A Máquina de Anticítera

Autor Mensagem
Pardal
Veterano
# dez/06
· votar


paranauê:

Nesse caso as caçapas seriam o que, buracos negros?

Pois é.

fã de mp3:

"Então falou Josué para o Senhor naquele dia, quando o Senhor entregou os Amorreus diante dos filhos de Israel, e disse à vista de Israel, pare sol, sobre Gabaon; e tu, lua, sobre Ajalon. (13) E o sol ficou parado, e a lua ficou parada, até que as pessoas tivessem se vingado sobre seus inimigos."?

Além de isso ser antes de Isaías, você se esqueceu de um primoroso detalhe da física: referencial. Neste caso específico, o referencial tomado foi a Terra, pois o que importava não era necessariamente o movimento dos astros, mas que o tempo, parado, permitindo a carnificina. É possível, nos dias de hoje, se afirmar que a terra está parada. Quando você faz exercícios de física no ensino médio, na superfície da Terra, não considera sua rotação ou translação. Esse efeito sobre a gravidade, por exemplo, iria implicar na queda de qualquer corpo não como uma reta, mas visto de cima como um movimento elíptico.

Tudo depende do referecial. Se eu quiser utilizar a terra como centro do sistema solar, posso, mas só me daria cálculos gigantescos para fazer. Mas a própria Lua e o Sol não estão parados: a Lua sabe-se bem que se move em torno da Terra e, consequentemente, em torno do Sol. Já o Sol "gira" em torno do centro de nossa galáxia, também. Logo, eles se movem.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Na superfície, na composição total tem muito mais "terra"

A-ha! Krig-ha, bandolo! Como estamos falando da forma da Terra, o que conta é a superfície, e não a composição.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3
Pode admitir que está errado e eu estou certo, não tem mal nenhum e ser ignorante, feio é insistir no erro.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


Na superfície, na composição total tem muito mais "terra"

A-ha! Krig-ha, bandolo! Como estamos falando da forma da Terra, o que conta é a superfície, e não a composição.


E isso foi pro Panucci.

E mesmo considerando a superficie do mar como topografica ainda são 8000 metros de diferença do geóide pra forma real.

Pardal
Veterano
# dez/06
· votar


Pode admitir que está errado e eu estou certo, não tem mal nenhum e ser ignorante, feio é insistir no erro.(2)

Perdão foi feito prá gente pedir!

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Caramba, estou postando em um tópico, falando de dois assuntos diferentes, jogando Chessmaster e escutando Led Zeppelin! Ô.Ô

Pardal
Mas isso é questão de interpretação. Você mesmo está dizendo: tudo depende do referencial. Se essa passagem for interpretada literalmente, irá contradizer a própria Bíblia, em primeiro lugar.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
???

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl

Na superfície, na composição total tem muito mais "terra".

E 70% do nosso corpo é água.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3
O formato real da terra não é o geóide, é isso.

Pardal
Veterano
# dez/06 · Editado por: Pardal
· votar


fã de mp3:

Mas isso é questão de interpretação. Você mesmo está dizendo: tudo depende do referecial. Se essa passagem for interpretada literalmente, iria contradizer a própria Bíblia, em primeiro lugar

Você se esquece da exegese: leia o que o autor queria dizer, não o que você quer ler. A´Bíblia não é contraditória, pois escritos contemporâneos não se contradizem. A passagem de Josué parte de dado conhecimento científco, a de Isaías parte de outro, posterior.

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
E 70% do nosso corpo é água.
É.

Pardal
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3:

já te respondi faz tempo... ou vc saiu?

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
É. Assuma seu erro. Pense nisso.

Pardal
Mas é aí que está o problema: a Bíblia não é clara em algumas passagens (e bastante clara em outras, como essa que citei). A Bíblia não é um livro científico; nunca pretendeu ser. É um livro histórico e mitológico de um povo (judeu, no Velho Testamento, ou Bíblia Hebraica, e cristão, no Novo Testamento).

