Não há "Ponto de Deus" no Cérebro

Autor Mensagem
Senhor Marine
Veterano
# ago/06


O cérebro humano não contém um único "Ponto de Deus" responsável pelas experiências místicas e religiosas.

Ao invés, o senso de união com Deus ou algo maior que o ego freqüentemente descrito por esses que sofreram tais experiências envolve o recrutamento e ativação de variadas regiões do cérebro normalmente implicadas em diferentes funções como autoconsciência, emoção e representação de corpo.

A pesquisa, detalhada na edição do Neuroscience Letters, contradiz as sugestões prévias de outros pesquisadores de que poderia haver uma região específica no cérebro projetada para comunicação com Deus.

O que significa

"A meta principal do estudo era identificar os correlatos neurais de uma experiência mística", disse o líder do estudo Mario Beauregard da Universidade de Montreal no Canadá. "Isto não diminui o significado e valor de tal experiência, e nem desconfirma a existência de Deus.O cérebro humano não contém um único "Ponto de Deus" responsável para experiências místicas e religiosas.

No estudo, 15 freiras Carmelitas Enclausuradas, variando em idade entre 23 para 64, tiveram seus cérebros esquadrinhados enquantanto se pedia para reviverem a mais intensa experiência mística que alguma vez tinham tido como membros da ordem religiosa.

Não foi pedido as freiras para tentarem de fato alcançar um estado de união espiritual com Deus durante a experiência porque, como as freiras disseram, "Deus não pode ser chamado à vontade."

Alegria e amor

Não obstante, os investigadores acreditam que o método deles estava justificado porque estudos prévios mostraram que atores aos quais foi pedido que entrassem em um estado particular ativou as mesmas regiões do cérebro de pessoas que sofrem essas emoções de fato.

Como controle, as freiras foram ensinadas para já reviver o mais intenso estado de união com outro ser humano em suas vidas enquanto na ordem Carmelita.

O estudo demonstrou que aquelas que as experiências místicas ativam mais do que uma dúzia de áreas diferentes do cérebro de uma só vez. Um das regiões, chamada de núcleo caudado, foi implicado em emoções positivas como felicidade, amor romântico e amor materno.

Os investigadores especulam que a ativação desta região de cérebro durante experiências místicas é relacionada aos sentimentos de alegria e amor incondicional que as freiras descreveram.

fonte: http://www.livescience.com/humanbiology/060829_god_spot.html

Artigo original: http://www.sciencedirect.com/science?_ob=ArticleURL&_udi=B6T0G-4KGX8FB -1&_coverDate=09%2F25%2F2006&_alid=441129645&_rdoc=1&_fmt=&_orig=searc h&_qd=1&_cdi=4862&_sort=d&view=c&_acct=C000050221&_version=1&_urlVersi on=0&_userid=10&md5=8af0932b280ce0c80088a5ac62957751

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


pigüissa de ler...

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


eeevee

pigüissa de ler...

Leia, é interessante.

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
farei um esforço. ^^

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Deus é o dono e projetista do cérebro. ;D

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


eeevee

farei um esforço. ^^

=)

Fodius

Deus é o dono e projetista do cérebro. ;D

Sem essa, não vamos começar esse assunto aqui. Não quero que fechem meu tópico.

eeevee
Veterano
# ago/06
· votar


li. legal e tal. o sono não me deixa fazer um comentário melhor. /o/

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


"Deus não pode ser chamado à vontade."


Não compreendi isso...talvez seja problema de tradução.

Chamar deus seria o quê?

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


eeevee

li. legal e tal. o sono não me deixa fazer um comentário melhor. /o/

É um texto bastante interessante, acaba com a história que "deus (a entidade em si) faz bem pra mente existindo ou não".

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
Sem essa, não vamos começar esse assunto aqui. Não quero que fechem meu tópico.

??

Eu sou o último que quer esticar discussões inúteis.

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Não compreendi isso...talvez seja problema de tradução.

Chamar deus seria o quê?


Acho que a freira quis dizer que deus não está disponível sempre que precisamos. hehehehe

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

??

Eu sou o último que quer esticar discussões inúteis.


Então se atenha ao artigo.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
Acho que a freira quis dizer que deus não está disponível sempre que precisamos. hehehehe


Então...isso é o óbvio na frase. Mas deus não está presente o tempo todo?

Não um sentimento de comunhão intenso e atemporal com ele?

Para que elas precisariam chamá-lo?

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar



É um texto bastante interessante, acaba com a história que "deus (a entidade em si) faz bem pra mente existindo ou não".


Deus faz bem pra mente, muito bem.

Tem coisas q vc só faz ou deixa de fazer, pelo amor de Deus.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius


Boa Noite.

Tu acha que existe o tal "ponto" cerebral?

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Então...isso é o óbvio na frase. Mas deus não está presente o tempo todo?

