Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação à Maquiavel

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# ago/06


Vou postar alguns textos sobre ele, reflitam e dêem suas opiniões..


Nicolau Maquiavel, um dos mais conhecidos filósofos políticos de todos os tempos, se tornou famoso por defender a visão de que um governante, se necessário, deveria ser cruel e fraudulento para obter e manter o poder. Seus críticos o denunciam como um homem que foi desprovido de moralidade, porém, seus admiradores afirmam que ele foi um dos únicos realistas que verdadeiramente entendiam o mundo político e que teve a coragem de descrevê-lo como ele realmente é. Em todo caso, séculos após terem sido publicados, os trabalhos de Maquiavel continuam sendo lidos e analisados por estudantes de filosofia, história e política.

MyNameIsRevolution
Veterano
# ago/06 · Editado por: MyNameIsRevolution
· votar


primeiro!




e aooooooonde que vou ler este post gigante

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


"maquiavel era um maricas" hehe

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

Maquiavel é o cara... Ele Heiddeger, Nietzsche, Sartre e Schopenhauer na minha opinião são os mais fodas de todos... A junção das idéias deles podem fazer mto... o problema de tudo nesse mundo são os moralistas...

Tomara que apareça "O príncipe" pra nos salvar hehe...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


eheheh aonde nossa juventude foi parar.. leiam socrates, platao, aristoteles..

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Maquiavel nasceu em Florença, na Itália, no ano de 1469. Seu pai era advogado e membro de uma proeminente família italiana. Na época, no ápice do Renascimento, a Itália estava dividida em pequenos principados, enquanto outros países como Espanha, Inglaterra e França eram nações unificadas. Não surpreende que naquele momento a Itália estivesse politicamente e militarmente fraca, apesar de seus grandes alcances culturais.

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


ele era homossexual tb, diga-se d passagem...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
eheheh aonde nossa juventude foi parar.. leiam socrates, platao, aristoteles..

esses são os bests...rsrrsrsr


Mas Maquiavel mexe com as mentes de muitos que vieram depois dele.
Talvez por ter sintetizado a perversidade das relações de poder.

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido

Filosofia clássica é legal tb, mas na minha opinião algumas coisas não formulam algo que se enquadre nos dias de hoje... Algumas coisas são mto interessantes, mas eu não consigo enquadrar todos os pensamentos de caras como socrates, platao, aristoteles.. como vc citou...

Na realidade eu acho que a melhor das filosofias é a que você formula para si mesmo através de uma junção de idéias, sejam elas de
socrates, platao, aristoteles.. ou de
Heiddeger, Nietzsche, Sartre e Schopenhauer mesmo que sejam bem diferentes...

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

hehe to brincando.. ate tava afim d comprar o livro dele.. n é dele uns conceitos la d "roda" e "fortuna" ou algo assim? se n for dele, eu inventei uns heheh

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


seila.. so sei q sartre era comunista eehe, e n escrevia muito bem

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


e nixi... bom, melhor mudar d assunto :)

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Adrianodevil
Na realidade eu acho que a melhor das filosofias é a que você formula para si mesmo através de uma junção de idéias, sejam elas de
socrates, platao, aristoteles.. ou de
Heiddeger, Nietzsche, Sartre e Schopenhauer mesmo que sejam bem diferentes...



Concordo com isso. O ideal é conseguir ter a capacidade de absorver o melhor de cada um deles. Afinal, não foi por motivo fútil que eles ficaram na história do pensamento humano. Conseguiram pensar de forma mais organizada em coisas que parecem um amontoado de coisas sem sentido e ligação entre si.

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


Na realidade eu acho que a melhor das filosofias é a que você formula para si mesmo através de uma junção de idéias, sejam elas de
socrates, platao, aristoteles.. ou de
Heiddeger, Nietzsche, Sartre e Schopenhauer mesmo que sejam bem diferentes...


Acrescento Bíblia, principalmente.

Concordo com o q vc falou.

HELENna
Veterano
# ago/06
· votar


Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação a todo o mundo!... (mas realmente Maquiavel era um eximio pensador...)

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Durante a juventude de Maquiavel, Florença era governada pelo famoso Lorenzo Medici, o Magnífico. Em 1492, Medici morreu e sua família foi expulsa de Florença, que se tornou uma república em 1498. Aos 29 anos de idade, Maquiavel conquistou um alto cargo na administração civil da república. Ao longo dos quatorze anos seguintes, ele participou de diversas missões diplomáticas, tendo viajado pela França, Alemanha e pelo interior da Itália.

stratopeido

Já falarei sobre a obra do "querido"...hehe

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


n escrevia muito bem

alem d n enxergar muito bem dos dois olhos, cada um tinha vontade propria

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius
Acrescento Bíblia, principalmente

;P

Pensadores e filósofos...

Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar



Maquiavel é o cara... Ele Heiddeger, Nietzsche, Sartre e Schopenhauer na minha opinião são os mais fodas de todos...


concordo se adicionar Descartes...

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Guto EADG
concordo se adicionar Descartes...


Realmente.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Em 1502, Maquiavel se casou com Marieta Corsini, com quem teve quatro filhos e duas filhas. Em 1510, inspirado por sua leitura sobre a história romana, organizou uma milícia civil da República de Florença. Todavia, em agosto de 1512, um exército espanhol entrou na Toscana e saqueou Prato. Aterrorizados, os florentinos depuseram seu governante, Pier Soderini, a quem Maquiavel havia caracterizado como “bom, porém fraco”, e permitiram a volta da família Medici ao poder.

