Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação à Maquiavel

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


O Legado de Maquiavel

Maquiavel foi muito criticado pelas idéias que ele defendeu em “O Príncipe”. Contudo, é importante ressaltar que ele preferia uma república à ditadura. Tinha uma preocupação com a fraqueza militar e política da Itália, e desejava ver um governante forte que unificasse o país e expulsasse os invasores estrangeiros que estavam devastando a Itália. Por um lado, Maquiavel era defensor de táticas severas e cínicas, por outro, ele era um patriota idealista.

Poucos filósofos políticos foram tão condenados quanto Maquiavel. Seu nome virou sinônimo, inclusive na língua portuguesa, de duplicidade e manipulação: “maquiavélico”. As idéias de Nicolau Maquiavel podem não ter sido morais, mas foram certamente influentes. O próprio Maquiavel declarou que elas não eram originais: seus conselhos já haviam sido adotados na prática por diversos governantes bem-sucedidos. “O Príncipe” tornou-se notório após ter sido lido por diversos vilões da história. Benito Mussolini, o líder fascista italiano durante a Segunda Guerra Mundial, um homem que trouxe muita destruição para seu país, elogiou publicamente o livro. Dizem que Napoleão Bonaparte dormia com um exemplar do livro sob seu travesseiro. No entanto, deve-se lembrar que Maquiavel apenas apresentou, e não criou, a realidade amoral da política.

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar



Não seria "O Príncipe" o alter-ego do político em síntese?


dos ditadores sim, vide stalin, mao, fidel.. mas n acho q todo o politico tenha esse "fetiche" ditatorial.. tem q ser considerada a epoca em q esse livro foi escrito.. pra mim essa abordagem da politica, quanto a ditadura é ultrapassada

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


deve-se lembrar que Maquiavel apenas apresentou, e não criou, a realidade amoral da política.

Realmente.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
dos ditadores sim, vide stalin, mao, fidel.. mas n acho q todo o politico tenha esse "fetiche" ditatorial.. tem q ser considerada a epoca em q esse livro foi escrito.. pra mim essa abordagem da politica, quanto a ditadura é ultrapassada


Eu quis provocar...ainda acho que poder se exerce de várias formas, ditatorial ou não...é poder. O que acontece com o ditador que ele é totalitarista e tem necessidade de manter o controle pela forma mais autocrático possível.

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


Não seria "O Príncipe" o alter-ego do político em síntese?

dos ditadores sim, vide stalin, mao, fidel.. mas n acho q todo o politico tenha esse "fetiche" ditatorial.. tem q ser considerada a epoca em q esse livro foi escrito.. pra mim essa abordagem da politica, quanto a ditadura é ultrapassada

Concordo... Não tem nem como enquadrar algum político brasileiro por exemplo dentro da realidade de Maquiavel... Agora os grandes ditadores tem traços fortes de influência de Maquiavel...

Quanto a segunda parte, eu tbm acho ultrapassada essa abordagem, o que eu creio é em algo que eu costumo brincar e chamar de ditadura-democrática...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Vejam esse textinho agora.



A política como a arte da astúcia



A difamação definitiva da política - tornando-a quase maldita - ocorreu no Renascimento com Maquiavel. Ninguém até então a descrevera de uma forma tão ordinária e baixa como o florentino o fez. Reduziu-a a um astuto exercício de alcançar e manter-se no poder, caracterizando como modelo do político exemplar um ser meio homem meio animal (entre o leão e a raposa) , que , para atingir ou manter-se no leme do estado ele podia recorrer a qualquer tipo de prática (à fraude, à mentira, ao engano, à corrupção) porque todas, desde que utilizadas com eficácia, se justificavam pelo seu fim. Aquilo que parecia ao homem comum, ao cidadão íntegro, como desonesto e velhaco, recebeu da parte dele sanção e validade porque estava a serviço de algo superior que era o interesse da segurança do estado e da sociedade.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Adrianodevil
brincar e chamar de ditadura-democrática...


Crê como? pode explicar isso?

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Aquilo que parecia ao homem comum, ao cidadão íntegro, como desonesto e velhaco, recebeu da parte dele sanção e validade porque estava a serviço de algo superior que era o interesse da segurança do estado e da sociedade.

