Engenharia da Computação !

Autor Mensagem
Bog
Veterano
# jul/07 · Editado por: Bog
· votar


dvdlg

Ciência da Computação

Moonsoul

Falou uma grande besteira. Trabalhei com muitos engenheiros num instituto de pesquisa, e para mim ficou claro que não tinha um "melhor" ou um "pior", éramos profissionais DIFERENTES. E muitas vezes, os engenheiros tinham limitações em certas áreas onde eles acreditavam que sabiam "tudo". Ou você acha que foi a toa que o departamento de eletrônica de um instituto conceituado passou a contratar uns "lixos" da computação quando os chefes - todos engenheiros com mestrado e doutorado - notaram as melhoras na forma como os softwares eram encarados por nós?

E te garanto que jamais teria aprendido em "cursinhos e tecnicos" o tanto que aprendi sobre inteligência artificial, comunicação robusta, análise de complexidade e teoria de sistemas na faculdade. Ciência da Computação não é cursinho de programador. Se fosse "um lixo", como você disse, eu não estaria fazendo PHD na maior universidade do Japão, e conseguindo acompanhar tranquilamente. Não estou sendo arrogante e me achando fodão, até porque isso não é o que muita gente procura para suas vidas e carreiras. PHD não é atestado de fodência - mas se eu tivesse feito uma faculdade LIXO, certamente não estaria aqui.

PS - Tem outro brasileiro no meu laboratório, formado em engenharia eletrônica. Dá para se ter uma idéia que é possível uma coexistência tranquila de pessoas com perfil profissional diferente. Você soou como aqueles médicos que se acham melhores que dentistas, ou engenheiros civis que se acham melhores que arquitetos, ou outros profissionais metidos a besta que acham que o seu diplominha vale mais que o dos outros.

ZakkWyldeEMG
Veterano
# jul/07
· votar


Uma faculdade boa de engenharia da computação, eles te dão ateh robozinhos, placas virgens e vc tem q montar uma inteligenicia artificial pro robo hehe...

sensacional, não?

Alem de vc se tornar um programador profissional de praticamente todas as linguagens

não acredito que li isso.


e pode criar aparelhos eletronicos por sí prorio, e mtas e mtas e mtas coisas mais...

porra


vou largar tudo de mão e fazer eng. da computação e ganhar 545416414 bilhões de Euros por mês. :)

Moonsoul
Veterano
# jul/07 · Editado por: Moonsoul
· votar


Bog

Pam pam pam, se fosse bom vc não taria fazendo tempestade em copo dagua, vejamos... Eu moro no RS, aqui todos cursos de CIENCIAS da ocmputação q conheço,são uma bosta...

Engenharia da computação é mto mais elaborado (pelo menos aqui)...

Bom, mas vc sabe q em qualquer faculdade, nem todos na turma vão ter o mesmo nível, conheço advogados q se formaram em uam bosta de faculdade, e são mto mais bem preparados q mtos q c formaram nas melhores faculdades de advocacia do mundo, é algo relativo de uma faculdade para outra, e de um aluno para o outro, eu coloquei a minha opinião conforme as faculdades q eu conheço aqui da região... Não precisa fazer um chilique por causa da opinião de outra pessoa

paranauê
Veterano
# jul/07
· votar


Hm...

Moonsoul
Veterano
# jul/07
· votar


ZakkWyldeEMG

Depende da faculdade, se vc fizer pela PUCRS , pelo menos a q conheço, a parte dos robos e etc n sei... Pela UNISC, eles te dão aparelhos para vc mesmo criar suas placas, no primeiro ano de faculdade já tinha projetos par ao proprio aluno criar um relogio despertador, em um ano e meio de faculdade o aluno ja domina qualquer linguagem para web e programação em geral (c/c++, asp, php, mysql, sql, java, delphi etc etc)

Mas depende mtooooooooooooooooo da faculdade também =/

Moonsoul
Veterano
# jul/07
· votar


Bog

Complementando, as faculdades de ciência da computação que eu conheço daqui, elas só pegam a parte de webdesigner, sistema de redes e designer gráfico, e isso vc aprende facilmente em cursos e tecnicos.

Por exemplo, meu primo cursava ciencia da computação em uma faculdade do interior do estado (certo q eh uma das piores q tem), no segundo semestre ele estava aprendendo programas basicos em pascal q vc aprende no primeiro mes de tecnico.

Mas em compensação em outros cursos , é mais elaborado, mas ainda deixa MTO a desejar no conteúdo programático, mas eu n conheço o de todas as faculdades, mas atéonde eu conheço é assim

imorrivel
Veterano
# jul/07 · Editado por: imorrivel
· votar


Hehe Ciencia da Computação é um curso comum, por isso acaba com um nivel baixo em grande parte das faculdades, mas entre isso e dizer que a materia em geral em ruim ah uma grande diferença!

