Estudar Literatura é inútil para o avanço da humanidade.

Autor Mensagem
TIO_TEDDY
Veterano
# nov/06
· votar


metade do pessoal aqui ainda naum entendeu que ele naum disse q ler eh inutil, mas sim ESTUDAR A MATÉRIA literatura!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


mas sim ESTUDAR A MATÉRIA literatura!
Acho que todo mundo entendeu isso sim, o problema é que ai sempre entra naquelas de querer mesurar a importancia das coisas para cada uma das 6 bilhões de pessoas do mundo.

TIO_TEDDY
Veterano
# nov/06
· votar


ServeTheServants

Acho que todo mundo entendeu isso sim

acho que não, pq tem mt gente aqui falando da importância de ler, como se ele tivesse negado isso
E tem alguns que contrariam ele e depois falam q estudar a matéria é realmente inútil

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/06
· votar


É inúti sim, o que uma pessoa aprende lendo José de Alencar? Português arcaico? Qual é a utilidade de saber português arcacico?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


Black Fire
José De Alencar é um chute no saco realmente, mas coisas como As Minas De Prata são de grande valia para a cultura nacional. No caso os professores mandam você ler não para que você entenda o que o cara quis dizer, e nem querem saber se você gostam ou não, mesmo porque todos os professores de literatura que eu já tive viravam meus amigos, eles tem uma grade e tem que seguir ela, mas é sempre interessante ler tanto para questões históricas em geral, como também da história da literatura, para analisar a evolução da escrita, e por ai vai...

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/06
· votar


ServeTheServants
Não é mais útil estudar filosofia e história?

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


Black Fire
É só um complemento ao que te dão em filosofia e história. Na teoria, eles te dão formulas prontas estudando essas duas matérias que você citou. Lendo um livro, você faz mais uso do seu poder de interpretação. Nem todos os autores jogam tudo na sua cara, tem um livro muito bom, chamado Cidades Invisiveis, do Italo Calvino.

Para muitos as cidades são apenas cidades. E para outros, as cidades representam uma outra coisa.

E apesar do livro ter sido escrito em 1972... ele fica flutuando em um lugar não muito especifico na história, pois ele trata sobre temas da época do Marco Polo que é o narrador da história, mas vai muito antes, e muito depois disso, enquanto ele narra as cidades que ele descobriu.

dark side
Veterano
# nov/06
· votar


The Destroyer

Eu hein, cada idéia...

"Estudar Literatura é inútil para o avanço da humanidade."

É, e o avanço se fez com pessoas que não perdiam o tempo estudando literatura, e sim Física, Quimica, ´matemática, biologia, engenharia, astronomia, dentre as outras ciências que REALMENTE são responsáveis pelo avanço da humanidade.

Jamais, se alguém usa a literatura para compreender o mundo está perdendo tempo e só irá compreender de forma errada.

Primeiramente, é lógico que estudar literatura é inútil para o avanço da humanidade, assim como estudar física ou química, por exemplo (somente considerado nesse caso, de outra forma, seria facilmente demonstrado o contrário). O que eu quero dizer é que aqueles cientistas, físicos ou químicos, que podemos dizer que contribuíram de alguma forma para o "avanço da humanidade" não se limitaram em estudar suas respectivas ciências. Eles só passaram a ser úteis na medida em que criaram suas ciências, na maioria das vezes até mesmo rompendo com o modelo de ciência na época estabelecido. Copérnico, por exemplo. Se esse cientista não tivesse rompido com o modelo de ciência de sua época, se limitando tão somente aos estudos, em nada teríamos evoluído em pensamento científico. Shakespeare, na literatura (para citar os clássicos), não estudou literatura simplesmente, pelo contrário, fez literatura. Isso significa que estudar literatura e física ou química dá na mesma, agora, criar já é outra história.

Em segundo lugar, o que se entende por "avanço da humanidade"?. Esse assunto não é tão simples quanto parece. Se passarmos os olhos pela história da ciência, e a estudar tal como está hoje, percebemos facilmente que vivemos em um período de crise e questionamento do verdadeiro valor e utilidade das ciências. Boaventura tem escrito bastante sobre isso atualmente. A questão é que principalmente depois das duas grandes guerras percebemos que as ciências (que sejam as naturais) não têm a condição de nos dizer a "verdade", o que culminou na morte do positivismo. Não se pode mais crer em seus métodos (das ciências). Logo, se podemos falar que as ciências, hoje, contribui em alguma coisa para a humanidade (avanço?), podemos falar que a literatura também contribui (artisticamente, lógico).