Infelizmente, esse comentário parece ser bastante realista.

snowwhite
Veterano
# ago/06 · Editado por: snowwhite
· votar


Fodius
Infelizmente, esse comentário parece ser bastante realista.

Por isso eu falei no alter-ego...porque as idéias dele estão embasadas num conceito de poder muito simples...aquele mais primitivo, onde uma sociedade ou nação parecem necessitar de controle, nem que para isso os fins justifiquem os meio, mesmo numa República.

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


hehe kd roda e fortuna?

Zakk Wylde_
Veterano
# ago/06
· votar


Voltemos a Nietzsche...

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


"Quem não chora, não mama."

Na política:

"Quem não mente, não ganha."

hua

Adrianodevil
Veterano
# ago/06 · Editado por: Adrianodevil
· votar


snowwhite

Bom vou tentar resumir bem pq estou com mto sono e logo irei dormir...

Primeiro de tudo temos que convir que nem a ditadura nem a democracia de fato existem sendo puramente aplicadas dentro de uma realidade política... A partir daí eu tiro como pensamento que se pudermos criar uma realidade política que preze por uma ditadura onde atua a democracia fica vigente uma ordem social onde nenhuma das partes sairá prejudicada, quem está no poder e a população... É algo como vc citou sobre a ástucia de governar... Uma ditadura-democrática seria ao meu ver algo do tipo uma ditadura camuflada socialmente, não sei se deu pra entender +/- pois não consigo me expressar certo com isso, é meio complexo até mesmo pra mim...
Algo que eu tomo como base próxima seria o cristianismo, podemos considerar ele como dentro disso que eu creio ser a ditadura-democrática...
É como se fosse similar, pensemos:

Deus é o "ditador" da filosofia do cristianismo, pois ele detém "autoridade" sobre os fatos e "detem o poder" sobre a realidade "política", por outro lado, os cristãos aceitam tal realidade e buscam na figura do "ditador" atingir uma "democracia"

Não sei se deu pra entender... Coloquei os termos entre aspas pra ter uma relevância melhor, pq se não daqui a pouco aparece um cristão pra me xingar aqui eheheh...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
hehe kd roda e fortuna?

Não consigo encontrar nada acredita...?

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


Nossaaa, citou com s, eu estou com sono msmo ahuahuahu, deixa eu editar...

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


revelância auhahuhuahua

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

sera q eu inventei? heeh acho q li em algum lugar algo sobre isso.. ou entao sonhei, ou inventei.. ate pq nunca li maquiavel original.. heeh pior q ja falei das minhas viagens d roda e fortuna q era d maquiavel.. q vergonha haha

snowwhite
Veterano
# ago/06 · Editado por: snowwhite
· votar


Adrianodevil
Deus é o "ditador" da filosofia do cristianismo, pois ele detém "autoridade" sobre os fatos e "detem o poder" sobre a realidade "política", por outro lado, os cristãos aceitam tal realidade e buscam na figura do "ditador" atingir uma "democracia"


Entendi perfeitamente e aceito a comparação, até porque sou atéia e abomino o Cristianismo. Mas discordo que isso seja um modelo de democracia aceitável, uma vez que manipula uma série de valores e se aproveita da falta de conhecimento intelectual do povo.

Obrigada pela participação.

Boa Noite!

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
sera q eu inventei? heeh acho q li em algum lugar algo sobre isso.. ou entao sonhei, ou inventei.. ate pq nunca li maquiavel original.. heeh pior q ja falei das minhas viagens d roda e fortuna q era d maquiavel.. q vergonha haha


É sim, já discuti sobre isso...mas na Internet não acho nada decente, só citações isoladas.

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Deus é o "ditador" da filosofia do cristianismo, pois ele detém "autoridade" sobre os fatos e "detem o poder" sobre a realidade "política", por outro lado, os cristãos aceitam tal realidade e buscam na figura do "ditador" atingir uma "democracia"

Só espero q atentem bem para as aspas, de fato.

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Entendi perfeitamente e aceito a comparação, até porque sou atéia e abpmino o Cristianismo. Mas discordo que isso seja um modelo de democracia aceitávem, uma vez que manipula uma série de valores e se aproveita da falta de conhecimento intelectual do povo.