Guto EADG
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

enfim concordamos. =)

stratopeido
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite

vamo pular o "laços d familia" e ir direto ao assunto hehehe

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Guto EADG
enfim concordamos. =)


Viu? Nem tudo está perdido no pensamento humano...heheh

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido
vamo pular o "laços d familia" e ir direto ao assunto hehehe

Pois não!

Em 7 de novembro do mesmo ano, pouco após os Medici assumirem novamente o poder, Maquiavel foi demitido de seu cargo, e no ano seguinte, foi preso por ter supostamente colaborado contra a família Medici. Ele foi torturado, mas ainda assim insistiu ser inocente. Foi libertado naquele mesmo ano, e a partir de então, se isolou, vivendo em uma pequena propriedade em San Casciano, próximo a Florença. Sem perspectivas de conseguir uma nomeação para o novo governo, Maquiavel se dedicou a escrever livros.

Durante os 14 anos seguintes, Maquiavel escreveu diversos livros. Sua obra mais famosa foi “O Príncipe” (1513). Também escreveu “A Arte da Guerra” e “História de Florença”. Mas seu mais brilhante e conhecido trabalho é, sem dúvida, “O Príncipe”.

Adrianodevil
Veterano
# ago/06
· votar


stratopeido

seila.. so sei q sartre era comunista eehe, e n escrevia muito bem

Sartre não levantou publicamente a bandeira vermelha... ele é algo q eu brinco chamando até de comunista-neo-liberal hehe...

stratopeido

e nixi... bom, melhor mudar d assunto :)

Cara, não sei o porque da implicância sua quanto ao pensamento niilista... Já se chingamos massa aqui no fórum uma vez por causa disso se não me falha a memória... vc veio me chamando de "anticristo adolescente revoltado" uma coisa do tipo só pq eu elogiei a obra ateista "O Anticristo - A maldição do cristianismo" num tópico... Eu não sei porque as pessoas cismam em estereotipar o pensamento de Nietzsche =/ infelizmente é assim...

Fodius

Acrescento Bíblia, principalmente.

Concordo com o q vc falou.


Me falta mto a leitura da mesma... Vou tentar me atentar mais pra ela...

snowwhite

Concordo com isso. O ideal é conseguir ter a capacidade de absorver o melhor de cada um deles. Afinal, não foi por motivo fútil que eles ficaram na história do pensamento humano. Conseguiram pensar de forma mais organizada em coisas que parecem um amontoado de coisas sem sentido e ligação entre si.

Perfeitamente o que você disse... A melhor filosofia é a da nossa própria consciência...

Fodius
Veterano
# ago/06
· votar


snowwhite
Pensadores e filósofos...

Unir tudo q captamos e filtrar, retendo o bem. De certo modo, a bíblia já sintetizava a idéia q o cara quis passar, como muitas outras.

Mas não estiquemos hehe

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Vamos ao " O Príncipe":


“O Príncipe”

A obra-prima de Maquiavel pode ser considerada um guia de conselhos para governantes. O tema central do livro é o de que para permanecer no poder, o líder deve estar disposto a desrespeitar qualquer consideração moral, e recorrer inteiramente à força e ao poder da decepção. Maquiavel escreveu que um país deve ser militarmente forte e que um exército pode confiar somente nos cidadãos de seu país – um exército que dependia de mercenários estrangeiros era fraco e vulnerável.

Maquiavel afirma ainda que um líder deve buscar o apoio de seu povo. Para a surpresa de muitos, o autor explicou que ao assumir o poder “deve-se cometer todas as crueldades de uma só vez, para não ter que voltar a elas todos os dias...Os benefícios devem ser oferecidos gradualmente, para que possam ser melhor apreciados.”

Maquiavel também ensinou que para obter sucesso, um líder deve estar cercado por ministros leais, competentes e confiáveis.

snowwhite
Veterano
# ago/06
· votar


Fodius

Unir tudo q captamos e filtrar, retendo o bem. De certo modo, a bíblia já sintetizava a idéia q o cara quis passar, como muitas outras.

Mas não estiquemos hehe



Tá bom tá bom...=)

stratopeido
Veterano
# ago/06 · Editado por: stratopeido
· votar


Adrianodevil


Cara, não sei o porque da implicância sua quanto ao pensamento niilista... Já se chingamos massa aqui no fórum uma vez por causa disso se não me falha a memória... vc veio me chamando de "anticristo adolescente revoltado" uma coisa do tipo só pq eu elogiei a obra ateista "O Anticristo - A maldição do cristianismo" num tópico... Eu não sei porque as pessoas cismam em estereotipar o pensamento de Nietzsche =/ infelizmente é assim...

eita huauhauha, nem tava lembrado disso.. n sabia q era com vc, se nao nem tinha dito isso eheh


Sartre não levantou publicamente a bandeira vermelha... ele é algo q eu brinco chamando até de comunista-neo-liberal hehe...


para.. o cara defendia mao, tinha toda uma retorica marxista.. so n levantou bandera pq n era troxa mesmo.. mas ele sempre foi desse meio

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sempre tive uma ambigüidade de sentimentos em relação à Maquiavel