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Pardal
É que estava jogando uns lances de xadrez. É o vício.

Pardal
Veterano
# dez/06 · Editado por: Pardal
· votar


fã de mp3:

Mas é aí que está o problema: a Bíblia não é clara em algumas passagens (e bastante clara em outras, como essa que citei). A Bíblia não é um livro científico; nunca pretendeu ser. É um livro histórico e mitológico de um povo (judeu, no Velho Testamento, ou Bíblia Hebraica, e cristão, no Novo Testamento).

Acontece que a parte considerada mitológica na Bíblia é a parte que a arqueologia ainda não pôde confirmar. Como livro histórico, não possui equívoco algum. Fica claro com vários arqueólogos que foram contestar a historicidade da Bíblia e voltaram crentes.

O Velho terstamento faz parte do cânon cristão também, viu?

É que estava jogando uns lances de xadrez. É o vício.

Já fui campeão de xadrez aqui no colégio que estudava... Mó legal!!!

LeandroP
Moderador
# dez/06
· votar


Pardal

Não queria entrar no assunto, mas até onde eu sei não existe nada que sustenta o dilúvio, por exemplo. Em que época você acredita que ocorreu o tal dilúvio, que cobriu toda a face da terra?

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Pardal
Acontece que a parte considerada mitológica na Bíblia é a parte que a arqueologia ainda não pôde confirmar.
Todos os povos possuem (ou possuíam) uma mitologia. E mitologia não significa simplesmente "mito" no sentido de "mentira", e sim as crenças de uma religião. A arqueologia descobriu pouco até aqui, e particularmente duvido que avance. Já a filologia, outro estudo que se encarrega das Escrituras, essa está bastante avançada e já fornece algumas respostas, ou, pelo menos, pistas.

Fica claro com vários arqueólogos que foram contestar a historicidade da Bíblia e voltaram crentes.
Alguns, não vários e muito menos todos.

O Velho terstamento faz parte do cânon cristão também, viu?
É claro. É que dizer "Velho Testamento" é algo pejorativo para um judeu. A minha (versão João Ferreira de Almeida) possui o "Velho" e o "Novo".

Já fui campeão de xadrez aqui no colégio que estudava... Mó legal!!!
Bacana! É legal para desenvolver a mente, mas... Droga, perdi um cavalo!

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


LeandroPanucci
Pode entrar, é de casa. ;D

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Não queria entrar no assunto, mas até onde eu sei não existe nada que sustenta o dilúvio, por exemplo. Em que época você acredita que ocorreu o tal dilúvio, que cobriu toda a face da terra?

Hoje se fala numa teoria que explica um dilúvio local, e não universal. Teria sido onde hoje é o Mar Negro. Tanto que não é só a Bíblia que fala do tal "dilúvio". Os antigos mesopotâmicos, os gregos, etc., praticamente todos os povos da Antigüidade citaram o dilúvio.

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Já dei xeque-mate. Alguém?

LeandroP
Moderador
# dez/06 · Editado por: LeandroP
· votar


fã de mp3

Também acredito que possa ter ocorrido um "dilúvio" local... todo o "mundo conhecido" por quem narrou esta história. Acredito que Moisés escreveu baseado nas informações transmitidas de geração pra geração.

fã de mp3
Veterano
# dez/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


LeandroPanucci
Isso. Ele só colocou no papel algo que já era uma tradição oral na época. E como quem conta um conto aumenta um ponto...

Fritz_mkvl
Veterano
# dez/06 · Editado por: Fritz_mkvl
· votar


fã de mp3
Que erro filho? Estou correto quanto a minhas afirmações sobre o formato da terra e postei argumentos que embasam minhas afirmações enquanto seu único argumento foi que a terra é geóide porque geóide quer dizer forma da terra.

