Irã desafia a ONU

Autor Mensagem
Senhor Marine
Veterano
# set/06


O Irã ainda não deu sinais de que irá ceder às pressões e ameaças de sanções pela comunidade internacional e de que manterá seu controvertido programa de enriquecimento de urânio, segundo o último relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), divulgado hoje em Viena.
"O Irã não suspendeu suas atividades relacionadas com o enriquecimento (de urânio)", declarou o diretor-geral da AIEA, Mohamed ElBaradei, em seu relatório enviado hoje, dia que marca o término do prazo dado à Teerã, ao Conselho de Segurança (CS) da ONU.

O relatório acrescenta que "o Irã não respondeu aos assuntos de verificação pendentes há muito tempo e também não ofereceu a transparência necessária para eliminar as incertezas relacionadas com algumas de suas atividades".

A AIEA segue sem fazer progressos em seus esforços para verificar se as declarações estão corretas e completas para confirmar a natureza pacífica do programa nuclear do Irã, afirma ElBaradei.

Os países-membros do CS deverão começar, nos próximos dias, as deliberações para decidir se adotam sanções econômicas e diplomáticas contra a República Islâmica.

A resolução 1696, de 31 de julho, estabelece que o Irã deve suspender "todas as atividades" relacionadas com o enriquecimento de urânio, material "sensível" devido a sua dupla utilidade (militar e civil).

"O Irã voltou a introduzir UF6 (urânio em gás) em 164 centrífugas em 24 de agosto para enriquecer urânio", explica o documento, que também afirma que as autoridades de Teerã querem instalar novas máquinas e colocá-las em funcionamento em setembro.

De qualquer maneira, essas atividades têm caráter científico porque para produzir urânio enriquecido em nível industrial são necessárias milhares de centrífugas.

Em testes efetuados na fábrica piloto de Natanz (centro do Irã) "seis quilos de UF6 foram introduzidos nas máquinas e enriquecidos até diversos níveis", acrescenta o documento confidencial da AIEA.

Um diplomata ligado à agência nuclear da ONU declarou hoje à Efe que "a descoberta dos inspetores indica que o desenvolvimento qualitativo e quantitativo do programa de enriquecimento de urânio (do Irã) continua ocorrendo, mas de forma bem limitada".

Outra fonte destacou que "os inspetores não obtiveram nenhuma prova concreta de que o programa nuclear do Irã seja militar".

No entanto, acrescentou que "surgiram novos questionamentos sobre o alcance e a natureza do programa atômico".

De fato, o documento da AIEA revela que os inspetores encontraram novos sinais de urânio altamente enriquecido (UAE) em uma instalação nuclear.

O diplomata ligado à AIEA disse à Efe que os restos de UAE "não são parecidos com os encontrados até agora em outros locais do Irã", embora tenha evitado detalhar sua pureza exata, da qual até 20% pode ser de urânio pouco enriquecido (UPE).

O UPE é usado para fabricar combustível nuclear, enquanto o UAE serve para construir bombas atômicas.

Por outro lado, a AIEA afirma que Teerã continua sem dar explicações sobre os sinais de UAE encontrados em uma antiga instalação nuclear na Universidade Técnica de Teerã.

Os inspetores denunciam que não puderam falar ainda com um ex-responsável por essa instalação, que tentou em uma ocasião adquirir equipamentos e materiais de uso duplo (civil e militar).

A AIEA denuncia também que em 2005 as autoridades iranianas puseram impedimentos aos inspetores internacionais para obter vistos de múltiplas entradas e saídas do país, como o acordo de salvaguardas assinado entre o organismo e o Irã estabelece.

ElBaradei lamenta em seu relatório que o Irã segue sem aplicar as regras do Protocolo Adicional do Tratado de Não-Proliferação Nuclear (TNP), que permitiria inspeções sem aviso prévio em qualquer instalação atômica.

Teerã suspendeu sua cooperação com base no Protocolo adicional em fevereiro, quando o dossiê iraniano foi enviado ao Conselho de Segurança.

Link: http://noticias.terra.com.br/mundo/interna/0,,OI1116182-EI294,00.html

stratopeido
Veterano
# set/06
· votar


pau no cu do ira

Incubus
Veterano
# set/06
· votar


Merda a vista

Senhor Marine
Veterano
# set/06
· votar


Se eu governasse um país teria essa audácia, diria a ONU e aos Direitos Humanos: "No meu Estado quem manda sou eu."

stratopeido
Veterano
# set/06
· votar


Se eu governasse um país teria essa audácia, diria a ONU e aos Direitos Humanos: "No meu Estado quem manda sou eu."


coitado dos civis

Admin
Moderador
# set/06
· votar


Senhor Marine
Fascista.

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Isso tudo era previsível.

Senhor Marine
Veterano
# set/06
· votar


stratopeido

coitado dos civis

Engano seu, jamais faria um governo militar.

Admin

Fascista.

Só postei uma notícia.

MatheusMX
Veterano
# set/06
· votar


Os países-membros do CS
Counter Strike

LFL
Veterano
# set/06
· votar


deixem o Irã quieto, po!

