do caráter de cada um.

Deveria haver: Introdução ao Direito, Educação Ambiental, Adminstração Financeira. Português, Matema´rica Financeira, Política no Brasil, Introdução a Política; dentre outros =)

não colocar porra de máquina q vende camisinhas como se estivessem pegando um refri com uam moeda

aí ferra

kaus
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake

Acho que talvez o Brasil tenha problemas no interior em regiões mais pobres onde os recursos não chegam, e algumas pessoas atuam como professores pelo menos para alfabetizar crianças e adultos, onde acredito que ocorram os problemas de índices da ONU.

exato cara é nessa parte que tá o problema o povão mais humilde é que vota nos politicos mas escrotos possíveis

no nordeste botam até Jader barbalho e ACM pqp isso que fode tudo

esses caras só sugam na teta do Estado é foda

Guto EADG
Veterano
# mar/07
· votar


Sou a favor da abolição do vestibular e a criação de um novo sistema de avaliação do candidato a vagas nas faculdades e universidades. Idéia? Infelizmente não tenho nenhuma


Deveriam SORTEAR as vagas. Pq teríamos profissionais com sorte, e desemprego diminuiria. Todo mundo teria a sorte de arrumar um emprego.

teuabreu
Veterano
# mar/07
· votar


É u ispetacru du crecimentu!!!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


E pra extender a discussão, vc não acha intrigante o fato de livros serem super caros e quando vc vai tirar xerox de umas 200 páginas, por exemplo, não sai por mais de 10 reais (supondo xerox a 5 centavos) Enquanto o livro deve ter custado no mínimo uns 30? Por que um valor agregado tão alto?? Impostos! Livros deveriam ser isentos de impostos para facilitar a cultura.
Livros são como qualquer outro produto, infelizmente o lucro está a cima da necessidade da população. Pior do que isto é saber que por exemplo o meicamento de uso vetrinário ter um custo de imposto equivalente a 1/3 do imposto do medicamento humano, e aí hein?

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
· votar


Rato

tinham q incluir Eduação Financeira no colégio e tirar esse motne de matérias inúteis.

Deveriam ser todas opcionais.
por isso digo.; Tem q ser tudo opcional e claro; deveriam deixar bem claro qual a impotância de cada matéria para o desenvolvimento do caráter de cada um.

Deveria haver: Introdução ao Direito, Educação Ambiental, Adminstração Financeira. Português, Matema´rica Financeira, Política no Brasil, Introdução a Política; dentre outros =)


É preciso colocar um padrão nesse "opcional", por exemplo:
- Todo aluno deve escolher no mínimo 5 matérias;
- entre as escolhidas deve haver pelo menos duas de exatas;
- deve haver um "curso básico" com as matérias regulares, que ensina não um monte de fórmulas e regras gramaticais, mas sim conteúdos básicos indispensáveis tais como operações básicas, equações, inequações, funções, noções de física, noções de química (voltado não para as fórmulas químicas e sim para o aluno aprender a observar com atenção os rótulos dos produtos e não cair em promessas tolas dos anunciantes), noções de história e geografia (localização, história econômica dos países, culturas dos diversos povos, nada muito específico) e noções de biologia (funcionamento do corpo humano, ecologia). Esse curso deve ser OBRIGATÓRIO.


Rato
Agora eu concordo plenamente contigo.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Guto EADG
E o azar de não ter nem educação e emprego.
Por que vc não trabalha? Bem, não fui sorteado ainda nestes últimos 10 anos.

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


Acabei de ler no jornal (neste momento)

http://oglobo.globo.com/pais/mat/2007/03/15/294939801.asp

Porra, só agora que ele descobriu ??!

(Há algum tempo atrás ele disse que o sistema de saúde no Brasil era quase perfeito...Pelo menos em relação à Saúde ele não falou merda)

maggie
Veterana
# mar/07
· votar


- É analfabeto funcional (ou seja, lê um texto e não entende nada, não é capaz de pensar sobre ele).
Essa é a pior conseqüência, sem dúvida!
A criatura não consegue compreender nem um livrinho da Coleção Vaga-Lume!

Philipius
Veterano
# mar/07
· votar



Deveriam SORTEAR as vagas. Pq teríamos profissionais com sorte, e desemprego diminuiria. Todo mundo teria a sorte de arrumar um emprego.

HAHAHAHAHA!

TIO_TEDDY
Veterano
# mar/07
· votar


PERFIL DO ESTUDANTE BRASILEIRO DO ENSINO MÉDIO

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


O que vocês sugerem que pode ser feito por professores, alunos mais esclarecidos, governo, diretorias de escolas, etc, para mudar esse quadro?

Para mim, td depende de uma boa formação na educação infantil, com estímulos, aprendizagem e habilidade com as matérias.
Ter uma breve avaliação individual e verificar o ponto mais fraco e o mais forte de cada aluno e trabalhar de forma embasada no desenvolvimento e aproveitamento dessas habilidades, incentivando as carências em determinadas áreas.

Se uma criança com um alto potencial, não tem uma boa estimulação e trabalho específico direcionado a isso, futuramente encontrará dificuldades. E as que não tem tanto potencial assim, piorou, tadinhas.
=(

Sashsiam_2
Veterano
# mar/07
· votar


Carla Andréa
Concordo plenamente contigo. É por isso que métodos de estudo individualizados são tão eficientes e alunos com BONS professores particulares deixam os coleguinhas no chinelo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Educação no Brasil é