Akira TGC
Veterano
# dez/06
· votar


Vou ver se acho uma Máquina de Anticítera no Mercado Livre pra vender =P

snowwhite
Veterano
# dez/06
· votar


Akira TGC
Vou ver se acho uma Máquina de Anticítera no Mercado Livre pra vender =P

Traga cebolas.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Fritz_mkvl
Você tem boa memória? Você me mostrou isso: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ge%C3%B3ide
"O geóide é um modelo físico da forma da Terra. De acordo com Carl Friedrich Gauss, é a "figura matemática da Terra", sendo, de facto do seu campo de gravidade. É a superfície equipotencial (superfície de potencial gravítico constante) e que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar.
A superfície do geóide é mais irregular do que o elipsóide de revolução usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a própria superfície física terrestre. Enquanto que esta última varia entre os +8,850 m (Monte Evereste) e −11,000 ;m (Fossa das Marianas), o geóide varia apenas cerca de ±100 m além da superfície do elipsóide de referência."

Você mesmo escreveu isso. Agora, citando a mesma fonte, no link grifado "superfície física terrestre" temos:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Superf%C3%ADcie_terrestre
"A superfície terrestre é irregular por natureza, sendo impossível a criação de um modelo matemático, capaz de modelar a superfície da Terra de forma precisa. Por conta disso o Geóide é utilizado como uma simplificação da superfície terrestre."

Ok, mesmo sendo uma simplificação do modelo do planeta, é válido dizer que a Terra é Geóide, mesmo sendo uma "simplificação". É um termo mais exato do que redonda. Assim como também é válido dizer (mesmo sendo algo óbvio e pouco usual) que a Terra tem uma forma física irregular.

Akira TGC
snowwhite
Mesmo se tivesse, preferiria comprar um Wii ou um computador novo. O-O¬

Dogs2
Veterano
# dez/06
· votar


fã de mp3
a Bíblia é a Bíblia, a tradição oral é a tradição oral

e vice-versa e assim sucessivamente

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Dogs2
Concordo... E discordo!

Pardal
Veterano
# dez/06
· votar


Não queria entrar no assunto, mas até onde eu sei não existe nada que sustenta o dilúvio, por exemplo. Em que época você acredita que ocorreu o tal dilúvio, que cobriu toda a face da terra?

Hoje se fala numa teoria que explica um dilúvio local, e não universal. Teria sido onde hoje é o Mar Negro. Tanto que não é só a Bíblia que fala do tal "dilúvio". Os antigos mesopotâmicos, os gregos, etc., praticamente todos os povos da Antigüidade citaram o dilúvio.


Os astecas e os japoneses também citaram um dilúvio. Os hindus acreditam que a vida na Terra nasceu de um dilúvio universal.

Para quem não sabe, existem confirmações científicas além do suficiente para supor que toda a Terra tenha sido coberta de água. As próprias camadas geológicas evidenciam isso. Já é sabido, basta olhar certos fósseis verticais envoltos em inúmeras camadas geológicas (em geral árvores são ótimos exemplos, pois dá para saber a idade de uma árvore pelos anéis) para desmentir a idéia de que entre elas passaram-se milhares de anos.

Um cientista fez uma experiência aliás muito legal: ele colocou dois galões comunicados por baixo por um tubo: em um galão, água. Em outro, terra. Em um ano ele tinha camadas geológicas. Entendendo que camadas geológicas existem por todo o planeta...

A própria separação da Pangéia tem a ver com isso. Quando aceitaram que o continente americano se separava da África e tal, imaginaram um fundo de Oceano Atlântico profundo e reto. Descobriu-se, entretanto, que havia lá a maior cadeia de montanhas do mundo.

Isso se liga a outra questão: rochas montanhosas. Sabe-se que, lentamente, para formar-se montanhas, uma rocha "sobe" na outra, e lentamente uma fica para cima e outra para baixo. Mas o fato de que rochas como as da cordilheira dos Andes não foram formadas assim, pois as rochas dobraram-se sinuosamente, Exige que tal cadeia rochosa tenha se formado de maneira abrupta.

Enfim...

