Prêmio Nobel de literatura de 2010 vai para Mario Vargas Llosa

    Autor Mensagem
    Konrad
    Veterano
    # out/10


    O prêmio Nobel de Literatura de 2010, divulgado nesta quinta-feira (7) às 8h (horário de Brasília), foi para o escritor peruano Mario Vargas Llosa, de 74 anos.

    De acordo com a Academia Sueca, a escolha seu deu por conta da "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo" que aparecem na obra de Llosa.

    Peter Englund, presidente do júri de literatura do Nobel, afirmou que Vargas Llosa se disse "muito comovido e entusiasmado" ao saber do prêmio. O escritor, que está em Nova York, onde é professor visitante na Universidade de Princeton, contou a Englund que "tinha levantado às cinco da manhã para dar uma aula" e que quando recebeu a notícia já "trabalhava intensamente".

    Llosa receberá um prêmio no valor de 10 milhões de coroas suecas (1,5 milhão de dólares). A cerimônia de premiação está marcada para o dia 10 de dezembro.

    Autor de romances como "A cidade e os cachorros", "Pantaleão e as visitadoras", "A festa do bode" e "Travessuras da menina má", Llosa já havia vencido, entre outros, o Prêmio Cervantes, o mais importante da literatura em língua espanhola, em 1994. O Brasil costuma ser tema de seus textos, sejam ensaios políticos ou romances, como "A guerra do fim do mundo", de 1981, inspirado na Guerra de Canudos.

    Em declaração à rádio colombiana RCN nesta quinta, o escritor peruano afirmou que o prêmio é um reconhecimento à literatura latino-americana e em língua espanhola.

    Em mais de um século de existência do prêmio, Llosa é apenas o sexto escritor latino-americano a receber um Nobel. Antes dele, foram premiados a escritora chilena Gabriela Mistral (1945), o guatemalteco Miguel Ángel Asturias (1967), o também chileno Pablo Neruda (1971), o colombiano Gabriel García Márquez (1982) e o mexicano Octavio Paz (1990).
    O escritor Mario Vargas Llosa: novo livro narra vida de diplomata gay.O escritor Mario Vargas Llosa (Foto: AFP)

    Candidato à presidência em 1990
    Nascido em Arequipa, em 28 de março de 1936, Jorge Mario Pedro Vargas Llosa se formou em Letras e Direito pela Universidade Nacional Maior de São Marcos, em Lima. Antes de se tornar escritor, trabalhou como redator de notícias na extinta Rádio Central, funcionário de biblioteca e até revisor de nomes de túmulos de cemitério, segundo biografia em seu site oficial.

    Em 1959, ganha uma bolsa de estudos espanhola e parte para uma temporada na Europa, onde publica seu primeiro livro, a coletânea de contos "Os chefes" (1959), e uma peça de teatro, "La huída del Inca".

    Leia também: novo livro lançado no Brasil traz críticas ao governo Lula

    Regressa em 1964 ao Peru e daí em diante volta a passar temporadas em diversos países, incluindo Cuba, Grécia, França, Inglaterra e Espanha - de onde recebe oficialmente a cidadania em 1993.

    Hoje conhecido por suas posições políticas consideradas de direita, Llosa se engajou no Movimento Liberdade peruano em 1987, que se opunha ao programa de estatização do então presidente Alan García Pérez. Em 1990, lançou-se candidato à presidência do Peru pelo partido Frente Democrática-Fredemo, mas foi derrotado por Alberto Fujimori. Sua experiência na campanha foi relatada no livro de memórias "Peixe na água", lançado em 1993.

    O autor estará no Brasil na próxima quinta-feira (14), participando do evento Fronteiras do Pensamento, realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre.

    Outros premiados
    No ano passado, a escritora romena radicada na Alemanha Herta Müller, 56, foi a vencedora do Prêmio. Em 2008, foi a vez do francês Jean-Marie Gustave Le Clézio e em 2007, Doris Lessing, nascida na Pérsia, mas que escreve em inglês.
    saiba mais

    * Herta Müller ganha Nobel de Literatura em 2009
    * Veja lista de vencedores do Nobel de Literatura desde 1960
    * Em 2008, Nobel de Literatura foi para autor francês J.M.G. Le Clézio

    O prêmio é escolhido pelos membros da academia sueca e dá um prêmio de 10 milhões de coroas suecas, algo como R$ 3 milhões, entregue em dezembro. Durante o processo, os membros da academia enviam convites para centenas pessoas ligadas a literatura, como professores e escritores do mundo, para chegar aos candidatos. De uma lista inicial de 250 nomes, em cortes sucessivos, se chega a um segundo grupo, com 15 a 20 e, num terceiro, a cinco nomes. Os membros da academia leem as obras dos candidatos e discutem sobre quem deve ser o vencedor. Um pouco antes do anúncio, os membros da academia ligam para o vencedor.