Basta lembrar que na Info, qd a gerende de RH da MICROSOFT foi falar sobre diplomas, e para contratar alguem para fazer gerenciamento de ti (salario inicial de 7k) ela falou "Afinal, se o candidato fez Ciencia da Computação na USP eh claro que vamos chama-lo para a entrevista" xD

Ser programador nao interessa, ganha pouco, se alguem faz faculdade para ser programador se mata!

Na ultima grande pesquisa sobre cursos de informatica em geral, Ciencia da Computação ficou com as 2 primeiras posições (Unicamp - 1, USP ICMC - 2) e a engenharia da comp veio se nao me engano em 5 e 7, com unicamp e ita respectivamente!

Mas eh como eu falei em termos de Brasil, os 2 cursos sao bem fracos!Mas existem aqueles que se salvam x)

Agora nego vem querer falar de PUC, ah pqp!PUC em termos de computação está mto boa na pos, no bacharel ela deixa e mto a desejar!

Moonsoul
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

Depende também, a PUC daqui deixa mto a desejar em questão de equipamentos de informática.

Na UNISC, o bom dela é que todo ano vem grandes profissionais darem palestras, insinarem, eles tem equipamento completo, e professores dos mais diversos lugares do mundo, todos mto bem formados.

Como disse, ciencias da computação, nas faculades que eu conheço, deixa mtoo a desejar, engenharia da computação vem sempre a frente, mas varia mto de uma faculdade para a outra, e de um aluno para o outro também. Isso não é motivo pra brigas ou discussões ¬¬

And the meek shall inherit the earth
Veterano
# jul/07
· votar


em um ano e meio de faculdade o aluno ja domina qualquer linguagem para web e programação em geral (c/c++, asp, php, mysql, sql, java, delphi etc etc)

huauha o loco....

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Moonsoul
se fosse bom vc não taria fazendo tempestade em copo dagua
chilique

Para você, expressar com detalhes um ponto de vista é "tempestade em copo d'água" e "chilique"? Só coloquei informações que, ao meu ver, contradizem a hipótese de que "ciência da computação é um lixo". E você realmente precisa conhecer mais a fundo o departamento de computação da UFRGS.

Ao que parece, você ainda está na faculdade. Espero que você perceba como as coisas são diferentes quando tiver mais convívio profissional com pessoas de perfis distintos, e aprenda o significado real da palavra "sinergia". Se continuar achando que engenharia é "superior" ou "mais elaborado" porque tem física e cálculo 4, bom, só espero que você pelo menos esteja numa posição que te permita usar toda essa superioridade.

Porque é bem triste que no final, o mercado muitas vezes coloque pessoas de cursos como engenharia da computação, ciência da computação, sistemas de informação e até tecnologos em informática no mesmo balaio. E botam todos para fazer interfacezinha em Java, administração de banco de dados Oracle e programação para web...

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Hehe na USP e na Unicamp em um ano o aluno soh aprende a programar em C e dum jeito bem +-!

Hehe isso ai nao quer dizer nada..

Moonsoul
Veterano
# jul/07
· votar


And the meek shall inherit the earth

O pior q é verdade mesmo, no inicio da faculdade, acho q 80% dos q começaram o curso desistiram...

Mas varia mto, dos alunos q fazem este curso, alguns não sabem quase nada, mas alguns já estão em um nivel bem mais elevado, varia mto de uma epssoa pra outra, do itneresse e da capacidade q tem

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Na USP que é incrivel eu qd entrei achei que iria encontrar um monte de genio no inicio do curso, mas 90% nao sabe nada nada nada! x/

Moonsoul
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Cara, por favor, vc ta levando tudo errado oq eu to falando =/

Eu não falei que é MELHOR, eu falie que os cursos de ciências da computação daqui são um LIXO e é verdade, deixam mto a desejar no conteúdo, mas eu não sei sobre todos, e não, não conheço o curso da UFRGS.

Tenho dois amigos que se formaram em ciências da computação, e eles não sabe ridicularmente nada, estão totalmente despreparados, por isso dei aquela informação.

Na faculdade agora, tem bem poucos alunos que realmente sabem, os outros todos estão levando com a barriga (ou seja, de cada 10 q levam o curso a sério, um ou dois realmente sabem oq estão fazendo).

Podem existir faculdades de ciências da computação excelentes sim, mas eu ainda não conheci

E ambos os cursos de certo modo são diferentes, depende o q o profissional busca na área, agora eu posso estudar em marte e saber menos que alguém q estuda na pior faculdade do planeta terra.

Agora vem me criticar pelas minhas expressões? Estamos em um fórum musical, na qual todos usam esse vocabulario, não preciso falar aqui, como eu falaria com um de meus clientes por exemplo, são locais diferentes, atitudes diferentes, expressões diferentes

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


ZakkWyldeEMG

Heheheh, engraçado que eu conheci um pessoal que dizia que sabia programar "orientado a objeto". Aí colocavam um módulo estruturado típico de C como uma função dentro de uma classe de C++. Pronto, tá orientado a objeto, hahahaha :)

Moonsoul
Veterano
# jul/07
· votar


Bog
Me manda uma PM com seu MSN, queria ver umas coisas contigo, pode ser?

