Vamos estudar: Energia Eólica

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Philipius
Grande Robô Ed.

o_O

Philipius
Veterano
# jul/06
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/131305/

Ed o Robô se amarra em conversar sobre energia.

Midgard
Veterano
# jul/06
· votar


minha redaçao de vestiba teve energia eolia \o/

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Philipius

ah falou..não lembrava mais daquele piplös YZ...

snowwhite
Veterano
# jul/06
· votar


Midgard
minha redaçao de vestiba teve energia eolia \o/

Falaram sobre o Parque Eólico de Osório - RS???

Midgard
Veterano
# jul/06 · Editado por: Midgard
· votar


snowwhite

nao, tipo era uma redaçao direcionada pro meu curso q era engenharia eletrica =) o tema era novas fontes de geraçao de energia eu acho aih eu citei a eolia pq nao tem muito impacto ambiental e eh renovavel =)
mas nao citei exemplos no Brasil=( poderia te falado do Parque de Osório

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Grande tópico este. Saudade do pessoal daquela época, mas...por que estamos demorando tanto no Brasil para implantar mais parques eólicos? Quando fiz o tópico havia a projeção do parque de Osório, aqui no RS. Felizmente está em pleno funcionamento e expansão.

O que pensam sobre?

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


snowwhite

Não sou um grande conhecedor de matriz energéticas mas meu senso comum aponta naturalmente para energia hidráulica no Brasil pelo CxB e abundância do recurso.

Mas sempre é bom diversificar a fonte de energia, então apostaria fortemente na energia eólica e biomassa como fontes secundárias.

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


Cavaleiro

Temos um litoral imenso, com ventos abundantes. Por isto eu acho que deveríamos apostar muito mais nesta modalidade.

RafaelValeira
Veterano
# jun/12 · Editado por: RafaelValeira
· votar


snowwhite
Se não me engano, tem um parque sendo contruído no nordeste. Porém não sei exatamente onde (preguiça de googlar......)

Edit: Achei
Os parques serão construídos nos municípios de Caetité (BA) e Bodó, Santana do Matos e Lagoa Nova (RN). O empreendimento vai gerar 1,8 mil empregos – diretos e indiretos.

fonte

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


O Brasil produz e exporta equipamentos para usinas eólicas, mas elas ainda são pouco usadas. Aqui se destacam as Usinas do Camelinho (1MW, em MG), de Mucuripe (1,2MW) e da Prainha (10MW) no Ceará, e a de Fernando de Noronha em Pernambuco


Era isto que existia em 2006, quando fiz o tópico. Hoje tem também o Parque de Osório ( RS). Vou pesquisar o que mais está em andamento.

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


http://www.epe.gov.br/imprensa/PressReleases/20110606_1.pdf

"De acordo com o Plano Decenal, fontes alternativas (eólica, biomassa e pequenas hidrelétricas) dobrarão de tamanho no setor elétrico até 2020"

RafaelValeira
Veterano
# jun/12
· votar


Cavaleiro
Assim como o metrô de SP?


:(

Cavaleiro
Veterano
# jun/12
· votar


RafaelValeira

hahahahah

Exatamente.

@topic
Fui pesquisar sobre e vi que eólica só é responsável por 0,4% da energia no país.

El_Cabong
Veterano
# jun/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Eu acho que a uma das maiores fontes de energia que temos disponível é uma que tem um princípio parecido com a da energia eólica.

A do Movimento das Marés !!!

A água é muito mais densa que o ar e com isso causa um torque muito maior nas pás de uma turbina, gerando uma energia muito maior !!
O conjunto de turbinas que captam o movimento das marés poderiam ficar à uns 5 km da costa captando o movimento das marés no fundo do oceano sem causar a poluição visual dos parques eólicos, e a energia poderá vir para o continente por cabos subaquáticos. Estas turbinas poderiam ser direcionais com pá vertical na parte traseira (se ajustando a direção da maré) ao contrário das turbinas eólicas que ficam só numa direção.

São muitas as vantagens !!

MOVIMENTO DAS MARÉS !!!
MOVIMENTO DAS MARÉS !!!

Não sei porque as empresas de energia e os governos não atentaram ainda para ela !!

snowwhite
Veterano
# jun/12
· votar


El_Cabong

Eu vi um programa sobre isto há um tempo.

El_Cabong
Veterano
# jun/12
· votar


Obs.:
Muita gente confunde essa do Movimento das marés com a do Movimento das Ondas do Mar.
Não tem nada haver uma com a outra, e essa do movimento das ondas é muito mais fraca (um potencial energético bem menor) !!
Eu me refiro a do movimento das marés profundas (correntes marinhas).

kiki
Moderador
# jun/12
· votar


mas...por que estamos demorando tanto no Brasil para implantar mais parques eólicos?
e o que não demora pra implantar no Brasil?

Assim como o metrô de SP? [2]

uma coisa que caracteriza o nosso país é a falta de vontade generalizada de mudar alguma coisa.
e infraestrutura é algo que sempre emperra, por abrir possibilidades de mudanças significativas.

El_Cabong
Veterano
# jun/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Modelo de turbina para captação de energia do MOVIMENTO DAS MARÉS.

http://www.zun.com.br/fotos/2011/12/turbina-de-gera%C3%A7%C3%A3o-de-en ergia-das-mar%C3%A9s.jpg

RafaelValeira
Veterano
# jun/12
· votar


El_Cabong
Mas me diga, o custo de produção e manutenção dessa torre não seria muito mais alto?

El_Cabong
Veterano
# jun/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


RafaelValeira
Acho que seria sim, muito mais alto !!
Manutenções externas só por mergulho.
A produção de uma unidade dessas seria muito mais cara pelo tipo de material e proteção contra a ação da água salgada. Seria uma liga de aço tipo das usadas em casco de navio.

Mas...
Mesmo assim acho que o custo se pagaria rapidamente com o benefício.
Ótimo Custo X Benefício !!

Obs.: estas pás poderiam ser do mesmo tamanho das pás de uma torre eólica, e até girar naquela mesma velocidade lenta. O diferencial estaria na densidade do meio (que no caso da água é bem mais densa que o ar) isto faz com que o eixo da turbina seja capaz de vencer uma Força Contra Eletromotriz bem maior. Vencendo esta força Contra Eletromotriz bem maior, a capacidade de geração de energia elétrica passa a ser bem maior !!

SuperGeo
Veterano
# jun/12 · Editado por: SuperGeo
· votar


El_Cabong
O problema que isso aí ta engatinhando ainda. O setor tem que passar por todo um processo de amadurecimento (pesquisa, fabricação dos componentes e exploração pelas empresas de energia) antes de uma fonte energética como essa se tornar competitiva.

O melhor que pode-se fazer por enquanto é investir na energia eólica, que já se mostrou viável.

Les Guitar
Veterano
# jun/12
· votar


El_Cabong
A do Movimento das Marés !!!

Já têm as Maremotrizes, mas acho que são diferentes dessa que tu citou.

One More Red Nightmare
Veterano
# jun/12
· votar


Hoje um sujeito entrou na loja pedindo por algo que pudesse alocar no jardim para utilizar energia solar.

Eu dei um sorriso de escárnio.

Bob Mauley
Veterano
# jun/12
· votar


Energia nuclear>>all

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vamos estudar: Energia Eólica