    Alfred Nobel, que fez fortuna ao inventar a dinamite, criou os prêmios para a paz, a literatura e várias ciências em seu testamento, em 1895. Os prêmios foram entregues pela primeira vez em 1901 e um prêmio adicional, para a economia, foi estabelecido em memória de Nobel, em 1968.

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Digno. Um dos poucos intelectuais lúcidos da América Latina.... não se vendeu ao bolchevismo barato que impera aqui....

    E escreve excelentes romances.

    -Dan
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Algum brasileiro já ganhou esse prêmio?

    renansena777
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Que mario?
    o.O

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    -Dan

    Claro que não. Hhhheh

    O João Cabral era bem falado... mas jamais ganhou.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    -Dan

    que eu saiba nenhum.

    Konrad
    Porque eu não conheço nenhum ganhador dessa parada? De autor fod4 que ganhou o nobel eu só conheço o Hesse e o Camus, que ganhou só porque rompeu com o Sartre.

    "cartografia das estruturas do poder e afiadas imagens de resistência, rebelião e derrota do indivíduo"
    ^
    ^
    ^
    deleuze tá na moda mesmo.

    Machine Gun Man
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Porque eu não conheço nenhum ganhador dessa parada?

    E Saramagão?

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Porque eu não conheço nenhum ganhador dessa parada? De autor fod4 que ganhou o nobel eu só conheço o Hesse e o Camus, que ganhou só porque rompeu com o Sartre.

    Po... dos que eu já li e goste. Você deve conhcer a maioria sim.

    Saramago, Gunter Grass, Coeteze, Garcia Marquez, Isaac Singer, Saul Bellow, Neruda, Beckett, Solzhenitsyn, John Steinbeck, Boris Psaternak, Hemingway (bem mais ou menos...), Faulkner, T.S Eliot, Pirandello, Thomas Mann, W. B. Yeats.....

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Machine Gun Man
    pode crer, mas fora isso eu vejo a lista de ganhadores e são quase todos desconhecidos. Das duas uma: ou eu leio pouco, ou só mané ganha essa parada.

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane

    Dos que eu citei os preferidos são o Steinbeck e o Singer.

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Machine Gun Man
    pode crer, mas fora isso eu vejo a lista de ganhadores e são quase todos desconhecidos. Das duas uma: ou eu leio pouco, ou só mané ganha essa parada.


    Não são desconhecidos não. São escritores que inclusive vendem bem. Justo o contrário da ideia de intelectual no Brasil. Hahah

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Konrad
    Machine Gun Man

    ainda desconfio do critério do Nobel, os mais tr00 não levaram nada

    =/

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    De autor fod4 que ganhou o nobel eu só conheço o Hesse e o Camus, que ganhou só porque rompeu com o Sartre.

    Não foi o próprio Sartre que ganhou?

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane
    Konrad
    Machine Gun Man

    ainda desconfio do critério do Nobel, os mais tr00 não levaram nada

    =/


    NO século pasado ninguém foi mais tr00 que o Steinbeck.

    Já leu The Grapes of Wrath?

    Konrad
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cavaleiro
    Não foi o próprio Sartre que ganhou?

    Recusou.

    Foi uma justiça da parte dele porque ele é o pior escritor da História da Literatura e da língua francesa.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cavaleiro

    ele levou também, mas bem depois. Até o W. Churchill ganhou essa parada! Que palhaçada! Cade o Cortazár, Borges, Rosa?

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Konrad
    Já leu The Grapes of Wrath?

    já me linkaram para esse, tá na fila

    Chespirito
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Até peruano já ganhou prêmio Nobel, Brasil que é bom, nada...

    \m/

    Cavaleiro
    Veterano
    # out/10
    · votar


    J. S. Coltrane

    Pelo menos ainda não é um tipo de prêmio onde ganham J. K. Rowling e Stephanie Meyer.

    Mas os livros que eu gosto são antes da premiação, os livros renascentistas de Dante, Roterdã, Rebelais, Maquiavel.

    J. S. Coltrane
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Cavaleiro
    Pelo menos ainda não é um tipo de prêmio onde ganham J. K. Rowling e Stephanie Meyer.

    aposto que se vc fuçar a lista dá até para achar coisas nesse naipe. Eu também prefiro coisas velhas e, de preferência, teoria. Esse papo de romance, história, personagem é muito blablabla para mim. Pelo menos ultimamente.

    Kensei
    Veterano
    # out/10
    · votar


    Coeteze

    Teve uma época que eu comprei vários títulos de vencedores de Nobel, e desse cara aí li uns dois, realmente não saquei porque venceu.

    Um cara q mostrou um universo desconhecido pra mim e muito interessante é Gao Xingjian, vencedor de 2000

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Prêmio Nobel de literatura de 2010 vai para Mario Vargas Llosa