Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação à Maquiavel

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Um outro jeito de entendê-lo...se analisarmos o contexto histórico em que viveu...

Pode ajudar na compreensão de Maquiavel imaginar que não está a falar sobre o estado em termos éticos mas sim em termos cirúrgicos. É que Maquiavel acreditava que a situação italiana era desesperada e que o estado Florentino estava em perigo. Em vez de responder ao problema de um ponto de vista ético, Maquiavel preocupou-se genuinamente em curar o estado para o tornar mais forte. Por exemplo, ao falar sobre os povos revoltados, Maquiavel não apresenta um argumento ético, mas cirúrgico: «os povos revoltados devem ser amputados antes que infectem o estado inteiro.»

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius
Ser tendenciosa é feio hein. Mas não estiquemos.


Não sou tendenciosa...é o meu pensamento. é genuíno...

stratopeido
Veterano
# ago/06 · Editado por: stratopeido
· votar


snowwhite
O único valor claro na obra de Maquiavel é a virtú (virtus em Latim), que é relacionado normalmente com «virtude». Mas de facto, Maquiavel utiliza-a mais no sentido latino de «viril», já que os indivíduos com virtú são definidos fundamentalmente pela sua capacidade de impor a sua vontade em situações difíceis. Fazem isto numa combinação de carácter, força, e cálculo. Numa das passagens mais famosas do Príncipe, Maquiavel descreve qual é a maneira mais apropriada para responder a volatilidade do mundo, ou à Fortuna, comparando-a a uma mulher: «la fortuna é donna». Maquiavel refere-se à tradição do amor cortesão, onde a mulher que constitui o objecto do desejo é abordada, cortejada e implorada. O príncipe ideal para Maquiavel não corteja nem implora a Fortuna, mas ao abordá-la agarra-a virilmente e faz dela o que quer. Esta passagem, já escandalosa na época, representa uma tradução clara da ideia renascentista do potencial humano aplicado à política. É que, de acordo com Pico della Mirandola, se um ser humano podia transformar-se no que quisesse, então devia ser possível a um indivíduo de carácter forte pôr ordem no caos da vida política.

\o/

Entao.. minha filosofia "maquiavelica".. é parecida com isso, resume-se a vc buscar aumentar as chances d q as oportunidades apareçam, e estar pronto p/ aproveita-las quando surgirem

Fodius
Veterano
# ago/06 · Editado por: Fodius
· votar


snowwhite
Não sou tendenciosa...é o meu pensamento. é genuíno...

Então mostra ter pouco siso, genuinamente.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
Entao.. minha filosofia "maquiavelica".. é parecida com isso, resume-se a vc buscar aumentar as chances d q as oportunidades apareçam, e estar pronto p/ aproveita-las quando surgirem


hheheheheheh


Preciso achar " A Roda"...

Champinhon
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Ah, esqueci de elogiar o tópico!

Muito interessante, estou lendo tudo aqui!

Valeu ;)

stratopeido
Veterano
# ago/06 · Editado por: stratopeido
· votar


:)

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Interessante resumo de "O Príncipe" - Português de Portugal

O PRÍNCIPE, DE MAQUIAVEL

- - - - -

Apresentação

Maquiavel começa O Príncipe descrevendo os dois principais tipos de governo: as monarquias e as repúblicas. O seu objecto de estudo é a monarquia. Os aspectos mais controversos da análise de Maquiavel aparecem claramente nos capítulos intermédios da obra.
No capítulo 15 propõem-se descrever como um monarca sobrevive de facto, em vez de descrever grandes princípios morais. Descreve as virtudes que em geral se pensa serem necessárias a um governante, concluindo que algumas «virtudes» levam os príncipes ao desaparecimento, ao passo que alguns «vícios» permitem-lhes sobreviver. De facto, as «virtudes» que apreciamos nas pessoas pode levar à sua deposição.

No capítulo 16 Maquiavel nota que nós pensamos normalmente que o melhor para um governante é ter a reputação de ser generoso. Mas, se a generosidade for praticada em segredo ninguém o saberá e ele será considerado ganancioso. Se for praticada abertamente, a necessidade de manter a sua reputação, poderá levá-lo à bancarrota. Terá então necessidade de retirar mais dinheiro aos seus súbditos o que o fará ser odiado. Para o autor do Príncipe o melhor é o governante ter uma reputação de ser avarento. Maquiavel antecipa exemplos de monarcas generosos que tiveram sucesso. Mas defende que a generosidade só deve ser praticada para com os soldados somente com base no saque retirado de uma cidade inimiga.

No capítulo 17 defende que é melhor a um príncipe ser severo quando pune as pessoas do que magnânimo. A severidade por meio da sentença de morte só afecta alguns, mas detêm crimes que afectam muitos. Indo mais longe, defende que é melhor ser temido do que amado. Mas os governantes devem evitar ser odiados, o que é fácil de conseguir não confiscando a propriedade dos súbditos: «as pessoas esquecem mais facilmente a morte do pai, do que a perda da herança.»

No capítulo 18, possivelmente a parte mais controversa do Príncipe, Maquiavel argumenta que o governante deve saber ser dissimulado desde que isto sirva as suas intenções. Mas, quando o príncipe tiver necessidade de ser dissimulado não pode dar a ideia de que o é. De facto, deve mostrar-se sempre dotado de pelo menos cinco virtudes: clemência, benevolência, humanidade, rectidão e religiosidade.