Não um sentimento de comunhão intenso e atemporal com ele?

Para que elas precisariam chamá-lo?


Essas respostas nem os religiosos respondem. Prefiro ser ateu.

"Por simples senso comum não acredito em deus, em nenhum" (Charles Chaplin)

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
Boa Noite.

Tu acha que existe o tal "ponto" cerebral?


Boa noite. Precisaria pesquisar mais. Mas pra mim não importa muito tb.

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

Deus faz bem pra mente, muito bem.

Tem coisas q vc só faz ou deixa de fazer, pelo amor de Deus.


Isso é muito relativo. Ao mesmo tempo que deus pode fazer bem pode fazer mal, vide os fanáticos terroristas.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
Essas respostas nem os religiosos respondem. Prefiro ser ateu.

"Por simples senso comum não acredito em deus, em nenhum" (Charles Chaplin)



Mas esse é a questão aqui, não é?

Se a comunhão espiritual seria apenas uma sensação de plenitude semelhante a tantas outras...

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
Isso é muito relativo. Ao mesmo tempo que deus pode fazer bem pode fazer mal, vide os fanáticos terroristas.

Aí é extenso. E não muda o q falei, Deus faz bem.

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Mas esse é a questão aqui, não é?

Se a comunhão espiritual seria apenas uma sensação de plenitude semelhante a tantas outras...


O que a pesquisa demonstrou na prática é o seguinte:

Deus não faz bem, o que faz bem é a sensação de alegria e amor que deus representa para algumas pessoas.

Isso exlui a possibilidade de existir uma área no cérebro que fica ativa quando pessoas rezam, tese que foi defendida em pesquisas anteriores.

Na verdade o que fica ativa é a sensação de alegria e amor.

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

Aí é extenso. E não muda o q falei, Deus faz bem.

Deus não faz bem, a alegria e o amor fazem.

Foi provado na pesquisa.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
Na verdade o que fica ativa é a sensação de alegria e amor.


Sim...heheheheh...mas se essa é a conclusão...o que vamos discutir?

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


O que a pesquisa demonstrou na prática é o seguinte:

Deus não faz bem, o que faz bem é a sensação de alegria e amor que deus representa para algumas pessoas.

Isso exlui a possibilidade de existir uma área no cérebro que fica ativa quando pessoas rezam, tese que foi defendida em pesquisas anteriores.

Na verdade o que fica ativa é a sensação de alegria e amor.


Q balela. Deus é o dono da mente. Eu diria q o q faz bem é a sensação de alegria e amor q a presença de Deus proporciona às pessoas.

Nesse sentido, essa pesquisa nem vai, nem vem.

Fodius
Veterano
# ago/06 · Editado por: Fodius
· votar


Senhor Marine
Deus não faz bem, a alegria e o amor fazem.

Foi provado na pesquisa.


A alegria e o amor q a presença de Deus proporciona, no caso. ;D

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Sim...heheheheh...mas se essa é a conclusão...o que vamos discutir?

Vamos discutir... você concorda com o resultado da pesquisa?

hahahahaha :P

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

Q balela. Deus é o dono da mente. Eu diria q o q faz bem é a sensação de alegria e amor q a presença de Deus proporciona às pessoas.

Nesse sentido, essa pesquisa nem vai, nem vem.


Deus não é dono de nada, se você acredita que ele é dono da sua mente respeito sua opinião. Mas da minha ele não é.

A alegria e o amor q a presença de Deus proporciona, no caso. ;D

Que presença? Tomar sorvete também representa alegria, o sorvete é um deus? Desculpe o sofismo, mas foi a maneira de mostrar a você que alegria e amor não são sinônimos de deus.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Eu penso que AMOR. ALEGRIA, PLENITUDE são apenas alguns dos nomes que se pode dar para sensações experimentadas no cérebro por interferência de vários fatores externos ou internos...e isso não significa que há uma região para percepção de cunho místico ou religioso.

Da mesma forma que a DOR sofrida pelos religiosos que se punem em nome da flagelação, pode ser lida como prazerosa tb.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Senhor Marine
Vamos discutir... você concorda com o resultado da pesquisa?

hahahahaha :P



Já dei minha opinião sobre o resultado. Ma sacho que o mais importante não é isso. E sim o por que dessa pesquisa...por que alguém pensaria numa coisa dessas.

Senhor Marine
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Eu penso que AMOR. ALEGRIA, PLENITUDE são apenas alguns dos nomes que se pode dar para sensações experimentadas no cérebro por interferência de vários fatores externos ou internos...e isso não significa que há uma região para percepção de cunho místico ou religioso.

Da mesma forma que a DOR sofrida pelos religiosos que se punem em nome da flagelação, pode ser lida como prazerosa tb.


Concordo, ninguém precisa de deus pra estar alegre ou amar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Não há "Ponto de Deus" no Cérebro