É algo como vc citou sobre a ástucia de governar... Uma ditadura-democrática seria ao meu ver algo do tipo uma ditadura camuflada socialmente

Está aí o elo de ligação do nosso pensamento e do pensamento de Maquiavel... A detenção do poder a qualquer custo... A democracia seria na verdade um boneco do ventríloco ditador, mas no fim das contas todos assistiriam o show do ventriloquista e sairiam felizes, assim como acontece no cristianismo...

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

Só espero q atentem bem para as aspas, de fato.

Eu espero mais do que você cara, acredite heheh... As aspas devem ser interpretadas de forma crucial nesse "textinho" aí...

Fodius
Veterano
# ago/06 · Editado por: Fodius
· votar


snowwhite
Entendi perfeitamente e aceito a comparação, até porque sou atéia e abomino o Cristianismo. Mas discordo que isso seja um modelo de democracia aceitável, uma vez que manipula uma série de valores e se aproveita da falta de conhecimento intelectual do povo.

Se estiver falando da idéia q ele quer passar, ok, é com vc.

Mas se falar de fato do cristianismo, aí tenho q dizer q é sua visão superficial. Existem muitos cristãos com mais conhecimento intelectual do q vc poderia sequer imaginar. Se dá essa sua opinião consciente desse lado, é tendenciosidade, leviandade.

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Adrianodevil
Eu espero mais do que você cara, acredite heheh... As aspas devem ser interpretadas de forma crucial nesse "textinho" aí...

Legal sua consciência cara.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Um pouquinho sobre A Fortuna em "O príncipe"

O único valor claro na obra de Maquiavel é a virtú (virtus em Latim), que é relacionado normalmente com «virtude». Mas de facto, Maquiavel utiliza-a mais no sentido latino de «viril», já que os indivíduos com virtú são definidos fundamentalmente pela sua capacidade de impor a sua vontade em situações difíceis. Fazem isto numa combinação de carácter, força, e cálculo. Numa das passagens mais famosas do Príncipe, Maquiavel descreve qual é a maneira mais apropriada para responder a volatilidade do mundo, ou à Fortuna, comparando-a a uma mulher: «la fortuna é donna». Maquiavel refere-se à tradição do amor cortesão, onde a mulher que constitui o objecto do desejo é abordada, cortejada e implorada. O príncipe ideal para Maquiavel não corteja nem implora a Fortuna, mas ao abordá-la agarra-a virilmente e faz dela o que quer. Esta passagem, já escandalosa na época, representa uma tradução clara da ideia renascentista do potencial humano aplicado à política. É que, de acordo com Pico della Mirandola, se um ser humano podia transformar-se no que quisesse, então devia ser possível a um indivíduo de carácter forte pôr ordem no caos da vida política.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Está aí o elo de ligação do nosso pensamento e do pensamento de Maquiavel... A detenção do poder a qualquer custo... A democracia seria na verdade um boneco do ventríloco ditador, mas no fim das contas todos assistiriam o show do ventriloquista e sairiam felizes, assim como acontece no cristianismo...


Então tu não acredita numa democracia plena? destituída de segundas intenções?

Champinhon
Veterano
# ago/06 · Editado por: Champinhon
· votar


O Legado de Maquiavel

Saudades da matéria de filosofia!

Lembro que no 2º ano do ensino mádio, fiz um trabalho exatamente com esse título.
Mas de Maquiavel, não arrisco falar nada, pois nunca me aprofundei nele.
Estou lendo coisas nesse tópico pra conhece-lo melhor.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius
Mas se falar de fato do cristianismo, aí tenho q dizer q é sua visão superficial. Existem muitos cristãos com mais conhecimento intelectual do q vc poderia sequer imaginar. Se dá essa sua opinião consciente desse lado, é leviandade.


Não começa...heheheh...sou uma livre pensadora.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Champinhon
=** (bruno)

Chiu! boa noite! tenho que ir!



hahahahahah

Beijos!!!

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
Não começa...heheheh...sou uma livre pensadora.

Ser tendenciosa é feio hein. Mas não estiquemos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação à Maquiavel