No capítulo 19 Maquiavel defende que o príncipe deve evitar fazer coisas que o façam ser odiado. O que se realiza ao não confiscar a propriedade, nem dar mostras de avidez ou de desinteresse. A melhor maneira de não ser deposto é evitar ser odiado

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Então tu não acredita numa democracia plena? destituída de segundas intenções?

Não, para mim democracia plena é utopia... No meu pensamento ela pode se aproximar da plenitude quando camuflada conforme o que expûs acima sobre a ditadura-democrática...

Destituída de segundas intenções é mais utópico ainda... A detenção a qualquer custos do poder, como diz Maquiavel, se vc for pensar de forma mais minuciosa já é "florida" de segundas, terceiras intenções hehe... O que eu acho é que a primeira intenção é a detenção do poder, todas as outras são apenas frutos da manipulação do pensamento, não sei se deu pra sacar o que eu tentei dizer...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Champinhon
Ah, esqueci de elogiar o tópico!

Muito interessante, estou lendo tudo aqui!

Valeu ;)



Obrigada!!!


Farei outros!

Fodius
Veterano
# ago/06 · Editado por: Fodius
· votar


snowwhite
E livres pensadores todos somos. Só q não quero ser tolo.

Sou livre degustador, mas não experimentarei veneno, nem fezes. Só isso.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Adrianodevil
Não, para mim democracia plena é utopia... No meu pensamento ela pode se aproximar da plenitude quando camuflada conforme o que expûs acima sobre a ditadura-democrática...


entendi tudo...por isso desconfio da maioria das democracias mundiais.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius
Sou livre degustador, mas não experimentarei veneno, nem feses. Só isso.


FEZES ok...hahahhaha


Vai dormir! :PPPPPPPPPP

Fodius
Veterano
# ago/06 · Editado por: Fodius
· votar


snowwhite
FEZES ok...hahahhaha


Vai dormir! :PPPPPPPPPP


Eu editei antes. Já te vi errando na digitação, no português, várias vezes, e nunca fui pobre o bastante para me aproveitar disso...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


Sou livre degustador, mas não experimentarei veneno, nem feses. Só isso.


FEZES ok...hahahhaha


Vai dormir! :PPPPPPPPPP


depois dessa eu q vou dormir heheh


boa piracao filosofica d madrugada pra vcs

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
Como se vc tb nunca errasse... errar no português uma hora, digitando sem revisar não é muito difícil de acontecer.

teuabreu
Veterano
# ago/06
· votar


Segundo alguns criticos Maquiavel escrevera de forma totalmente ironica de forma a justamente estabelecer uma feroz critica ao estado absolutista!!!!

Mas acho essa teoria mo viajem!!!

Acho que é melhor assim:
-Na terra dos homens burros, estes não são capazes de pensar no melhor para si, então algum deve faze-lo!!!!!

Pensar um unico para uma multidão de ignorantes!!!

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius
Eu editei antes. Já te vi errando na digitação, no português, várias vezes, e nunca fui pobre o bastante para me aproveitar disso...


hahahahahhh Brincando contigo! :P


stratopeido
depois dessa eu q vou dormir heheh


boa piracao filosofica d madrugada pra vcs






Boa Noite!!! Tb me vou...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

Como se vc tb nunca errasse... errar no português uma hora, digitando sem revisar não é muito difícil de acontecer.

calma santa

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Amanhã volto à Maquiavel.

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
hahahahahhh Brincando contigo! :P

ta bom. ;p

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
calma santa

calma vc, um errinho meu e já solta a franga hua

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


teuabreu
Acho que é melhor assim:
-Na terra dos homens burros, estes não são capazes de pensar no melhor para si, então algum deve faze-lo!!!!!



É. Tb acho. Mas mantê-los burros para permanecer no poder e usufruir dele em benefício próprio é outro capítulo.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fui!

Hugs!

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

eu n soltei a franga, so foi uma deixa pra eu ir dormir, kralho como tu é chato.. pega ate mal p/ vc, se aceitasse q errou na brincadeira td bem, eu tb erro.. mas ficar nesse recalque so pq errou um trequinho la ja é purpurina demais nesse ego ne?

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


É. Tb acho. Mas mantê-los burros para permanecer no poder e usufruir dele em benefício próprio é outro capítulo.

Nessa linha, concordo.

Fodius
Veterano
# ago/06 · Editado por: Fodius
· votar


stratopeido
eu n soltei a franga, so foi uma deixa pra eu ir dormir, kralho como tu é chato.. pega ate mal p/ vc, se aceitasse q errou na brincadeira td bem, eu tb erro.. mas ficar nesse recalque so pq errou um trequinho la ja é purpurina demais nesse ego ne?

Não cara, nem fiquei me doendo assim. É que desde o outro tópico o Panucci encarnava até nas minhas vírgulas, acho isso pobre.

Mas agora to de boa, vc ta me mostrando q é na brincadeira, blz.

stratopeido
Veterano
# ago/06 · Editado por: stratopeido
· votar


Fodius

blza, fique na paz do senhor jesus cristo

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
blza, fique na paz do senhor jesus cristo

Amém. Vc tb.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius
É. Tb acho. Mas mantê-los burros para permanecer no poder e usufruir dele em benefício próprio é outro capítulo.

Nessa linha, concordo.



Outra hora discutimos isso....hehehehhe

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação à Maquiavel