O fato é que mesmo a física, por exemplo, ser uma ciência, e a literatura ser uma arte, não significa que a primeira é relevante para o "avanço da humanidade" e a segunda não. Talvez as duas levam a mesma ilusão por caminhos diferentes: a literatura pelo caminho da estética, a ciência pelo caminho de seus métodos (hoje tidos como ultrapassados). A idéia de que por um fato ser cientificamente comprovado é verdadeiro é completamente ultrapassada e infundada. Essa incerteza científica gera posições interessantes, como a de Oswaldo Montenegro, por exemplo, que diz "que a arte nos aponte uma resposta, mesmo que ela não saiba..." De fato, sabemos que hoje acreditar que a ciência, e somente a ciência, pode nos levar ao avanço é um preconceito completamente tolo.

Portanto, ciência e literatura, nesse caso, podem ser encaradas da mesma forma. Além de nenhuma delas nos dar a forma certa (se é que existe essa forma) de "compreentender o mundo", só estudá-las pode não ser útil para as pessoas, agora cria-las, desenvolve-las, é outra história...

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/06
· votar


ServeTheServants
Só acho filosofa mais prático e os resultados mais rápidos.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


Black Fire
Po, a formação de ninguem é rapida, se você quiser ser simplista e passar numa universidade, tem resumos rolando por ai, com coisas que sempre rolam da literatura nos vestibulares... agora se você realmente estiver afim de aprender alguma coisa, só caindo de cabeça mesmo nos assuntos... mas ai vai do interesse das pessoas.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/06
· votar


ServeTheServants
Sei lá, só acho literatura um pé no saco, fora as professoras ignorantes que obrigam uma criança de 12 anos a ler Macunaíma, o resultado é que ela nunca mais lerá um livro por vontade prória.

flea fan
Veterano
# nov/06
· votar


Concordo completamente.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


o resultado é que ela nunca mais lerá um livro por vontade prória
num pais com a cultura elevadissima como o nosso, onde as coisas ficam sempre para depois... eu concorco que elas nunca mais lerão.

É melhor ver Malhação e se lamber em Micareta.

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/06
· votar


ServeTheServants
Podiam dar um livro mais light pras crianças, pena que a literatura brasileira não tem muitas coisas interessantes, mas eu garanto que um guri de 12 anos que lê um livro de 50 páginas do Tom Sawyer por exemplo vai querer ler outros livros, agora um guri que lê um livro de literatura de 500 áginas nunca mais vai querer chegar erto de uma biblioteca, deveriam introduzir a leitura aos poucos, não acha?

flea fan
Veterano
# nov/06
· votar


livro de literatura de 500 áginas nunca mais vai querer chegar erto de uma biblioteca

Qual seu preconceito com a letra "p"?


um livro de 50 páginas do Tom Sawyer

Melhor ainda se for uma música!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# nov/06
· votar


Black Fire
E é introduzida, na literatura brasileira existe Monteiro Lobato para isso, livros lights, e com conteudo para aquecer a cabeça das crianças... autores por aqui é o que não faltam. Claro que tem os "A Incrivel Saga Do Pastel De Carne" mas esses dai é querer subestimar a criançada... não acho que elas devam ser niveladas por baixo.
Eu com 12/13 anos já estava lendo Daniele Stell, principalmente por influencia da minha mãe, mas quem não tem um pai ou mãe que curtam ler... tem que mais é que abrir os ouvidos pros professores mesmo.

Mas enfiar isso na cabeça de uma criança é fueda.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


Tom Sawyer

Melhor ainda se for uma música!



\m/


RUSH na veia!!!!

flea fan
Veterano
# nov/06
· votar


snowwhite

Yeah! A senhorita por acaso não conheceria tecladista/vocalista que goste de um som progressivo assim, algo meio Rush/Dream Theater/Primus, que esteja a fim de tocar numa banda cover?

Black Fire
Gato OT 2011
# nov/06
· votar


flea fan
Meu teclado ta com defeito no "p" :/ pode ver meus outros posts de uns dias pra cá :/



ServeTheServants
Infeizmente os livros lights daqui são pouco interessantes, a linguagem é arcaica, difícil para crianças.

brunohardrocker
Veterano
# nov/06
· votar


Fritz_mkvl
Não fez sentido pra mim.

Fui muito direto e simplista. Mas se for ver a fundo vc vê as ligações.

snowwhite
Veterano
# nov/06
· votar


flea fan
Yeah! A senhorita por acaso não conheceria tecladista/vocalista que goste de um som progressivo assim, algo meio Rush/Dream Theater/Primus, que esteja a fim de tocar numa banda cover?


Gostaria muitíssimo se fosse EU!!!

Esperam por mim? Eu começo a aprender amanhã!!!

128556
Veterano
# abr/07
· votar


concordo plenamente

e esse topico deveria ser UPADO //ooo//

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Estudar Literatura é inútil para o avanço da humanidade.