Deji
Veterano
# set/06
· votar


viva o Irã \o/

Incubus
Veterano
# set/06
· votar


Se eu governasse um país teria essa audácia, diria a ONU e aos Direitos Humanos: "No meu Estado quem manda sou eu."

ass: Stalin

Senhor Marine
Veterano
# set/06
· votar


snowwhite

Isso tudo era previsível.

Oi. Espero que o Irã não consiga a A-bomb, mas admirei a audácia dele.

LFL
Veterano
# set/06
· votar


Neguin de outros paises saem desenvolvendo ninguém fala nada, só pq eh o Irã...eles tem medo *.*

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Senhor Marine
Oi. Espero que o Irã não consiga a A-bomb, mas admirei a audácia dele.

Audácia é outra coisa...

stratopeido
Veterano
# set/06
· votar


Senhor Marine

Engano seu, jamais faria um governo militar.

n necessariamente.. digo "coitado dos civis", pois estes extremisas islamicos fazem merda e quem paga depois sao os civis, o povo. Esse doido ai ta pedindo pra levar umas bombinhas na cabeça. Igual o brasil inventar d falar q quer a destruicao d israel, e começar a fazer testes d misseis nucleares d longo alcance, um maluco d merda começa isso, e depois sua mae, seu amigo, vc ta tomando bomba na cabeça e n sabe pq

Incubus
Veterano
# set/06
· votar


Se o Irã conseguir uma Bomba Atômica, pode apostar q daí sim começa a 3ª guerra mundial.

staind
Veterano
# set/06
· votar


Fascista.
(2)

stratopeido
Veterano
# set/06
· votar


Neguin de outros paises saem desenvolvendo ninguém fala nada, só pq eh o Irã...eles tem medo *.*

so pq é uma teocracia, e esse pentelho d presidente quer aparecer pregando a destruicao d israel, e criando conflito com o resto do mundo? incentivando a violencia?

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Isso vai dar uma confusão...

Zakk Wylde_
Veterano
# set/06
· votar


Se o Irã conseguir uma Bomba Atômica, pode apostar q daí sim começa a 3ª guerra mundial.

tomara que consiga, tô cansado de esperar a 3ª Guerra Mundial. Melhor seria se soltassem logo aquele vírus que tem efeito letal em toda a população humana em no máximo 60 dias

Incubus
Veterano
# set/06
· votar


Zakk Wylde_
tomara que consiga, tô cansado de esperar a 3ª Guerra Mundial. Melhor seria se soltassem logo aquele vírus que tem efeito letal em toda a população humana em no máximo 60 dias

Se mate, é mais rápido...

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Zakk Wylde_
tomara que consiga, tô cansado de esperar a 3ª Guerra Mundial. Melhor seria se soltassem logo aquele vírus que tem efeito letal em toda a população humana em no máximo 60 dias


Quero ser sua amiga, posso?

MatheusMX
Veterano
# set/06
· votar


Zakk Wylde_
\o/

Senhor Marine
Veterano
# set/06
· votar


snowwhite

Audácia é outra coisa...

Desafiar os americanos e a ONU é audácia.

stratopeido

n necessariamente.. digo "coitado dos civis", pois estes extremisas islamicos fazem merda e quem paga depois sao os civis, o povo. Esse doido ai ta pedindo pra levar umas bombinhas na cabeça. Igual o brasil inventar d falar q quer a destruicao d israel, e começar a fazer testes d misseis nucleares d longo alcance, um maluco d merda começa isso, e depois sua mae, seu amigo, vc ta tomando bomba na cabeça e n sabe pq

Eu pensei que você se referia a eu ter dito o que faria caso governasse o Brasil.

Se o Irã conseguir uma Bomba Atômica, pode apostar q daí sim começa a 3ª guerra mundial.

Certamente. Até já tenho ela desenhada na minha cabeça, Irã consegue a A-bomb, junto com a Síria invadem Israel. Os americanos entram pela lado de Israel, os puxa-saco (ingleses) vão juntos. A Coréia do Norte, junto com a Bolívia entra na guerra.

LFL
Veterano
# set/06
· votar


stratopeido

so pq é uma teocracia, e esse pentelho d presidente quer aparecer pregando a destruicao d israel, e criando conflito com o resto do mundo? incentivando a violencia?

depois tocam avioezinhos nele, dai fica chorando \m/

Deji
Veterano
# set/06
· votar


irã rules, prona rules

snowwhite
Veterano
# set/06
· votar


Senhor Marine
Desafiar os americanos e a ONU é audácia.

Mas não ameaçando a população mundial com isso.

brunohardrocker
Veterano
# set/06
· votar


Se o Irã conseguir uma Bomba Atômica, pode apostar q daí sim começa a 3ª guerra mundial.

To começando a ficar com medo do que esse cara aqui disse:

http://www.youtube.com/watch?v=8Sjf4ELVeX8

Incubus
Veterano
# set/06
· votar


Certamente. Até já tenho ela desenhada na minha cabeça, Irã consegue a A-bomb, junto com a Síria invadem Israel. Os americanos entram pela lado de Israel, os puxa-saco (ingleses) vão juntos. A Coréia do Norte, junto com a Bolívia entra na guerra.

Guerra Nuclear.
Guerra Biológica
Guerra Química.

O fim da sociedade como conhecemos...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Irã desafia a ONU