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Moonsoul

Você havia dito que:

Ciencias da computação é um lixo, vc aprende tudo em cursinhos e tecnicos

Tava bem generalizado. Agora o discurso mudou.

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Mano, quase dei um pulo aqui quando li isso.
Meu sonho é morar lá.
Tô em dúvida ainda entre Engenharia e Ciência da Computação, essas pessoas que tu conhece fizeram qual curso?


Entao, fizeram Ciencia da Computação, mas falaram que seria melhor fazer sistema da informação, e alguma pos relacionada a gerenciamento/administração!

O salario é altissimo...

Eu vou tentar ir para lah...x) adoraria morar para esses lados..

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Moonsoul

Estou fugindo de MSNs e afins... podemos continuar a conversa por aqui mesmo.

Moonsoul
Veterano
# jul/07 · Editado por: Moonsoul
· votar


Bog

Eu falei mesmo, mas me referi aos cursos que conheço, todos que conheço de modo geral, não pega mto a mais que um tecnico de informatica

__

É q aqui vai ser longa e não é lugar pra discutir isso, estamos fugindo do topico

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

Heheheheh, o pior é que normalmente o pessoal torce o nariz ainda mais para o pessoal de sistemas de informação, né? Hahhaah, "ah, esses aí não fazem nem cálculo 1" ou "nem imaginam o que venha a ser uma rede neural"... hhehehe, aí os caras vão lá ser ricos na Finlândia. :P

paranauê
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel
Entao, fizeram Ciencia da Computação, mas falaram que seria melhor fazer sistema da informação, e alguma pos relacionada a gerenciamento/administração!

O salario é altissimo...

Eu vou tentar ir para lah...x) adoraria morar para esses lados..


Hm, sistema da informação não curto muito...mas beleza.
Valeu \o/

TWT ICE
Veterano
# jul/07
· votar


esse curso eh de extrema nerdice

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Heheheheh, o pior é que normalmente o pessoal torce o nariz ainda mais para o pessoal de sistemas de informação, né? Hahhaah, "ah, esses aí não fazem nem cálculo 1" ou "nem imaginam o que venha a ser uma rede neural"... hhehehe, aí os caras vão lá ser ricos na Finlândia. :P

O grande tcham, onde mora parte do dinheiro, é administrar, e esses caras levam uma bela vantagem, pq cursos como ciencia/engenharia tendem a torcer o nariz para essa parte!Por isso boa parte acaba fazendo algo desse tipo na pos!Mas bom no curso da USP tem calculo 1, eh bem tosco o deles mas tem xPP

Mas ainda nao é um curso tao bem visto, ciencia/eng ainda tao na ponta!Mas cada vez mais estao pedindo pos, a propria Google qd começou a contratar, pegou em sua grande maioria alunos da CIENCIA da computação, mas se nao me engano apenas 1 nao fazia pos, um cara do RJ, o resto tudo fazendo pos...x/

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


Moonsoul

Bom, me manda uma MP então... depois eu respondo por e-mail. Agora preciso trabalhar (estou em Tokyo).

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Acabei de ver, segundo a info, dos 4 melhores cursos de tecnologia, 3 sao ciencia da comp (unicamp, usp, ufrgs, nessa ordem) e um eh engenharia (unibambi)

O unico diferente eh o curso de informatica da usp em 11 xPP

Moonsoul
Veterano
# jul/07 · Editado por: Moonsoul
· votar


Bog
Vo manda agora, vou jantar ai n posto mais no forum hoje

__

se desse pramandar ¬¬

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Preconceito contra a informatica soh pq o curso eh coxa xPP

Bog
Veterano
# jul/07
· votar


imorrivel

O pior é que é bem assim mesmo... Tá lá o carinha todo faceiro, cheio de conhecimento técnico, recebendo ordens de alguém com conhecimento técnico nulo, mas que sabe administrar recursos, vender, e conversar com o tal do cliente. Claro que isso também gera aquelas distorções: o chefe vende uma mansão, o gerente do departamento manda fazerem uma casa, o gerente do projeto organiza a equipe para fazer um quarto, você projeta uma cama e o estagiário faz uma cadeira. Hhahahahah :-D

Hehehhe, por essas e outras é que eu fujo do mundo corporativo.

imorrivel
Veterano
# jul/07
· votar


Hauha eh vero, mas eh dificil alguem que gerencia saber mais do que quem programa, vc tem que saber enchergar os problemas, a solução, entender, mas decorar se o comando eh assim ou assado vc acaba esquecendo mesmo!

Mas nem se compara o salario de um para outro...e nem se compara o salario aqui no Brasil o paisinho fraco na area de ti x/

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Engenharia da Computação !