A Pangéia existiu, mas se separou muito mais rapidamente do que se ensina em nossas escolas. Acredita-se que nesse período houve um dilúvio universal, pois o rompimento da crosta subterrânea liberou água. Tal idéia é corroboada pelo fato de escavações encontrarem água a 9km abaixo da superfície, sendo que entre tais reservatórios e o horizonte encontram-se rochas sólidas que não seriam transpostas pela água, e os cientistas não explicaram de outra forma ainda sua existência a não ser pela idéia de que tais águas sempre estiveram ali.

fã de mp3
Veterano
# dez/06
· votar


Pardal
Fala, Pardal!

Os astecas e os japoneses também citaram um dilúvio. Os hindus acreditam que a vida na Terra nasceu de um dilúvio universal.
Exato. Pelo que já li, todos os povos americanos tinham sua versão para o dilúvio. O que leva a crer quer houve mesmo um dilúvio, seja ele universal ou local.

Para quem não sabe, existem confirmações científicas além do suficiente para supor que toda a Terra tenha sido coberta de água. As próprias camadas geológicas evidenciam isso. Já é sabido, basta olhar certos fósseis verticais envoltos em inúmeras camadas geológicas (em geral árvores são ótimos exemplos, pois dá para saber a idade de uma árvore pelos anéis) para desmentir a idéia de que entre elas passaram-se milhares de anos.
Não, não, você está distorcendo as informações científicas! Mesmo existindo esses fósseis (de eras mais recentes), isso não comprova em nada a evidência de um dilúvio. E existem camadas geológicas de bilhões de anos, como já se comprovou.

Um cientista fez uma experiência aliás muito legal: ele colocou dois galões comunicados por baixo por um tubo: em um galão, água. Em outro, terra. Em um ano ele tinha camadas geológicas. Entendendo que camadas geológicas existem por todo o planeta...
Você poderia citar a fonte disso? E quando se diz que há camadas de bilhões de anos, não é uma coisa que saiu da cabeça de um cientista excêntrico. É o resultado de anos (décadas) de pesquisas, envolvendo vários cientistas de vários ramos científicos. A ciência não é uma coisa só. Existem vários ramos científicos. Um arqueólogo é bem diferente de um químico, e por aí vai.

A própria separação da Pangéia tem a ver com isso. Quando aceitaram que o continente americano se separava da África e tal, imaginaram um fundo de Oceano Atlântico profundo e reto. Descobriu-se, entretanto, que havia lá a maior cadeia de montanhas do mundo.
Isso também não explica em nada nem o dilúvio (o assunto aqui) nem a idade da Terra. As próprias placas tectônicas, assim como a erosão, "moldam" a superfície terrestre, num processo lento e gradual.

Isso se liga a outra questão: rochas montanhosas. Sabe-se que, lentamente, para formar-se montanhas, uma rocha "sobe" na outra, e lentamente uma fica para cima e outra para baixo. Mas o fato de que rochas como as da cordilheira dos Andes não foram formadas assim, pois as rochas dobraram-se sinuosamente, Exige que tal cadeia rochosa tenha se formado de maneira abrupta.
???

A Pangéia existiu, mas se separou muito mais rapidamente do que se ensina em nossas escolas. Acredita-se que nesse período houve um dilúvio universal, pois o rompimento da crosta subterrânea liberou água. Tal idéia é corroboada pelo fato de escavações encontrarem água a 9km abaixo da superfície, sendo que entre tais reservatórios e o horizonte encontram-se rochas sólidas que não seriam transpostas pela água, e os cientistas não explicaram de outra forma ainda sua existência a não ser pela idéia de que tais águas sempre estiveram ali.
O que se ensina na escola hoje é, como falei, fruto de décadas de trabalho e pesquisa de vários profissionais. Até agora, a única coisa que comprova efetivamente o dilúvio é o fato de todos os povos antigos terem citado ele. Mais nada. Os reservatórios de água se formaram por um processo lento e gradual. Essa é a única explicação plausível.

Eu vou ter que sair agora, mas no final da tarde continuo com este interessante assunto.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A Máquina de Anticítera